Após a promulgação da Resolução CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) de 5 de julho de 2002, que estabeleceu diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil e tornou obrigatória a adoção de planos de gestão em todos os municípios para este tipo de resíduo. PÁGINA 6
São Paulo recebe imunizante contra dengue
A cidade de São Paulo está entre os municípios que serão contemplados com doses da vacina contra a dengue. PÁGINA 5
Bombeiros vão reforçar poda de árvore e atendimento do SAMU
Profissionais agora participam do convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo e vão agilizar serviços de proteção à vida. A partir desta terça-feira (2), a população da cidade de São Paulo passa a contar com o apoio do Corpo de Bombeiros para reforçar os trabalhos de poda e corte de árvores e de atendimento pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O custo da Operação Delegada é 100% pago pela Prefeitura. PÁGINA 6
em notícias
A 16 DE
www.CIDADEADEMAREMNOTICIAS.com.br anuncio@editorajuma.com.br Para utilizar esse cupom você depende do preenchimento de cadastro com CPF, Nome Completo, data de Nascimento e número de Celular no momento da compra
ANO 17• EDIÇÃO 400 3
ABRIL DE 2024 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA | FONE: 5021-7010
Estação de Entrega Voluntária de Inservíveis
Por Leonardo de Moraes
Artigo O que é a beleza?
Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais. Crianças de todas as origens têm certos instintos estéticos voltados a superfícies homogêneas, formas arredondadas e de cores amenas. Talvez haja uma garantia evolucional da busca pelo seio e rosto da mãe, pelo aconchego amoroso e pela nutrição.
Mais velhos, porém, toda simplicidade se esvai e somos afetados por conceitos familiares, por dinâmicas no ambiente escolar e bombardeados por um marketing feroz de formas e comportamentos supostamente “vencedores” – nada além de
narrativas criadas para vender produtos e serviços, e só.
Saímos da adolescência doutrinados por um contexto social caótico, impondo a nós mesmos padrões estéticos irreais ao nosso físico e aos nossos desejos. Corroemos nossos afetos, nosso caminhar, nosso conceito de felicidade.
Milhões passam a vida em autopunição, privando a si mesmos da livre expressão do seu ser, em razão de um suposto não-pertencimento estético.
Mas, e a beleza, o que é?
Sou artista visual e escritor, vivo meus dias treinando os olhos e ouvidos para testemunhá-la em formas ou comportamentos humanos. A beleza se esconde na sutileza, na amorosidade, no sentimen-
to; é incapaz de ser contida, engarrafada ou padronizada. É uma chama, um charme, um “je ne sais quoi”, expressão que os próprios franceses transformaram em substantivo, na impossibilidade de conceituá-la.
O que ela é, de fato, não sei e jamais saberei. Estou certo, porém, que ela não mora em padrões, opressões, regras, exigências ou modelos. E que ela não suporta nem gaiolas, nem algemas.
*Leonardo de Moraes é mestre em Direito do Estado, professor de Direitos Humanos; também é artista visual, roteirista e autor do romance
Tia Beth, sobre as dores da violência no Brasil
Reforma Tributária no Brasil: uma Nova
Promulgada a Reforma Tributária de 2023 no Brasil pela emenda 132 da Constituição Federal. Isso representa uma transformação significativa no sistema fiscal, reconhecendo a complexidade tributária do país, classificada entre as mais intricadas do mundo.
O objetivo principal da reforma é a simplificação do sistema, na redução de controvérsias fiscais e na distribuição mais equitativa da carga tributária, surpreendentemente sem buscar uma redução global da carga, mas sim uma redistribuição eficiente entre os setores da economia.
Destaca-se a implementação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), consolidando tributos sobre o consumo em três novos impostos. O Simples Nacional persistirá, mas com modificações que impactam a escolha dos contribuintes e a transferência de créditos para os clientes.
A Reforma busca reduzir controvérsias fiscais unificando impostos, estabelecendo diretrizes para benefícios fiscais e introduzindo cashback para estimular o consumo, especialmente entre os
Era fiscal
Por Thiago Massicano
menos favorecidos. No entanto, a transição gradual a partir de 2026 gera preocupações sobre um possível aumento da carga tributária, especialmente no setor de serviços.
A introdução do Imposto Seletivo (IS) levanta dúvidas sobre sua eficácia, especialmente na classificação de produtos prejudiciais. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) destaca preocupações quanto à alíquota do IVA e à efetividade da simplificação proposta.
Mudanças no IPVA e ITCMD
impactam a tributação da propriedade e patrimônio, exigindo adaptação e planejamento. A progressividade do ITCMD, alinhada ao entendimento do STF, pode representar um aumento da carga tributária para os contribuintes.
Assim a Reforma Tributária no Brasil enfrenta desafios e incertezas, demandando monitoramento contínuo e ajustes durante a implementação. O país se encaminha para um novo paradigma fiscal, e a colaboração entre governo, setores empresariais e sociedade será crucial para alcançar os objetivos de simplificação, equidade e eficiência propostos.
Thiago Massicano, especialista em Direito Empresarial e do Consumidor, sócio-presidente da Massicano Advogados e presidente eleito da OAB Subseção Tatuapé. Acompanhe outras informações sobre o Direito Empresarial e do Consumidor no site www.massicano.adv.br, que é atualizado semanalmente.
Áries - Pode ser o momento de retomar algum hábito ou atividade interessante que você tenha deixado para trás nos últimos tempos, ariano. O trabalho estará em pauta em boa parte desses dias e você pode aproveitar para colocar seus projetos em prática.
Touro - É um período para desacelerar um pouco e prestar atenção ao que tem feito por si mesmo, taurino. Pode ser importante ter mais momentos de introspecção e dedicação ao seu mundo interno. Pode ser um bom momento para os estudos de autoconhecimento.
Gêmeos - Com a retrogradação do regente do seu signo começa um período intenso de revisões para você, geminiano. Pode ser interessante repensar projetos e fazer algumas mudanças de rota. As finanças também ficam em pauta e vale se organizar melhor.
Câncer - É um momento importante em termos de parcerias, canceriano, e você pode aproveitar para refletir quais são os elos de reciprocidade que você tem na vida. É uma fase para retomada de planos e de contatos profissionais. Busque se dedicar.
Leão - Podem ser bons dias para reiniciar um curso que tenha deixado para trás, ou até para escolher novos temas de estudo, mais em sintonia com as suas necessidades e desejos. Aproveite também para prestar mais atenção aos seus hábitos, leonino.
Virgem - Seu regente fica retrógrado e traz a necessidade de revisar a vida, virginiano. Diminua um pouco a intensidade e reflita sobre os últimos passos, especialmente na vida profissional. Se algo precisar de ajuste é a fase ideal para se dedicar a isso.
Libra - Pode ser um período interessante para dar mais atenção à sua família e ficar mais em casa. O cuidado consigo mesmo e com as pessoas queridas na sua vida são temáticas do momento, libriano. Procure perceber se tem exercitado a sua autonomia.
Escorpião - É tempo de revisar os hábitos e se livrar do que não estiver contribuindo para o bom funcionamento tanto da sua saúde quanto da sua rotina, escorpiano. O céu traz um convite para movimentar a mente, que pode ser através de trocas intelectuais, por exemplo.
Sagitário - É um momento de se organizar melhor em termos materiais e olhar realisticamente para as suas contas. Também é uma boa pedida retomar alguma atividade de lazer, um hobby ou atividade física que traga prazer para o seu dia a dia, sagitariano.
Capricórnio - A Lua acontece no seu signo trazendo o convite para se enxergar melhor e se conectar às próprias necessidades, capricorniano. Lembre-se de que descansar também é parte importante da vida. Algumas conversas podem ser retomadas.
Aquário - É um momento de desaceleração e um convite para olhar para o seu mundo interior, aquariano. Se precisar, tire um tempo para si mesmo, para silenciar a mente. Se sente falta de algum amigo, de alguma pessoa que não vê há algum tempo, vale o contato.
Peixes - É um período em que a reflexão sobre os seus objetivos e projetos para o futuro fica mais evidenciada, pisciano. É válido tirar um tempo para se dedicar a isso. Também é um momento de rever a sua saúde financeira, fazendo ajustes e evitando gastos. Anuncie
2 | 3 A 16 DE ABRIL DE 2024 Horóscopo DIRETORA Rosa Maria Gomes de Oliveira JORNALISTA Malucy Nogueira (MTB17.862) DIRETOR COMERCIAL Marcelo Martins (Mtb 25553 SSP-SP) REPRESENTANTE COMERCIAL Sérgio Vastano Editoração Gráfica José Carlos Rocha da Costa COLABORADORES Eliane Suwa TIRAGEM: 20.000 Exemplares IMPRESSÃO: Gráfica Pana EDITORA JORNALÍSTICA JUMA CNPJ. 67.052.795/0001-52 SEDE PRÓPRIA: Rua Onofre Silveira , 45 Jabaquara - CEP. 04334-100 - São Paulo - SP Tel.: 5021-7010 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA: Jabaquara, Vila Mariana, Mirandópolis, Praça da Árvore, Bosque da Saúde, Vila Sto. Stéfano, Saúde, Planalto Paulista, São Judas, Jardim Aeroporto, Vila Guarani, Água Funda, Cidade Vargas, Vila Facchini, Jardim Scaff, Vila Mascote, Vila Santa Catarina e Vila Campestre. www.EDITORAJUMA.com.br Cidade Ademar, Divisa de Diadema, Jardim Miriam, Americanópolis, Cidade Ademar, Intelagos, Jardim Consórcio, Jardim das Oliveiras, Vila Joaniza, Vila Missionária e Jardim Prudência. Os serviços prestados por assinantes e as matérias assinadas não são de responsabilidade deste veículo de comunicação. Assim como o conteúdo dos anúncios que são de total responsabilidade do anunciante. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo desta publicação sob pena prevista por lei.
LIGUE: 5021-7010
NEGÓCIOS NO SEU BAIRRO
AQUI
FAZENDO BONS
Orçamento Cidadão 2025: audiências públicas serão neste mês
Serão realizados encontros regionalizados nas 32 Subprefeituras da Capital
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, definiu o calendário das audiências públicas regionalizadas do Orçamento Cidadão, que serão realizadas de forma presencial. Entre 1 e 25 de abril as 32 Subprefeituras da Capital promoverão os encontros em que os paulistanos poderão apresentar propostas para o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2025 (PLOA 2025).
A audiência da Subprefeitura Cidade Ademar ocorrerá no dia 11 de abril, a partir das 18h30, no Salão de eventos da Subprefeitura – Av. Yervant Kissajikian, 416, Vila Constância.
Já no Jabaquara a Audiência Pública será no dia 24, ás 18h30, no CEU Caminho do Mar – Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 5.241 Jardim Lourdes.
A Subprefeitura da Vila Mariana recebe os moradores no dia 25 (quinta feira), ás 18h30 na Biblioteca Municipal Viriato Corrêa – Rua Sena Madureira, 298. Em cada audiência será concedido espaço para fala dos interessados, com limite de três minutos de duração por pessoa. As audiências terão duração máxima de três horas.
Uma loja diferenciada
Atendimento com amor Novidades toda Semana
Acessórios de qualidade
11 98216-2533
Rua Hugo Vitor Silva, 574 - Americanópolis
Além de participar presencialmente, os moradores de São Paulo também poderão enviar suas propostas para o Orçamento de 2025 pelo site Participe Mais (https://participemais.prefeitura.sp.gov.br/), na seção Orçamento Cidadão. O prazo para o envio de propostas vai de 1 a 28 de abril.
No site Participe Mais os munícipes poderão propor e votar em propostas populares já encaminhadas, além de acompanhar a implementação das propostas de anos anteriores, já aprovadas e incorporadas aos orçamentos passados. Para participar é necessário realizar um breve cadastro e identificar a Subprefeitura e a área temática da proposta elaborada.
A participação da população é fundamental para que seja definido da melhor forma possível o direcionamento do orçamento público do próximo ano.
Descomplica Cidade Ademar
No dia 07 de março, o Prefeito Ricardo Nunes, ao lado do Vereador Rodrigo Goulart, realizou a inauguração do DescomplicaSP Cidade Ademar, localizado na sede da Subprefeitura, Avenida Yervant Kissajikian, 416.
A nova unidade conta com 40 funcionários e realiza aproximadamente, 620 atendimentos por dia dentre os mais de 350 serviços disponibilizados.
O projeto chega à região após pedidos do Vereador Rodrigo Goulart, “Sabendo do índice de 99% de satisfação
das pessoas que já utilizaram o Descomplica e pensando em trazer melhorias para a região, solicitei a implantação dessa unidade, por meio de tratativas com o Prefeito Ricardo Nunes e a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia. É gratificante ver mais uma conquista se concretizando para benefício da população”, explicou Goulart.
A novidade irá auxiliar cerca de 400 mil pessoas, incluindo os moradores do distrito de Pedreira.
| 3 3 A 16 DE ABRIL DE 2024
Van Bijoux Modas e acessórios
VISITE NOSSO PORTAL FAZENDO BONS NEGÓCIOS NO SEU BAIRRO www.editorajuma.com.br
Pré-candidato Boulos visita a região da Cidade Ademar e Pedreira
O Pré candidato Guilherme Boulos nasceu em Pinheiros, mas mora no Campo Limpo há mais de dez anos. O deputado federal se mudou para o bairro pela proximidade da família da esposa, Natalia Szermeta, que nasceu e sempre viveu no bairro. Os dois são lideranças do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), cuja presença é forte
nas periferias da cidade.
No dia 22 de março, Guilherme Boulos esteve em um café da manhã com a imprensa regional da Cidade Ademar e Pedreira para ouvir as demandas dos moradores através da mídia local e apresentar algumas de suas propostas para a região.
Um dos assuntos debatidos é o grande número de baile funk
que se concentra no distrito, uma reivindicação antiga nos Conselhos Comunitários de Segurança, na opinião do pré-candidato “a falta de lazer, recreação e cultura faz com que os jovens se destinam para esses bailes”.
No decorrer do dia o pré candidato visitou o córrego Zavuvus, ouviu moradores e visitou e outras comunidades da região.
O Menestrel
Por: William Shakespeare
Eleições unificadas para os CADES - mandato 2024/2026
CADES-Jabaquara quando firmou parceria com a SMSUB –Secretaria Municipal das Subprefeituras – para desenvolver um jardim de chuva no bairro. Esse foi um projeto piloto no Jabaquara, tanto pelo projeto inovador e metodologia de execução, quanto pela participação da sociedade civil.
Eleições Online dia 07 de abril (domingo) das 10 ás 17hs
endereço eletrônico.
4. No seu e-mail, clique no botão “PARTICIPAR”, ao ser direcionado para URNA VIRTUAL, leia as orientações, e clique em “INICIAR VOTAÇÃO”.
5. Você poderá votar em até 3 candidatos para compor o conselho.
Você aprende... O Menestrel - William Shakespeare depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. Começa a aprender que beijos não são contratos e que presentes não são promessas. Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. Aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que, não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam… O ator e diretor da OAIB Produções, Igor Bartchewsky estará no dia 28 de abril durante as co-
memorações do aniversário de 60 anos de emancipação do Jabaquara realizando a performance de um dos poemas de William Shakespeare.
William Shakespeare foi um poeta, dramaturgo e ator inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e considerado por muitos o maior dramaturgo da história. É chamado de poeta nacional da Inglaterra e de “Bardo do Avon”. Nasceu em abril de 1564 em Stratford-upon-Avon, Reino Unido e faleceu em 23 de abril de 1616.
A apresentação está agendada para o dia 28 de abril, ás 10 horas. Não percam!
Local: Praça Padre José Conceição Meireles (terminal do Metrô Jabaquara)
O Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CADES, foi instituído nos termos do artigo 22 da Lei nº. 11.426, de 18 de outubro de 1993, e disciplinado pela Lei 14.887, de 15 de janeiro de 2009. O CADES é um órgão consultivo e deliberativo em questões referentes à preservação, conservação, defesa, recuperação e melhoria do meio ambiente natural, construído e do trabalho, em todo o território do Município de São Paulo. Seu funcionamento foi regulamentado pelo Decreto nº 52.153/2011.
Como votar
1. Entrar em http:// svmaeleicoes.prefeitura.sp.gov.br
2. Fazer cadastro (só pode votar para candidatos da sua subprefeitura: onde mora ou trabalha).
3. Após finalizar o cadastro, chegará e-mail para confirmar seu
6. Escolha suas opções e clique em “ENVIAR VOTO” no final da página.
7. Confirme seus votos ou clique em “CORRIGIR” para refazer.
8. Você receberá um e-mail comprovando sua votação!
9. Você poderá votar em até 3 candidatos.
10. Escolha suas opções e clique em “ENVIAR VOTO” no final da página.
11. Confirme seus votos ou clique em “CORRIGIR” para refazer.
12. Você receberá um e-mail comprovando sua votação!
Procure saber os candidatos de sua região e participe.
4 | 3 A 16 DE ABRIL DE 2024
Capital recebe imunizante contra a dengue e vacinação em crianças de 10 a 14 anos
A cidade de São Paulo está entre os municípios que serão contemplados com doses da vacina contra a dengue. De acordo com o prefeito Ricardo Nunes, neste primeiro momento, os imunizantes serão aplicados na região de Itaquera, em crianças de 10 a 14 anos.
A sinalização do Ministério da Saúde sobre a distribuição das vacinas para a cidade de São Paulo vem após quatro ofícios encaminhados ao órgão pela Prefeitura, em que foram solicitadas as doses da vacina contra a dengue.
Desde janeiro, a Prefeitura vem adotando uma série de medidas contra a doença e está investindo R$ 240 milhões em diversas ações em toda a cidade, como aumento de 2 mil para 12 mil agentes de saúde, uso de drones para aplicação de larvicidas em locais de difícil acesso e ampliação do horário de funcionamento das Assistência
Médica Ambulatorial (AMAs).
Com toda a estrutura preparada para o início da vacinação, a Secretaria Municipal da Saúde agora aguarda as diretrizes do Programa Estadual de Imunizações (PEI), bem como o próprio repasse do imunizante pelo Ministério da Saúde para iniciar a aplicação.
A cidade de São Paulo decretou estado de emergência em 18 de março. Com isso, ficam autorizadas a adoção de todas as medidas administrativas necessárias à contenção de arboviroses, em especial a aquisição de insumos e materiais, a doação e a cessão de equipamentos e bens; a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial; a prorrogação, na forma da lei, de contratos e convênios administrativos que favoreçam o combate ao mosquito transmissor dos vírus da dengue e de outras arboviroses, a assistência à saúde dos pacientes acometi-
dos por essas enfermidades e as ações de vigilância epidemiológica, de acordo com a necessidade apurada pelas áreas técnicas da Secretaria da Saúde.
Medidas antecipadas
Mesmo antes do decreto, o prefeito Ricardo Nunes vem adotando uma série de medidas que permitiram à cidade manter o índice de mortes abaixo dos números nacionais e estaduais. No último dia 13, o prefeito
anunciou mais um incremento de R$ 240 milhões no investimento na intensificação das ações de combate à dengue, que incluem a ampliação do horário de funcionamento das AMAs, contratação de 500 médicos para reforçar o atendimento nas unidades de saúde, mais 30 caminhonetes para nebulização e a inclusão de 3.200 agentes do (POT) Programa Operação Trabalho, 100 em cada uma das
32 subprefeituras, para intensificar os trabalhos realizados pela Prefeitura no combate à dengue.
No início do mês, a Prefeitura já havia dado início à utilização de drones para eliminar focos do mosquito da dengue com larvicida. Eles se somam aos 26 drones já utilizados pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) para o monitoramento de imóveis e terrenos com possíveis focos do mosquito da dengue que os agentes de saúde não conseguem acessar, como telhados de casas, lajes, galpões e outros pontos com acúmulo de objetos em terrenos baldios.
Em janeiro, a Prefeitura reforçou em seis vezes do número de agentes nas ruas, que passou de 2 mil para 12 mil.
Para fiscalizar possíveis focos de dengue na cidade, os cidadãos podem fazer a solicitação por meio dos canais oficiais da prefeitura 156 ou diretamente no site.
| 5 3 A 16 DE ABRIL DE 2024
ECOPONTO Bombeiros vão reforçar poda de árvore e atendimento do SAMU
Profissionais agora participam do convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo e vão agilizar serviços de proteção à vida
A partir desta terça-feira (2), a população da cidade de São Paulo passa a contar com o apoio do Corpo de Bombeiros para reforçar os trabalhos de poda e corte de árvores e de atendimento pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O custo da Operação Delegada é 100% pago pela Prefeitura.
O programa é realizado por meio de um convênio entre a Prefeitura, que paga a gratificação aos profissionais, e o Governo do Estado para que agentes da Polícia Militar reforcem o policiamento na cidade durante suas folgas. Guardas-civis municipais (GCMs) também atuam no programa. Após uma lei do prefeito Ricardo Nunes aprovada no fim do ano passado, os bombeiros passaram a integrar a Operação Delegada. O foco da atuação é aumentar a segurança e reorganizar o espaço público. A adesão ao programa é voluntária.
“Essa ação conjunta da Prefeitura e do Estado vai resultar em serviços importantes para a popu-
lação. Nosso grande desafio dentro do SAMU é diminuir o tempo de atendimento, fazer um atendimento rápido e com qualidade. São bombeiros preparados e treinados”, destacou o prefeito Ricardo Nunes em cerimônia que deu início aos trabalhos na manhã desta terça, na Praça da Sé.
Nunes ressaltou que o objetivo do convênio é salvar vidas, tanto reduzindo o tempo de socorro realizado pelo SAMU quanto realizando a poda ou corte de árvores que estão na iminência de queda. Para o SAMU, serão destinados 94 bombeiros para reforçar os atendimentos, com 34 ambulâncias, das quais 20 para o período diurno, 10 para o noturno e 4 reservas, que são
equipadas com desfibrilador. Para os trabalhos de poda e corte de árvores, serão destacados 6 bombeiros, que utilizarão os dois caminhões do modelo autoplataforma fornecidos pela Prefeitura em novembro de 2023 para auxiliar na poda de árvores. A Prefeitura investiu R$ 1,6 milhão na compra dos veículos, que são inéditos na corporação e semelhantes às unidades usadas por empresas de energia elétrica, por terem capacidade de alcançar grandes alturas graças ao braço de articulação que sobe 14 metros e gira até 360 graus. De acordo com o prefeito, outros seis veículos desse tipo já foram encomendados.
A inclusão do Corpo de Bombeiros no Projeto de Lei foi uma demanda apresentada pelo vereador Bombeiro Palumbo. “A gente veio fazer essa Operação Delegada por acreditar que os bombeiros têm capacidade de ajudar a cidade no momento em que a população mais precisa. Imagine uma vítima que fique aguardando no solo da avenida, num dia de sol, uma queda de moto, um caso clínico, e a gente lá aguardando por horas, às vezes, o serviço de emergência”, afirmou Palumbo.
Estação de Entrega Voluntária de Inservíveis
Após a promulgação da Resolução CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) de 5 de julho de 2002, que estabeleceu diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil e tornou obrigatória a adoção de planos de gestão em todos os municípios para este tipo de resíduo, a Prefeitura de São Paulo criou os Ecopontos, que são locais de entrega voluntária de pequenos volumes, os quais buscam eliminar o descarte irregular na cidade de São Paulo, recebendo também materiais inservíveis.
A inauguração do primeiro ecoponto da cidade de São Paulo ocorreu em 1º de outubro de 2003, o Ecoponto Bresser, hoje contamos com 126 ecopontos espalhados por toda a cidade.
O serviço prestado nos ecopontos está detalhado a seguir:
• Atendimento Gratuito: O serviço prestado à população nos ecopontos é gratuito, incentivando o descarte correto e a redução da poluição;
• Tipos de Resíduos aceitos: Ecopontos aceitam diversos tipos de resíduos, como: - Entulhos de construção civil (de pequenas reformas);
- Materiais volumosos, como móveis velhos (sofás, colchões e etc), podas de árvores domiciliares, etc; - Recicláveis: como papelão, plástico, vidros e metais.
*Algumas unidades também recebem gesso
• Separação Adequada: Os ecopontos incentivam a separação correta dos resíduos, facilitando a reciclagem e o tratamento apropriado de cada material;
• Limites de Quantidade: É importante observar os limites de quantidade estabelecidos (até 1m³ ou 20 sacos por descarga), evitando sobrecarga nos ecopontos, já que cada unidade pode receber até 150 m³ de resíduos no total;
• Redução de Impacto Ambiental: Ao utilizar os ecopontos, os munícipes contribuem para a redução da deposição inadequada de resíduos, preservando o meio ambiente.
Horário de Funcionamento: De segunda a sábado: das 06:00h às 22:00h
Domingos e feriados: das 06:00h às 18:00h
Veja o mais próximo de sua região, e faça sua parte na contribuição do meio ambiente e a proliferação de insetos como Dengue e Chikungunya, entre outros transmissores de doenças.
Subprefeitura Cidade Ademar
Ecoponto: Alvarenga
Endereço: Estrada do Alvarenga, 2.475 – Bairro: Balneário Mar Paulista
Ecoponto: Cupecê
Endereço: Rua Anália Maria de Jesus, 130 – Trav. Av. Cupecê – Bairro: Jardim Itacolomi
Subprefeitura Jabaquara
Ecoponto: Imigrantes
Endereço: Rua Opixe - Bairro: Vila Guarani
*Este ecoponto recebe gesso
Ecoponto: Jabaquara
Endereço: Rua Jupatis, nº140 –Bairro: Vila Mira
*Este ecoponto recebe gesso
Subprefeitura Vila Mariana
Ecoponto: Mirandópolis
Endereço: Avenida Senador
Casemiro da Rocha, 1.220, esquina com Avenida José Maria Whitaker
*Este ecoponto recebe gesso
Ecoponto: Vila Mariana
Endereço: Rua Mauricio Francisco Klabin, 37
*Este ecoponto recebe gesso
Ecoponto: Saioa
Endereço: Rua Mary Baida
Salem, 01 – Bairro: Vila Firmiano Pinto
Ecoponto: Rubem Berta
Endereço: Avenida Rubem
Berta, 1.100 (baixo do Viaduto Onze de Junho)
6 |3 A 16 DE ABRIL DE 2024 A MELHOR OPÇÃO PARA SUA TROCA DE ÓLEO RÁPIDO E CONFIÁVEL Avenida Cupecê, 4043 – Jardim Prudência 11 4171-7900 95119-9450 Serviço de troca de óleo e filtro AS MELHORES MARCAS PARA O MELHOR DESEMPENHO
| 7 3 A 16 DE ABRIL DE 2024 Guia de Serviços Ligue para anunciar Anuncie AQUI LIGUE: 5021-7010 FAZENDO BONS NEGÓCIOS NO SEU BAIRRO Fio à Fio – Tela - Trança Box Braids Tecimento de Cabelo - Alongamento de Querotina Studio Top Hair Venda de Cabelo Natural Avenida Santa Catarina, 1647 - Galeria AN StudioTophairbr 93150-1088 CARTÕES DE VISITA do METADE PREÇO cartão: couchê brilho | 9x5 | 4x0 cor 1000 unidades | R$99,90 95227-5525 5000 panfletos 10x14 4x4 cores papel couchê 90g R$ 400,00 • FAIXAS BANNERS • ADESIVOS • LONA PARA FACHADA 5011-2263 MECÂNICA EM GERAL REGULAGEM ELETRÔNICA DE MOTOR INJEÇÃO ELETRÔNICA - EMBREAGEM FREIOS - SUSPENSÃO A v Eng. George Corbisier, 1713 - Jabaquara EDUARDO E YOSHIO
Vila do Reencontro: Projeto Social chega ao Jabaquara
Projeto da prefeitura paulistana amplia seu alcance no Jabaquara para atender os mais vulneráveis
A Vila do Reencontro, projeto emblemático da prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, está chegando ao Jabaquara.
O projeto tem como objetivo ofertar moradia transitória (de no máximo 24 meses) além de assistência, cursos profissionalizantes para famílias em situação de rua.
Em uma vistoria junto com a Maria Caetano da SMADS – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, no dia 1 de abril, foi anunciado que a inauguração do conjunto do Jabaquara, localizado na Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 4380, deve acontecer nos próximos 10 dias. “Serão inaugurados 114 dos 130 módulos” disse Maria Caetano.
Na vistoria podemos ver que os módulos (que não são feitos de alvenaria mas sim, pré fabricados numa espécie de container) tem uma boa qualidade, com isolamento térmico, alarme de segurança e sensores de fumaça. As famílias que irão morar nos módulos de 18 m2 serão de 2 a 4 pessoas, com as camas (de casal, sol -
teiro, beliche ou berço, dependendo da necessidade da família) geladeira e fogão 2 bocas. Eles ainda irão receber um enxoval com duas roupas de cama e duas tolhas de banho por pessoa, e um conjunto de panelas. Quanto a parte de logística, tanto referente as creches, escolas quanto na parte da saúde, foi explicado que houve um planejamento e que as Secretarias de Educação e Saúde terão
que criar as vagas necessárias para suprir a nova necessidade da região.
No que se diz a respeito da preocupação da população local em relação de segurança, Maria Caetano falou “não houve um impacto (negativo) nas regiões onde já foram inaugurados, como Santo Amaro e Cruzeiro do Sul. Na Cruzeiro do Sul, já temos três mulheres trabalhando no Shopping D” e lembrando que esse é
um projeto de Assistência transitório, para ajudar as pessoas a voltarem a ter dignidade e emprego, e não um projeto habitacional. “Esse projeto é ainda um projeto de Assistência Social, ele tem ordem, e tem que seguir regras. Eles vão ter o portão aberto entre 6h e 22 horas, fora esse horário só com justificativa de trabalho, escola pública ou emergência médica” explica Caetano.
A moradora e líder comunitária Maria Lúcia da Silva, disse que uma vez que entendeu o projeto da Vila do Reencontro se tornou a favor do mesmo. “É um projeto estruturado, onde as pessoas vão ser acolhidas e trabalhadas. É moradia transitória, vai ser uma chance para essas famílias e uma nova oportunidade”, concluiu.
Diante da complexidade dos desafios sociais enfrentados pela cidade, a Vila do Reencontro surge como uma luz de esperança, indicando um caminho possível para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Por meio de uma abordagem humanizada e comprometida, o projeto inspira não apenas a transformação urbana, mas também a transformação dos corações e mentes de todos os paulistanos.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
SEGUNDA - DAS 10h00 ÀS 15h00
TERÇA - DAS 10h00 ÀS 22h00
QUARTA - DAS 10h00 ÀS 22h00
QUINTA - DAS 10h00 ÀS 22h00
SEXTA - DAS 10h00 ÀS 23h00
SÁBADO - DAS 10h00 ÀS 23h00
DOMINGO - DAS 10h00 ÀS 16h30
O
8 | 3 A 16 DE ABRIL DE 2024
entrada
50 metros
na
40 @restaurantepizzariafiorino @fiorinogrill (
RODÍZIO DE PIZZ A DELIVERY TODOS OS DIAS TODOS OS
NO
DE TERÇA À SÁBADO APÓS AS 19H A PARTIR DAS 10H30
Galeteria • Pizza Rodízio • Self c/ Grill
5011-2563 5011-9947 Av. Engº Armando de Arruda Pereira, 1071 - com
a
do Metrô Conceição Estacionamento conveniado com manobrista
Praça Barão de Japurá,
SELF-SERVICE C/ GRILL
DIAS
ALMOÇO
DA
GALETO MAIS TRADICIONAL DA REGIÃO AGORA NA PORTA DE SUA CASA
PEÇA PELO APP