Issuu on Google+

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL

ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS

FORMAÇÃO AVANÇADA


SERVIÇOS CENTRAIS ›  T. [+351] 265 548 820 ›  E. ips@sc.ips.pt ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE SETÚBAL ›  T. [+351] 265 790 000 ›  E. info@estsetubal.ips.pt ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ›  T. [+351] 265 710 800 ›  E. secretaria@ese.ips.pt ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS ›  T. [+351] 265 709 300 ›  E. info@esce.ips.pt ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DO BARREIRO ›  T. [+351] 212 064 660 ›  E. info@estbarreiro.ips.pt ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE ›  T. [+351] 265 790 300 ›  E. info@ess.ips.pt


INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL

O IPS integra atualmente cinco Escolas Superiores: Escola Superior de Tecnologia de Setúbal Escola Superior de Educação Escola Superior de Ciências Empresariais Escola Superior de Saúde Escola Superior de Tecnologia do Barreiro com uma oferta formativa muito diversificada ao nível de licenciaturas mestrados pós-graduações cursos de especialização tecnológica cursos livres

Missão O Instituto Politécnico de Setúbal, como Instituição de Ensino Superior, procura, de forma permanente e em articulação com os parceiros sociais, contribuir para a valorização e desenvolvimento da sociedade em geral e da região de Setúbal, em particular, através de atividades de formação terciária, de investigação e de prestação de serviços, que concorram para a criação, desenvolvimento, difusão e transferência de conhecimento e para a promoção da ciência e da cultura.

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) é uma instituição pública de ensino superior, que desde o início enveredou por caminhos inovadores e pouco explorados, numa clara aposta em formação de elevado nível cultural, científico, artístico, técnico e profissional. O aumento do número de cursos, especialmente em horário pós-laboral, a par da diversificação da oferta formativa, suportada numa sólida política de qualidade do ensino e da investigação em estreita articulação com as necessidades sociais e do mercado de trabalho, contribuem para uma oferta flexível e adequada aos diferentes perfis de formação dos estudantes que pretendam

prosseguir os estudos ou dos profissionais que visem aprofundar competências e adquirir conhecimentos técnico-científicos. A natureza da formação oferecida pelo IPS tem potenciado o estabelecimento de dezenas de protocolos de colaboração com diversas instituições do distrito de Setúbal, no âmbito da organização de estágios curriculares, a fixação de quadros técnicos nas instituições, a (re)qualificação de profissionais e a prestação de serviços em diferentes áreas. Esta dinâmica tem potenciado igualmente a criação de redes de cooperação interinstitucional e uma contribuição efetiva para o desenvolvimento regional.

1


SERVIÇOS DE APOIO AO ESTUDANTE

Os Serviços de Ação Social (SAS) têm como principal objetivo a criação das melhores condições de estudo, apoiando os estudantes através de bolsas de estudo, alojamento, alimentação, serviços de saúde e apoio a atividades desportivas e culturais.

EMPREENDEDORISMO & INOVAÇÃO

A Unidade de Apoio à Inovação, I&D e Empreendedorismo (UAID-IPS), é responsável pela gestão e comunicação dos programas de ciência e conhecimento. Aos alunos de pós-graduação e mestrado do IPS a UAID-IPS possibilita: A integração em equipas de projetos de investigação nacionais e internacionais, através de unidades curriculares de projeto ou bolsas de investigação;

A iniciação à produção científica através da elaboração, em co-autoria de artigos científicos; A participação em programas e concursos de apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento de ideias de negócio; O apoio à criação de empresas baseadas no conhecimento e inovação, nomeadamente através do apoio à elaboração do plano de negócio, obtenção de financiamento e incubadora de empresas.

programas atualmente em vigor ERASMUS Mobilidade dentro do espaço Europeu, no âmbito dos estudos e estágios, para alunos de licenciatura e mestrado;

INTERNACIONALIZAÇÃO

O Centro para a Internacionalização e Mobilidade (CIMOB-IPS) é a estrutura que coordena e gere os programas de mobilidade internacional do IPS.

2

PROGRAMAS INTENSIVOS ERASMUS Programas de curta duração, em áreas de estudo específicas; BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS SANTANDER UNIVERSIDADES Mobilidade de estudantes para instituições de ensino superior Brasileiras, para alunos de licenciatura e mestrado;

BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES Mobilidade de estudantes de licenciatura com mais de 120 ECTS e estudantes de mestrado, para Instituições de Ensino Superior da América Latina; MACAU Intercâmbio de estudantes de licenciatura nas áreas da informática e ciências empresariais para o Instituto Politécnico de Macau.


ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS

Missão Ensinar, investigar e prestar serviços na área das Ciências Empresariais, com os mais elevados níveis éticos e de qualidade, dignificando o Homem, contribuindo, em parceria com a comunidade, para a promoção do desenvolvimento do país, em geral, e da região de Setúbal, em particular. Entrada principal da Escola Superior de Ciências Empresariais, no Campus do IPS em Setúbal.

A Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS) foi criada em 1994 e desde sempre procurou criar uma estratégia de diferenciação, apostando num ensino de qualidade, apoiado nas novas tecnologias e orientado para a realidade do tecido empresarial.

O objetivo da ESCE/IPS é o de formar profissionais flexíveis, dinâmicos, que aliem conhecimentos gerais de gestão com uma especialização em determinado domínio (contabilidade, finanças, recursos humanos, marketing, sistemas de informação ou logística). A oferta formativa da ESCE/ IPS inclui licenciaturas, pósgraduações e mestrados que permitem aos estudantes continuar a sua formação e valorizar as suas competências académicas.

MESTRADOS E PÓS-GRADUAÇÕES Os mestrados e as pósgraduações da ESCE/IPS pretendem proporcionar formação avançada nas áreas da Gestão. São cursos especialmente orientados para a obtenção de qualificações que permitam o desempenho de funções qualificadas nos diversos ramos das ciências empresariais, bem como a aquisição de novos conhecimentos e competências e o aprofundar de conceitos nas diferentes áreas de especialização.

3


MESTRADO

CONTABILIDADE E FINANÇAS

Ramos DE ESPECIALIZAÇÃO Contabilidade Finanças

Coordenação Científica Profª. Doutora Teresa Alves

Estrutura do Curso Duração 4 semestres

Créditos 120

Horário pós-laboral 2ª, 4ª e 6ª a partir das 18h30

Regime presencial

Propinas 990,00 eur/ano

Condições de Admissão Detentores de um grau de licenciatura (Bolonha ou pré-Bolonha), ou que possuam qualificação equivalente, nas áreas da contabilidade e/ou finanças, das ciências empresariais, da gestão ou da economia.

4

Objetivos do Curso

Áreas de Intervenção

O mestrado em Contabilidade e Finanças tem como principal objetivo desenvolver nos formandos capacidades de análise e pesquisa nesta área das ciências empresariais. Procura-se também incentivar o desenvolvimento de competências na área da comunicação e capacidade argumentativa, adotando terminologia clara e adequada a audiências especialistas e não especialistas, através do incentivo à exposição e discussão e do formato pedagógico participativo.

Durante o curso, os formandos terão oportunidade de desenvolver competências específicas que lhes permitam:

O conjunto das unidades curriculares têm em vista proporcionar aos alunos os instrumentos necessários à elaboração de uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto aplicado, para a obtenção do grau de mestre.

Aprofundar os conhecimentos específicos na área da Contabilidade ou Finanças; Consolidar conhecimentos gerais de gestão que estão na base de um desempenho profissional de qualidade, de acordo com as atuais exigências do mercado de trabalho.


Plano de Estudos

1.º Ano › 1.º Semestre

ECTS 1.º Ano › 2.º Semestre

ECTS

Estratégia Financeira Empresarial

4

Análise e Modelização de Dados

Finanças Empresariais

4

Avaliação do Desempenho Empresarial

Gestão de Resultados

4

Contabilidade Pública – Uma ótica de Gestão

4

Gestão Internacional

3,5

Fiscalidade Internacional

4

Informação Contabilística dos Grupos Económicos

4

Gestão de Divulgação do Risco

Mercados e Produtos Financeiros

4

Gestão de Tecnologias e Sistemas de Informação

Sistemas de Informação para Contabilidade e Finanças Teoria e Investigação em Contabilidade

3,5 4

4 3,5

4 3,5

Seminário

2

Teoria e Investigação em Contabilidade

4

2.º Ano

ECTS

Dissertação ou Relatório de Estágio ou Relatório de Projecto Seminário de Investigação

55 5

“Durante o curso demiti-me da empresa onde exercia a atividade de Técnica Oficial de Contas por conta de outrem, tendo criado posteriormente a minha própria empresa de contabilidade. Tal só foi possível pelo facto de ter frequentado o curso de mestrado em Contabilidade e Finanças na ESCE/IPS. Este proporcionou-me distinção no mercado de trabalho em que estou inserida aumentando, consequentemente, as minhas possibilidades de triunfar na área. Com a sua conclusão, esse reconhecimento foi reforçado tornando viável a minha empresa. A nível pessoal foi também uma mais-valia já que pude constatar que a investigação em contabilidade é uma atividade bastante interessante e com a qual pretendo manter ligação.” Anabela Silva, Gerente de empresa de Contabilidade

5


MESTRADO

CIÊNCIAS EMPRESARIAIS

Ramos DE ESPECIALIZAÇÃO Gestão Logística Gestão de PME

Coordenação Científica Prof. Doutor Silva Ribeiro

Estrutura do Curso Duração 3 semestres

Créditos 120

Horário pós-laboral 2ª, 3ª e 5ª a partir das 18h30

Regime presencial

Propinas 990,00 eur/ano

Condições de Admissão Detentores de um grau de licenciatura (Bolonha ou pré-Bolonha), ou que possuam qualificação equivalente, nas áreas das ciências empresariais, da gestão ou da economia; Profissionais licenciados que desempenhem funções de gestão; Licenciados que indiciem possuir competências e conhecimentos correspondentes a um dos ramos - Gestão Logística ou Gestão de PME;

6

Objetivos do Curso

Áreas de Intervenção

O mestrado em Ciências Empresariais tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de competências associadas às atividades quotidianas e emergentes das organizações no domínio da Gestão, bem como das competências específicas em cada uma das especializações disponibilizadas. Pretende-se que o curso seja uma importante fonte de valor para cada participante e que os prepare para um elevado desempenho técnico, capacidade de liderança e para o desenvolvimento e inovação das organizações.

Durante o curso, os formandos terão oportunidade de desenvolver competências específicas que lhes permitam: Ser capazes de conceber e implementar processos técnicos associados à atividade quotidiana nas organizações tendo por diretriz a melhoria contínua, a inovação e a eficaz resolução de problemas; Saber interpretar os modelos que enformam a atividade profissional; Promover atitudes favoráveis ao trabalho em equipa e desenvolver comportamentos eficazes na relação profissional; Consolidar competências específicas em cada uma das especializações. É de salientar que os estudantes que obtenham o grau de mestre em Ciências Empresariais, no ramo de Gestão Logística, e que possuam experiência profissional na área, poderão candidatar-se à Certificação Logística Europeia de nível Master, sem necessidade de provas adicionais.


Plano de Estudos 1.º Ano › 1.º Semestre

ECTS 1.º Ano › 2.º Semestre

ECTS

Comportamento Organizacional

4

Gestão PME

Direito nas Organizações

4

Controlo de Gestão

4

Economia Global

4

Gestão Comercial

4

Finanças

4

Gestão da Produção

4

Gestão da Informação

4

Gestão da Qualidade

4

Inovação, Estratégia e Competitividade

4

Internacionalização

4

Marketing Empresarial

4

Seminários II

6

Seminários I

2

Opção - Estratégia Cadeia de Abastecimento Gestão de Recursos Humanos

4

Gestão Logística Avaliação da Performance Logística

4

Estratégia da Cadeia de Abastecimento

4

Gestão Avançada Processos e Operações

4

Gestão da Cadeia de Abastecimento

4

Optimização Logística

4

Seminários II

6

Tecnologias de Suporte à Gestão Logística

4

2.º Ano

ECTS

Dissertação/ Projeto

50

Metodologias Investigação

4

Métodos Quantitativos

4

Seminário Projeto Investigação

2

“O curso de Mestrado em Ciências Empresariais, ramo Gestão de PME, foi uma oportunidade de sistematizar os conhecimentos empíricos de gestão recolhidos no desenvolvimento da atividade profissional por um lado, e por outro, de adquirir competências específicas focalizadas na vertente de investigação. Estas eram as expectativas iniciais, alcançadas, devido em grande parte às competências e motivações do corpo docente. Aconselho vivamente a frequência deste mestrado para todos os que desejem aprofundar ou completar as competências em Ciências Empresariais num ambiente académico informal mas exigente.” António Almeida, Consultor e Técnico Oficial de Contas

7


MESTRADO

GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS

Coordenação Científica Prof. Doutor António Almeida

Estrutura do Curso Duração 4 semestres

Créditos 120

Horário pós-laboral 4ª, 5ª e 6ª a partir das 18h30 Sábados a partir das 9h30

Regime presencial

Propinas 990,00 eur/ano

Condições de Admissão Detentores de um grau de licenciatura (Bolonha ou pré-Bolonha), ou que possuam qualificação equivalente, na área da gestão de recursos humanos Detentores de um grau de licenciatura numa outra área científica, desde que exerçam funções na área da gestão de recursos humanos

Objetivos do Curso O mestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos visa contribuir para reforçar a profissionalização desta área particular da gestão, através do desenvolvimento de conhecimentos e de competências em áreas estratégicas de ação procurando, simultaneamente, desenvolver a capacidade de participação na definição das estratégias organizacionais e na gestão autónoma de projetos e de equipas. Áreas de Intervenção Durante o curso, os formandos terão oportunidade de desenvolver competências específicas que lhes permitam: Compreender a dimensão estratégica do funcionamento das organizações; Conhecer os fatores dinâmicos da competitividade e os fenómenos associados à globalização económica; Desenvolver a capacidade de gestão de projetos e de equipas; Resolver problemas autonomamente;

8

Aumentar a capacidade de reflexão crítica; Compreender a relação entre a estratégia de recursos humanos e a estratégia global da organização; Conhecer os mecanismos associados aos processos de aprendizagem organizacional e de funcionamento do mercado de trabalho; Compreender o papel das políticas públicas de emprego e de formação; Conhecer o papel dos quadros, enquanto grupo profissional, nas organizações modernas; Compreender a relação entre as culturas nacionais e as práticas de gestão de recursos humanos; Refletir sobre o papel dos recursos humanos nos processos de internacionalização das organizações; Entender a natureza dos conflitos no contexto das organizações.


Plano de Estudos 1º Ano › 1º Semestre

ECTS 1º Ano › 2º Semestre

ECTS

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional

6

Gestão de Projetos

6

Gestão Estratégica

6

Gestão de Quadros

6

Gestão Estratégica de Recursos Humanos

6

Gestão Internacional de Recursos Humanos

6

Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão de Recursos Humanos

6

Negociação e Gestão de Conflitos

6

Sistemas e Políticas de Emprego

6

Projeto em Gestão de Recursos Humanos

2º Ano › 1º Semestre

6 ECTS

Seminário

10

Dissertação, Trabalho de Projeto ou Estágio

50

“O Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos da ESCE/IPS permitiu-me consolidar conhecimentos ao nível da gestão estratégica de recursos humanos e deu-me a oportunidade de reforçar competências críticas e transversais que dão resposta às exigências atuais da minha atividade profissional, quer pelo contacto com práticas organizacionais de excelência, quer pela qualidade do ensino e pela discussão de soluções inovadoras para a gestão de recursos humanos.” Carla Silva Técnica Superior de Recursos Humanos na Administração do Porto de Sines

9


MESTRADO

SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO

Coordenação Científica Profª. Doutora Maria Odete Pereira (ESCE/ IPS) e Prof. Doutor Filipe Didelet Pereira (ESTS/IPS)

Estrutura do Curso Duração 4 semestres

Créditos 120

Horário pós-laboral 3ª, 4ª e 5ª a partir das 18h30

Regime presencial

Propinas 1º ano: 2.250 eur/ano 2º ano: 1.500 eur/ano

Condições de Admissão Detentores de um grau de licenciatura (Bolonha ou pré-Bolonha), ou que possuam qualificação equivalente, nas áreas das engenharias, das ciências empresariais, da psicologia, da sociologia, das ciências farmacêuticas, do direito, etc.

10

Objetivos do Curso

Áreas de Intervenção

O mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho é uma realização conjunta da ESTSetúbal/IPS e da ESCE/ IPS, e está organizado de forma a proporcionar aos detentores de cursos superiores a obtenção e aprofundamento de competências sustentadas que permitam a melhoria do desempenho profissional nos setores Industriais e de Serviços, nas áreas de Higiene no Trabalho, Risco e Segurança, mas sem negligenciar a Investigação & Desenvolvimento. Pretende-se a formação de profissionais altamente qualificados para exercer funções técnicas e de gestão a nível da segurança no trabalho mas que possuam também competências alargadas em outras funções transversais como a Qualidade, a Análise de Risco, a realização de Auditorias, a Gestão de Comportamentos Seguros, a Gestão da Emergência e a Cultura de Segurança.

O mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho confere competências que permitem o desenvolvimento de atividades nas seguintes áreas: Fiabilidade e Risco; Sistemas de Gestão de Segurança e Higiene no Trabalho; Segurança no Trabalho; Higiene no Trabalho; Gestão de Risco; Segurança Comportamental.


Plano de Estudos 1º Ano › 1º Semestre

ECTS 1º Ano › 2º Semestre

ECTS

Controlo de Riscos Profissionais

3

Concepção e Gestão da Formação

2

Estatística e Fiabilidade

2

Ergonomia

3

Gestão das Organizações

2

Gestão da Prevenção

5

Higiene do Trabalho

7

Organização da Emergência

5

Identificação e Avaliação de Riscos

4

Projeto Individual em Contexto Real de Trabalho

9

Legislação, Regulamentação e Normalização

3

Psicossociologia do Trabalho

3

Segurança no Trabalho

7

Sistemas de Gestão da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

3

Técnica de Informação, Comunicação e Negociação

2

2º Ano › 1º Semestre

ECTS 2º Ano › 2º Semestre

Análise e Gestão de Riscos

5

Auditoria e Sistemas de Gestão da SHST

6

Gestão da Informação e Organização para a Segurança Comportamental

5

Métodos e Técnicas de Investigação Aplicada

2

Projeto Individual Final

ECTS 42

“O Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho apresentou-se como uma ferramenta extremamente valiosa para o desenvolvimento de competências na área. Os momentos de aprendizagem, reflexão e partilha, resultado da interdisciplinaridade do corpo docente e dos alunos participantes, tornaram este Mestrado particular e especial, no qual evidencio a capacidade técnico-científica, o rigor, a exigência, o apoio inestimável bem como o estímulo dispensado ao longo de todo o processo formativo.” Manuela Alves Diretora de Recursos Humanos na empresa Águas do Sado, SA

11


MESTRADO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ORGANIZACIONAIS

Coordenação Científica Profª. Doutora Leonilde Reis

Estrutura do Curso Duração 4 semestres

Créditos 120

Horário pós-laboral 3ª e 5ª a partir das 18h30 sábado a partir das 9h00

Regime presencial

Propinas 990,00 eur/ano

Condições de Admissão Detentores de um grau de licenciatura (Bolonha ou préBolonha), ou que possuam qualificação equivalente.

12

Objetivos do Curso

Áreas de Intervenção

O mestrado em Sistemas de Informação Organizacionais tem como objetivo assegurar o desenvolvimento de competências associadas à capacidade de conceção, desenvolvimento e implementação de processos técnicos associados à atividade quotidiana nas organizações em equipas multidisciplinares tendo por diretriz a melhoria contínua, a inovação e a eficaz resolução de problemas concretos, emergentes no desenvolvimento das atividades das organizações.

Durante o curso, os formandos terão oportunidade de desenvolver competências específicas que lhes permitam trabalhar nas seguintes áreas: Consultoria e Auditoria em Sistemas e Tecnologias de Informação; Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação; Gestão de Projetos; Coordenação de Equipas de Desenvolvimento e Implementação de Sistemas; Gestão da Segurança da Informação.


Plano de Estudos 1º Ano › 1º Semestre

ECTS 1º Ano › 2º Semestre

ECTS

Comportamento Organizacional

6

Auditoria e Continuidade do Negócio

6

Gestão das Tecnologias de Informação e Comunicação

6

Estratégia em Sistemas de Informação

6

Informação Financeira

6

Gestão do Risco

6

Inovação, Estratégica e Competitividade

6

Sistemas de Informação e Organizações

6

6

Teoria e Gestão da Qualidade em Projetos de Sistemas de Informação

6

Segurança da Informação

2º Ano › 1º Semestre Seminário

ECTS 2º Ano › 2º Semestre 10

Dissertação ou Trabalho de Projeto

ECTS 50

“O Mestrado em Sistemas de Informação Organizacionais, através de um corpo docente conceituado e muito experiente, da interação e troca de experiências com diversas áreas de conhecimento ligadas aos Sistemas de Informação, proporciona uma visão abrangente e de sustentabilidade, tendo presente a envolvente de constante alteração e permanente desafio a que as organizações estão sujeitas aos vários domínios. A abordagem utilizada nas aulas permitiu o desenvolvimento de competências para o trabalho de grupo, de uma maior facilidade de comunicar e obter compromissos entre as equipas, numa maior capacidade de resolução dos casos reais.” Durval Ferreira Especialista de Informática no Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos na Justiça

13


PÓS GRADUAÇão

CONTABILIDADE PÚBLICA

Coordenação Científica Profª. Doutora Anabela Teixeira

Estrutura do Curso Duração 2 semestres

Créditos 60

Horário pós-laboral 2ª, 4ª e 6ª a partir das 18h30

Regime presencial

Propinas 1200,00 eur/ano

Condições de Admissão Detentores de um grau de licenciatura (Bolonha ou préBolonha), ou que possuam qualificação equivalente.

14

Objetivos do Curso

Áreas de Intervenção

A Pós-Graduação em Contabilidade Pública pretende formar e atualizar profissionais para desenvolverem atividade no campo da contabilidade pública, com especial destaque para os setores da Saúde, das Autarquias Locais e da Educação.

A pós-graduação em Contabilidade Pública visa dotar os formandos de competências que permitam desenvolver a sua atividade no setor público administrativo, na área da contabilidade orçamental, patrimonial e analítica, de acordo com o Plano Oficial de Contabilidade Pública e seus planos sectoriais (POCEducação, POCMS e POCAL), bem como ao nível da avaliação da eficiência, eficácia, economia e qualidade das instituições. A formação ministrada pretende, assim, dotar os formandos de capacidades de execução, análise, pesquisa e desenvolvimento nesta área.


Plano de Estudos Anual

ECTS

Enquadramento Legal da Contabilidade Pública Contabilidade Orçamental e Patrimonial Relato Financeiro no Sector Público Administrativo

4,5 6 5,5

Contabilidade de Gestão no Sector Público Administrativo

6

Sistemas de Informação Contabilístico no Sector Público Administrativo

4

A Contabilidade nas Autarquias Locais

5

Consolidação de Contas Gestão Financeira no Sector Público Administrativo Fiscalidade no Sector Público Administrativo

4,5 5 4,5

Gestão do Risco no Sector Público Administrativo

4

Auditoria e Sistema de Controlo Interno

4

Sistema de Avaliação dos Serviços Públicos

5

Seminário I – Os TOC’s e os ROC’s na Administração Pública

1,5

Seminário II – Avaliação do Desempenho Organizacional

1,5

Seminário III – Segurança nos Sistemas de Informação

1,5

“A Pós-Graduação permitiu-me conhecer e tomar contacto com as ferramentas téoricas e práticas de contabilidade pública atuais, estimulando o espirito crítico e busca contínua pelos saberes, sendo isso muito importante na minha profissão. Durante a Pós-Graduação tive a oportunidade de conhecer um corpo docente com as mais variadas experiências profissionais, e colegas com um grande espírito de entreajuda.” Vanda Martins Técnica Superior do Instituto Politécnico de Setúbal

15


PÓS GRADUAÇão

Gestão do Relacionamento e Comunicação com Clientes

Coordenação Científica Prof. Paulo Silveira

Estrutura do Curso Duração 3 TRIMESTRES

Créditos 62

Horário pós-laboral 3 dias por semana, a partir das 19h30

Regime presencial

Propinas 1900,00 eur/ano

Condições de Admissão Detentores de um grau de licenciatura (Bolonha ou préBolonha), ou que possuam qualificação equivalente nas áreas do marketing, gestão da distribuição e da logística ou em áreas afins (gestão, comunicação, gestão de recursos humanos, contabilidade, finanças, gestão de sistemas de informação, economia, entre outras). Detentores de graus académicos de outras áreas (Engenharia, Psicologia, Sociologia, entre outras), que exerçam ou pretendam vir a exercer funções nas áreas

16

de marketing, distribuição/ comércio, relacionamento com clientes ou comunicação.

Como preparar, conduzir e gerir abordagens e negociações comerciais?

Poderão ainda ter acesso ao curso não detentores de grau académico que demonstrem ter um currículo e experiência profissional relevante na área.

Como comunicar eficazmente no ponto de interatividade/venda?

Objetivos do Curso A pós-graduação em Gestão do Relacionamento e Comunicação com Clientes pretende formar e atualizar profissionais para desenvolverem atividades no campo da gestão do relacionamento e da comunicação com clientes em cada uma das suas fases: prospeção, abordagem, negociação e venda, pós-venda, otimização e fidelização. Áreas de Intervenção Pretende-se desenvolver competências técnicas práticas e avançadas nos formandos que lhes permitam dar resposta às seguintes questões: Como perspetivar oportunidades? Como fazer uma prospeção e aquisição eficaz de clientes?

Como realizar e gerir a interatividade e serviços ao cliente? Como analisar e conhecer pormenorizadamente (padrões individuais) os clientes? Como otimizar a relação com o cliente? Como fidelizar clientes? Como utilizar tecnologias de informação na gestão de clientes?


Plano de Estudos 1º Trimestre

ECTS 2º Trimestre

ECTS 3º Trimestre

CRM Analítico e Ciclo de Vida do Cliente

6

Account Management

6

Segmentação e Marketing Relacional

6

Prospeção e Aquisição de Clientes

6

1,5

Seminários Tendências e Tecnologias Digitais em Marketing e Relacionamento com Clientes

6

Seminários Técnicas e Suportes de Apresentação Empresarial

1,5 6

CRM Colaborativo e Interatividade com o Cliente Desenvolvimento e Implementação de programas CRM

ECTS 5 5

Projeto Aplicado

8

Relacionamento com Clientes no Ponto de Venda

5

“A pós-graduação em Gestão do Relacionamento e Comunicação com Clientes, possui uma base teórica/prática bastante equilibrada o que me permitiu aprofundar conhecimentos em áreas fulcrais para a minha atividade profissional. Uma palavra de destaque para a qualidade do corpo docente e para a troca de experiências desenvolvidas entre os colegas, o que acabou por tornar esta pós-graduação numa experiência ainda mais enriquecedora” Daniel Pereira Arsénio, Gestor de Clientes Caixa Mais – Caixa Geral de Depósitos

17


PÓS GRADUAÇão

GESTÃO LOGÍSTICA

Coordenação Científica Profª. Cristina Luís

Estrutura do Curso Duração 3 trimestres

Créditos 60

Horário pós-laboral 3 dias por semana, 19h00 - 22h30

Regime presencial

Propinas 1700,00 eur/ano

Condições de Admissão Detentores do grau de Licenciatura (Bolonha ou pré-Bolonha) ou de bacharelato em gestão da distribuição e logística; Detentores de graus académicos de áreas afins (gestão, economia, engenharia, marketing, gestão de recursos humanos, contabilidade, entre outras), desde que estejam a exercer, ou pretendam vir a exercer, funções nas áreas da gestão logística; Poderão, ainda, ter acesso ao curso os não detentores de graus académicos que demonstrem ter um currículo

18

e experiência profissional relevante na área da gestão logística ou profissionais com experiência relevante noutras áreas e que tenham assumido, ou pretendam vir a assumir, responsabilidades nas áreas da gestão logística. Objetivos do Curso A Pós-Graduação em Gestão Logística pretende formar e atualizar profissionais com funções e responsabilidades em áreas logísticas, sendo desenvolvido em conformidade com as diretivas do European Certification Board for Logistics (ECBL). Áreas de Intervenção Pretende-se que os participantes desenvolvam as competências técnicas avançadas que lhes permitam aplicar os princípios fundamentais e as técnicas complexas do setor de atividade em que se inserem, ao nível estratégico, dentro de um grande intervalo de contextos imprevisíveis, normalmente implicando responsabilidades substanciais por recursos humanos, físicos e financeiros.

Assim, como principais resultados, pretende-se o desenvolvimento de competências técnicas que permitam: Compreender os processos e as estratégias logísticas, as interligações entre e dentro das redes logísticas e o papel da logística no contexto geral do negócio; Treinar a análise de situações e o processo de tomada de decisão; Conhecer as tecnologias e sistemas de informação adequados às diferentes atividades logísticas e aos processos da cadeia de abastecimento; Ganhar capacidade de definição e otimização de estratégias logísticas nas suas áreas de responsabilidade.


Plano de Estudos 1º Trimestre

ECTS 2º Trimestre

Estratégia, Valor e Competitividade

6

Marketing Avançado

6

Seminário I Supply Chain Management Strategy

ECTS 3º Trimestre

ECTS

Análise e Medição do Desempenho Logístico Inovação, Mudança e Colaboração em Gestão Logística

6

Gestão Logística “Lean”

6

6

Projeto

9

1

Seminário II

1

Seminário III

1

6

Sistemas Inteligentes

6

Sistemas Logísticos

6

“A necessidade constante de acompanhar a evolução das melhores práticas foi um dos motivos que me levou a voltar aos estudos, uma vez que este é um dos fatores de diferenciação dos profissionais no mercado de trabalho e nas empresas. O programa do curso revelou-se bastante adequado à realidade profissional que encontramos na área Logística, abordando temas atuais e com grande aplicação prática à realidade profissional e organizacional. A pertinência dos temas abordados levaram-me a aprofundar o estudo e a avançar para a aplicação dos conhecimentos adquiridos, e este aspeto veio completamente ao encontro das minhas expectativas, revelando-se uma mais-valia determinante na minha formação. Outro ponto bastante relevante, está relacionado com a troca de experiências bastante práticas entre colegas e docentes, e esse foi certamente um dos fatores de maior diferenciação que encontrei na ESCE/IPS. A organização da escola e do curso, estão de parabéns porque conseguiram estruturar um programa de pós-graduação com sucesso, numa área em grande crescimento e que está aos poucos a ocupar um lugar merecido nas organizações e no mercado.” Nuno Ramos Diretor de Operações da Noticias Direct |Grupo Controlinveste

19


PÓS GRADUAÇão

Gestão da Formação, do Conhecimento e das Competências

Coordenação Científica Prof. Doutor António Almeida

Estrutura do Curso Duração 1 ano letivo

Créditos 60

Horário pós-laboral 3ª a 5ª, a partir das 18h30

Regime presencial

Propinas 1900,00 eur/ano

Condições de Admissão Profissionais que desenvolvam, ou pretendam vir a desenvolver, uma atividade no domínio da gestão da formação que queiram aprofundar as suas competências ou obter uma especialização neste campo profissional; Licenciados nas áreas das ciências sociais e humanas, ou noutras áreas científicas desde que exerçam funções nas áreas da gestão de recursos humanos ou da formação.

20

Objetivos do Curso

Áreas de Intervenção

Esta Pós-Graduação, em parceria com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, pretende contribuir para o desenvolvimento de competências avançadas no campo da gestão da formação através do reforço da capacidade de compreensão e de intervenção estratégica no domínio do desenvolvimento e implementação de políticas de formação profissional.

Durante o curso, os formandos terão oportunidade de desenvolver competências específicas que lhes permitam: Refletir criticamente sobre os problemas do trabalho e da formação; Realizar um diagnóstico adequado sobre o papel da formação em cada contexto; Definir políticas de formação de carácter estratégico; Conceber e gerir planos de formação nas suas diferentes vertentes; Avaliar os impactos da formação aos diferentes níveis; Gerir serviços/departamentos de formação; Utilizar novas tecnologias de apoio à formação.


Plano de Estudos Anual

ECTS

Auditoria e Avaliação da Formação

3

Diagnóstico e Planeamento da Formação

3

Formação e Desenvolvimento Organizacional

5

Formação e Mundo do Trabalho

5

Gestão de Serviços de Formação

3

Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional

5

Gestão do Potencial Humano e das Competências

5

Gestão Financeira da Formação

3

Novas Tecnologias Aplicadas a Formação

5

Políticas Organizacionais de Formação

4

Políticas Públicas de Formação

4

Reconhecimento e Validação de Competências

5

Seminário Temático

10

“A frequência da Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e das Competências teve como principal objetivo a aquisição e consolidação de um conjunto de conhecimentos e de competências numa área pela qual tenho um particular interesse. Dado que sempre estive ligado à área do emprego, pois desenvolvo a minha atividade profissional numa instituição ligada à área do emprego e da formação profissional (IEFP, IP), tinha o desejo de desenvolver a minha atividade apenas ligado à Formação Profissional. Assim, a conclusão desta especialização facilitou, de alguma forma, a concretização desse objetivo, isto é, permitiu que fosse integrado no Serviço de Formação. Atualmente encontro-me integrado no Núcleo de Gestão da Qualificação de um Centro de Formação Profissional, onde tenho como função a coordenação de ações de formação.” João Manuel Estevéns da Silva Ribeiro Coordenador de Formação do Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal

21


PÓS GRADUAÇão

SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO

Coordenação Científica Profª. Doutora Maria Odete Pereira (ESCE/ IPS) e Prof. Doutor Filipe Didelet Pereira (ESTS/IPS)

Estrutura do Curso Duração 1 ano letivo

Créditos 60

Horário pós-laboral 3ª a 5ª, a partir das 18h30

Regime presencial

Propinas 2250,00 eur/ano

Condições de Admissão Detentores de um grau de licenciatura (Bolonha ou Pré-Bolonha), bem como os que possuam qualificação equivalente.

Objetivos do Curso A pós graduação em Segurança e Higiene no Trabalho é uma realização conjunta da ESTS/IPS e a ESCE/IPS e tem como principais objetivos: Assegurar a aquisição e o desenvolvimento das competências necessárias para o reconhecimento, nos termos previstos no Decreto-Lei 110/2000, de 30 de Junho, dos Técnicos Superiores de Segurança e Higiene no Trabalho; Promover a formação qualificada de técnicos de nível superior, no domínio da Segurança e Higiene no Trabalho.; Conferir a obtenção do Certificado de Aptidão Profissional - CAP para o exercício das funções de Técnico Superior de Segurança e Higiene no Trabalho. Áreas de Intervenção Durante o curso, os formandos terão oportunidade de desenvolver competências específicas que lhes permitam: Colaborar na definição da política geral da empresa relativa à prevenção de riscos e planear e implementar um sistema de gestão;

22

Desenvolver processos de avaliação de riscos profissionais; Conceber e desenvolver medidas de prevenção e proteção; Coordenar as atividades de SHT assegurando o enquadramento e a orientação dos profissionais desta área de atividade; Colaborar na organização do trabalho; Assegurar a gestão dos recursos externos nas atividades de prevenção e proteção; Organizar, implementar e manter a documentação necessária à gestão da prevenção na organização; Promover a formação e informação dos trabalhadores e quadros da organização; Promover a integração do sistema de prevenção no sistema global da organização; Dinamizar os processos de consulta aos trabalhadores; Desenvolver e manter as relações da organização com os organismos da rede de prevenção.


Plano de Estudos Anual Conceção da Formação Noções de Estatística e Fiabilidade Identificação dos Perigos e Avaliação de Riscos Controlo dos Riscos Sistemas de Gestão da Segurança Higiene no Trabalho Gestão das Organizações Segurança no Trabalho Ergonomia Gestão da Prevenção Organização da Emergência Psicossociologia do Trabalho Técnicas de Comunicação e Negociação Legislação, Normalização e Regulamentação em SHT

“Se estás decidido a embarcar na “aventura” de frequentar uma Pós-Graduação em SHT não procures mais, acabaste de receber o folheto certo. Pelo meu testemunho posso assegurar-te que na ESCE/EST-IPS vais encontrar um corpo docente fortemente empenhado no teu sucesso e do qual farás amigos para a vida, como aconteceu comigo. Alguns dos ex-colegas de curso são dos meus melhores amigos. Apesar de ser da área das ciências sociais e humanas, com a preciosa ajuda de todos finalizei o curso com sucesso e hoje trabalho nesta área como Gestor de Processo de SHST numa grande Instituição, com mais de 1200 colaboradores, aplicando os conhecimentos adquiridos. Decidi solidificar os meus conhecimentos e finalizei também o mestrado. No meu percurso académico frequentei outras instituições de ensino superior, mas esta voltaria a ser a minha opção. Por isso avança, verás que tomaste a opção certa.” Luís Lages Gestor de Processo Responsável pelo Serviço de SHST da Casa Pia de Lisboa

23


O DISTRITO DE SETÚBAL

SETÚBAL

Uma das principais portas de entrada na Europa

PRAÇA DO BOCAGE

Região de enorme riqueza cultural e arquitetónica e beleza natural, o distrito de Setúbal é delimitado a norte com os distritos de Lisboa e de Santarém, a leste com os distritos de Évora e de Beja, a sul com o distrito de Beja e a oeste com o Oceano Atlântico. É o 8º maior distrito português, com uma população residente de 851.232 das quais 779.373 na Península de Setúbal, região integrada na Grande Área Metropolitana de Lisboa, onde vivem 2,82 milhões de pessoas (dados de acordo com o Censos 2011). É, atualmente, considerado de extrema importância a nível geoestratégico no contexto nacional e europeu, sendo uma das principais portas de entrada na Europa. A sua localização, acessibilidade e recursos permitiram um forte movimento de modernização e crescimento económico. É apontado como um distrito com grande potencial para o desenvolvimento nas áreas da saúde, trabalho, economia, turismo e educação, devido à proximidade ao mar, à eficiente

rede de transportes e vias de comunicação e à captação de investimentos em setores produtivos e tecnológicos. As suas caraterísticas singulares dotam a região de significativas vantagens competitivas. A extensa costa litoral assume um papel determinante para a sua afirmação, quer ao nível turístico, quer pelo seu contributo para a economia nacional, nomeadamente através dos portos de Setúbal e de Sines, importantes potenciadores do desenvolvimento regional, fatores atrativos para a instalação de empresas e fixação de mão de obra qualificada. O grande investimento no ensino, na formação e na investigação tem contribuído para o desenvolvimento de importantes núcleos empresariais, como a indústria do papel e a indústria automóvel. A anunciada construção da Plataforma Logística do Poceirão fará da região de Setúbal uma referência num dos setores tido como estratégico para o país.


MAPA DO CAMUS DO IPS EM SETÚBAL

3


visite-nos tambĂŠm em

www.esce.ips.pt


Brochura Formação Avançada ESCE