Farinha de ossos caclinada: alternativa tecnológica para calagem e fosfatagem em solos tropicais?

Page 1

Alternativa tecnológica para calagem e fosfatagem em solos tropicais? Elvino Ferreira Klaus Casaro Saturnino Thais Rabelo dos Santos

Thaís Rabelo dos Santos Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado e doutorado em Medicina Veterinária na área de concentração Patologia Animal, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva, área de concentração Parasitologia Veterinária, atuando principalmente com Protozoologia Parasitária Animal e helmintos de importância veterinária.

FARINHA DE OSSOS CALCINADA

Klaus Casaro Saturnino Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado e doutorado pela mesma pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul junto ao Programa de Pós Graduação em Ciência Animal. É docente da Universidade Federal de Jataí, junto ao Curso de Medicina Veterinária, ministrando as disciplinas de Patologia Geral e Patologia Especial Veterinária. Tem experiência nas áreas de Biologia Geral, com ênfase em Patologia, Anatomia e Diagnóstico por Imagem, com ênfase em Patologia Geral e Veterinária, incluindo Ictiopatologia. Atualmente exerce o cargo de coordenador do Laboratório de Patologia Veterinária da Universidade Federal de Jataí e atua como docente junto ao Programa de Residência em Medicina Veterinária desta mesma IES.

Antes de preparar uma área na Fazenda Experimental da Universidade Federal de Rondônia - Campus Rolim de Moura, observamos que um arbusto se destacava entre outros da mesma espécie. Após a passagem da grade aradora e com o caminhar para avaliação de torrões de solo e outras coisas, nos deparamos com o “porque”! Suas raízes estavam imersas em um úmero bovino. A partir de então surgiu a ideia de estudar esta fonte potencial de reciclagem de nutrientes, especialmente Cálcio e Fósforo, como abordado neste livro. Normalmente apresentaríamos as questões quanto às condições de pastagem no contexto amazônico brasileiro, mas como o foco é pastagem e reciclagem de nutrientes, neste caso os ossos como farinha de ossos calcinada, iniciamos o caminho estudando suas características físicas e químicas, sua condição qualitativa no tocante à composição e solubilidade de seus componentes e de como isso pode contribuir para a fertilidade do solo e produção de forrageiras. Finalizamos a obra ao considerar as potencialidades de uso deste recurso natural visando contribuir com a sustentabilidade dos agroecossistemas.

FARINHA DE OSSOS CALCINADA Alternativa tecnológica para calagem e fosfatagem em solos tropicais? Elvino Ferreira Klaus Casaro Saturnino Thais Rabelo dos Santos (Orgs.)

Elvino Ferreira Possui graduação em Zootecnia, Especialização em Nutrição de Ruminantes, Mestrado em Agronomia e Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente desempenha atividade Docente, de Pesquisa e Extensão na Universidade Federal de Rondônia. Membro do Programa de Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Rondônia. É líder do Grupo de Estudo em Produção Animal de Aproveitamento de Resíduos (GEPAAR). Integra equipe multidisciplinar liderada pela Dra. Jill Caviglia-Harris (Salisbury University - USA) dedicada a analisar os impactos de políticas ambientais e dinâmicas de uso do solo no bem-estar das pessoas na Amazônia como também integra a equipe do projeto CNH-L: Land-Climate-Water Feedbacks and Farmer Decision-Making in an Agricultural System, liderado pela Dra. Katrina Mullan (Montana University – USA).


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.