Issuu on Google+

3


BRANDBOOK


01 // Título do Capítulo // Sub-título

BRANDING REMO SC


03

O surgimento de uma nova marca: o remo no século XXI.

O remo é considerado um dos esportes mais completos que existem, pois alia saúde, contato com a natureza, boa forma física, noção de disciplina e espírito de equipe. No Brasil, percebemos que a imagem de nosso esporte não vem sendo trabalhada e a sociedade não o conhece e, portanto, não percebe estes nobres valores na prática do esporte. Para identificar a percepção sobre nosso esporte nos dias atuais, contratamos uma pesquisa aplicada a mais de quatrocentos participantes, entre remadores e pessoas que não têm vínculo com o esporte. O resultado evidenciou o desconhecimento da sociedade sobre a prática do remo e a falta de um trabalho de valorização de sua imagem.

A sociedade contemporânea dá muita importância à imagem. A lógica de construção de marcas, com seus logotipos, aplica-se a empresas, ONGs, personalidades e entidades esportivas, entre outros. As pessoas estão acostumadas à organização visual e valorizam mais quem expõe uma imagem planejada e criativa. O remo deve acompanhar esta realidade. Nossas marcas, em geral, foram criadas no fim do século XIX e início do XX e não investiram em comunicação planejada. A Imagem percebida pela sociedade é de um esporte do passado e, talvez, por isso tenhamos perdido espaço para outros esportes que atraem mais os jovens e a mídia. Devemos acompanhar o contexto atual, pois uma entidade que transpareça modernidade e organização será mais bem percebida pelo público.

Diante deste problema, buscamos iniciar o trabalho de renovação da imagem do esporte com a criação de um Programa de Identidade Visual, cuja marca demonstre os sentimentos e valores de nosso nobre esporte. A partir dos conceitos de disciplina, força, espírito de equipe e esporte completo, foi criada a marca REMO SC, que passará a representar o esporte em Santa Catarina. A nova marca nasce com o objetivo de promover a imagem positiva do esporte, cujo resultado esperado é o de aumento do número de praticantes – de jovens a masters -, ampliação da relação da Federação, de clubes e atletas com patrocinadores, e união dos praticantes deste esporte apaixonante em uma grande família.

Nas próximas páginas mostramos o início do grande desafio de renovação da imagem do esporte, que começa pela criação da marca gráfica e que se ampliará em um grande número de ações planejadas a partir daqui. Esperamos muito sucesso a toda a comunidade do remo!

Edson Altino Pereira Junior Presidente da Federação de Remo de Santa Catarina Gestão 2011- 2013


01 // Título do Capítulo // Sub-título

VARIAçõES DA MARCA Marca Prioritária Marca com Assinatura Uso do símbolo isolado


05

Marca Priorirária A marca REMO SC apresenta uma tipografia regular geométrica, com formas retas e curvas precisas, fazendo menção à disciplina do esporte e atribuindo-o força. O símbolo segue a mesma linha gráfica com formas retas alinhadas precisamente, conferindo ritmo e organização. Ao lado apresenta-se a Marca Prioritária, ou seja, a versão indicada para aplicações em qualquer situação. Jamais deve-se substituir a tipografia aqui apresentada por uma similar.


02 // Brandbook Remo SC // Variações da Marca

Marca com Assinatura A marca REMO SC possui algumas variações, como, a marca aplicada com a assinatura “FEDERAÇÃO CATARINENSE”. Esta variação deve ser utilizada quando for necessário deixar evidente que a marca REMO SC pertence a tal organização. Como por exemplo, em promoções de eventos e locais onde haja endereçamento (folha timbrada, envelopes, etc). Para assegurar a legibilidade da marca verifique sempre o item Reduções inserido em Reproduções da marca, deste manual.

Assinatura Prioritária Versão indicada para aplicações diversas. Por ter um formato quadrangular esta versão possibilita uma grande gama de aplicações.

Assinatura Secundária Versão indicada para aplicações em áreas horizontalizadas.


07

Uso do símbolo isolado Em algumas aplicações da marca REMO SC, como cartazes, campanhas publicitárias, materiais de divulgação, uniformes, etc, poderá ser utilizado o símbolo isolado ou, repetido diversas vezes formando um padrão, como nos exemplos ao lado.

Símbolo isolado

Símbolo como padrão


01 // Título do Capítulo // Sub-título

REPRODUçõES DA MARCA Cores Monocromia Reduções Construção e Proporções Margem de Segurança Usos Incorretos da Marca Fundos


09

Cores A fidelidade na reprodução das cores é item fundamental de garantia e consistência da identidade visual da marca REMO SC. Desta forma, verifique sempre a fidelidade da cor tendo como referência a tabela Pantone. São atribuídos dois diferentes tons de azuis para a marca, utilizando o tom mais escuro (azul petróleo) para a palavra REMO e tom mais leve para diferenciação da sigla SC e composição do símbolo.

PANTONE 296 C C 100 M 20 Y 0 K 90 R 0 G 30 B 58

PANTONE 5415 C C 40 M 10 Y 0 K 40 R 98 G 134 B 160


03 // Brandbook Remo SC // Reproduções da Marca

Monocromia Em caso de limitações quanto ao número de cores disponíveis em um determinado processo de impressão ou gravação, podem ser empregadas as versões em monocromia (positivo ou negativo). Para tanto, a cor PANTONE 296 C (azul petróleo) deverá ser substituída por preto 100% e o PANTONE 5415 C (azul claro) por preto 60%.

Positivo

Negativo


11

Reduções

18 px

Marca sem assinatura

80 px

2 cm

Marca com assinatura

42 px

1 cm

Recomendamos como limite de redução da marca, para aplicações impressas, e eletrônicas, as medidas especificadas ao lado. A redução além desse limite comprometerá sua leitura.

Resolução de tela: 1280 x 800 pixels Qualidade de cor: 32 bits

0,46 cm

A redução demasiada de qualquer marca dificulta a sua leitura e o seu reconhecimento. No entanto, a determinação de limites de redução estará sujeita ao processo empregado, à qualidade do original utilizado e à qualidade de reprodução obtida.

Tamanho Mínimo Para Aplicações Eletrônicas

Tamanho Mínimo Para Aplicações Impressas

2,5 cm 100 px


03 // Brandbook Remo SC // Reproduções da Marca

Construção e Proporções Para aplicar a marca REMO SC em qualquer meio, utilize sempre um arquivo eletrônico. Não tente redesenhá-la, pois você estará arriscando a qualidade da imagem.

A espessura do símbolo correponde à 1x, que serve de referência para o espacejamento da marca.

1x

1x

No caso de total impossibilidade do uso de meios de reprodução eletrônicos, como a pintura à mão livre, deverão ser seguidas as normas contidas nestas páginas. ângulo y O ângulo y utilizado nas linhas que constrõem o símbolo é aplicado também na construção das letras R e M.

1x


13

1x

2,5 x 2x

Para a construção da assinatura da marca, utiliza-se a mesma medida x, retirada do símbolo.

3x 3x


03 // Brandbook Remo SC // Reproduções da Marca

Margem de Segurança

1R

Para manter a integridade da marca, independente de onde ela for aplicada, deverá ser mantida uma margem mínima de segurança.

1R

1R

1R

A margem de segurança garante que nenhum outro elemento prejudicará a leitura da marca REMO SC, nem comprometerá sua qualidade gráfica. Toma-se como base para definição da margem de segurança a largura da letra “R”, conforme ilustra o diagrama desta páginas.

1R

1R 1R 1R

1R

1R

1R 1R

1R


15

Usos incorretos A marca não deve ser alterada, seja nas suas cores, diagramação ou proporções. Ao lado seguem alguns dos erros mais comuns. Comparando com a marca original, verifique os usos incorretos e se assegure de que ela nunca seja alterada.

Proporção incorreta

Proporção incorreta

Cor incorreta

Distanciamento incorreto

Marca original Distorção

Falta de elemento


03 // Brandbook Remo SC // Reproduções da Marca

Utilização sobre fundos

Fundos com imagens ou texturas: Utilizar a marca que apresente melhor contraste

Se a marca REMO SC for aplicada em fundos coloridos ou com imagens, devem ser tomados alguns cuidados. O contraste entre a marca e o fundo deve ser priorizado, pois, o fundo não pode prejudicar a leitura da marca. Estas páginas apresentam diversos exemplos de aplicação. As indicações valem para todas as versões da marca REMO SC, inclusive quando utilizado apenas o símbolo isolado.

Este fundo é colorido, mas não prejudica a leitura da marca.

Esta textura possui cores claras, que contrastam com a marca F. Scherer.

Esta imagem de fundo é escura, portanto, utilizou-se a versão em negativo da marca.

Caso o fundo seja demasiadamente colorido, impossibilitando a legibilidade da marca, deve-se utilizá-la sobre um box nas medidas da margem de segurança


17

Fundos em cores escuras: Utilizar a marca que apresente melhor contraste

Fundos em cores claras: Não existem restrições de aplicação

Em aplicações coloridas, é possível utilizar a marca na versão em negativo

Este fundo amarelo constrasta bem com a marca.

Nas aplicações em preto e branco, utiliza-se a versão negativa da marca.

O fundo laranja claro também não prejudica a leitura.

Este uso está incorreto, pois não há constraste suficiente entre o fundo e a marca.

Este tom de azul não interfere na legibilidade da marca.


COMPONENTES DA IDENTIDADE Alfabeto Institucional Padronagens Bandeira de Santa Catarina Paleta Institucional Estilo fotogrรกfico


19

Alfabeto Institucional A tipografia que acompanha uma marca também é muito importante para a imagem de uma organização. Ela garante a unidade entre todas as aplicações e facilita a produção de novos materiais.

Sempre siga as dicas do brandbook REMO SC

Para o Remo SC, foi escolhida a família tipográfica Aller. Produzida pela Dalton Maag, ela está disponível gratuitamente e pode ser usada sem restrições. As três versões mostradas nesta página estão incluídas no CD que acompanha este brandbook.

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

Sempre siga as dicas do brandbook REMO SC

Sempre siga as dicas do brandbook REMO SC ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

ALLER LIGHT & ALLER LIGHT ITALIC O peso Light é a versão mais fina da fonte, por isso, deve ser utilizada com cuidado. Recomenda-se utilizá-la em grandes títulos, capas e pôsteres.

ALLER REGULAR & ALLER ITALIC O peso Regular é indicado para a redação de textos, propostas, documentos e apresentações, nos programas Word e PowerPoint.

ALLER BOLD & ALLER BOLD ITALIC O peso Bold é recomendado para títulos e frases de destaque, seu objetivo é chamar a atenção do leitor. Pode ser usada junto ao peso Regular.


04 // Brandbook Remo SC // Componentes da Identidade

Padronagens O símbolo criado para o Remo Santa Catarina permite que sejam criadas padronagens a partir de sua forma básica. É possível rotacioná-lo em diversos ângulos, sobrepondo as formas e misturando cores. Recomenda-se utilizar cores simples, que possam ser combinadas digitalmente (função multiply). A padronagem resultante pode ser aplicada de diversas maneiras, no entanto, ela nunca poderá substituir a marca Remo SC.


21


04 // Brandbook Remo SC // Componentes da Identidade

Bandeira de Santa Catarina Devido a grande complexidade dos elementos presentes na bandeira de Santa Catarina, decidiu-se por criar uma versão simplificada para ser usada nas aplicações do Remo Santa Catarina. Estas páginas explicam o desenvolvimento da ilustração, que segue as mesmas proporções da bandeira oficial do estado (Decreto 605/1954). Os arquivos com as duas versões da bandeira em vetor, encontram-se no CD que acompanha estre brandbook.

01 – Inicia-se com um retângulo na proporção de 8:11 unidades.

02 – O retângulo é então dividido em 3 partes iguais.

03 – O valor de 1 unidade é usado como margem interna do retângulo.

04 – Um losango é desenhado, centralizado e dentro das margens.

05 – Repete-se o valor de 1 unidade, 5 vezes abaixo do retângulo.

06 – “Santa Catarina” é escrito, em Gotham Bold, na largura do retângulo.


23

07 – Após retirar as marcações, surge uma bandeira conforme o desenho.

08 – A bandeira pode, então, ser pintada de acordo com a paleta.

VERSÃO EM NEGATIVO Sobre fundos escuros, a fonte tem sua cor alterada para branco. As cores da bandeira não mudam. MARGEM DE SEGURANÇA A margem de segurança a ser utilizada é de, no mínimo, 2 unidades para todos os lados.


04 // Brandbook Remo SC // Componentes da Identidade

Paleta Institucional A paleta desenvolvida para a marca do Remo SC é muito importante para a imagem do esporte. Deve-se sempre seguir as especificações aqui apresentadas. Foram escolhidos dois tons de azul para a marca. O primeiro, Azul Forte, representa a força e a disciplina do Remo. O segundo tom, Azul Claro, liga o Remo aos esportes aquáticos, mas ao mesmo tempo, o diferencia dos esportes mais conhecidos, que utilizam cores mais claras e comuns.

AZUL FORTE Cmyk 100-20-0-90 Pantone 296 C

VERDE Cmyk 40-0-100-0 Pantone 376

AZUL CLARO Cmyk 40-10-0-40 Pantone 5415 C

VERMELHO Cmyk 0-100-100-0 Pantone 485

PRETO Cmyk 0-0-0-100 Pantone Process Black

PALETA SECUNDÁRIA Para as aplicações que necessitam a utilização das cores do estado, foi desenvolvida uma paleta de cores secundária. A bandeira oficial de Santa Catarina não possui exigência de cores. As cores utilizadas aqui correspondem àquelas determinadas no Manual de Identidade Visual do Governo do Estado de Santa Catarina.


25

Estilo Fotográfico Sempre que for necessária a produção ou escolha de fotografias para serem usadas no material do Remo SC, é necessários que elas representem os conceitos da marca. Esta parte do brandbook descreve regras para a produção e seleção de fotografias. Se as imagens utilizada não estiverem de acordo com a marca, toda a comunicação ficará compremetida. Uma imagem conceitualmente forte causará muito mais impacto do que uma imagem sem conceito.

CONCEITOS REMO SC Antes de produzir ou escolher uma imagem, é necessário pensar qual dos quatro conceitos fundamentais do Remo SC é preciso representar: disciplina, força, equipe ou esporte completo. Cada um desses conceitos possui características próprias, que devem ser representadas na imagem. No início deste brandbook, há uma explicação para cada um deles.

ÂNGULOS E MOVIMENTO O Remo é considerado um esporte completo devido a quantidade de músculos que os atletas exercitam. Fotos em ângulos inusitados podem ser usadas para realçar os movimentos do esporte, assim como o uso de efeitos que imprimam movimento à imagem. Deve-se tomar cuidado para que a imagem final não seja interpretada como canoagem.

CORES As fotografias devem ter cores que tornem a imagem especial. Ao invés das cores simples e chapadas das fotos jornalísticas, deve-se usar imagens com cores vivas e tratamento diferenciado. Fotos tiradas no amanhecer realçam a característica épica do esporte, enquanto que fotos em dias ensolarados e com mar azul aproximam o Remo da natureza.


01 // Título do Capítulo // Sub-título

APLICAçõES Papelaria Cartões dos Clubes Template Power Point Cartazes Medalhas Pódio Adesivo imã para carro Adesivos para lancha Pás de Remo Uniforme Uniformes dos Clubes Uniformes para Eventos Sportswear


26 27

Papelaria A papelaria dá destaque à marca do esporte (REMO SC) que é assinada pela instituição promotora (Federação Catarinense).

Os arquivos contendo o papel timbrado, os cartões e o envelope encontram-se no CD que acompanha este manual.


05 // Brandbook Remo SC // Aplicações

Cartões dos Clubes A marca REMO SC representa o esporte catarinense, desta forma, a marca não serve apenas a Federação, mas sim, a todos os envolvidos com o esporte. Pensando nisso, desenvolveu-se opções de cartões de visitas para os clubes de Remo, onde uma face estampa a marca REMO SC e na outra, as informações do clube.

Sugestão de layout para a face com as informações do clube de Remo


28 29

Template Power Point Desenvolveu-se um template de PowerPoint para as apresentações institucionais da Federação de Remo, tais como, busca de patrocínio, balanços econômicos, etc. A apresentação segue o conceito da marca REMO SC utilizando o símbolo gráfico como principal elemento, objetivando associá-lo à Federação.

O arquivo contendo o template da apresentação tram-se no CD que acompanha este manual.


05 // Brandbook Remo SC // Aplicações

Cartazes Sempre que possível a marca REMO SC deve ser alinhada à direita da página, como no exemplo ao lado. Para cartazes onde a marca REMO SC aparece como promotora, esta deve vir acompanhada com a assinatura FEDERAÇÃO CATARINENSE, conforme a imagem ao lado.

Cartaz conceitual da marca

Cartaz de evento realizado pela federação


30 31

Cordão com o símbolo da marca

Medalhas O layout das melhadas segue uma norma: a face ilustrativa da cidade é sempre mantida e a outra face, destinada as informações do evento e colocação, é de criação livre, podendo seguir a identidade visual do evento.

Os arquivos contendo os modelos de medalhas encontram-se no CD que acompanha este manual.

Face padrão

Face variável


05 // Brandbook Remo SC // Aplicações

Material: lona branca Impressão: digital

Pódio

Os patrocinadores são dispostos em ordem sequencial, abaixo da marca REMO SC, conforme ao lado.

190 cm

O podio da Federação Catarinense de Remo consiste em uma lona de fundo onde há as marcas dos patrocinadores, sobre um tapete vermelho.

33 cm

A indicação de primeiro, segundo e terceiro lugar é feita por uma base móvel, conforme mostra a figura.

58 cm 290 cm


32 33

Vista frontal

1 2 3 30 cm

Simulação de atletas no pódio

30 cm

Base móvel Material: madeira Pintura: azul marinho Impressão: branco

Vista lateral

20 cm


05 // Brandbook Remo SC // Aplicações

Adesivo imã para carro

22 cm

Como a Federação Catarinense de Remo ainda não possui frota veícular própria, desenvolveu-se um adesivo imantado que pode ser aplicado, retirado e reaproveitado com facilidade pelos dirigentes da Federação. Desta forma, o mesmo adesivo pode ser utilizado por diferentes modelos de automovóveis, em diversas ocasiões.

70 cm

Material: adesivo aplicado sobre imã Impressão: digital


34 35

Adesivos para lancha Para as lanchas desenvolveu-se um adesivo com a marca REMO SC e assinatura Federação Catarinense.

Simulação do adesivo aplicado na lancha

Dimensões do adesivo: 120 x 35 cm Material: vinil recortado


05 // Brandbook Remo SC // Aplicações

Pás de Remo Quando o time de Santa Catarina for participar de campeonatos nacionais, é importante que a marca Remo SC esteja presente também nos equipamentos. As páginas a seguir detalham como a marca deve ser aplicada nas pás. Por existirem diversos tipos de pás, foi criado um grid que pudesse ser utilizada para todas. O resultado final deve ficar o mais próximo possível do brandbook, sem a inclusão ou substituição de nenhum elemento ou cor.

01 – O grid é criado a partir do topo da pá, posicionado o mais reto possível na horizontal.

02 – Partindo do topo, desenha-se um retângulo na mesma proporção da pá, independente do seu formato.

03 – O retângulo obtido é a base do grid. Para cada tipo de pá, esse processo precisa ser repetido.

04 – Inicia-se dividindo a altura em 4 partes iguais.

05 – Cada unidade obtida deve ser dividida em 2 partes iguais.

06 – O valor da unidade menor é então repetido nos lados do retângulo, formando as margens internas.


37

07 – FRENTE: o símbolo do Remo SC é colocado no canto inferior direito e duas unidades são pintadas.

08 – As cores utilIzadas devem seguir a paleta estabelecida no capítulo Componentes da Identidade.

09 – O desenho obtido é aplicado na pá, retirando-se os excessos.

07 – VERSO: o símbolo do Remo SC é colocado no canto inferior esquerdo e duas unidades são pintadas.

08 – As cores utilIzadas devem seguir a paleta estabelecido no capítulo Componentes da Identidade.

09 – O desenho obtido é aplicado na pá, retirando-se os excessos.


05 // Brandbook Remo SC // Aplicações

Uniforme O uniforme desenvolvido para os atletas catarinenses se diferencia dos uniformes conhecidos. Ao invés do exagero de cores e formas, ele é mais sóbrio, destacando a disciplina e a seriedade do esporte. A marca Remo SC é aplicada nas laterais, pois esta é a região que mais se destaca enquanto o atleta rema. Os logos dos patrocinadores são aplicados conforme as especificações das próximas páginas.


39

O logo do patrocinador Master se repete no topo das costas. ALTURA MÁXIMA: 100 mm LARGURA MÁXIMA: 150 mm

A bandeira de Santa Catarina é aplicada no lado esquerdo do peito, na versão em negativo. ALTURA: 68 mm LARGURA: 60 mm

A marca Remo SC é aplicada em vertical, em ambos os lados do uniforme, na versão em negativo.

O patrocinador Master é colocado no lado direito do peito, alinhado à bandeira. ALTURA MÁXIMA: 68 mm LARGURA MÁXIMA: 100 mm

UNIFORME FEMININO Altura: 520 mm Largura: 70 mm Distância do braço: 40 mm

UNIFORME MASCULINO Altura: 605 mm Largura: 70 mm Distância do braço: 40 mm

Os outros patrocinadores têm seu logo aplicado abaixo do patrocinador Master. ALTURA MÁXIMA: 100 mm LARGURA MÁXIMA: 150 mm


05 // Brandbook Remo SC // Aplicações

A bandeira de Santa Catarina é aplicada no lado esquerdo do boné, na sua versão em negativo. ALTURA: 45,3 mm LARGURA: 40 mm

A marca Remo SC é aplicada no canto inferior direito do boné, na sua versão em negativo. ALTURA: 15,2 mm LARGURA: 65 mm

A marca dos outros patrocinadores é aplicada no verso do boné, uma em cada lado da costura central. ALTURA MÁXIMA: 35 mm LARGURA MÁXIMA: 45 mm

O logo do patrocinador Master é aplicado no lado direito do boné. ALTURA MÁXIMA: 45 mm LARGURA MÁXIMA: 60 mm


41

Uniformes dos Clubes Os clubes de remo que fazem parte da Federação Catarinente, podem utilizar a marca Remo SC em seu uniforme. O objetivo desta ação é unir todos os atletas do estado em uma marca maior, que defende o esporte catarinense. A recomendação é que a marca seja colocada nos lados do unforme e no verso do boné. No entanto, cada clube tem liberdade para aplicá-la da maneira que melhor se adapta ao uniforme, lembrando sempre de seguir as especificações de marca contidas neste manual.


05 // Brandbook Remo SC // Aplicações

Uniformes para eventos

A bandeira de Santa Catarina é aplicada na manga direita da camiseta pólo, na versão negativa. ALTURA: 56 mm LARGURA: 50 mm

A marca Remo SC é aplicada no lado esquerdo, em versão negativa. ALTURA: 21 mm LARGURA: 90 mm

Quando for necessária a produção de uniformes personalizados para eventos e competições, deve ser mantida uma coerência com a identidade visual do Remo SC. As especificações destas páginas dizem respeito aos locais de aplicação e tamanhos. As cores e demais elementos irão se adequar à identidade visual de cada evento.

O logo do patronicador Master é aplicado no lado direito do peito, alinhado à marca Remo SC. ALTURA MÁXIMA: 68 mm LARGURA MÁXIMA: 100 mm

O logo do patrocinador Master é aplicado no topo das costas. Os outros logos ficam abaixo deste. ALTURA MÁXIMA: 100 mm LARGURA MÁXIMA: 150 mm


43

A bandeira de Santa Catarina é aplicada no lado esquerdo do boné, na sua versão em negativo. ALTURA: 45,3 mm LARGURA: 40 mm

A marca Remo SC é aplicada no canto inferior direito do boné, na sua versão em negativo. ALTURA: 15,2 mm LARGURA: 65 mm

A marca dos outros patrocinadores é aplicada no verso do boné, uma em cada lado da costura central. ALTURA MÁXIMA: 35 mm LARGURA MÁXIMA: 45 mm

O logo do patrocinador Master é aplicado no lado direito do boné. ALTURA MÁXIMA: 45 mm LARGURA MÁXIMA: 60 mm


Responsabilidade Técnica Gabriela Mager Diretora de criação

Debora Picolli Designer Gráfico

Saulo Deboni Designer Gráfico

48 8411 8169 gabriela@th.com.br

48 8407 6429 debora_picolli@hotmail.com

48 9102 9010 saulo@saulodeboni.com


01 // Título do Capítulo // Sub-título


Brandbook REMO SC