omd | 6 Aconteceu
Médico dentista André Moz Caldas
Preside Organismo de Produção Artística André Moz Caldas substitui Carlos Vargas na presidência do conselho de administração do Organismo de Produção Artística (Opart), que gere o Teatro Nacional de São Carlos e a Companhia Nacional de Bailado, ambos em Lisboa. A nomeação foi comunicada pelo Ministério da Cultura a 2 de julho e o novo conselho de administração tomou posse a 5 de julho. É ainda composto pelos vogais Anne Victorino d’Almeida e Alexandre Miguel Santos.
Medicina Dentária da Universidade de Lisboa. Paralelamente, o seu percurso pelas artes passou pela participação no Coro Sinfónico Lisboa Cantat e foi membro da Direção da Associação Musical Lisboa Cantat (2001-2003).
Médico dentista, advogado e professor universitário, André Moz Caldas, de 36 anos, foi até aqui chefe de gabinete do ministro Mário Centeno, função que ocupava desde 2015. Entre 2013 e 2018 foi presidente da Junta de Freguesia de Alvalade. André Moz Caldas é licenciado em Direito e mestre em História do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, na qual é assistente convidado em diversas cadeiras. Exerceu advocacia até 2015. Antes da advocacia, foi médico dentista, sendo licenciado em Medicina Dentária pela Faculdade de
Medicina dentária
Uma profissão com 40 anos A 23 de junho de 1979, da Escola Superior de Medicina Dentária do Porto saíam os primeiros licenciados em Medicina Dentária. Este grupo de recém-formados deparou-se de imediato com a inexistência de enquadramento legal para a sua profissão. Sem uma organização profissional, foram acolhidos mais tarde na Secção de Medicina Dentária da Ordem dos Médicos. Fernando Morais Branco foi o primeiro médico dentista a receber a cédula profissional. Mais tarde, viria a ser também o primeiro doutorado em Medicina Dentária em Portugal. O acontecimento, que marca o início da profissão em Portugal, pode ser revisto no livro comemorativo dos 10 anos da OMD, em www.omd.pt/info/historia/10anos/.