Neurociências e Aprendizagem: Processos Básicos e Transtornos – Bruna Velasques | Pedro Ribeiro

Page 37

Desordem do comportamento disruptivo A chamada desordem do comportamento disruptivo (DCD) engloba o TOD e o TC.8 Caracteriza-se por um comportamento antissocial de padrão estável e persistente, e de acordo com pesquisas, após 4 anos de idade, 57% das crianças investigadas mantiveram o diagnóstico, o qual afeta diversos domínios de funcionamento.9,10 Os fatores ambientais contribuem para o desenvolvimento e a manutenção do comportamento disruptivo, incluindo: ■■Estresse na relação familiar. ■■Problemas entre os pais. ■■Sintomas depressivos da mãe. ■■Negligência afetiva e rígida disciplina dos pais. Percebe-se uma relação evidente entre TOD, sofrimento e mau funcionamento familiar. Crianças que foram expostas a estresse grave podem sofrer essa influência no desenvolvimento de seus sistemas de estresse.1,8,9 O comportamento antissocial prematuro é um precursor importante e cada vez mais grave de comportamento violento posterior. O desenvolvimento do comportamento antissocial e violento é resultado de uma interação complicada de fatores individuais (biológicos), ambientais e sociais. Em crianças pequenas, decorre de uma combinação de temperamento difícil e ambiente de socialização ineficaz.8 Embora os fatores que contribuem para que o comportamento antissocial se torne crônico sejam decisivos, nem toda criança opositiva manifestará o TC, assim como nem todo adolescente portador do transtorno se tornará um adulto antissocial.1,7,8 As DCD representam um grupo heterogêneo e compartilham sintomas comuns, por exemplo:9 ■■Falta de empatia e remorso. ■■Afeto superficial. ■■Agressão. ■■Ausência de autorregulação. ■■Impulsividade. ■■Oposição. ■■Quebra de regras e falta de planejamento. ■■Desprezo pelas regras é um componente-chave de TC e TOD.

Neurociencias e Aprendizagem - cap-13.indd 181

181

C o p y r i g h t ©2 0 1 4E d i t o r aR u b i oL t d a . V e l a s q u e s / R i b e i r o . Ne u r o c i ê n c i a seAp r e n d i z a g e m: P r o c e s s o sB á s i c o seT r a n s t o r n o s . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .

Transtorno Opositivo Desafiador: Contribuições das Neurociências

06/08/2014 09:36:53


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.