Manual de Alergia Alimentar, 3ª ed. | Aderbal Sabra

Page 26

MANUAL DE ALERGIA ALIMENTAR

nas Th2, principalmente interleucina-10 (IL-10) e fator de transformação de crescimento beta (TGF-beta), com atividade inibidora sobre as reações imunológicas. As células do trofoblasto não expressam HLA classe II, o qual estimularia os linfócitos CD4+ Th1 (células T auxiliares do tipo 1); por conseguinte, essas células não exercem suas ações citotóxicas. O trofoblasto tem diminuta quantidade de HLA classe I clássicos que atuariam na lise celular pelos linfócitos CD8+; portanto, a presença de HLA classe I não clássicos, os HLA-G, inibe a citólise mediada por linfócitos CD8+ citotóxicos. HLA-G induz a mudança do padrão das citocinas Th1 para Th2. HLA-G deve ser um caminho constitutivo para proteger as células da infiltração dos linfócitos T (LT) e da inflamação, com seus efeitos inibitórios sobre o sistema imunológico (Figura 1.1). Diminuição da quantidade de HLA-G solúvel no soro de mulheres grávidas induz evolução negativa da gravidez. HLA-G faz com que as vilosidades trofoblásticas não atuem como indutoras de resposta citotóxica da mãe contra o feto. Outras moléculas HLA classe Ib, como HLA-E e HLA-F, também são expressas na interface

mãe-feto, assim como HLA-G, e também desempenham, em conjunto, funções imunorreguladoras, estando envolvidas no sucesso da não rejeição do feto semialogênico durante a gravidez.

Anticorpos assimétricos — imunoglobulinas G Participação paradoxal A maioria das mulheres com aborto espontâneo recorrente de causa aloimunológica apresenta maior identidade dos AG HLA clássicos com o marido. Essa identidade genética inibe a mulher de produzir anticorpos antipaternos (APCA)/ anticorpos assimétricos e anticorpos anti-idiotípicos (Ab2), assim como ocorre aumento da atividade dos linfócitos Th1 CD4+ e CD8+ citotóxicos e maior ação citotóxica de NK.

Anticorpos assimétricos não precipitantes Anticorpos assimétricos não precipitantes (Aab) são ricos em resíduo do oligossacarídeo manose em uma única região da molécula Fd/ Fab. Têm dois paratipos: um de alta afinidade e outro com afinidade 100 vezes menor. Esse carboidrato torna a molécula de imunoglobulina funcionalmente univalente e afeta a reação

Macrófagos, células dendríticas ativadas: produção de citocinas IFN-gama e IL-10 Estímulo na produção de HLA-G

HLA-G de membrana HLA-G solúvel

IFN-gama TNF-alfa

LTh1

Doença autoimune Rejeição a transplantes Abortos recorrentes

LTh2

IL-10 IL-4 IL-3

Alergia Gravidez de sucesso

nn

Figura 1.1 As citocinas IFN-gama e IL-10, no início do processo, induzem expressão e secreção de HLA-G de membrana e solúvel pelas células apresentadoras de antígenos (APC): macrófagos e células dendríticas. HLA-G induz a mudança do padrão Th1 para Th2. HLA-G também diminui a secreção de interferon humano gama (IFNgama) e do fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa) e aumenta os níveis de IL-10, IL-3, IL-4, que induzem a expressão de HLA-G pelos macrófagos e células dendríticas HLA-G: antígeno leucocitário humano específico G; IFN-gama: interferon gama; IL: interleucina; LTh: linfócitos T auxiliares; TNFalfa: fator de necrose tumoral alfa.

Manual de Alergia Alimentar - cap-01.indd 4

C o p y r i g h t ©2 0 1 5E d i t o r aR u b i oL t d a . S a b r a . Ma n u a l d eAl e r g i aAl i me n t a r . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .

4

11-11-2014 10:41:17


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.