A pele e suas conexões : 500 questões comentadas

Page 38

214

A Pele e suas Conexões: 500 Questões Comentadas de Dermatologia

31. Resposta B Os antigos pseudolinfomas, hoje em dia chamados de hiperplasia linfoide cutânea de células B, traduzem-se, do ponto de vista clínico, por nódulos e placas eritematosas purpúricas que em geral ocorrem no segmento cefálico ou no pescoço.

32. Resposta D Quatro são os estágios histológicos da doença de Hodgkin. Em termos percentuais para cinco anos de sobrevida, temos: 1. Predominância linfocitária 80%. 2. Esclerose nodular 40%. 3. Celularidade mista 10%. 4. Depleção linfocitária 0%.

33. Resposta A As betaínas são detergentes anfotéricos, ou seja, apresentam cargas negativas e positivas, comportando-se como aniônicas (–) em ph alto; e como catiônicas (+) em ph baixo. Os detergentes anfotéricos são comumente empregados em xampu para recém-nascidos.

34. Resposta E Nos linfonodos, as células B estão presentes na medular e na cortical, sendo que as células T são distribuídas na subcortical.

35. Resposta D Sabe-se, por intermédio de experimentos com ratos, que o estresse inespecífico leva a uma acentuada depleção na população de células T. Na espécie humana, o estresse sem dúvida alguma pode levar a uma involução precoce do timo.

36. Resposta E Todas as células nucleadas exibem em sua superfície interleucina 1 e 2, com exceção das hemácias, que são células anucleadas, sem qualquer correlação com as anemias megaloblásticas, que se desenvolvem por deficiência de fator extrínseco gástrico – Vitamina B12 (cianocobalamina).

01_A pele e suas conecções.indd 214

20/08/2012 23:58:51


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.