VIVER Curitiba 154

Page 1

N°154 VIVER CURITIBA 2019 | #154 | R$ 15

Marcos Piangers: Ainda tenho esse deslumbramento de turista por Curitiba

ESPECIAL 10 ANOS 2019

FELIZ EM CURITIBA UM ROTEIRO COM ALGUMAS DAS MELHORES EXPERIÊNCIAS DA CIDADE. BORA VIVER?


V I V E R

C E R C A D O

D E

S I G N I F I C A D O

É

I N S P I R A D O R .

Construção

PRÉ-LANÇAMENTO CABRAL

226

A

5 5 4 M²

PRIVATIVOS

3

OU

4

SUÍTES


H y g g e é m a i s q u e s e n ti r p r a z e r e m s a b o r e a r u m v i n h o o u r e c e b e r o s a m i g o s c o m to d o o c o n fo r to , Hy g g e é a i n s p i r a ç ã o d o De n m a r k . O p r i m e i r o a p a r ta m e n to c o m c o n c e i to H u g Ho u s e d o B r a s i l t r a z o a l t o p a d r ã o , o c o n f o r t o e u m a n o v a fo r m a d e v i v e r p a r a o C a b r a l , p r ó x i m o a o Gr a c i o s a C o u n t r y C l u b .

W W W. D E N M A R K . C O M . B R

REALIZAÇÃO:

1 º A PA RTA M E N TO N O BRASIL COM CONCEITO




/MUELLERCTBA

@MUELLERCWB

/SHOPPINGMUELLER

SHOPPINGMUELLER.COM.BR


Viver Curitiba é estar pronto para encontrar, em qualquer multidão, um rosto conhecido. É sair todo dia levando roupa para todas as estações. É saber que quem vive esta cidade, ao mesmo tempo cinzenta e colorida, única e múltipla, provinciana e cosmopolita, tem mil motivos para amar viver aqui. Viver Curitiba, enfim, é reafirmar em tudo o orgulho de ser autêntico. Por isso, o Mueller ama ser daqui.

Quem vive a cidade, vive aqui.


DAQUI

GOURMET

17

STREET LOVERS: um guia com as ruas mais encantadoras de Curitiba

83

38

UMA VIAGEM PELOS QUATRO CANTOS DO PLANETA! Restaurantes e espaços culturais para aprender sobre a cultura de muitos países sem sair da cidade

PARA AGRADAR A GREGOS E TROIANOS: Em Curitiba, o que não faltam são restaurantes para agradar a todos os gostos!

90

CURITIBA TAMBÉM TEM PRAIA! Conheça os melhores lugares na cidade para se sentir pertinho do mar

BEM-ESTAR 58

FAÇA UM DETOX DA VIDA e desestresse enquanto passeia por feiras, parques e espaços voltados ao bem-estar

66

TIRE TODAS AS SUAS DÚVIDAS sobre abdominoplastia e conheça os benefícios do procedimento

FOTO: PABLO CONTRERAS

CASA 74

REPARE NA CIDADE e se encante pela arquitetura de Curitiba!

76

ARQUITETURA E EXPERIÊNCIA: Saiba por que esses dois conceitos têm tudo a ver na entrevista com o arquiteto Givago Ferentz

DESTINOS 101

OH, MINAS GERAIS!: Um passeio por Belo Horizonte, Inhotim e cidades históricas como Ouro Preto e Tiradentes



BASTIDORES

MAIS CONECTIVIDADE

Seguindo o objetivo de conectar ainda mais o conteúdo da revista aos nossos canais digitais, essa edição da VIVER está repleta de QR Codes! Simples de usar, os códigos trazem informações, curiosidades e vídeos incríveis sobre os assuntos abordados ao longo das matérias. Curtiu?! Agora é só abrir a câmera do celular, apontar para o QR Code e curtir o conteúdo exclusivo que preparamos para você! Comece por esse código e confira o nosso site, que está novinho em folha!

DE MALAS PRONTAS Conheça os encantos de Minas Gerais e do Uruguai! Neste mês, o canal da Ellen no YouTube traz vlogs de viagens a esses dois destinos com dicas inéditas e visuais incríveis. Embarque nessas viagens divertidas ao lado da Ellen e anote tudo!

UM MAR DE IDEIAS Haja brainstorming! Para preparar um guia completo com as melhores experiências na cidade, a redação fez um compilado enorme de restaurantes, parques, lojas e espaços culturais superbacanas. O resultado? Um mix variadíssimo de sugestões que vão do high ao low e uma parede recheada de post-its!

CURITIBANICES IMPERDÍVEIS Já conferiu o Instagram da VIVER hoje? As experiências listadas por aqui ganham vida no nosso feed, que está com uma série de 100 curitibanices para fazer antes de morrer. Confere lá e conta pra gente: quantas delas você já fez?

VIVER CURITIBA INSPIRAÇÕES PARA UMA VIDA MELHOR Direção Luís Carneiro e Ellen Nogueira | Edição Fernanda Montano | Redação Ana Letícia Sowinski | Digital Heloise Auer Arte Kako Frare | Revisão Luana Dal Prá | Foto da Capa Pablo Contreras | Financeiro Danielli Pulga Marketing Tauane Pires Rua Casimiro José Marques de Abreu, 706, Ahú – Curitiba, PR – CEP 82200-130 | (41) 3018-8805 | www.vivercuritiba.com.br 10 VIVER CURITIBA


TO A R N O OR R P AM R PA

3

SUÍTES

200m² PRIVATIVOS

2

VAGAS

VISITE DECORADO

Rua João Guariza, 522 – São Lourenço 41 99114.2669

pacificincorporadora.com.br/unique


Aniversário é uma boa data para recapitular algumas conquistas, lições e celebrar tudo o que nos faz únicos 12 VIVER CURITIBA

Prêmio Viver Inspiradores

1

3

Nesses 10 anos tivemos a certeza de que revista é, sim, uma das melhores plataformas para inspirar e contar boas histórias. A cada VIVER que imprimimos, renovamos o compromisso e a responsabilidade de fazer algo que valha a pena deixar gravado para sempre.

Somos um hub que conecta pessoas, empresas e conteúdo. Entendemos que nada é só on ou off-line. No centro de tudo devem estar as pessoas. Esta é a nossa forma de ver esse jogo: conectando pessoas para viver melhor a cidade.

A melhor notícia desses 10 anos é saber que podemos ser muito mais que uma revista. E que, na verdade, neste tempo todo fomos muito além. Construímos redes e nos especializamos em contar histórias.

A gente sabe que para merecer sua atenção precisamos fugir do óbvio, dos mesmos lugares e dos famosinhos de sempre. Nem sempre é fácil, mas é um desafio que gostamos de encarar, buscando experiências como as que apresentamos nessa edição.

2

4

FOTOS 1, 3 E 5: DIVULGAÇÃO. 2: GUS BENKE. 4: KELLY KNEVELS.

VIVER 10 anos

CARTA A VOCÊ


Exposição dia das mães

Villa Viver

Bela Gil em evento da Viver

Viver ao vivo

5

7

9

Talvez a principal mudança que percebemos nesses 10 anos tenha sido a definição da palavra luxo. Se antes ela estava associada a marcas, famílias tradicionais, códigos e etiquetas, hoje o que importa são as experiências.

Em parceria com o Instituto Mãos sem Fronteiras, nosso jeito de promover encontros se materializou da forma mais perfeita na Villa VIVER. Lá descobrimos que parar e meditar é fundamental para continuarmos fazendo a diferença.

Nos especializamos em produzir conteúdo em todas as plataformas para empresas e profissionais. Marcas que se associam à VIVER para fazer conteúdo ganham credibilidade, alcance e a nossa expertise em contar boas histórias.

Quanto mais tecnologia temos, mais damos valor aos momentos em que nos encontramos com outras pessoas. Foi por isso que nos especializamos em eventos e em oferecer experiências diferenciadas aos nossos convidados. Nossa essência é possibilitar que as pessoas da nossa rede se conheçam e possam fazer negócios entre si.

Nosso mais novo projeto é o canal VIVER by Ellen Nogueira no YouTube, que traz entrevistas e dicas sobre lifestyle em Curitiba. Com vídeos semanais, ela vai mostrar algumas das melhores experiências por aqui e inspirar todos a viver Curitiba de um jeito leve e cheio de estilo. Vai lá: viverbyellennogueira

Somos apaixonados pelas pessoas que com seu trabalho, ideias e iniciativas ajudam a promover o avanço do coletivo e do outro. Há 10 anos contamos a história delas. Por isso criamos o prêmio VIVER Inspiradores, uma homenagem e reconhecimento. Este ano tem mais, em novembro, com a nossa festa de 10 anos. Até lá!

6

8

10

WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 13


VIVER AO VIVO

1

2

NOITE DE ENCONTROS E ALEGRIA

5

7

4

6

8

9

1. A festa de lançamento da VIVER no novo espaço da Moldura Minuto. 2. Cristiane Maciel, Márcia Calcagnotto, Daniele Viesser Valenti, Katia Faust, Sumara Botazzari e Vera Halic 3. Rodrigo Ramirez, Daniele Carazzai, Sandra Poli e Márcia Calcagnotto. 4. Edison Vello, Eduardo e Fábio Pacheco. 5. Ana Procopiak e Márcia Calcagnotto 6. Eduardo e Márcia Calcagnotto 7. Nelson, Márcia, Dila, Márcia e Eduardo Calcagnotto. 8. Ana Silvia Kerin, Márcia Calcagnotto e Ana Italia Paraná Mariano 9. Danusa Hauer, Ellen Nogueira e Marlene Silva. 14 VIVER CURITIBA

VEJA UM VÍDEO 360º EXCLUSIVO DESSE EVENTO

FOTOS: FERNANDO ZEQUINÃO.

3

O evento de lançamento da terceira edição do ano da VIVER agitou a nova loja da Moldura Minuto, no Batel. A festa, que teve o cardápio assinado pela chef Dani Testa, do Rause Café e produção por Alexandre Yamamoto, contou com o patrocínio das Faculdades Inspirar e do Shopping Mueller. O público conferiu de perto uma edição cheia de conteúdos voltados ao empreendedorismo e à colaboratividade.


onde arte e

decoração se encontram 41 3342 1403 @galeriamolduraminuto /espacomolduraminutocuritiba Rua Alferes Ă‚ngelo Sampaio | 2333



FOTO: PABLO CONTRERAS

DAQUI

Novos olhares Que tal ser turista na sua própria cidade? Vem com a gente conferir algumas das melhores experiências de Curitiba WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 17


DAQUI

Vem pra

rua!

Ocupar as ruas é viver a cidade de um jeito diferente. Em Curitiba, elas se tornaram os points mais legais para encontrar com os amigos. Que tal curtir a cidade de um jeito novo?

RUA SÃO FRANCISCO Uma das mais antigas da cidade, passou por várias obras de revitalização e vale a visita. Quando estiver caminhando por ela, invista alguns minutos para observar e se divertir com os grafites espalhados pelas paredes coloridas. Para o almoço, se delicie com o cardápio do Nona Giovana, restaurante de comida italiana tão tradicional quanto o endereço em que está situado. Por fim, caminhe até a esquina com a Rua Presidente Faria e tire muitas fotos na Praça de Bolso do Ciclista, cheia de grafites coloridos e instagramáveis.

ALAMEDA JÚLIA DA COSTA Dê uma passada na The Kettle e se apaixone por essa casa de chá adorável e com carinha de casa de vó. Na mesma rua, para os lados do Largo da Ordem, fica a Casa 102, um dos espaços colaborativos mais bacanas da cidade, que reúne ateliês, coworking e exposições de arte em um só lugar. O Soy Latino Bar fica quase em frente à Casa 102 e também vale a visita! Por lá, a comida, os drinks e a trilha sonora são animados e diversos como a cultura latina. !Arriba¡ 18 VIVER CURITIBA


FOTOS: CESAR BRUSTOLIN/SMCS, DANIEL CASTELLANO, GUS BENKE, ERIKA CRISTINE

PRUDENTE DE MORAES Pioneira no movimento de valorização das ruas curitibanas, a Prudente de Moraes é parada obrigatória. Alguns dos restaurantes, bares e cafeterias mais legais da cidade estão por lá, como o Janela Bar e o Veg e Lev. Quando puder, conheça duas lojas superbacanas da Prudente: a Simple Organic – de cosméticos naturais – e a Reptilia, marca de moda curitibana.

RUA XV DE NOVEMBRO A mais clássica de todas pede por passeios que não durem horas, mas dias ou até semanas. Para aprender mais sobre esse ponto icônico da cidade, agende um passeio pela Rua XV com a professora Ana Procopiak (@ana.procopiak) e tenha uma aula enriquecedora sobre a arquitetura da cidade! Para fechar o passeio com chave de ouro, pare na Confeitaria Dois Corações e se delicie com a coxinha mais famosa de Curitiba!

ACESSE E CONTINUE ESSE PASSEIO

WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 19


DAQUI

Gastronomia raiz Sob o comando do chef Marcos Bortolozo, a Marbô − Gastronomia de Origem celebra os sabores e seu poder de evocar boas memórias

20 VIVER CURITIBA

Mesmo com tantas transformações previstas para os próximos meses, alguns aspectos da Marbô − aqueles que o tornam único na cidade − permanecerão intactos. Os insumos orgânicos utilizados no preparo dos pratos, por exemplo, continuarão a fazer parte do cotidiano do restaurante. A experiência de contrastes oferecida pela casa também não mudará: seja por meio da mistura de nostalgia e modernidade da ambientação, seja pela variedade de pratos que vão dos clássicos aos vanguardistas, a Marbô continuará a ser o destino certo para quem valoriza a elegância e a informalidade em um só restaurante.

ARQUITETURA ESPECIAL Além da gastronomia, outro ponto marcante da Marbô é a sua arquitetura. Sediado em um imóvel projetado pelo arquiteto Lolô Cornelsen em 1953 − considerado como Unidade de Interesse de Preservação pela Prefeitura de Curitiba −, o restaurante tem estética modernista inspirada na década de 1950. É possível agendar uma visita técnica para aprender mais sobre a arquitetura do espaço e, de quebra, saborear pratos incríveis! MARBÔ - GASTRONOMIA DE ORIGEM| Rua Dr. Faivre, 631 | Centro 41 3121-1547

FOTOS: GUS BENKE E DIVULGAÇÃO

M

ais do que satisfazer o apetite, a gastronomia tem o poder de resgatar memórias e criar experiências incríveis. Com essa ideia em mente, o chef Marcos Bortolozo planeja uma série de novidades para transformar a Marbô, que agora deixa o Bakery para trás e passa a se chamar Marbô − Gastronomia de Origem. A mudança no nome celebra o fator mais característico da culinária do chef, que utiliza elementos da sua memória gustativa para criar as receitas do restaurante, destinadas a quem aprecia experiências nostálgicas na gastronomia. Seguindo a lógica da renomeação do restaurante, a Marbô deixará de focar na panificação, dedicando seus holofotes aos eventos sediados por lá, assim como ao constante aperfeiçoamento da gastronomia praticada na casa.



DAQUI

Toca aqui Curitiba está cheia de lugares para quem curte uma boa música, não importa o estilo. E dá para combinar com um delicioso jantar ou até uma bela vista!

Vale da Música O projeto que mudou a rotina da Ópera de Arame acaba de completar um ano. A paisagem que já era linda ganhou um palco flutuante e móvel no meio do lago, onde acontecem shows ao vivo de música instrumental de terça a domingo, das 10h às 18h.

Dizzy Café Concerto O Dizzy é o ponto de encontro para quem curte um bom som. Nas paredes e no palco, só música de primeira. Da cozinha, saem pratos com frutos do mar, sanduíches e porções, além de sobremesas de dar água na boca. E rola música ao vivo todos os dias! 22 VIVER CURITIBA

BARDO TATÁRA O dono do bar, João Gilberto Tatára, não tem nome de músico famoso à toa: compositor, poeta, pintor e escultor, ele vive arte e transporta isso para o local. Quadros próprios, esculturas e poesias escritas nas paredes compõem a decoração do lugar, que tem público fiel e música ao vivo todos os dias. O projeto Segunda Autoral dá voz a músicos da cena curitibana. 92 UNDERGROUND PUB Os fãs de música alternativa com certeza se lembram do antigo 92, que abriu as portas em 1991. Atualmente, o bar funciona em uma casa antiga na Manoel Ribas, mas com a mesma proposta de sempre: promover bandas e artistas autorais.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

PALCO DOS 5 SENTIDOS Que tal viver uma experiência sensorial que une música e gastronomia? De segunda a sábado, estilos musicais se revezam e, na gastronomia, produtos e pratos que usam ingredientes locais, como vinhos de São José dos Pinhais, chopes artesanais curitibanos, café do norte do estado e queijos da Colônia Witmarsum.



DAQUI

Não é só um hotel Grand Hotel Rayon retoma posicionamento como um dos melhores hotéis da cidade ao se tornar um centro de entretenimento também para o público local

V

ocê já deve ter notado que o Rayon vem pas sando por mudanças. Dirigido pela empresária Marilis Borcath Faggiani, o hotel passou por um completo retrofit – que incluiu desde a marca e identidade visual até as acomodações e áreas de convivência e focou na gastronomia e entretenimento. “São opções para atender às necessidades atuais de um público cada vez mais seleto e exigente, que busca vivenciar momentos especiais em cada viagem ou serviço”, explica. Para tanto, o hotel investiu no serviço de conciergerie e inaugurou o SPA by Anna Pegova, o único da tradicional marca francesa em hotel no Brasil. O cardápio de Room Service, o Lobby Bar e o restaurante internacional, Garbo, também ganharam novidades. Não é só um hotel Grand Hotel Rayon retoma posicionamento como um dos melhores da cidade ao se tornar um centro de entretenimento também para o público local e de passagem.

HAI YO

As novidades não param por aí. Em maio, o Rayon inaugurou a RW Club, boate dedicada à música eletrônica que promove festas exclusivas, e preparase para abrir, ainda este ano, a Room 1424, um bar que vai reunir jazz, bons drinks e alta gastronomia. GRAND HOTEL RAYON | Rua Visconde de Nácar, 1.424 | Centro grandhotelrayon.com.br @grandhotelrayon | @haiyo_restaurante 24 VIVER CURITIBA

FOTOS: DIVULGAÇÃO.

HAI YO Um dos pontos altos dessa nova fase foi a inauguração do restaurante HAI YO, que trouxe um dos principais nomes da cena gastronômica nacional para Curitiba. O chef paulistano Kazuo Harada começa a repetir aqui o sucesso adquirido à beira-mar quando conquistou uma estrela no Guia Michelin por três anos consecutivos (em 2015, 2016 e 2017 por seu trabalho no Mee, restaurante do Copacabana Palace).



DAQUI

Para saborear, curtir e fotografar

D

esfrutar um almoço delicioso enquanto assiste a uma das competições de turfe mais exclusivas do Brasil, com direito a uma vista incrível: em Curitiba, é possível viver essa experiência em um dos espaços mais legais da cidade! No dia 22 de setembro, muitos curitibanos curtiram a emoção de assistir aos melhores cavalos de corrida do país disputarem o primeiro lugar do Grande Prêmio Paraná Jockey Plaza 2019, ao mesmo tempo em que saboreavam os pratos servidos no Boulevard Gastronômico e na Praça de alimentação do Jockey Plaza Shopping. A vista panorâmica − inédita na cidade − está direcionada à pista de Corrida do Jockey Clube e é parada obrigatória para quem ama garantir aquela foto legal para o feed do Instagram.

26 VIVER CURITIBA

E por falar nisso, vale a pena conferir os espaços instagramáveis espalhados pelos corredores do shopping, que já se tornaram referência entre os visitantes. Com diferentes temas e estilos, são pequenos estúdios prontinhos para realizar verdadeiras sessões de fotos. Além da vista, muitos empreendimentos contam com projetos arquitetônicos que valem uma visita demorada para apreciar os detalhes de cada um deles. A Goodies Bakery é um exemplo: a ambientação da loja segue a identidade encantadora da marca, repleta de detalhes delicados que combinam com os doces servidos por lá. E se você busca uma parada estratégica durante um passeio com as crianças pelo shopping, não deixe de conhecer a Casa da Bruxa. Os doces diferentes e a atmosfera lúdica da loja encantam os pequenos!

CINEMA VIP O cinema é uma experiência à parte: com oito salas − sendo duas delas VIP, construídas em formato stadium, com poltronas reclináveis de couro −, a rede Cinépolis oferece uma imersão tecnológica que promete transformar a experiência cinematográfica dos visitantes.

JOCKEY PLAZA SHOPPING Rua Konrad Adenauer, 370 | Tarumã jockeyplaza.com.br @jockeyplazacuritiba

FOTOS: NEW RUSSO FOTOGRAFIA, NENAD RADOVANOVIC, DIVULGAÇÃ0.

Com vista panorâmica para a pista do Jockey Clube, o Jockey Plaza Shopping é um percurso recheado de boas experiências



MATRÍCULAS ABERTAS

Período

Agende sua Visita:

3003-0900

colegiosmaristas.com.br


Integral

no Marista

com Cambridge International. Por um futuro BILÍNGUE. É integral porque é para a vida toda. Descobrir e desenvolver habilidades, relacionar-se, expandir os conhecimentos e o entendimento sobre o mundo, ganhar autonomia, vivenciar experiências fora da sala de aula, comunicar-se em outra língua. Assim é o Período Integral dos Colégios Maristas. Um projeto pedagógico completo para uma formação integral.

Experiências e emoções em tempo integral. Cambridge Projects; Ambientes diferenciados e acolhedores; Atividades físicas e culturais; Momentos ao ar livre; Descanso e descontração; Projetos investigativos.


FOTO: LAURO MAEDA

CAPA

30 VIVER CURITIBA


Seja feliz hoje Marcos Piangers fala sobre a importância de viver o presente e lembra que só é feliz quem conhece seu propósito de vida POR LUIS CARNEIRO

E

Marcos Piangers adora ir com a família ao Bosque do Papa.

m 2016, ele estava morando em Porto Alegre (RS), coordenando uma área de inovação na RBS, trabalhando com a Fátima Bernardes na Globo, lançando o livro Papai É Pop 2, rodando o Brasil em palestras e de repente a filha mais velha, Anita, o puxa pela camisa e diz: “Pai, você não pode fazer um livro chamado Papai É Pop e sair viajando por aí. Não importa quem é Globo, quem é Fátima Bernardes, eu quero você aqui. Você precisa estar mais aqui”. Isso foi um divisor de águas. A partir dali, Marcos Piangers foi desfazendo contrato por contrato e no final do mesmo ano aceitou o convite da esposa, a também jornalista e escritora Ana Cardoso, para se mudar para Curitiba, onde mora sua família. Todo ano Piangers escreve um e-mail para si mesmo utilizando o site futureme.org, uma espécie de cápsula do tempo em que é possível escrever uma carta e programar para recebê-la um ano depois. Naquele ano, o e-mail foi o mais nervoso que já escreveu. Estava apavorado, pensando que ia dar tudo errado, que eu ia perder dinheiro, fama, relevância. Um ano depois, já morando em Curitiba, eis que chega o e-mail na sua caixa de entrada. Quando começou a ler, ele dava risada da cara do Piangers medroso de um ano atrás. Para ele, foi a melhor coisa que poderiam ter feito. Com toda a família por perto, além de desacelerar e inaugurar uma nova fase na sua vida, Piangers ganhou como bônus algo que nunca havia tido: o clássico almoço de domingo. Foi assim que o famoso Papai É Pop veio parar em Curitiba e foi assim que Marcos Piangers nos deu mais uma lição. Nossa felicidade é diretamente proporcional à clareza que temos da nossa motivação, do nosso propósito de vida. Assim como o e-mail da história, esta entrevista foi feita há exatamente um ano e por questões de programação da revista não havíamos publicado. Nesta edição especial de 10 anos em que falamos de felicidade e apresentamos as melhores experiências da cidade, nada melhor que resgatar esse bate-papo delicioso. No final do ano passado, Piangers recebeu o prêmio VIVER Inspiradores por representar uma nova geração de homens que não têm medo de sentir, mudar e compartilhar a importância de se viver o momento presente. É hora de continuar ensinando e aprendendo. WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 31


CAPA

E O QUE FAZER PARA VIVER MAIS LEVE? O que a gente tem de fazer é treinar o cérebro para sair dessa condição de estar extremamente preocupado, quase paranoico e perceber que temos no presente a possibilidade de ser feliz. A gente está em todos os momentos lamentando o passado ou esperando o futuro. Essa escolha de viver o presente é uma chance de viver uma vida mais equilibrada. Claro, filosofia, religiões tentam nos levar para esse equilíbrio, mas a construção social tenta nos levar para outro lado, de achar que o que importa na vida é ter em vez de ser. COMO VIVER O PRESENTE QUANDO A GENTE É ENGOLIDO PELOS COMPROMISSOS? Acho que temos de trabalhar melhor. A primeira coisa que percebi quando resolvi priorizar o tempo com as minhas filhas é que, primeiro, as pessoas dizem que não têm tempo para os filhos, mas não têm é prioridade. Tempo todo mundo tem, é o mesmo tempo para todos, algumas pessoas conseguem viver perto da família, outras não. MAS QUAL É A FÓRMULA? A primeira coisa é dizer para seu chefe ou seu cliente que a partir de agora quem desrespeitar o seu tempo está desrespeitando o tempo dos seus filhos. Agora a brincadeira mudou de nível, isso significa que reuniões que não têm objetivo, happy hour com os amigos, e-mail ou Whats às oito da noite, pode mandar, mas vou 32 VIVER CURITIBA

responder depois que botar meu filho para dormir. Quando eu comecei a organizar minha vida profissional, percebi que não fiquei menos produtivo, eu entregava talvez até mais resultado, mas sem esse monte de penduricalho que a gente cria na vida profissional e que não faz o menor sentido. FALTA CLAREZA DO QUE É IMPORTANTE? Tem um livro que eu adoro, que se chama Antes de Partir, de uma enfermeira que fez entrevistas com pessoas no seu leito de morte, questionando seus arrependimentos. Grande parte das respostas tem a ver com família e amigos. “Devia ter ficado mais com a família, valorizado os amigos, não devia ter me importado tanto com a opinião dos outros, não devia ter trabalhado tanto.” Conversa com um avô, o que ele vai te dizer? O que eu mais gosto é de curtir o meu neto, pra que que eu trabalhei como um maluco, não vi meus filhos crescerem, agora vou recuperar esse tempo com o meu neto. Você conversa com qualquer pessoa que tenha uma sabedoria, ela vai te dizer isso. Não se preocupe com a opinião dos outros, valorize sua família e seus laços de afeto com as pessoas que você ama. Então, quanto antes você puder entender, melhor. Porque em geral o ser humano aprende pela dor, com um divórcio, um acidente, uma doença grave, a perda de alguém querido. Se você puder aprender sem dor, com a sabedoria construída ao seu redor, tudo fica melhor. VOCÊ ACREDITA QUE EXISTA UMA SEQUÊNCIA PARA SER FELIZ? Primeiro passo, se conhecer. O que te transforma numa pessoa mais feliz, mais equilibrada, mais plena, com sensação de estar realizando algo. Ou seja, qual o teu propósito? Para alguns é a família; para outros, o sucesso profissional. Tem gente que é viciado em criar empresas, solucionar problemas

que estão ao redor e, nesse sentido, se ele olhar para dentro e entender que essa é sua motivação, seu propósito de vida, acho que também é válido. O principal é ter clareza. Porque na hora que chegam as dificuldades, os momentos de dor, a confusão é tanta que o cara não sabe para onde ir. Não sabe o que está sentindo, então olhar para dentro de si em todos os momentos é o maior dos exercícios. TER DE SER UM PAI PERFEITO NÃO TE CAUSA ANSIEDADE? As pessoas têm essa ilusão de me considerar o pai perfeito, mas eu erro o tempo todo, com a Anita, já na adolescência, e com a Aurora também. E estou o tempo todo aprendendo e testando o que funciona e o que não funciona. E esse que é o pai, um cara que presta atenção e entende, hora de dizer sim, hora de dizer não. Só que isso é terrivelmente trabalhoso, exige olho no olho, desligar o celular, sair do seu planejamento do dia de amanhã e entender que você está aqui hoje. E EM CURITIBA, QUAIS OS PROGRAMAS QUE VOCÊS COSTUMAM FAZER? A gente vai muito ao Parque São Lourenço, ao Bosque do Papa e ao Museu do Olho porque moramos ali perto. Gostamos de fazer muita coisa a pé. Eu sei que é difícil falar para alguém que mora há muito tempo aqui e já percebe muitos problemas, mas eu ainda tenho esse olhar turístico e deslumbrado pela cidade. COMO VOCÊ SE VÊ QUANDO AS MENINAS CRESCEREM? Lá na frente eu quero poder adotar crianças, acho que é uma experiência que todo pai deveria viver. Eu tenho uma amiga aqui de Curitiba, a Ingrid, que tinha três filhos e adotou cinco agora. Ela tem oito filhos e é uma das casas mais amorosas que eu já fui jantar na minha vida. Todo mundo feliz e alegre. Espero poder fazer alguma coisa na área educacional, trabalhar com mais gente que está em formação. Eu gostaria muito de aprender mais e daqui 10 anos ter um ambiente em que isso seja fluido, que isso transborde.

FOTO: GISELLE SAUER

POR QUE O FOCO DA MAIORIA DAS PESSOAS ESTÁ SEMPRE NO NEGATIVO? A nossa biologia, a nossa construção genética não aceita a felicidade. Se nossos ancestrais tivessem comida, conforto e estabilidade, certamente nossa espécie não estaria mais aqui, já teria sido extinta por algum predador. Dentro desse processo biológico, a gente foi construído para ficar com medo do que pode acontecer com a gente. O nosso cérebro presta muito mais atenção em notícia ruim do que em notícia boa. Porque notícia ruim é uma ameaça à nossa sobrevivência.


A FELICIDADE MORA AQUI Marcos Piangers vai ser um dos palestrantes do Congresso Internacional de Felicidade, que acontece nos dias 2 e 3 de novembro na Expo Barigui. Idealizado pelo curitibano Gustavo Arns, o encontro vai trazer palestrantes do Brasil e do mundo para explorar a felicidade e o bem-estar a partir de múltiplos olhares. Vale a pena conferir essa jornada de autoconhecimento e transformação que promete alargar nossos horizontes e ensinar ferramentas práticas para uma vida mais feliz.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CONGRESSO

WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 33


34 VIVER CURITIBA


Viva hygge Conheça como os dinamarqueses encontram a felicidade no dia a dia. Viver de acordo com os princípios do manifesto Hygge é mais simples do que parece POR LUIS CARNEIRO FOTO PABLO CONTRERAS

VEJA O VÍDEO QUE A GENTE FEZ SOBRE O HYGGE

WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 35


DAQUI

E

les são um dos povos mais felizes do mundo, no topo da lista do Relatório Mundial da Felicidade de 2018. Mais do que o alto índice de desenvolvimento, o que faz dos dinamarqueses os grandes mestres quando o assunto é viver bem é a habilidade em tornar cada lugar e a cada momento especiais. Essa filosofia de vida é tão levada a sério por lá que tem até um nome: hygge (que se pronuncia yuga). Sem tradução exata para o português, a palavra tem a ver com união, conforto e acolhimento. Com valorizar aquilo que é relevante para o seu bem-estar. Com um mix de atitudes simples, a filosofia de vida hygge dá as coordenadas para uma vida com mais felicidade e significado. Mas, se você pensa que só é possível vivenciar esse estilo na Dinamarca, é hora de rever seus conceitos. O hygge pode ser posto em prática aqui em Curitiba sim, basta apenas uma mudança de hábitos. Vale lembrar que a palavra hygge é frequentemente associada à casa e a toda atmosfera que envolve o morar bem. A razão é muito simples. Para os dinamarqueses, grande parte da felicidade gira em torno de um ambiente familiar acolhedor onde você possa passar os melhores momentos de relaxamento no final de um dia agitado. Para viver o conceito é preciso resgatar o prazer da casa como um lugar de paz, aconchego, como um verdadeiro refúgio. “Para que tudo isto ocorra simultaneamente o bom astral é imprescindível. A energia flui das pessoas para o ambiente e a atmosfera que as envolve torna-se extremamente propícia para que ocorram momentos hygge”, destaca a arquiteta Elaine Zanon, uma das arquitetas envolvidas com o lançamento do Denmark, um empreendimento da GT Building totalmente inspirado no estilo de vida dos dinamarqueses (veja matéria na página ao lado). Para a arquiteta, o cuidado com a ambientação dos espaços, decoração com apelos visual e tátil, com variedade de texturas e muito conforto gera

36 VIVER CURITIBA

Hygge é a antiga tradição que tornou os dinamarqueses as pessoas mais felizes do mundo porque entenderam como deixar cada lugar e a cada momento especiais

ambientes harmônicos e com altos níveis de sensorialidade. Lançar mão de recursos como velas, lareira, lâmpadas com temperatura de cor quente e dimerizadas e também o uso de iluminação indireta, são recursos que deixam os espaços mais aconchegantes. Mantas e almofadas, peças artesanais e objetos que despertem a memória afetiva das pessoas que iremos dividir nosso tempo também contribui para a beleza e qualidade dos ambientes além de ajudarem a imprimir a reconfortante sensação de “ninho”, altamente desejada no estilo hygge. Quem persegue um estilo de vida baseado no bem-estar e felicidade acredita em uma nova riqueza e na transformação do modo de viver e enxergar o mundo. “O valor emocional e pessoal do que é felicidade para cada um é impossível de ser mensurado e será um dos melhores investimentos na vida. Momentos de felicidade são os bens mais preciosos do mundo contemporâneo”, afirma a gerente de marketing da GT Building, Fernanda Krause Lemes. As pessoas valorizam e se conectam pelas memórias afetivas dos cinco sentidos. O hygge pode ser uma conversa sincera, um livro, a casa cheia com os amigos ou o aroma de domingo em família. “Quem se dedica para praticar o hygge, aproveita

10 PASSOS PARA A FELICIDADE DE ACORDO COM MEIK WIKING, AUTOR DO “THE LITTLE BOOK OF HYGGE” E CEO DO “HAPPINESS RESEARCH INSTITUTE”, HÁ DEZ ELEMENTOS NO MANIFESTOS DO HYGGE • Prepare o ambiente de forma especial • Evite distrações, esteja 100% presente • Cuide-se • Compartilhe • Agradeça • Seja empático • Certifique-se de estar totalmente confortável • Evite conflitos • Construa relacionamentos sólidos • Mantenha seu entorno seguro, organizado e bonito

ao máximo os pequenos momentos, transformando a jornada do cotidiano em algo incrível”, completa. RELAX TIME De acordo com os dinamarqueses, para reconhecer a atmosfera Hygge você tem que experimentá-la. Os momentos hygge são aqueles em que estamos jogados no sofá com o livro favorito nas nossas mãos, mas também são aqueles nos quais compartilhamos de uma boa comida, preparada com o coração, juntamente com nossos amigos ou com as pessoas que mais amamos. Escolher uma bela louça, montar alguns vasinhos de flores, perfumar o ambiente e colocar pequenos mimos para os convidados são boas dicas. Assim cuidamos de nós mesmos e proporcionamos mais bem-estar a quem a gente ama.


A casa que abraça

O

Denmark é inspirado no Hygge, conceito nórdico de felicidade, e baseado em três pilares: sentir, experimentar e vivenciar

morar e viver estão totalmente relacionados com o estilo de vida que escolhemos para o nosso cotidiano. Inspirada no conceito Hygge, a GT Building planejou o primeiro empreendimento hug house do Brasil: o Denmark. Localizado no Cabral, o Denmark transporta o hygge para o cotidiano de morar e viver e tem como propósito o desejo mais íntimo do ser humano: a felicidade. Com uma proposta de valorização do ser humano e a construção de felicidade, o Denmark buscou no escritório de arquitetura Axaa5 a criatividade e inovação necessárias para a tradução

desse conceito. A fachada, por exemplo, é inspirada em porta-retratos que eternizam as boas lembranças vivenciadas pelas famílias O ambiente e a distribuição do espaço útil de uma moradia impactam diretamente na maneira como vivenciamos cada momento no lugar que escolhemos para viver. Um exemplo é a valorização da cozinha. O ambiente é o coração da casa, capaz de inspirar lembranças positivas e, por isso, materializa o conceito dentro de casa. Para o arquiteto com reconhecimento internacional e responsável pelo projeto de interiores das áreas comuns, João Armentano, o projeto

pode ser traduzido como algo único. “A missão vai muito além do luxo, é trazer para o projeto elementos e espaços que retomam a verdadeira sensação de felicidade”. Responsáveis pelo projeto de interiores, Elaine Zanon e Claudia Machado destacam que o conceito hug house é bem interessante para quem mora em Curitiba, especialmente pelo clima da cidade. Por fim, o renomado escritório de Paisagismo Burle Marx planejou o projeto paisagístico do Denmark. A ideia é criar um lugar para viver bem e novas emoções e pensado para que as pessoas se sintam felizes. WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 37


DAQUI

O mundo por aqui ÁSIA

Faça uma viagem pelos quatro cantos do planeta vivendo experiências gastronômicas, turísticas e culturais em Curitiba

1

2

3

5

6

7

9

Sim, dá para viajar pela Ásia sem sair de Curitiba. No Aizu (1) você aprecia a gastronomia japonesa em um ambiente inspirado na arquitetura contemporânea do Japão. Se a ideia é fazer um happy hour, a pedida é o Izakaya Hyotan (2), com cardápio de snacks e comidinhas típicas dos bares nipônicos. Para tomar um café como se estivesse no Japão, vá na The Coffee (3), que serve bebidas quentes e geladas no estilo “grab and go”. A experiência japonesa não seria completa sem um passeio pela Praça do Japão (4), com 30 cerejeiras importadas do país do sol nascente. Já se a vontade é de comida chinesa, os pratos do Kung Fu Teppanyaki (5) são preparados na hora e na sua frente. A viagem continua na Mesquita Imam Ali Ibn Talib (6), que oferece uma imersão completa na arquitetura árabe. De lá vá saborear as delícias do Nayme (7), com um cardápio inteiro baseado em receitas de família. Fã de comida indiana? No Mahatma (8) o cardápio vegetariano é com preparos típicos e no Swadisht (9) não só a comida é incrível, como também a ambientação e as cumbucas e panelas superluxuosas.

38 VIVER CURITIBA

FOTOS: DIVULGAÇÃO.

8

Quando visitar o memorial, não deixe de participar da Cerimônia do Chá! A experiência de preparo da bebida ensina valiosas lições sobre focar e valorizar o presente e funciona como uma prática meditativa!


FOTO: BÁRBARA RODRIGUES.

WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 39


EUROPA

1

3

5

7

Bosque de Portugal (1) Com monumentos dedicados à cultura da terrinha, o bosque é uma homenagem à língua portuguesa e aos grandes poetas que dela se utilizaram para criar. Funiculare (2) A Itália fica logo aqui! Na Funiculare, a pizza é preparada e servida de maneira descomplicada, seguindo a tradição napolitana de assar a massa em forno à lenha. Confeitaria Holandesa (3) Decorada ao estilo das tradicionais cafeterias da Holanda, é o paraíso para os amantes da boa confeitaria. As delícias servidas por lá não se limitam à gastronomia do país, mas não deixe de provar a Torta Holandesa! Madalosso (4) Foi na tradição italiana do servir bem que o Madalosso encontrou seu estilo de receber os clientes e preparar a comida. Além de pratos típicos, como a polenta frita, o macarrão e a lasanha, a Itália se faz presente no restaurante pela arquitetura e pelo atendimento caloroso. Praça da Espanha (5) Além do Farol do Saber estilizado às cores da bandeira espanhola − lar da Casa da Leitura Miguel de Cervantes −, nas imediações da praça se localiza o restaurante Pata Negra, especializado na gastronomia latino-ibérica. As paellas da casa são imperdíveis! Sheridan’s (6) Primeiro Irish Pub da cidade, já se tornou um clássico das noites curitibanas. A ambientação e a carta de cervejas são uma atração à parte, além das festas temáticas e dos shows diários de música ao vivo. Clube Inbox (7) Novidade na cidade, é inspirado nas baladas de música eletrônica da Londres dos anos 1980 e 1990. O espaço fica em uma antiga fábrica de café e realiza festas exclusivas. As datas e os horários dos eventos são divulgados apenas para quem preencher um cadastro no site do clube, que anuncia todas as suas novidades via e-mail. Praça da Ucrânia (8) Consequência da forte imigração ucraniana em Curitiba, hoje a cidade está cheia de cantinhos que celebram o país. A Praça da Ucrânia, que foi uma das primeiras homenagens de Curitiba aos imigrantes ucranianos, abriga uma tradicional feirinha gastronômica que acontece sempre às sextas-feiras e é cheia de barraquinhas deliciosas! Durski (9) Saboreie a culinária eslava no Durski! Das entradas às sobremesas, os preparos requintados são reconhecidos internacionalmente como destaques da alta gastronomia e vão encantar o seu paladar!

2

4

6

8

Quer conhecer mais a Ucrânia e seus encantos? Faça um roteiro religioso pela cidade e conheça as 11 igrejas ucranianas que existem por aqui. Uma dica: comece pela Igreja Ucraniana Católica Nossa Senhora Auxiliadora, no São Francisco! O Memorial Ucraniano, no Parque Tingui, é outra dica valiosa para aprender sobre a cultura ucraniana e seu legado à cidade. 40 VIVER CURITIBA

FOTOS: DIVULGAÇÃO.

9


DOVE C’É

C’É PAGANINI O cuidado em cada ingrediente é a expressão de amor da nossa família.

A nossa família combina com a sua. www.paganinigastronomia.com.br facebook.com/PaganiniGastronomia

@paganinigastronomia WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 41


DAQUI

1

2

3

4

ÁFRICA

1

ACESSE E SAIBA MAIS SOBRE OS LUGARES

42 VIVER CURITIBA

Aproveite a ida ao museu e conheça a Ahorta Café! Superdiferente, a cafeteria tem uma horta comunitária, um espaço de assistência a ciclistas e uma sala em que acontecem aulas de ioga, tai chi chuan, dança do ventre e muito mais!

2

Museu Egípcio e Rosa Cruz (1) Nem todo mundo sabe, mas Curitiba abriga um museu dedicado à história e à cultura egípcia. No rico acervo voltado a todos que se interessem e queiram aprender mais sobre a história milenar desse país, o destaque é a múmia Tothmea, que possivelmente foi uma cantora ou musicista de um templo no Antigo Egito. Memorial Africano (2) Localizado na Praça Zumbi dos Palmares, o Memorial Africano homenageia os 54 países do continente, assim como suas histórias e ricas culturas. O espaço conta com uma extensa área dedicada à prática de esportes ao ar livre e um anfiteatro em que são realizadas palestras e atividades culturais.

FOTO 1: KAWANNY LEAL

AMÉRICA

Café da manhã, brunch, almoço ou janta: no New York Café (1), você se sente em terras norte-americanas durante qualquer refeição. Seja pela ambientação, seja pelos preparos doces e salgados, é como se estivesse nos Estados Unidos. Na Cookie Stories (2) você encontra cookies, brownies, chocolates quentes e os melhores doces da gastronomia norte-americana em um só lugar! O cardápio é repleto de cafés e preparos típicos das cafeterias de lá, prontinhos para serem consumidos nas unidades superestilosas do Juvevê e do Batel! O Peru é reconhecido internacionalmente como lar da alta gastronomia contemporânea. E em Curitiba você pode conhecer mais sobre essa rica gastronomia e gama de sabores no Do Peruano (3). Se bater aquela vontade de uma típica parrilla argentina ou de uma deliciosa panqueca de doce de leite, vá ao La Linda (4). As carnes da casa são todas preparadas à moda dos hermanos e harmonizam perfeitamente com a carta de vinhos para lá de extensa disponível por lá.


WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 43


O MUNDO POR AQUI

Vive la France!

Tem o sonho de conhecer Paris e as maravilhas da França? Que tal então aprender francês na escola que é referência não só no idioma, mas na propagação de sua cultura também?

COZINHA PEDAGÓGICA A Aliança Francesa de Curitiba leva tão a sério a boa comida com um bom papo que criou um espaço dedicado a aulas de francês através da enogastronomia. La Cuisine, a cozinha pedagógica, reúne alunos e gastrônomos para compartilhar receitas clássicas e contemporâneas. Os encontros são dedicados à prática da conversação em francês, origem dos pratos, sua apresentação, preparação e, claro, degustação! A proposta da cozinha é oferecer aos alunos um momento agradável, estimulando o aprendizado de uma maneira divertida.

CENTRO CULTURAL A Aliança Francesa promove o prazer de conhecer e refletir sobre a arte e as culturas francófonas. Semanalmente são realizados eventos e exposições gratuitos abertos ao público. Além de toda a programação cultural em cartaz (teatro, música, cinema), alunos e visitantes ainda podem conhecer as delícias do Café Babette e a Midiateca, maior acervo francófono do sul do país, constituída por grandes obras de literatura francesa: clássicos, contemporâneos e títulos premiados, além de músicas, DVDs, revistas e muito mais! 44 VIVER CURITIBA


CENTRO DE CERTIFICAÇÃO Existe a possibilidade de comprovar proficiência em qualquer nível na língua de Molière, desde iniciante até fluente. A Aliança Francesa de Curitiba é um centro oficial de exames que aplica avaliações de proficiência e diplomas reconhecidos internacionalmente. Os testes (TEF, TCF) e diplomas (DELF, DALF) são baseados nos níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, um marco de excelência na aprendizagem do idioma francês.

Instituição de francês Um dos propósitos da Aliança Francesa de Curitiba, desde sua criação em 1945, é a difusão do idioma francês. Para cumprir essa missão, ela junta, treina e forma os melhores profissionais para ensinar a língua que é falada nos cinco continentes. Tem para todos os gostos e idades: com regime de estudos regulares, intensivos, superintensivos, ateliers de curta duração e cursos temáticos, para quem quer focar em um determinado tema. Aprender francês pode se tornar um real diferencial na vida, seja pelo simples prazer de dizer Je t’aime mon amour, seja para fins profissionais, dando um boom na carreira!

INTERCÂMBIO Nada mais normal do que querer praticar in loco o idioma que está aprendendo, ter acesso à cultura do país, conhecer seu povo, seus costumes e hábitos. Como uma língua nunca se desvincula de sua cultura, a Aliança Francesa orienta e monta programas de estudos para quem quer intercambiar e provar todos os sabores da França, em modo individual ou coletivo. Fora intercâmbios linguísticos e culturais, a Aliança apoia e orienta alunos que têm por objetivo o intercâmbio acadêmico e processo de imigração. Os alunos da Aliança Francesa durante um intercâmbio coletivo em Rouen, em 2017.

Aliança Francesa de Curitiba | Al. Prudente de Moraes, 1.101 | Centro (41) 3223-4457 | afcuritiba.com.br WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 45


DAQUI

APRESENTA:

Para se apaixonar Plural como nunca, a região entre o São Lourenço e o Centro Cívico é uma rota cheia de lugares legais e experiências incríveis para viver. Que tal explorar esse cantinho da cidade com outros olhos?

46 VIVER CURITIBA


BOULEVART CENTRO CÍVICO: MON: Um dos museus mais famosos da cidade fica aqui! Que tal iniciar o passeio conferindo as exposições incríveis que acontecem por lá? E não vale ir só pra tirar fotos ou levar os dogs no Parcão, tem que entrar no museu, hein?!

FOTO: DIVULGAÇÃO

CURITIBA SUNSET CAFÉ: Reserve o próximo fim de tarde (de céu aberto, é claro!) e observe o pôr do sol em uma das vistas mais arrebatadoras da cidade, bem em frente ao museu! BOSQUE JOÃO PAULO II: Visite uma das paradas do Papa durante seu passeio a Curitiba em 1980! Por lá, existem 7 casas polonesas, construídas no fim do século 19 por imigrantes. Todas abrigam elementos da cultura do país e têm entrada gratuita!

KAWIARNIA KRAKOWIAK: Aproveite o passeio e visite essa confeitaria polonesa ao lado do bosque. O cardápio é repleto de doces típicos, como o Kremòwka Papiesca, folhado doce com recheio de nata e baunilha. Diz a lenda que essa sobremesa era preparada por freiras especialmente para o Papa João Paulo II, que amava o confeito! MARY ANN APPLE FACTORY: Já que estamos na vibe dos doces, dê um pulo na loja que transformou a maçã na estrela do cardápio. São muitas opções de cair o queixo!

Situado no Centro Cívico, o Boulevart traz o melhor da síntese entre a natureza e a cidade. O prédio divide o terreno com uma admirável área de bosque preservado. Os apartamentos são complementados por áreas de lazer e wellness, constituindo um espaço inteiramente dedicado ao bem viver. Mesmo com toda a área verde, o Boulevart está a poucos metros de todas as conveniências urbanas: mercados, escolas e espaços culturais são algumas das atrações vizinhas do empreendimento.

CHELSEA BURGUER: Por falar em delícias, não deixe de degustar o cardápio caprichado do Chelsea! O lugar é lindo e é ótimo para curtir com a família. WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 47


DAQUI

NO MEIO DO CAMINHO… GOODIES BAKERY: Continue o passeio e faça uma paradinha estratégica na Goodies Bakery. Impossível não se encantar com os doces igualmente lindos e deliciosos. CICLOVIAS: Desfrute dos longos quilômetros de ciclovia pavimentada que existem nessa região da cidade! E não tem desculpa, viu?! Se não tiver uma bike em casa, é só pegar o celular e alugar uma Yellow! Há várias delas pelo caminho, ao seu dispor!

Localizado em uma das áreas mais verdes da cidade, repleta de áreas de preservação e da calma que só a natureza pode proporcionar, está o Unique. Próximo do Parque São Lourenço, o condomínio une sofisticação e revolução ecológica em um mesmo ambiente. Mesmo a poucos minutos das zonas centrais da cidade, o empreendimento está rodeado de mercados, escolas e de muitos barzinhos e restaurantes. Um verdadeiro refúgio para a boa vida!

FOTO: CESAR BRUSTOLIN/SMCS E DIVULGAÇÃO

MUSEU DO HOLOCAUSTO: Você já conhece o Museu do Holocausto? Ele é o primeiro museu do Brasil dedicado a esse triste episódio. Por lá, é possível aprender sobre a guerra e suas consequências por meio da história de vítimas que têm relação com o Brasil ou o Paraná.

UNIQUE

48 VIVER CURITIBA


SÃO LOURENÇO: PARQUE SÃO LOURENÇO: Rodeado por uma área verde com presença notável das araucárias, o Parque São Lourenço é o lugar ideal para uma volta de bicicleta ou um passeio com a família, pois abriga um parquinho, uma pista de rolimã e canchas de futebol e vôlei.

FOTO: ANDREA SILVA

CENTRO DE CRIATIVIDADE: Ali também fica o Centro de Criatividade de Curitiba, outro ponto no roteiro que vale uma visita demorada. Ao longo do ano, são realizados cursos e oficinas voltados a diversas atividades artísticas. Fique de olho e não deixe de participar dos próximos! PANTAGRUEL: Desfrute de um belo almoço sob as árvores no quintal enorme do Pantagruel. O restaurante abre de sexta a domingo e tem uma vibe que combina com o fim de semana. Perfeito para marcar aquele encontro com os amigos!

CONFIRA O VÍDEO SOBRE ESSA ROTA INCRÍVEL

WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 49


DAQUI

FOTO: LEO FLORES

Para respirar cultura

50 VIVER CURITIBA


Arte, literatura, cinema… a veia cultural curitibana transborda atrações para todos os públicos, dos tradicionais aos descolados - e com roteiros para todos os bolsos!

FOTO: DIVULGAÇÃO

SOLAR DO ROSÁRIO Localizado no centro histórico de Curitiba, abriga café e livraria, galeria de arte, restaurante, casa de chá e jardim de esculturas. Tem agenda de cursos, oficinas, ateliês, lançamentos de livros e eventos culturais.

PORTÃO CULTURAL O espaço abriga o MuMA - Museu Municipal de Arte de Curitiba, o Cine Guarani, o Auditório Antônio Carlos Kraide, a Casa da Leitura Wilson Bueno e um Centro de Arte Digital, além de Espaço de Convivência e salas para cursos e projetos de ação educativa. CCB - CENTRO CULTURAL BOQUEIRÃO Um dos principais projetos de descentralização da cultura em Curitiba, o CCB tem em seu roteiro o Festival EnCena Boqueirão, mostra de teatro com as principais companhias do Paraná, e a Polenta Boqueirão, festival gastronômico que reúne as comunidades do bairro.

CASA HOFFMANN Um centro de estudos que se dedica à exploração de novas estéticas do movimento, a Casa conta com toda a estrutura necessária para o desenvolvimento artístico, como biblioteca e cursos ministrados por artistas renomados. Tudo em um imóvel símbolo da transformação arquitetônica de Curitiba. CASA SELVÁTICA A Selvática Ações Artísticas se autodefine como “uma experiência híbrida de coletivo, produtora, espaço artístico, plataforma criativa de gestão compartilhada, residência e intercâmbio”. O conceito que parece complicado traduz a diversidade de temas trabalhados no coletivo artístico, que traz forte relação com as experiências da comunidade LGBTQI+.

MEMORIAL DE CURITIBA Você com certeza já viu por fora, mas alguma vez já entrou no Memorial? Lá acontecem apresentações musicais, de dança, teatrais, exposições de arte e lançamentos de livros.

WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 51


DAQUI

Universo das palavras Adora ler? Separamos quatro experiências imperdíveis na cidade

POR QUE IR:

SÓ TEM LÁ:

LIVRARIA ARTE E LETRA

Recentemente renovada, a Arte & Letra une café e livraria em uma experiência única no centro da cidade.

Diferentes espaços para leitura com destaque para a livraria recheada de autores locais e títulos da própria editora.

LIVRARIA BARBANTE

Localizada dentro da Galeria Ponto de Fuga, aqui a proposta é valorizar autores e publicações independentes.

Obras com baixa tiragem e publicações com acabamentos especiais, contrastando com os livros de grandes editoras. Ou seja, se procura algo diferente, esse é o lugar.

FEIRA DO POETA

No centro histórico, de terça a domingo, a feira recebe poetas e amantes da poesia e possui biblioteca especializada.

Encontros como “Cutucando a Inspiração” e saraus populares promovidos em espaços comunitários espalhados pela cidade.

BIBLIOTECA PÚBLICA

Mais de 160 anos de história, 700 mil títulos e 2 mil pessoas diariamente. Estes são somente alguns números da Biblioteca Pública do Paraná.

O espaço ainda conta com extensa programação cultural, que inclui exposições e encontros com escritores. Na seção infantil tem contação de história e oficina todos os dias.

52 VIVER CURITIBA


HQ LOVERS GIBITECA Sim, Curitiba tem uma gibiteca! Fica no mesmo prédio do Solar do Barão e tem mais de 32 mil gibis, desde os infantis até os de terror, cartuns, fanzines e mangás. Toda semana o espaço reúne ilustradores e amantes dos quadrinhos para eventos gratuitos.

FOTO ITIBAN:,KRAW PENAS / FOTO CINÉPOLIS: FÁBIO CHIBA / CINE PASSEIO: DANIEL CASTELLANO.

ITIBAN Você pode não saber, mas Curitiba conta com uma loja especializada em HQs há 30 anos! Ponto de encontro de jogadores de cards, RPG e fãs de quadrinhos, a Itiban Comic Shop é hoje referência nacional no gênero, já tendo sido premiada como a melhor do país.

PARA OS FÃS DA SÉTIMA ARTE IMAX A tela côncava seis vezes maior que as tradicionais com imagem de alta definição e o som digital quatro vezes mais potente colocam o público dentro do filme na sala Imax de Curitiba. CINEMATECA A Cinemateca se destaca pelo seu grande acervo de filmes (entre película e digital) e uma biblioteca especializada que conta com coleção de pôsteres e equipamentos antigos. O espaço ainda tem projeções diárias de filmes, cursos e uma forte ênfase nos trabalhos de cineastas paranaenses. CINÉPOLIS Presente nos shoppings Pátio Batel e Jockey Plaza, o complexo Cinépolis revolucionou a experiência do cinema com as salas VIP, com direito a garçom e poltronas namoradeiras e, em breve, as novas poltronas lounge, semelhantes a camas de casal.

CINE PASSEIO: Que tal viver de novo a experiência dos cinemas de rua? São duas salas de projeção (Ritz e Luz, em homenagem aos antigos cinemas de Curitiba), espaço multiuso e sala on demand. Isso sem falar no café, um charme à parte! WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 53


DAQUI

ACESSE E SAIBA MAIS SOBRE OS LUGARES

54 VIVER CURITIBA

VIAGEM NO TEMPO Explore a história de Curitiba de um jeito novo! Comece pelo Museu de História Natural e aprenda tudo sobre o ecossistema da nossa região. No Museu Paranaense, você fica por dentro de todos os detalhes da história do Paraná. As exposições são cheias de relíquias! Para levar um pouco de história para casa, passe no Museu do Azulejo e garimpe peças únicas e originais. Por falar em antiguidade, já conhece os carros do Museu do Automóvel? São mais de 150 veículos que marcaram a indústria automobilística! Por fim, caminhe pela história da cidade nos tours do Curitiba Free Walking e do Linha Preta. Os dois são gratuitos, mas enquanto o primeiro foca em pontos de interesse históricos gerais, o segundo aborda locais na cidade cruciais para a história da população negra em Curitiba.

Curte carros? Visite o Autódromo Internacional de Curitiba e assista a corridas e exposições com veículos incríveis!

FOTOS: DIVULGAÇÃO.

Aproveite a parada e conheça a Calçada da Fama animal que fica por lá!


TÁ NA HORA DE MEXER Se o seu tipo de turismo é mais agitado, que tal explorar as alturas do Campo Base, ginásio de escalada indoor no centro da cidade? Outra opção é realizar um roteiro freestyle pelos parques de Curitiba e suas longas ciclovias. Passeios noturnos organizados por diferentes grupos e organizações acontecem semanalmente em vários bairros da cidade. Para participar, é só seguir a Cicloativismo Fotografia nas redes sociais e preparar a bike!

FOTOS: WANNER CAVAGNOLLE, DIVULGAÇÃO.

ROLÊS ALTERNATIVOS Explore cantinhos da cidade que você nunca imaginou! Que tal uma visita guiada pelo Cemitério Municipal? São três modalidades de visita gratuitas. Em todas elas, você aprende muitas curiosidades sobre Curitiba. Por falar em aprender, que tal saber mais sobre as estrelas? Visite o Clube de Astronomia do Colégio Estadual do Paraná e veja estrelas e constelações de pertinho no observatório do clube. Para garimpos incríveis, que tal explorar os brechós da cidade? São várias opções bacanas para conhecer, mas indicamos o Lavô tá Novo para dar um start. Por falar em garimpo, dê uma passada no Mercado das Pulgas e se delicie com os milhares de achados incríveis que existem por lá!

ACESSE E CONTINUE ESSA VIAGEM POR CURITIBA

Olhar para a cidade de outra forma, saindo da sua zona de conforto, é essencial para descobrir coisas novas e sempre se surpreender com o lugar onde vive.

WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 55


Breve Lanรงamento

Fachada

Fun Square

Saiba mais:

41.99500.0047

Piscina infantil coberta e aquecida

vanguardhome.com.br/bless



FOTO: PABLO CONTRERAS

BEM-ESTAR

58 VIVER CURITIBA


Detox da vida Desacelere da correria do cotidiano e desfrute de experiĂŞncias que te farĂŁo desestressar e curtir a cidade WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 59


BEM-ESTAR

U

m verdadeiro oásis de calma e natureza, a Unilivre − Universidade Livre do Meio Ambiente é um espaço que deve ser conhecido e explorado várias e várias vezes. Além do contato com a natureza − experiência que já vale a visita −, realiza eventos e cursos voltados à valorização do meio ambiente e sua preservação.

TRILHAS EM EQUIPE Descubra os encantos da Serra do Mar nos arredores de Curitiba! Existem diversos serviços turísticos partindo da capital em direção aos municípios da região metropolitana, mas, na Aventura Curitiba, as trilhas e bicicletadas em equipe exploram picos, morros e matas de Campina Grande do Sul, Quatro Barras e Morretes. ORQUIDÁRIO A CÉU ABERTO Novidade na cidade, o Orquidário a Céu Aberto é um encanto que transforma uma simples caminhada pelas calçadas da Al. Princesa Izabel. Ele faz parte do projeto Se Essa Rua Fosse Minha, que estimula o cuidado e o apreço dos curitibanos pelas ruas da capital. São mais de 200 mudas dos mais variados tipos de orquídea espalhadas pelo trecho que fica entre a Rua Desembargador Motta e a Al. Presidente Taunay.

UM GUIA PARA DESESTRESSAR E CURTIR A CIDADE!

60 VIVER CURITIBA

YOGA NO PARQUE Praticar uma atividade de extremo relaxamento gratuitamente e, de quebra, conhecer muita gente bacana: essas são algumas das vantagens do Yoga no Parque. Para participar, basta se informar da data e local das aulas e levar sua canga! A localização varia de mês a mês, mas geralmente acontecem em parques da cidade ou nas ruínas do São Francisco. GAYA SPA São inúmeros serviços dedicados ao bem-estar de seus visitantes. Uma atração à parte são os serviços de massagem da casa: para cada necessidade, há um tipo específico, variando de técnica e estilo. O tempo de duração varia de 30 minutos a 1h30 de atendimento. Para agendar já! DELPHIS UNIVERSALIS Aprenda a meditar por meio das técnicas ensinadas por Siddharta, fundador da Delphis Universalis e grande entusiasta da prática meditativa. O espaço dedica sua programação ao ensino e à realização da prática, além de eventos voltados ao autoconhecimento e ao bem-estar de seus participantes. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Está cada vez mais fácil consumir alimentos livres de aditivos químicos e agrotóxicos em Curitiba. As feiras de orgânicos pipocam pela cidade e você pode até mesmo fazer um roteirinho para conhecer cada uma delas! A mais tradicional acontece semanalmente nos sábados pela manhã, ali no Passeio Público. Vale conhecer também as do Cabral, da Praça do Japão e de Santa Felicidade! Outra dica imperdível é conhecer os Jardins de Mel distribuídos por diferentes bairros. Além de desfrutar da paz que só um ambiente arborizado e florido pode proporcionar, você pode observar de perto cerca de cinco espécies de abelhas nativas, que ajudam a polinizar e preservar a flora local! Quer uma experiência diferente? A região metropolitana de Curitiba está cheia de espaços rurais em que você pode colher seu próprio alimento, também conhecidos como “Colha e Pague”. O Engenho Verde fica em Colombo e, como o próprio nome sugere, disponibiliza cultivos de legumes, frutas e hortaliças para a coleta, pesagem e compra de seus visitantes.

FOTO: SILVIO LOPES

REPRESA DO PASSAÚNA Na represa do Passaúna são realizadas aulas fixas ou avulsas de canoa havaiana, stand up paddle e caiaque. As atividades são sempre realizadas em conjunto com outros aventureiros, então além de se exercitar você também pode encontrar sua turma! Não tem o equipamento? Não se preocupe, você pode alugar lá mesmo!



BEM-ESTAR

A beleza de ser único Com novidades e atendimento 360º, o La Beauté reafirma o seu propósito: oferecer a melhor versão de cada um de seus pacientes sem impor padrões ou desrespeitar limites

J

á parou para pensar o que torna alguém bonito? Uma dieta equilibrada? Uma rotina de procedimentos estéticos? Um estilo de vida saudável? Mera questão genética, talvez? Para a equipe do Instituto La Beauté, beleza é um conceito complexo demais para ser definido ou ocasionado por um fator só. Por isso, a clínica trabalha na integração da estética e da saúde para trazer à tona a melhor versão de seus pacientes: “A beleza não é como uma receita de bolo, que pode ser replicada diversas vezes da mesma maneira. Para ajudar nossos pacientes a se sentirem melhor como consigo mesmos, abrangemos outras especialidades médicas além da dermatologia. Assim, trabalhamos o bem-estar de cada um que atendemos sem superficialidade”, afirma a Dra. Talitha Chaves, dermatologista e sócia da clínica.

62 VIVER CURITIBA


A gama de atendimentos é extensa: da harmonização facial aos serviços de endocrinologia e nutrição, a equipe multidisciplinar da clínica é um dos fatores que tornam o La Beauté um espaço único na cidade. “Consideramos cada procedimento uma grande responsabilidade, afinal, estamos lidando com a autoestima e os sonhos das pessoas. Por isso, trabalhamos com os melhores recursos ao nosso alcance. Todos os materiais e tecnologias que utilizamos, por exemplo, tem eficácia comprovada através de estudos de instituições respeitadas, o que fundamenta as suas aplicabilidades.” De acordo com a dermatologista, a segurança oferecida pelos tratamentos da clínica é outro grande diferencial: “Nos preocupamos em oferecer uma abordagem 360° aos pacientes, visando aprimorar a sua qualidade de vida. Para isso, garantimos uma experiência igualmente eficaz e segura, da escolha do procedimento ao protocolo de atendimento.” Por falar em experiência, esse é outro aspecto muito valorizado pela clínica: “Muito além do atendimento, buscamos oferecer uma experiência agradável para as pessoas que vêm até nós. Por isso, nos atentamos aos mínimos detalhes: da disposição dos ambientes do consultório ao treinamento de nossos funcionários – realizado semanalmente com o objetivo de garantir procedimentos com mais conforto e praticidade.” ` UMA NOVA SÓCIA, OS MESMOS PRINCÍPIOS Além de se manter fiel a seus propósitos, outro objetivo da La Beauté é investir em novidades que proporcionem experiências ainda melhores aos pacientes. De

Dra. Luciana Kalache

A beleza não é como uma receita de bolo, que pode ser replicada diversas vezes da mesma maneira. É preciso um olhar individual para atender às expectativas e necessidades de cada paciente, trazendo à tona a sua melhor versão.

Dra. Talitha Chaves

acordo com a Dra. Talitha, a integração da Dra. Luciana Kalache como sócia complementará ainda mais os tratamentos disponíveis. “A Dra. Luciana compartilha a mesma visão de mundo e do conceito de beleza em que acreditamos. O currículo dela é referência na área, principalmente no que se refere à estética e aos procedimentos de rejuvenescimento”, afirma Talitha. Com objetivos e visões de mundo em comum, as médicas compartilham também a mesma trajetória na medicina, iniciada nos primeiros anos de faculdade: “O meu vínculo com a Dra. Luciana é antigo. Nos conhecemos desde 2002. Temos uma relação de extrema confiança, porque além de compartilharmos nossos conhecimentos durante o atendimento aos pacientes, trocamos experiências e aprendizados - algo que estamos constantemente aprimorar e enriquecer.” Juntas, as médicas irão atuar com mais foco nos procedimentos de rejuvenescimento e harmonização facial, enriquecendo os tratamentos com a experiência e o conhecimento que cada uma construiu ao longo da carreira. “Nossos trabalhos sempre se complementaram, mas a partir de agora, se complementarão ainda mais. Cada qual com a sua especialidade, uniremos forças para seguirmos realizando o propósito com que a La Beauté foi fundada, que é trazer o melhor de cada paciente sem a imposição de um padrão de beleza artificial, respeitando sempre as características e os desejos de cada um deles”, finaliza.

Instituto La Beauté | Rua Eurípedes Garcez do Nascimento, 825 | Ahú | (41) 3053-7353 @institutolabeaute WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 63




CIRURGIA PLÁSTICA DR. MARLON CHIARATTI cirurgião plástico

Silhueta elegante

C

onquistar um abdome mais definido e uniforme é o sonho de muitas mulheres. No entanto, mesmo com a realização de dietas e a prática frequente de atividades físicas, a maioria não atinge plenamente seus objetivos. Isso acontece porque fatores como o número de gestações e a predisposição genética falam mais alto e acabam mantendo os tecidos do abdome mais flácidos e com maior acúmulo de gordura, mesmo com as modificações nas rotinas alimentar e física. Felizmente, a medicina tem se desenvolvido para que a conquista da silhueta dos sonhos seja possível para todas as mulheres. Por meio da abdominoplastia, é possível retirar o excesso de pele e de tecidos adiposos da barriga, restaurando e unindo os músculos abdominais enfraquecidos. O resultado disso tudo? Um abdome mais harmônico, liso e mais tonificado. A cirurgia é recomendada a qualquer pessoa que apresente excesso de pele na região abdominal e deseje torná-la mais definida. No entanto, vale lembrar que a abdominoplastia não é indicada para quem almeja perder peso. O principal objetivo da cirurgia é reduzir a flacidez , corrigir o afastamento dos músculos do abdome e remover o excesso de tecido adiposo. Mulheres que passaram por uma ou mais gestações, ou por processos de perda substancial de peso compõem grande parte do perfil de pacientes que se submetem ao procedimento, que garante um abdome mais uniforme e proporcional.

Vale lembrar que a abdominoplastia não é indicada para quem almeja perder peso. O objetivo da cirurgia é reduzir a flacidez de pele e corrigir o afastamento dos músculos do abdome

ANTES E DEPOIS Assim como qualquer intervenção cirúrgica, a abdominoplastia requer preparo e paciência. Antes da realização do procedimento, é necessário atestar a saúde do paciente por meio de exames de sangue e avaliação física, para que tudo ocorra dentro do previsto e os resultados sejam satisfatórios. Durante o pós-operatório, é preciso prestar atenção às orientações médicas e segui-las à risca. Após receber alta, o paciente deve, por ao menos 30 dias, utilizar uma malha compressora que auxiliará na recuperação da região operada. Além disso, deve-se evitar esforços físicos e movimentos excessivos por pelo menos 15 dias após o procedimento. Sessões de drenagem linfática, assim como o uso de analgésicos, podem ser alternativas ao desconforto dos primeiros dias, mas devem ser sempre recomendados pelo médico, e não realizados por conta.

VEJA O VÍDEO DO DR. MARLON COM MAIS DICAS

Dr. Marlon Chiaratti | cirurgião plástico | Av. Cândido de Abreu, 70, Sala 301 | Centro Cívico | (41) 3322-5360 | delineare.com.br 66 VIVER CURITIBA


BENEFÍCIOS SECRETOS ALÉM DE GARANTIR UM ABDOME MAIS UNIFORME, A ABDOMINOPLASTIA PODE SER EXCELENTE PARA A MELHORA DE OUTRAS QUESTÕES IGUALMENTE IMPORTANTES: • Melhora na postura: Como a abdominoplastia proporciona o reposicionamento da musculatura abdominial, com a correção da diástase (afastamento) dos músculos, uma consequência positiva observada por muitos pacientes é a melhora na postura. Como os músculos da região ficam melhor estruturados, eles oferecem mais sustentação à coluna e, consequentemente, contribuem para uma postura mais elegante. • Remoção das estrias: Pacientes com estrias na região mais baixa do abdome, mais especificamente abaixo do umbigo, podem se livrar delas graças à abdominoplastia. Por meio do procedimento, é possível retirar a pele com as estrias de maneira satisfatória, garantindo uma aparência da pele muito mais bonita nessa região do corpo. • Um umbigo mais bonito: Pessoas que possuem alguma alteração no umbigo, como uma hérnia ou excesso de pele, podem solucionar esse problema com a abdominoplastia. Durante o procedimento, é possível remodelar o umbigo, tornando-o mais harmonioso e proporcional. • Uma combinação poderosa: Abdominoplastia + lipoaspiração: A abdominoplastia pode ser combinada à lipoaspiração, caso a paciente deseje aliar eliminação de gordura corporal à harmonização e tonificação do abdome. A junção desses procedimentos tem até nome: Lipoabdominoplastia, e é uma das mais desejadas por mulheres que almejam uma transformação corporal mais completa. WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 67


BEM-ESTAR BELEZA

SUA MELHOR VERSÃO DRA. TALITHA CHAVES Dermatologista @dratalithachaves_dermato

Rosto em equilíbrio

P

rincipalmente nas redes sociais, a harmonização facial é dita como a nova moda entre os famosos. Mas, afinal, o que realmente significa? Para muitos, “harmonização facial” é um termo utilizado para descrever a técnica de rejuvenescimento realizada com produtos injetáveis, como preenchimento com ácido hialurônico, por exemplo. Porém, encontramos no Google definições que chegam a ser mais surpreendentes ainda; vide “A Harmonização Facial transforma e trata os traços do envelhecimento”. Mas o que realmente vemos por aí são modelos de rostos iguais, como em uma ditadura da moda. Ou vocês não estão vendo cada vez mais rostos desproporcionais? Acho que uma das principais razões para esse fenômeno estar acontecendo está na grande confusão sobre o entendimento do conceito de “beleza”. Sempre reforço para meus pacientes que precisamos de equilíbrio e individualização. Afinal, cada caso é um caso e não podemos nos esquecer de que somos únicos − e que isso, sim, é BELO.

SEGUEM ALGUNS PONTOS ESSENCIAIS SOBRE HARMONIZAÇÃO FACIAL:

✔ Quais são os pontos fortes no seu rosto? ✔ Quais são as suas características principais? ✔ Onde podemos melhorar ? O papel do médico é alinhar essas expectativas ao que realmente faz sentido para o paciente. Aliás, vou além. Acho, sim, que é dever do médico − que detém maior conhecimento e previsibilidade de algumas situações − alertar o paciente que aquilo que “imagina” nem sempre é benéfico.

É papel do médico alertar o paciente que nem sempre aquilo que imagina é benéfico

Dra. Talitha Chaves é diretora técnica do Instituto La Beauté | www.institutolabeaute.com 68 VIVER CURITIBA



SORRISO KIDS DRA. LILIANA TEMPORÃO Dentista www.lilianatemporao.com.br

Ir ao dentista é legal!

Q

uem disse que ir ao dentista não pode ser uma experiência prazerosa? Quando a consulta é em um ambiente lúdico e acolhedor, com profissional capacitado e amoroso, a criança não cresce com medo de ir ao dentista e também se torna mais aberta e colaborativa aos tratamentos ou mesmo durante a escovação diária. Mas como podemos, então, tornar essa experiência positiva, daquelas que a criança até fica ansiosa esperando pela próxima consulta? Aqui vão alguns pontos que considero importantes.

FOTOS: GUS WANDERLEY.

1. TRUQUES Nada melhor para distrair uma criança do que brincando. Assim, é essencial que o atendimento tenha um componente lúdico. A Cacau, de 3 anos (foto), adora escovar os dentes do cachorro de pelúcia, por exemplo! Analogias para que a criança entenda o que o dentista está fazendo são muito úteis, como o “bichinho que comeu o dente”. O próprio instrumental pode assumir um caráter divertido, dependendo da criatividade do dentista. 2. DÊ O EXEMPLO Pais que têm medo de dentista costumam transmitir esse medo aos filhos, muitas vezes sem querer. Frases como “não vai doer nada” e “não vai ter medo” já servem como gatilho para a criança. Alguns pais também usam o dentista como punição: “O dentista vai lhe dar uma injeção enorme se você não se comportar”. É uma inversão total do significado da atenção odontológica, que visa a cuidar e não punir.

Nada melhor para distrair uma criança do que brincando. Assim, é essencial que o atendimento tenha um componente lúdico

3. A CRIANÇA CHORA, E AGORA? O choro é uma forma de linguagem, é uma expressão que pode acontecer por vários motivos e é muito comum ouvi-lo no consultório odontopediátrico, não se assuste! Uma grande dificuldade observada é o ato de ficar parado. A criança reclama quando é contida, quando precisa ficar no mesmo espaço ou fazer uma tarefa repetitiva. Então, muito do que você acha que é medo de dentista pode ser uma manifestação contra esse incômodo do “ficar parado”. Fique calmo, o odontopediatra sabe como lidar com essa situação, confie! 4. HOJE, IR AO ODONTOPEDIATRA É QUASE UMA BRINCADEIRA A sala de espera tem brinquedos, a cadeira de dentista pode virar um escorregador, o atendimento é permeado com filmes, músicas, histórias. O profissional conta com a habilidade de relaxar a criança, de encontrar o assunto que interessa com o linguajar próprio da idade e nesse caminho consegue que ela relaxe e tenha um momento agradável. O prêmio maior nós recebemos quando os pais nos dizem: “Ele(a) não via a hora de vir ao dentista!”.

Dra. Liliana Temporão | Rua Padre Anchieta, 2.050, Salas 604 e 605 | Champagnat | (41) 3335-4388 | www.lilianatemporao.com.br

70 VIVER CURITIBA


Take a break from your Portuguese Imagine passar férias no verão da Flórida, aprendendo e se comunicando apenas em inglês. Assim é o Talken in the USA. São três semanas de intenso aprendizado, com aulas diárias na Stetson University, uma das mais tradicionais universidades norte-americanas. Viva a cultura local em atividades extraclasse, como práticas esportivas, culturais e sociais, realizadas dentro ou nos arredores do campus, e ainda aproveite os principais parques temáticos de Orlando! Tudo com a segurança e a supervisão da equipe Talken.

Para mais informações, visite uma de nossas unidades ou acesse www.talken.com.br.

Av. dos Estados, 1345

Rua Fernando Simas, 1239

Av. Senador Souza Naves, 1047

Av. José Richa, 10546 - Linha Verde

Rua Dona Francisca, 1415

Água Verde – Curitiba.PR

Champagnat – Curitiba.PR

Cristo Rei – Curitiba.PR

(Col. Medianeira) – Jardim Botânico

Saguaçu – Joinville.SC

80610-040

80710-660

80050-152

Curitiba.PR | 81690-100

89221-006

41 3345.2595

41 3336.4401

41 3264.3264

41 3362.0001

47 3472.0500

WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 71


DAQUI

DE CIMA Curitiba, sua linda! Imagine, então, vista de cima. Confira algumas opções de passeios para fazer aquela selfie do alto com a nossa cidade ao fundo

72 VIVER CURITIBA


ROOFTOP FORNERIA COPACABANA O rooftop da Forneria Copacabana tem um cardápio especial com entrada, prato principal e sobremesa em mesa para até 6 pessoas e uma vista única da cidade no terraço no sétimo andar. As reservas devem ser feitas no dia, pois o espaço é aberto e depende do clima um tanto instável de Curitiba. O valor é de R$ 250 por pessoa. TORRE PANORÂMICA Um dos pontos mais bacanas para se apreciar Curitiba do alto é a Torre Panorâmica, de onde é possível ter uma visão 360 graus da cidade. A torre tem quase 110 metros de altura e fica a mais de mil metros do nível do mar. O mesmo prédio abriga ainda o Museu do Telefone. AEROCLUBE PARANÁ O aeroclube foi a primeira escola de aviação do Paraná e ali é possível ter aulas de pilotagem de avião, helicóptero, mecânico de aeronaves e comissário de voo. O espaço mantido por uma organização sem fins lucrativos funciona tanto como escola quanto como parque aberto à comunidade com restaurante, lanchonete e estrutura de lazer. Tem ainda exibições aéreas como da Esquadrilha da Fumaça.

FOTOS: PABLO CONTRERAS E DANIEL CASTELLANO

HELIPONTO PARQUE BARIGUI No parque mais conhecido da cidade, você pode pegar um helicóptero e sobrevoar Curitiba num passeio aéreo. São duas opções de voo, uma que dura cerca de cinco minutos e uma com pouco mais de 10, sobrevoando os principais pontos turísticos da cidade como Parque Tanguá, Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemeyer. Os passeios custam entre R$ 120 e R$ 240 por pessoa. CALDO DE CANA NA PRAÇA DAS NAÇÕES Dizem por aí que o pôr do sol na Praça das Nações é um dos mais lindos de Curitiba. Localizada bem onde os bairros Alto da XV, Tarumã, Jardim Social e Cristo Rei se encontram, a praça costuma reunir famílias, amigos e casais nos fins de tarde que se sentam no gramado ou em seus bancos para se despedir do dia. Para deixar o passeio ainda melhor, tem trailer de caldo de cana e painel de Potty Lazzarotto. TERRAZZA 40 E se além de curtir a vista você puder desfrutar de um jantar incrível? O Terrazza 40 é o primeiro restaurante panorâmico da capital e do alto da Champagnat Tower no Bigorrilho convida os clientes a apreciar de uma única vez a vista da cidade e o cardápio cuidadosamente preparado. É possível fazer reservas para o ano novo e ocasiões especiais e aproveitar a carta de vinhos com mais de 350 títulos de 15 países.

ACESSE E SAIBA MAIS SOBRE OS LUGARES

WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 73


CASA

Repare na

cidade

FOTO: GUSTAVO BRAGA

Já experimentou levantar os olhos e admirar a arquitetura de Curitiba? Com prédios de diferentes estilos e épocas, o que não falta são fachadas, janelas, muretas e detalhes para admirar infinitamente!

74 VIVER CURITIBA


FOTOS: 1.PAOLA GALVA 2.DIVULGAÇÃO 3.SONIA RODRIGUES 4.DANIEL CASTELLANO 5.LUCILIA GUIMARÃES 6. ARQUIDIOCESE DE CURITIBA

PALACETE DOS LEÕES Importante espaço cultural de Curitiba, o Palacete dos Leões já foi residência de uma tradicional família do Paraná e hoje é tombado pelo patrimônio histórico. Por lá, acontecem mostras de arte, lançamentos de livros e apresentações musicais. Porém, a construção por si só é magnífica e vale uma visita demorada!

PALÁCIO AVENIDA O Palácio Avenida já foi cinema, ateliê de costura e casa de comércio, mas sempre impressionou por sua fachada imponente e detalhada. No coração da cidade, merece alguns momentos de admiração, até durante as tradicionais apresentações natalinas que acontecem por lá!

EDIFÍCIO MOREIRA GARCEZ O primeiro arranha-céu de Curitiba ainda está firme e forte! Construído em 1927, o Edifício Moreira Garcez dá uma aula de arquitetura e urbanismo à primeira vista e chama a atenção por sua imponência à beira do calçadão da Rua XV.

PALACETE WOLF Dedique alguns instantes para admirar a fachada do Palacete Wolf da próxima vez que passear pelo centro histórico de Curitiba. Com traços germânicos, o palacete tem mais de 130 anos de história e hoje é um espaço cultural com atividades focadas em literatura.

CASA ROMÁRIO MARTINS Construída no século XVIII, a Casa Romário Martins é o último exemplar de arquitetura colonial na cidade. Atualmente, o espaço pertence à Fundação Cultural de Curitiba e realiza exposições artísticas abertas à comunidade.

IGREJA N. S. GUADALUPE Com paredes em tons terrosos e fachada imponente, o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe é uma das igrejas mais tradicionais de Curitiba. Próximo ao Terminal do Guadalupe, o santuário pede uma visita para a admiração de sua arquitetura peculiar. ACESSE E SAIBA MAIS SOBRE OS LUGARES

WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 75


CASA

Mais amor, por favor` Referência em arquitetura afetiva, Givago Ferentz faz da ressignificação de objetos o segredo para transformar cada projeto em uma experiência inesquecível POR ANA LETÍCIA SOWINSKI

76 VIVER CURITIBA


WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 77


CASA

R

esponda rápido: quando você pensa em experiências na arquitetura, o que é indispensável? Construções milaborantes? Aparatos tecnológicos dignos de um filme de ficção científica? Para Givago Ferentz, a resposta é bastante simples: sentimento. O arquiteto curitibano, que já assinou mais de 450 projetos entre ambientes residenciais e comerciais, é reconhecido por projetar espaços únicos e cheios de personalidade, que proporcionam infinitas experiências a cada um de seus frequentadores. Para compreender melhor o que significa criar experiências na arquitetura, conversamos com Givago e aprendemos que na verdade, a conexão com a essência de cada um e a atenção aos detalhes são imprescindíveis para criar um projeto cheio de significado.

VOCÊ SEMPRE PROCUROU ADICIONAR EXPERIÊNCIAS AOS SEUS PROJETOS? Para mim, a arquitetura está totalmente conectada às experiências. As pessoas vivem e frequentam espaços em que a arquitetura, querendo ou não, se faz presente e provoca experiências - mesmo que imperceptíveis à primeira vista. Todos os espaços e as construções são para as pessoas. Eu notei que procurava criar ambientes especiais quando comecei a atuar com arquitetura comercial, porque sentia a necessidade de impactar as pessoas que frequentariam os estabelecimentos dos meus clientes de uma maneira ou de outra. Para isso, sempre coloquei provocações nos meu projetos. Um exemplo foi a inserção da arte de rua em ambientes internos, o que era incomum até pouco tempo atrás. Isso surpreendia e chocava as pessoas, ou seja, criava experiências. Eu e minha equipe trabalhamos para que a arquitetura tenha alma, para que ela gere memórias e afetividades nas pessoas. Nossos projetos conversam com o usuário, e trabalhamos com alguns elementos-chave para proporcionar experiências especiais. PODE FALAR UM POUCO SOBRE ELES? Eu busco fugir do óbvio quando vou atrás de identidades para criar meus projetos, pois quero garantir que eles sejam impactantes por essência. Aqui no escritório nós brincamos que não somos nem minimalistas, nem maximalistas ao extremo. Somos uma mescla de estilos e isso nos oferece uma grande gama de referências para criar. Garimpos são elementos essenciais em nossos projetos. Vamos a campo buscar relíquias que tenham potencial para transformarem um ambiente: de ferro velho à demolidoras, buscamos itens com potencial de ressignificação que fazem toda diferença em qualquer projeto. Isso porque eles trazem consigo uma história que adiciona muito mais humanidade aos ambientes, aproximando-se das pessoas. QUAL A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA NA HORA 78 VIVER CURITIBA

A arquitetura tem o papel de oferecer uma experiência nova às pessoas, de provocar nelas um sentimento de reconexão com o “mundo real”.

DE CRIAR? Tenho um lema que me acompanha desde quando abri o escritório, que é: “fazemos arquitetura, vivemos histórias”. Nós entendemos que a parte fundamental para o sucesso de qualquer projeto são as histórias dos nossos clientes, do espaço que ocupam, do que eles querem trazer ao mundo. Como é algo que me move, eu sempre mergulho de cabeça na história dos meus clientes para extrair suas peculiaridades e características, que mais tarde irão refletir na identidade do projeto. A arquitetura não deixa de ser imagem, mas ela deve ter vida. E é através das histórias que eu consigo dar isso a elas. ESSA PAIXÃO PELAS HISTÓRIAS SEMPRE TE ACOMPANHOU? Eu era uma criança que gostava de criar histórias para dar sentido às minhas brincadeiras. Sempre gostei de criar momentos, isso faz parte da minha essência. Essa paixão me acompanhou a vida toda, mas aflorou durante a faculdade, período em que percebi o potencial dessa visão para o meu trabalho como arquiteto. No início da minha carreira, por volta de 2012, atuei na área de hotelaria. Depois, passei a trabalhar em projetos residenciais e, na sequência, projetos comerciais. Em cada um desses trabalhos, não importa qual área fosse, eu sempre busquei contar histórias e criar momentos para cada pessoa que passasse por eles. QUAL A IMPORTÂNCIA DAS EMOÇÕES EM UM PROJETO? Elas são um dos aspectos mais valiosos do ser humano e a arquitetura deve valorizar isso, Estamos adentrando uma era digital, em que as pessoas não se relacionam nem trabalham da mesma maneira, e as vivências são mais virtuais do que nunca. A arquitetura tem o papel de oferecer uma experiência nova às pessoas que adentram um ambiente, de provocar nelas um sentimento de reconexão com o “mundo real”.


UM TOUR DE EXPERIÊNCIAS Conheça alguns lugares assinados por Givago na cidade e confira o trabalho dele de perto! CAFÉ DO VIAJANTE “Adentrar o café do viajante é como viajar! O projeto foi baseado na ideia de criar um circuito ao redor do mundo no ambiente do café. Buscamos por móveis e peças de decoração que referenciassem a cultura dos cinco continentes.”

SUPIMPA CASUAL FOOD “A ideia por trás do Supimpa era criar um ambiente com ares industriais, mas que também fosse aconchegante e alegre. Para isso, investimos em revestimentos de tijolos e cimento queimado. Ao mesmo tempo, as cores dos móveis e as obras de arte assinadas pelo artista Nono criam uma vibe acolhedora, o que torna o restaurante ainda mais especial.”

FLOR DE SAL “A Flor de Sal remete às feiras antigas. Quando o cliente entra na loja, ele é imediatamente levado a uma praça, com tendas e produtos a granel expostos. Fizemos uma releitura desse conceito para criar uma memória afetiva e uma relação com o passado.” WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 79


CASA

Reaproveitar e ressignificar

GIVAGO FERENTZ ARQUITETURA Rua Jacarezinho, 545 - Mercês givagoferentz.com.br @givagoferentzarquitetos 80 VIVER CURITIBA

FOTOS: ALBORI PRODUÇÕES E FERNANDO ZEQUINÃO

E

m comemoração aos sete anos da Givago Ferentz Arquitetos, a empresa lançou a Pata de Elefante, marca de design autoral que está em total consonância com a visão de mundo de Givago e sua equipe. Baseada nos conceitos de sustentabilidade e ressignificação, a Pata de Elefante reaproveita móveis e materiais de construção para criar novas peças de mobiliário e iluminação. De acordo com o arquiteto, a ideia surgiu de uma demanda recorrente no escritório, que sempre desenvolveu peças exclusivas para adicionar ainda mais personalidade aos projetos de arquitetura executados. “O nascimento da marca se deu de maneira muito natural, pois era uma atividade que todos na equipe já estavam habituados e gostavam muito de fazer”, afirma. As peças são todas produzidas a partir de garimpos e reutilização de materiais uma das atividades favoritas de Givago - e são executadas em parceria com o Ateliê Reconto. Além disso, a iniciativa surge no momento em que a redução do impacto ambiental - uma das prioridades do escritório - está sendo constantemente discutida e cada vez mais valorizada pelo consumidor. Dessa forma, a Pata de Elefante lança um olhar sobre o melhor aproveitamento das matérias primas e recursos, desenvolvendo produtos a partir da reutilização de materiais, valorizando ainda mais a história por trás de cada um deles.


WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 81


Nada como um shopping novo para você viver experiências inéditas.

• Mai s d e 3 00 lo j a s . • 16 â n co ra s . • Boul eva rd d e r e st a u ra nt e s com vi st a p a n o r â m i c a .

• Praç a d e a l i m e nt a ç ã o com m a i s d e 3 0 op ç õe s . • Con fo r to e s o fi st i c a çã o e m um p ro j eto arqui t et ô n i co ú n i co .

Ve n h a d e s cobr i r e ss a ex p e ri ê nc i a .

Uma descoberta a cada volta.

/jockeyplazacuritiba

/jockeyplazashopping

Av. Victor Ferreira do Amaral, 2121. Tarumã. 41 3216-1600.

/jockeyplazashop


EXPERIÊNCIAS

Para todos os gostos Quando se fala em experiências gastronômicas, Curitiba tem opções para lá de democráticas!

FOTO:

FOTO: DANIEL CASTELLANO

GOURMET

WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 83


GOURMET

fãs de sanduba

O melhor dos dois mundos também existe em Curitiba! Reserve um dia para saborear a gastronomia macrobiótica e conhecer todos os seus benefícios à saúde. No Clorofila, além de macrobiótico, o cardápio é vegetariano e delicioso. Depois, se delicie com os incríveis sabores de variados tipos e cortes de carne no Saanga Grill! Os pratos servem assados com inspiração em diversos países do mundo e prometem encantar os apaixonados por churrasco.

VAMOS ÀS COMPRAS? Na hora de abastecer a despensa de casa, principalmente se quiser produtos especiais ou naturais, Curitiba tem ótimas opções. Percorra corredores repletos de aromas, cores e sabores dos mais variados alimentos no tradicional Mercado Municipal de Curitiba. Procurando por toda essa pluralidade com toques mais modernos? Conheça o Bee.O e se encante com a diversidade de produtos naturais e orgânicos!

84 VIVER CURITIBA

REDONDA ITALIANA Entre as milhares de opções de pizza na cidade, passe na tradicional Pizza Itália, ali na Cândido Lopes, e se delicie com a generosa fatia acompanhada de vitamina de frutas e sorvete − combinação clássica que já se tornou a cara de Curitiba. Também fundamentada na tradição italiana, a Del Borgo é outra opção para quem busca uma boa pizza. Por lá, você encontra pizzas preparadas de maneira artesanal, com ingredientes selecionados e sabores únicos.

FOTOS: DIVULCAÇÃO

PARA CARNÍVOROS E VEGETARIANOS

Sanduíches grandes para apetites ainda maiores. Quem nunca ouviu falar do temível (e delicioso!) X-montanha, da Lanchonete Montesquieu? Reserve um dia de muita fome e encare o sanduíche raiz mais desafiador da cidade: risoles, bolinho de carne, queijo, presunto e salada envolvidos em um macio pão de hambúrguer! Outra opção deliciosa e igualmente desafiadora é o Bruto, sanduíche do Cão Véio, que serve um hambúrguer de 200g de angus, queijo gruyère e salada crocante no pão de brioche. O lanche inclui ainda uma generosa porção de batatas fritas. Procurando um lanche responsa, escolha certeira para saborear em qualquer ocasião? Se você é do time dos clássicos, vá de Waldo X-Picanha e saboreie alguns dos sanduíches mais tradicionais da cidade. O famoso X-picanha leva tiras de alcatra, mussarela, maionese e molho vinagrete. Se estiver à procura de novidades, passe na Fábrica Gourmet e pire no cardápio de hambúrgueres artesanais! Com opções para todos os apetites e gostos, a hamburgueria pode te surpreender na criatividade que prepara as refeições. Agora se você é fã do pão com bolinho, que já se tornou uma curitibanice clássica, seguem duas boas dicas: no The Meat Pack House, há versões vegetarianas e tradicionais do sanduíche pelo precinho amigável de R$ 12. Procurando por mais ingredientes no lanche? Confira os sanduíches do Porks! A casa é especializada em carne suína, e os preparos incluem delícias como pernil desfiado, hambúrguer de costela e variados tipos de linguiça.


pausa para o cafezinho Curitibana orgulhosa, a cafeteria Lucca Café oferece uma experiência única de degustação da bebida. Unindo design e tradição, a loja possui uma carta extensa de sabores, garimpados pela curadoria de excelência da casa. Além do café, oferece também pães de fermentação natural de primeira, que acompanham muito bem as bebidas da casa. No Degusto Café, na Praça Espanha, o chef Thiago Bortotti prepara delícias que acompanham muito bem aquele cafezinho especial. Ah, o local é pet friendly! No Cubo Café, o ambiente moderno e tecnológico é palco para saborear, além do café, deliciosos doces típicos de Nova York.

ARMAZÉM CALIFÓRNIA O Armazém Califórnia fica na Saldanha Marinho e, diferentemente do que o nome sugere, serve pratos da gastronomia árabe. Mas, além do cardápio, vale a pena visitar o Armazém para admirar sua presença em frente ao calçamento petit-pavê da Saldanha Marinho para uma vista bem “curitiboca”.

GOGO SUSHI Moderninho e descolado, o GoGo Sushi é um restaurante que passa uma ideia de como as construções serão no futuro. Por lá, além das cores vibrantes da decoração, há uma esteira em que os sushis e sashimis passam entre os clientes. Uma experiência futurista e divertida para apreciar a arquitetura e comer bem!

Maneko’s VEJA O VÍDEO DE UMA DELICIOSA EXPERIÊNCIA POR PIZZARIAS DA CIDADE

CONFIRA 5 CAFÉS IMPERDÍVEIS NA CIDADE!

Em Curitiba, não há bar mais raiz que o Maneko’s. Com uma estética de boteco tradicional, o ambiente do bar é uma viagem no tempo. Por ali, tudo é retrô e conservado da melhor maneira possível: do piso ao balcão de atendimento, a decoração do Maneko’s se manteve intacta e impecável com o passar dos anos. WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 85


GOURMET

Para todas as horas Seja no almoço durante a semana, naquele jantar especial ou até no café da manhã depois da balada, o Babilônia já faz parte da vida dos curitibanos

V

86 VIVER CURITIBA

Mais do grupo O Babilônia hoje possui três operações em Curitiba: Batel, a única 24 horas, Cabral e também uma unidade no Shopping Palladium. A marca registrada de todas as casas é a forte tendência para os vinhos. Entre workshops, cursos e palestras acerca do assunto, também oferece Open Wine todas as quartas-feiras nas sedes Cabral e Palladium a R$ 29 por pessoa, com vinho branco ou tinto à vontade das 17h30 às 22h30. A programação de eventos pode ser acompanhada nas redes sociais @babiloniagastronomia. O Grupo Babilônia ainda possui o Restaurante Mediterrâneo e o Sushi Lounge Concept, ambos no ParkGourmet, no ParkShoppingBarigüi

BABILÔNIA GASTRONOMIA babilonia.net.br @babiloniagastronomia

FOTOS:DIVULGAÇÃO

ocê com certeza já viveu algum momento especial no Babilônia. São quase 16 anos que a casa abriu as portas no Batel para atender o público 24 horas por dia, ininterruptamente. Desde sua inauguração, os empresários e irmãos Carlos e Marcelo Woellner Pereira estão no comando da casa que oferece um menu para todas as horas do dia, do café da manhã ao almoço, do lanche da tarde ao jantar, servindo até de madrugada. O cardápio é bastante diversificado: tem do tradicional pão na chapa para quem quer começar a manhã, a elaborados pratos para almoço e jantar como os consagrados Mignon Babilônia, Congrio ao Limone ou Frango Dijon, sem falar das deliciosas sobremesas. A carta de bebidas é bastante variada, com muitos drinks e chope artesanal que completam o menu. Outro diferencial é a estação de comida japonesa, que serve deliciosos combinados. Ou seja, se você busca uma experiência gastronômica, o Babilônia é uma ótima pedida. “Se o cliente quiser comer uma massa às 5h da manhã, é só pedir”, explica Marcelo Pereira.



GOURMET

A escola das mil e uma experiências

D

Os cursos do Centro Europeu são universos repletos de experiências e aprendizados para os amantes da gastronomia

ominar as mais renomadas técnicas da culinária, conhecer tudo que compõe um vinho de qualidade, explorar os sabores da cerveja artesanal. No Centro Europeu, os cursos de gastronomia oferecem infinitas possibilidades de vivenciar a cozinha de maneira intensa e inovadora. Dos oito cursos oferecidos, três deles se destacam: Cuisine Gourmet, Beer Sommelier & Home Brewer e Sommelier.

88 VIVER CURITIBA

Segundo Rogério Gobbi, diretor acadêmico da escola de gastronomia do Centro Europeu, os cursos são portas de acesso a experiências e aprendizados únicos: “Além da convivência diária com professores que são referências nacionais em seu segmento, o aluno tem a oportunidade de participar de visitas técnicas, assistir a palestras de especialistas e participar de eventos e programas de imersão nas áreas de seu interesse”. Além disso, os certi-

ficados dos cursos possuem chancelas nacionais e internacionais de relevância, que valorizam ainda mais tudo que é aprendido ao longo das aulas: “Nossos certificados são chancelados pela Culinary Arts Academy, da Suíça; pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) e pelo Instituto Brasileiro do vinho (Ibravin)”, destaca.


SUA PRÓPRIA CERVEJA O curso de Beer Sommelier & Home Brewer é para quem gosta de cerveja, mas deseja ampliar seus conhecimentos sobre a bebida. “O aluno aprende sobre a produção da cerveja artesanal e suas harmonizações, desenvolvendo habilidades para debater com segurança sobre o assunto. Além do estudo das principais escolas cervejeiras com degustações práticas, o aluno produz sua própria cerveja.” Além disso, ao longo das aulas, é possível estagiar ou até mesmo trabalhar em empresas do segmento.

Refinar o paladar NA PRÁTICA Com cursos voltados à gastronomia há quase 20 anos, o Centro Europeu possui uma sede dedicada inteiramente às aulas da modalidade, localizada no Bigorrilho. Com estrutura física pensada para proporcionar experiências únicas e inesquecíveis aos alunos, a sede mantém parcerias com os principais fornecedores da indústria da gastronomia, como a Le Creuset, Callebout e Porto a Porto. As aulas, práticas e modernas, são em sua maioria inéditas no país e proporcionam aos estudantes oportunidades exclusivas de networking, novos caminhos profissionais e convívio com professores reconhecidos em suas áreas de atuação. Além disso, a escola possui material didático premiado internacionalmente pela Gourmand World Cookbooks Awards e mantém convênios exclusivos com o SEG – Swiss Education Group, que possibilita a participação dos alunos em programas complementares de especialização do grupo, nas suas escolas suíças.

Os alunos do curso de Sommelier aprendem a perceber o vinho com outro olhar. O curso trabalha a bebida em todas as suas instâncias: processos, origens, histórias e serviços são abordados ao longo das aulas. A harmonização enogastronômica é bastante enfatizada, desenvolvendo integralmente a essência da profissão de sommelier. O aluno aprende noções de viticultura, enologia, legislação vinífera e técnicas de degustação, o que o permite atuar em estabelecimentos de alto nível gastronômico.

CUISINE GOURMET

Pensado para quem deseja aprofundar seus conhecimentos na cozinha e dominar todas as técnicas gastronômicas, mas não quer ser profissional, o curso de Cuisine Gourmet é uma ótima maneira de praticar um hobby gastronômico com técnicas efetivas. “O aluno obtém conhecimentos sobre os principais fundamentos e técnicas utilizadas na cozinha clássica francesa e na cozinha contemporânea, possibilitando um aprendizado que estimula e amplia as habilidades vocacionais culinárias”, afirma Rogério. Centro Europeu – Escola de Gastronomia | Al. Princesa Izabel, 1.300 | Bigorrilho (41) 3324-6669 | centroeuropeu.com.br WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 89


?????????

A nossa

praia Curitiba pode não ter praia, mas tem lugares que até nos fazem sentir à beira-mar. Aproveite os dias de sol quando eles acontecem! - para curtir essas opções

90 VIVER CURITIBA


N

À NOITE TAMBÉM TEM PRAIA! Nada melhor que curtir um clima praiano no happy hour ou na balada. E Curitiba tem até uma “prainha” ou duas. Falta o mar, ok, mas essa ausência é substituída pela variedade de bares e petiscos. Quem passa pela rua Itupava ou pelo Shopping Hauer no Batel pode se espantar com o movimento inusitado. Diversas opções gastronômicas com mesas na calçada reúnem o público em um ambiente a céu aberto informal e divertido. Para esticar a noite em clima de litoral, a melhor pedida é o Bossa Bar, onde você se sente no Rio de Janeiro. Com a proposta de ser um pedacinho da cidade maravilhosa na capital paranaense, o bar traz shows de artistas locais e nacionais com muito funk, samba rock e os maiores hits da cena carioca.

FOTO: MARCIA KOHATSU E DIVULGAÇÃO

a represa do Passaúna são realizadas aulas fixas ou avulsas de canoa havaiana, stand up paddle e caiaque. As atividades são sempre realizadas em conjunto com outros aventureiros, então além de se exercitar você também pode encontrar sua turma! Não tem o equipamento? Não se preocupe, você pode alugar lá mesmo!

WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 91


GOURMET

PARA OS AMANTES DE FRUTOS DO MAR A OSTRA BÊBADA Toda sexta é dia de ostra fresca no restaurante A Ostra Bêbada. Às segundas, quartas e sextas elas são trazidas direto da baía de Guaratuba para a cozinha. As mesas são disputadas por quem busca um menu repleto de ostras, mariscos, lulas, sardinhas assadas na brasa, porções e vinhos importados. E, pra quem quiser, ainda é possível comprar frutos do mar frescos para preparar em casa. BAR DO VICTOR Referência em frutos do mar em Curitiba, a rede Victor possui quatro unidades na cidade. Pratos como Camarões de Portugal (camarões à milanesa, arroz cremoso com brócolis, alho laminado e queijo coalho gratinado, acompanha porção de mandioca frita) ou Moqueca Capixaba de Frutos do Mar (que leva uma seleção de polvo, peixe, lula, marisco e camarão) fazem qualquer um se sentir à beira-mar. 92 VIVER CURITIBA

A CAIÇARA Um casarão histórico na região mais boêmia de Curitiba (Largo da Ordem, claro) abriga um restaurante de cozinha litorânea e um jardim secreto bem no centro da cidade. No cardápio do A Caiçara, além do tradicional barreado, quase nenhum prato possui glúten ou lactose e as mesas espalhadas pelo quintal são um convite a curtir o clima praiano do menu acompanhado de uma cerveja artesanal curitibana. Tem programação de música ao vivo sempre no mesmo clima, com muito samba, forró e música latina. BAR DO EDINHO Imperdível na temporada de caranguejos (entre dezembro e março), quando o Bar do Edinho transforma seu cardápio e faz rodízio da iguaria, acompanhada de vinagrete ou molho de alho no jantar.

FOTOS: DIVULGAÇÃO, ANTONIO MORE

Só de falar em praia você já fica com água na boca ao pensar em peixe, camarão e casquinha de siri? Separamos cinco lugares para ir já!


OYSTER BAR Se você é fã de ostras, não pode deixar de conhecer o Oyster Bar do K.sa! Um sábado por mês, o restaurante comandado pela Chef Claudia Krauspenhar oferece ostras e frutos do mar preparados na brasa e acompanhados de uma seleção exclusiva de drinks. WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 93


GOURMET

Porque praia sem sorvete não tem graça! L’arte di Gelato Os sabores da marca curitibana, com unidades na Prudente de Morais e em Santa Felicidade, não utilizam nenhuma essência ou aromas artificiais e são produzidos respeitando a tradição dos gelatos italianos. Sorveteria do Gaúcho Quem morou em Curitiba na infância com certeza tem recordações do sorvete do Gaúcho. Nada mais tradicional do que ir na praça do Gaúcho (que na verdade se chama Praça do Redentor) num domingo de sol para se refrescar. A Formiga Os mais desavisados podem não dar muita atenção à fachada e ao letreiro antigos em frente à sorveteria, mas trata-se de um dos estabelecimentos mais tradicionais de Curitiba, fundado em 1952. O sorvete muitas vezes é degustado pelos clientes ali mesmo, nos degraus da loja na calçada, já que não há mesas.

Freddo Primeira gelateria italiana em Curitiba, tem mais de 30 sabores, entre eles alguns diferentes como cheesecake com cerejas silvestres e geleia artesanal de frutas vermelhas.

ACESSE E SAIBA MAIS SOBRE OS LUGARES

94 VIVER CURITIBA

Dr. freeze Não é apenas uma sorveteria, mas uma loja de “guloseimas fantásticas”. Ali, o gelato é preparado na hora, na frente do cliente, com nitrogênio líquido, que o torna mais cremoso e saudável.

FOTOS: DIVULGAÇÃO.

Bacio di Latte Com mais de 120 lojas no país, em Curitiba está presente nos principais shoppings da cidade. Experimente o Rosa di Batel, um sabor exclusivo servido somente aqui.


VOCÊ CUIDA DO SEU NEGÓCIO

E NÓS CUIDAMOS DA SUA EMPRESA Garantimos total segurança na aplicação da legislação, reduzindo custos e minimizando erros.

www.jnpcontabilidade.com.br | 41 3342 4225


GOURMET

Muito

fofo!

BOTANIQUE CAFÉ BAR E PLANTAS Quiçá o lugar mais instagramável da cidade, é parada obrigatória no roteiro! Com decoração única, o espaço, que une café, floricultura e bar em um só lugar foi construído seguindo o conceito de urban jungle. Isso significa que cores vibrantes, detalhes vintage e muitas plantas estão presentes em todos os cantinhos! É o lugar ideal para curtir um bom drink − ou um café bem quentinho − e passar horas admirando o ambiente mágico desse espaço único em Curitiba. 96 VIVER CURITIBA

FOTO: DIVULGAÇÃO.

Que tal um passei o por cantinhos encantadores? Prepare a câmera e se apaixone por esses cantinhos


FOTOS: DIVULGAÇÃO.

TRUE KITCHEN Com um cardápio natural e nutritivo, é um bistrô para curtir com calma. Pensado para desacelerar o ritmo frenético do dia a dia, o espaço conta com um jardim supercharmoso, além de ser repleto de flores e plantas. Com uma vibe bem natural, é um refúgio para comer bem e relaxar.

GOODIES BAKERY A confeitaria é sinônimo de fofura. Todas as unidades espalhadas pela cidade têm o mesmo charme aconchegante, com estilo arquitetônico que lembra as casas norte-americanas. Os cupcakes e doces do cardápio são tão fofos quanto as lojas, ou seja, são perfeitos para apreciar e tirar muitas fotos!

SANTUÁRIO SCHOENSTATT Charmoso que só ele, o santuário coleciona admiradores que se encantam por sua arquitetura peculiar. Rodeada por pinheiros e um jardim repleto de flores coloridas, a capelinha construída em estilo germânico é um espaço de paz e reflexão com uma beleza única.

ERNESTO RISTORANTE Apesar do nome italiano, tem cara de bistrô francês, daqueles bem clássicos. A fachada discreta é repleta de árvores, que reservam o interior iluminado e aconchegante do restaurante. Favorito dos românticos, é o local ideal para um jantar especial a dois.

CHRISTUSKIRCHE Localizada em um terreno arborizado na Inácio Lustosa, a Christuskirche, ou Igreja de Cristo, é um encanto escondido da região central da cidade. A igreja, que foi construída em 1894, é um marco da arquitetura religiosa em Curitiba, com elementos característicos da construção germânica. Além disso, o espaço abriga um raro órgão de armário e realiza concertos de música erudita uma vez por mês, sempre aos sábados.

LOLA LI DOCERIA A fachada colorida é um baita convite para entrar e admirar a decoração adorável da confeitaria. Toda millenial em tons pastel, a ambientação do espaço é um prato cheio para lotar o Instagram de fotos incríveis. Por falar em prato cheio, os doces servidos por lá são deliciosos, é quase impossível escolher um só! E o melhor: são livres de glúten e lactose! VEJA O VÍDEO COM 5 LUGARES PARA SE APAIXONAR POR CURITIBA

WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 97


GOURMET

Quase Já parou para pensar em quantas experiências incríveis existem escondidas pela cidade? Separamos algumas que, se você ainda não conhece, precisa visitar o quanto antes!

98 VIVER CURITIBA

FOTOS: DIVULGAÇÃO

secretos


ACESSE E SAIBA MAIS SOBRE OS LUGARES

AP DA 13 É um espaço de criação artística em que o teatro, a música e a arte se encontram em apresentações e eventos repletos de cultura. Sediado em um charmoso imóvel na Rua 13 de Maio, realiza apresentações o ano todo.

RAPOSA CLUBE RECREATIVO Uma balada secreta, exclusiva, misteriosa: assim é o Raposa Clube Recreativo. O espaço, que foge do circuito tradicional, é rico em peças de mobília e decoração assinados por grandes nomes do design nacional e traz aos curitibanos um refúgio de diversão e inspiração.

CHOKOLAT Oferece grandes sabores da gastronomia australiana e asiática, com pratos doces e salgados preparados com excelência. Com a assinatura do chef Dudu Crema, o espaço − uma mistura de cafeteria com bistrô − serve delícias que vão bem a qualquer hora do dia.

BARBARAN É difícil encontrar um curitibano que não tenha ouvido falar no BarBaran. Mesmo assim, muita gente se surpreende pela localização quase secreta do bar, que fica no piso térreo da Sociedade Ucraniana. Passe por lá e desfrute de uma boa cerveja gelada acompanhada do famoso − e best-seller − pão com bolinho da casa.

TOKYO.U BAR Autodenominado “bar secreto”, fica no Rebouças e traz um cardápio especializado na gastronomia nipônica, com destaque para os drinks! Dos clássicos aos mais requintados, o menu é extenso e uma ótima opção para um happy hour especial. LIVRARIA VERTOV Pequenina e confortável, possui publicações voltadas ao design, à fotografia e à moda. Por falar em moda, a proprietária da loja, Socorro Araújo, tem um acervo impressionante de itens de indumentária feminina. Para conhecê-lo, basta ir à livraria e conversar com ela, que faz questão de mostrar toda a sua coleção.

SOFAR SOUNDS CURITIBA Projeto internacional que chegou a Curitiba em 2014, tem como ideia realizar shows secretos pela cidade com uma vibe intimista e superdiferente. Para ficar por dentro das próximas apresentações, basta dar follow no Sofar Sounds Curitiba na redes sociais! GINGER Para conhecer o Ginger Bar, seu cardápio e as atrações incríveis que oferece, é preciso ter em mãos a senha de acesso da semana. A carta de bebidas e o menu de comidinhas são atrações à parte. Para descobrir a senha da vez, é só mandar aquele alô no inbox das redes sociais do bar!

Experiências como curtir o som secreto do Sofar Sounds ou saborear o cardápio do querido Bar Baran são daquelas que todos que moram em Curitiba deveriam fazer ao menos uma vez na vida

WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 99



DESTINOS Minas VIVER Minas é redescobrir o Brasil. Em 12 dias de estrada, conhecemos um pouco desse estado encantador que reúne grande parte da nossa história e um pouco do que temos de melhor: gente acolhedora, comida farta, passeios cheios de significado e paisagens únicas POR LUIS CARNEIRO

WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 101


DESTINOS

A

proveitamos 12 dias das férias de julho para conhecer Minas Gerais, um destino que há muito tempo estava na nossa lista. Como sempre, fizemos o planejamento em família dos lugares a visitar e de como faríamos a cobertura para apresentar aqui na VIVER e em vídeo no nosso canal no YouTube. A responsabilidade aumentou quando a Volvo nos enviou o XC 90 T8 R-Design para a viagem, simplesmente um dos maiores lançamentos da marca e um dos SUVs mais modernos do mundo. SIMPLESMENTE BH À primeira vista, Belo Horizonte não está na lista de prioridades de viagem quando se fala em Minas Gerais, porém a capital pode surpreender muito. A boa mistura de uma grande cidade com um quê de interior e o inconfundível sotaque mineiro dão o tom por lá. Começamos nossa jornada na Praça da Liberdade, lugar perfeito para muitas fotos entre as palmeiras e os jardins, inspirados no francês Palácio de Versalhes. Ao seu redor estão construções do século XIX, como o Palácio da Liberdade, um dos cartões-postais da cidade, e o Edifício Niemeyer, com seu design moderno. Museu é o que não falta no Circuito Cultural da Praça da Liberdade. São tantas as atrações que você vai precisar mesmo é de foco. A gente priorizou o Memorial Minas Gerais – Vale, que conta com instalações interativas e obras de seis ícones da história mineira: Lygia Clark, Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Sebastião Salgado, Humberto Mauro e Milton Nascimento. Dali fomos para o Mercado Central e não existe maneira melhor para conhecer BH do que se perder em seus inúmeros corredores. Ali tem de tudo o que 102 VIVER CURITIBA

FASANO Este é o primeiro ano de funcionamento do Hotel Fasano Belo Horizonte. Sinônimo de qualidade e serviços impecáveis, o grupo oferece um novo conceito de luxo em hospitalidade, no qual a discrição e a sofisticação são os fios condutores do atendimento. Localizado no bairro de Lourdes, uma região bem central e com muitas opções de gastronomia, o hotel conta também com uma unidade do Baretto, eleito o bar nº 1 do mundo pela revista Wallpaper. Jantamos no restaurante Gero, que traz o DNA centenário da culinária perpetuado pela família Fasano. Além de oferecer pratos clássicos, o espaço traz opções da Trattoria Fasano e ainda pratos da culinária mineira por meio de uma parceria com o premiado restaurante Tragaluz, de Tiradentes, liderado pelo chef Fred Trindade. @fasano


Ouro Minas

faz os mineiros conhecidos. Queijos e doces maravilhosos, cachaças, infinitas lojinhas de artesanato e botecos. Fomos conferir o tradicional Casa Cheia, que oferece os clássicos da culinária mineira e algumas novidades bem interessantes como as almôndegas exóticas, com carne de sol, recheadas com queijo e acompanhadas de creme de abóbora com manjericão. Depois do primeiro dia no centro, o Complexo Arquitetônico da Pampulha é destino obrigatório. Projetado por Oscar Niemeyer a pedido do então prefeito Juscelino Kubitschek para ser o mais belo bairro do Brasil, o espaço faz muito bem aos olhos. As

construções, que contornam a lagoa e viraram símbolo da cidade, dividem o espaço com jardins de Burle Marx. São 18 quilômetros, portanto vá de carro para ver todas as atrações. Unindo as linhas de Niemeyer e a pintura de Cândido Portinari, a Igreja de São Francisco de Assis é um dos ícones da Pampulha. A Casa do Baile está listada em todos os guias como um ponto a ser visitado. Vale apenas pelo conjunto da obra. E é no fim de tarde, no Mirante das Mangabeiras, que a gente entende por que a cidade se chama Belo Horizonte. O pôr do sol com a cidade lá embaixo é sem dúvida um dos mais bonitos que já vimos.

O Ouro Minas Palace Hotel é um dos mais tradicionais da cidade e carrega o título de primeiro 5 estrelas de BH. É muito grande, são 356 apartamentos entre Standard, Luxo, Suítes Executivas e Presidenciais. Já pensou que dá quase para se hospedar todos os dias do ano sem repetir quarto? Curiosidades à parte, a decoração clássica dos quartos e a estrutura excelente compensa a distância dos principais pontos turísticos. Piscina climatizada, jacuzzi, saunas úmida e seca, solarium, academia completa, salão de beleza e massoterapia são apenas alguns dos atrativos. O restaurante Quinto do Ouro serve diversas opções à la carte e a nossa preferida foi o Filé Ouro Minas, recheado com queijo canastra, arroz de ora-pro-nobis com castanha-debaru, molho compota de jabuticaba e rúcula. @hotelourominas WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 103


DESTINOS

Tudo azul Mais de 2.500 quilômetros percorridos e uma única certeza: a Volvo se superou com o XC 90 T8 R-Design

S

aímos de Curitiba bem cedo, com um frio de -1, e viajamos por quase 12 horas até Belo Horizonte. Um verdadeiro passeio em um dia lindo e curtindo cada uma das funcionalidades do Volvo XC90 T8 R-Design. Com a configuração híbrida, o maior utilitário oferecido pela marca sueca traz esportividade aliada às emissões reduzidas. Como sempre, destaque para a generosa lista de itens de segurança, que inclui os vários dispositivos de automação como o assistente de condução Pilot Assist, um recurso que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e tecnologia que comanda a aceleração, a frenagem e a movimentação do volante. O conjunto é capaz de detectar veículos, ciclistas, pedestres e animais de grande porte. Quando necessário, entram em ação recursos de frenagem automática para evitar colisões e atropelamentos. A nova geração também tem a capacidade de interferir na direção do veículo

104 VIVER CURITIBA

OFF-ROAD As cidades históricas foram também um excelente teste para o Volvo XC 90 T8 R-Design. Ao encarar as ruas estreitas e ladeiras que pareciam não terminar, ativamos o modo Off-Road, com a função que envolve o controle de descida em declives (HDC). Suspensão elevada em 40 mm, o carro subiu e desceu com tranquilidade cada uma das ladeiras.

se apenas a frenagem não for capaz de evitar o impacto. Com o carro fazendo tudo praticamente sozinho, minha missão foi apreciar as belas paisagens cruzando São Paulo e algumas cidades do interior de Minas. Com visual esportivo e na vibrante cor Bursting Blue, foi quase impossível passarmos despercebidos ao longo dos mais de 2.500 quilômetros rodados. O XC90 T8 R-Design é idealizado para o consumidor que está em busca de um utilitário esportivo completo para sua família, mas que preza por um design marcante. Mas o desempenho na estrada e toda a tecnologia mostraram que, além da beleza, ele também tem muito conteúdo. Afinal, são 407 cavalos de potência quando o motor Drive-E se soma ao motor elétrico. No nosso caso, mais que velocidade ou variações de aceleração, o modo híbrido de direção foi a garantia de uma viagem econômica e muito, muito confortável.


Os encantos de Inhotim Um dos melhores museus do mundo está logo ali

A

o chegar em Inhotim, a primeira pergunta que você se faz é por que demorou tanto para conhecer esse que é um dos mais espetaculares museus de arte contemporânea do mundo. A poucos quilômetros de BH, na pequena cidade de Brumadinho, Inhotim encanta não só pelas galerias e instalações de arte contemporânea, mas também pela espetacular área verde e jardins que fazem dele um lugar único.

E como pode um espaço dedicado à arte também ser um belo jardim botânico? Difícil também é explicar com palavras por que tanta gente que conhece Inhotim volta maravilhado. Depois de passar um dia visitando as galerias e passeando por infinitos jardins, tivemos a certeza de que esse é um lugar que precisa ser visitado e sentido. A boa notícia é que aos poucos os brasileiros estão descobrindo que aqui pertinho temos um dos melhores museus do mundo. WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 105


DESTINOS

Você vai precisar voltar outras vezes. São mais de vinte galerias dispostas em uma área verde com mais de 20 km². São três diferentes rotas a serem visitadas e é impossível fazer tudo em um só dia. O trajeto pode ser feito a pé ou com o auxílio de carrinhos elétricos que realizam os trechos mais longos. Os prédios das galerias, por si só, já são belas obras de arte. Com destaque para as galerias Claudia Andujar, True Rouge, Psicoatiwwva Tunga e a Galeria Adriana Varejão. No caminho entre as galerias e os jardins, obras de arte a céu aberto como as vigas enterradas de Chris Burden na Beam Drop Inhotim se juntam a flores, árvores e lagos que desenham o percurso dos visitantes. Sempre com projetos arquitetônicos diferentes, são belos cenários em meio ao verde e as surpresas são muitas. Entre uma galeria e outra, você vai encontrar jardins incríveis, como o Largo das Orquídeas, o Jardim Desértico e o Jardim Veredas. O QUE É O INHOTIM? Idealizado em meados dos anos 1980 pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz, o Instituto Inhotim era uma área particular que aos poucos se transformou em um mix espetacular de jardim botânico e um grandioso museu de arte contemporânea, dedicado à preservação da arte e também de espécies naturais de todo o mundo.

1

2

3

4

5

6

7

8

1. “Abre a Porta”, de John Ahearn e Rigoberto Torres. 2. “Celacanto provoca Maremoto”, de Adriana Varejão. 3. Galeria Adriana Varejão. 4. “Falling Wall”, de David Lamelas. 5. “Sonic Pavilion”, de Doug Aitken. 6. “Beam Drop”, de Chris Burden. 7. “Sonic Pavilion”, de Doug Aitken. 8. “De Lama Lâmina”, de Matthew Barney..

106 VIVER CURITIBA

FOTO: WILLIAM GOMES, EDUARDO ECKENFELF, DANIELA PAOLIELLO, PEDRO MOTTA.

NATUREZA + ARTE


VIVER MINAS

História viva Viajar para Ouro Preto é abrir os olhos para o Brasil. A cidade ensina a todo momento como o país foi construído

WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 107


DESTINOS

A

sinuosa estrada que nos levou até Ouro Preto é um espetáculo à parte. O cenário das montanhas da Serra do Espinhaço pouco a pouco vai anunciando a chegada a Ouro Preto. Localizada a apenas 100 km da capital Belo Horizonte, a cidade é ótima pedida para um passeio de bate e volta e também para dias de um intensivo na história e na arte brasileiras. Cercada por igrejas barrocas do século XVIII, casarões coloniais e ladeiras − muitas ladeiras −, Ouro Preto já foi palco de uma frenética corrida em busca de ouro e intenso trabalho escravizado. Dizem que a cidade é como um grande queijo suíço. Por baixo daquele casario colonial maravilhoso, estão centenas de minas de ouro. Durante o século XVIII, 800 toneladas de ouro foram enviadas a Portugal. Mas vale dizer que isso é o que foi registrado. Não entra nessa conta o que ficou para ornamentar igrejas e muito menos o que circulava clandestinamente. Na Mina do Jeje, em um túnel com 160 metros de extensão, o guia Otacir Junior deu uma aula sobre as formas de extração desumanas a que os escravizados eram submetidos. Um capítulo triste da nossa história. Tanta exploração acabou resultando no movimento da Inconfidência Mineira e é curioso encontrar na cidade os vestígios de quem até então fazia parte apenas dos livros de história. Caminhar por Ouro Preto é encontrar um pouco de Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto, além, é claro, de Tiradentes. Vale visitar o Museu da Inconfidência, que faz um grande resumo de toda essa história. Ouro Preto é o típico destino que pode ser visitado em um ou dez dias. Em meio às muitas igrejas, casarões e sobrados, o viajante poderá apreciar traços importantes da arquitetura colonial, obras de alguns dos mais expressivos nomes da arte nacional, como Aleijadinho e Mestre Ataíde. 108 VIVER CURITIBA

OBRA-PRIMA Reconhecida como patrimônio mundial pela Unesco, Ouro Preto possui muitas igrejas, algumas mais simples, outras bastante adornadas, mas todas belíssimas e carregadas de arte. Nos apaixonamos pela história e beleza da Igreja de São Francisco de Assis. Ela é considerada uma das mais importantes igrejas coloniais do país, pois foi fruto da parceria de dois gênios. Aleijadinho, que fez o projeto e as esculturas, e Mestre Ataíde, principal nome da pintura na época. A portada ou frontispício também é obra de Aleijadinho. As curvas e contracurvas da fachada foram uma grande inovação na época. As torres são recuadas em relação à fachada. A pintura no teto é impossível descrever. Mais um grande motivo para você visitar Ouro Preto.


POUSADA DO MONDEGO Ficamos hospedados na charmosa Pousada do Mondego. Um solar de 1747 completamente reformado, porém sem perder seus traços originais, que fica ao lado da Igreja de São Francisco de Assis, obra-prima de Aleijadinho. A poucos metros dos principais pontos turísticos, a pousada faz parte dos Roteiros de Charme. Todo o mobiliário da pousada − que conta com 23 confortáveis quartos − é de época e possui também réplicas dos períodos colonial e imperial. Caminhando

por cada um dos cômodos, é possível perceber o cuidado da família Pereira que aliou a história e o uso da matériaprima local ao conforto da hotelaria. Para os amantes da arte, vale lembrar que a Mondego é uma verdadeira galeria, um dos maiores acervos de arte de pousadas no Brasil. E o melhor: do mobiliário às obras de arte, tudo está à venda. Gostou, é só levar para casa. @pousadadomondego

Pousada do Mondego − a casa que abrigou a primeira escola de Farmácia do Brasil hoje é um camarote com uma vista inesquecível da antiga Vila Rica

WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 109


DESTINOS

Tiradentes Ela parece uma cidade cenográfica, daquelas das novelas de época. As ruas estreitas com calçamento de pedra levam os visitantes a um passeio no tempo por casas coloniais e igrejas barrocas

110 VIVER CURITIBA


A

cidade convida os visitantes a descansar. Tranquila e sem muitas obrigações turísticas a cumprir como Ouro Preto, ela oferece paz e boa comida, bem do jeitinho mineiro. As atrações não são muitas e tudo está bem concentrado no Centro Histórico, que inclui os pontos turísticos, igrejas, restaurantes, lojas e pousadas. Vale a pena usar roupa e calçados confortáveis para explorar cada cantinho. Quando dizemos que a cidade é pequenina, não é exagero. É possível conhecer quase tudo em um fim de semana. Um dos passeios mais procurados por turistas é a Maria Fumaça, que acontece de sexta-feira a domingo, em horários não totalmente fixos, principalmente às sextas-feiras. Quem embarca em Tiradentes, antes de entrar no trem, assiste à Rotunda, quando a maria-fumaça gira manualmente para mudar de sentido. O passeio percorre 12 km do trecho da Estrada de Ferro Oeste de Minas, ladeando o Rio das Mortes, tendo as montanhas da Serra de São José compondo a paisagem ao lado direito. Após 40 minutos, a maria-fumaça chega a São João del-Rei. Existem transfers que você já pode garantir na ida. Se houver um tempinho, vale caminhar por São João del-Rei e conhecer algumas igrejas também.

BICHINHO Tiradentes oferece lojas excelentes para quem gosta de móveis rústicos, obras de arte, artesanatos de qualidade e objetos de decoração. Mas se você quer elevar essa experiência a outro nível, visite Bichinho. Localizado a apenas 7 km de Tiradentes, o povoado conta com boas lojas e oportunidades imperdíveis para a compra de móveis de demolição, obras de arte e artesanatos mineiros. Com destaque para a Oficina de Agosto, que até hoje é um dos melhores pontos para adquirir peças exclusivas. Vale também uma passadinha na Igreja de Nossa Senhora da Penha, que começou a ser construída em 1732 e foi concluída em 1771.

Se você quer tirar fotos incríveis, a dica é ir à Igreja Matriz de Santo Antônio no fim de tarde. As principais atrações são as lojinhas de artesanato, móveis e cachaças. À noite, o point é o Largo das Forras, com aquele clima de festa do interior WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 111


DESTINOS

Em sentido horário: culinária de primeira no Tragaluz; o casal responsável pelo Mia Confeitaria e Restaurante; chef Ricardo Martins, do Uaithai; e sabores do Pau de Angu.

Menu mineiro

Q

ue a culinária mineira é espetacular todo mundo já sabe, mas em Tiradentes ela supera todas as expectativas. O turismo gastronômico é uma das maiores atrações da cidade e o mais interessante é que os restaurantes não apostam apenas nos pratos típicos. Há opções para todos os gostos, sempre com o toque mineiro, claro. Ficamos três dias por lá e saímos com aquele gostinho de quero mais. Dos restaurantes que fomos, destaque para o Uaithai. Como assim, um restaurante especializado em comida tailandesa com um toque mineiro? Essa é uma daquelas experiências impossíveis de descrever. Com uma decoração incrível e sob o comando do chef Ricardo Martins, o Uaithai tem um atendimento perfeito, drinks com sabores marcantes e pratos que são uma mistura inusitada de arte e culinária. A novidade do momento, o Mia Confeitaria e Restaurante, é fruto da união entre o chef Rafael Pires e sua esposa, Nara Andrade, uma bióloga apaixonada por doces. Numa

112 VIVER CURITIBA

Top 4 da nossa trip em Tiradentes

casa charmosa no Centro Histórico, o casal aposta em uma gastronomia rica e com toque regional. Não perca por nada a costela assada por 12 horas, especialidade do chef Rafael, e o brigadeiro sensacional que só a Nara sabe preparar. É quase unanimidade por lá o premiado Tragaluz, que alia a memória afetiva da culinária local com as melhores referências da gastronomia mundial. A casa, comandada por Pedro e Patrícia Navarro, conta com a experiência do chef Fred Trindade, que já trabalhou em restaurantes como o D.O.M. de Alex Atala (São Paulo), Olympe, de Claude Troisgros (Rio de Janeiro) e Maison Troisgros, de Pierre Troisgros (França). E é claro que Tiradentes não poderia decepcionar quem deseja se jogar nos clássicos sabores mineiros. Nesse caso, o Pau de Angu é sem dúvida a melhor opção. No caminho para Bichinho, o restaurante da chef Leonidia Bezerra convida a desacelerar. O galpão com centenas de referências mineiras e sem o menor luxo deixa claro que a estrela de lá é mesmo a comida.


Pequena Tiradentes Pousada torna experiência dos hóspedes perfeita em cada detalhe

A

Pousada Pequena Tiradentes tem um charme especial que a torna diferente de qualquer outra. Ao passar pela recepção, você entra num cenário encantador que recria o casario e as vielas da cidade histórica. Tudo muito bem cuidado para que a experiência dos hóspedes seja perfeita em todos os detalhes. Eleita pela revista Viagem e Turismo, em parceria com o Guia 4 Rodas, uma das quatro melhores pousadas para lazer do Brasil, a Pequena Tiradentes tem estrutura de hotel. Piscina com bar molhado, piscina coberta aquecida, espaço para massagem, sala de leitura, além de um fitness center completo para quem não abre mão de manter a boa forma. Mas o principal por lá é o atendimento, que tem seu

ápice no café da manhã com um show de mimos, como o pãozinho de queijo quentinho na mesa e pães, queijos, doces e tudo o que Minas tem de melhor. Tudo sob o olhar cuidadoso da diretora Gabriela Barbosa, filha da fundadora Vanilce Barbosa. Outro destaque é que tudo na Pousada está à venda. O pessoal de lá até brinca que se não tem etiqueta você pode levar. Além disso, a Pequena Tiradentes conta com uma imensa loja com peças de decoração garimpadas em ateliês ou feitas em marcenaria própria. É quase impossível sair de lá sem fazer umas comprinhas. @pequenatiradentes

CONFIRA O VÍDEO DA NOSSA TRIP POR MINAS WWW.VIVERCURITIBA.COM.BR 113


OLHAR CURITIBA

Minha paixão pela fotografia se iniciou como uma brincadeira, mas com o passar do tempo meu olhar foi ficando mais apurado. Me encantei pela fotografia aérea, pois por meio dela consigo mostrar para as pessoas uma visão diferente e surpreendentemente bela dos locais onde diariamente passam e só conhecem por terra. Essa foto do parque me surpreendeu porque não fazia ideia da beleza e simetria do local! Sempre que posso, procuro tirar fotos dos pontos turísticos e locais conhecidos da cidade, para que outras pessoas possam compartilhar dessa agradável surpresa. Guilherme Schimmelpfeng, fotógrafo | @gschimmelpfeng

114 VIVER CURITIBA



atemporal e sofisticada

por essĂŞncia

Deputado Heitor Alencar Furtado, 3350 | Sala 205 Ed. Opus One Ecoville | Curitiba contato: 41 98768.4747

feliciapretto_oficial

www.feliciapretto.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.