Revista Qual Viagem Edição 116 - Novembro/2023

Page 1

novembro 2023

qualviagem @revistaqualviagem

Viagem

Edição de aniversário

• top 50 •dicas imperdíveis •10 imagens que fizeram história

qualviagem.com.br

Qual Viagem

anos

turismo & experiências

TOP 50

Os melhores destinos do mundo

Dicas imperdíveis

10 imagens

para suas viagens

que fizeram história


Shows, Congressos e Feiras em S

É ISSO E MUITO MAIS. São Paulo é referência na realização de eventos em centros de convenções e espaços especializados, como a Sala São Paulo, que possui uma das melhores acústicas do mundo. Seja na capital ou no interior, existem muitas opções para realizar eventos e oferecer a melhor experiência possível. Tem São Paulo para todos os tipos e tamanhos de encontros. Consulte também os programas de Stopover e aproveite para conhecer os destinos paulistas.


São Paulo, sempre um espetáculo.

visitesaopaulo.com


qual viagem

editorial

Uma década de descobertas e jornadas inesquecíveis Prezado leitor, É com imensa alegria que celebramos uma década de paixão, descobertas e experiências inigualáveis com todos os nossos leitores, colaboradores e parceiros. Dez anos se passaram desde que a QUAL VIAGEM surgiu com o objetivo de ajudar os amantes de viagens. Ao longo dessa década, testemunhamos as maravilhas do mundo, compartilhamos histórias inspiradoras e nos aventuramos por destinos exóticos do Brasil e do mundo. A revista nasceu da convicção de que o ato de viajar é mais do que uma simples mudança de cenário; é uma experiência transformadora que enriquece nossas vidas de maneiras inesperadas. Por isso, a cada edição, buscamos inspirar, informar e encantar, proporcionando uma visão única do mundo e incentivando a descoberta do extraordinário nos destinos mais comuns. Para comemorar, reunimos nesta edição 50 destinos nacionais e internacionais que fizeram a nossa cabeça nesses últimos dez anos. Além disso, listamos também 10 imagens icônicas que ilustraram nossas páginas e nos fizeram sonhar com aquela viagem. E, por fim, compartilhamos um infográfico com dicas do que aprendemos nesse período e você precisa saber antes de embarcar. À medida que olhamos para o futuro, renovamos nosso compromisso de levar nossos leitores a novas fronteiras e proporcionar uma visão autêntica e inspiradora do mundo que nos rodeia. Que venham mais décadas de descobertas, aventuras e histórias incríveis! Boa leitura, boa viagem e até a próxima edição!

imagem: istock.com/CorDesign

EDITORA QUAL

Edição 116 • Ano 10 • novembro 2023 Editora e Produtora Qual eireli. CNPJ 17.523.350/0001-35 Inscrição Estadual 140.490.598.110 Rua Campo Grande,385 Vila Hamburguesa - CEP 05302-051 São Paulo - SP - Brasil tel:01130249500 Telefone +55 11 3024-9500 Publisher: Marcio L. Dadalti Administração e Logística: Patrícia Silva Editor: Cláudio LacerdaOliva (Mtb 20.586/SP) Produção: RCS Designer Gráficos e Fotos Ltda- ME

PUBLICIDADE no brasil Para anunciar: tel:01130249500 (11) 3024-9500 dadalti@editoraqual.com.br REDAÇÃO Sugestões de matérias, opiniões ou dúvidas: tel:19546476464 claudio@editoraqual.com.br tel:19542969515

Disponível também

https://issuu.com/editoraqual Capture o QR Code e visualize a revista on line Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida sem a autorização por escrito dos editores. As informações publicitárias contidas nesta revista são de responsabilidade dos anunciantes.

4



capa

Pág. 7

Pág .

qualviagem @revistaqualviagem

novembro 2023

10 anos em 10 imagens

Viagem

• top 50 •dicas imperdíveis •10 imagens que fizeram história

Pág. 133

TOP 50

Dicas imperDíveis

10 imagens

para suas viagens

que fizeram história

Pág.146

ilustra: istock.com/lemono

dicas de viagem

foto: istock.com/jacoblund

turismo & experiências

Os melhOres destinOs dO mundO

Qual Viagem

foto: istock.com/ Global_Pics

10 tipos de viagem

anos

Edição dE anivErsário

qualviagem.com.br

Fotos icônicas que contaram histórias.

30

Que estão em alta e você precisa conhecer. Nossa redação separou algumas dicas preciosas para todas as etapas de uma viagem, desde o planejamento à chegada no destino. 6

Foto: istock.com/fokkebok

qual viagem

sumário


10

anos em imagens:

fotos icônicas que contaram histórias

Uma jornada de 10 anos, 115 edições e inúmeros destinos deslumbrantes. Em cada página da QUAL VIAGEM, exploramos as belezas e particularidades de diversos lugares ao redor do mundo. Hoje, celebramos essa década de descobertas, compartilhando 10 momentos icônicos que capturam a essência dessa caminhada. Cada imagem conta uma história, revelando paisagens magníficas, culturas fascinantes e experiências inesquecíveis que moldaram nossa trajetória. Escolher apenas 10 imagens é um desafio diante de tantos destinos extraordinários, mas cada foto é um reflexo de uma década repleta de aventuras e descobertas.


foto: istock.com/ Global_Pics


Fernando de Noronha, edição 13


foto: istock.com/takahashi_kei


Tóquio, edição 20


foto: istock.com/SeanPavonePhoto


Porto, edição 29


foto: istock.com/Freeartist

Costa Amalfitana, edição 33



foto: istock.com/emicristea


Bruges, edição 43


foto: ©iStock.com/rmnunes


Costa Verde, edição 44


foto: istock.com/pranodhm


Tailândia, edição 44


foto: guilber Hidaka / @hidaka.explorer


Jalapão, edição 50


foto: istock.com/WalterBustamante


Piauí, edição 78


foto: istock.com/Hillebrand Breuker


Pantanal, edição 87


CONHEÇA O SABOR E AROMA DO BLEND EXCLUSIVO FRAN’S CAFÉ. Uma bebida de corpo elevado, acidez média e sabor marcante, com notas intensas de caramelo e leve sabor frutado. À venda em todas as nossas lojas. Leve pra casa!

Venha fazer parte da nossa história. Seja um franqueado, acesse: www.franscafe.com.br.



qual viagem

50 melhores destinos

Os 50 melhores de

foto: istock.com/SHansche

Revisitamos os 10 anos da QUAL VIAGEM para uma seleção uma viagem incrível do Bras

30


estinos do mundo

o dos melhores destinos do mundo. Embarque conosco por sil ao outro lado do planeta.

Por Claudia Costa, Cláudio Lacerda Oliva, Eliria Buso e Patrícia Chemin

31


qual viagem

50 melhores destinos

32

A

Serra Gaúcha, em sua plenitude, oferece uma experiência completa a todos os turistas. Seus olhos, sem dúvida, vão brilhar com suas paisagens deslumbrantes. Além disso, seu sorriso se abrirá com tanta diversão disponível na região. E não há como resistir à inevitável água na boca que surge diante da deliciosa culinária local. Poucos lugares no Brasil possuem o charme deste local. Para muitos, a Serra Gaúcha é uma miniatura da Europa, principalmente por conta da influência alemã e italiana no século passado. Além de Gramado e Canela, você pode conhecer mais de 20 cidades pela região. Essas localidades estão repletas de atividades de ecoturismo, aventura, contemplação, parques temáticos, aquáticos e de aventura, além de parques naturais. A Serra Gaúcha está repleta de delícias gastronômicas que dão água na boca! Quando se visita a região, não se pode deixar de experimentar o famoso e completo café colonial. Além disso, é imperdível degustar os desejados chocolates de Gramado. E não podemos esquecer dos maravilhosos vinhos fabricados por ali, muitos dos quais cultivados artesanalmente. Além dos restaurantes, bares e até mesmo noites típicas que destacam a diversidade cultural da região, o famoso Vale dos Vinhedos foi reconhecido pela União Europeia com o Selo de Indicação de Procedência. Para quem prefere viajar com tranquilidade e sonha em conhecer as atrações de Natal, elas costumam começar em outubro. É importante ressaltar que as reservas de hotéis nesse período têm de ser realizadas com no mínimo 3 meses de antecedência. Gramado e Canela são as cidades mais importantes desse magnifico roteiro. Mas arrisque também visitar Flores da Cunha e Antônio Prado, menos famosas, mas com atrativos turísticos completos. Flores da Cunha tem ótimos restaurantes e vinícolas importantes que podem fazer parte do seu roteiro turístico. Uma cidade com maior estrutura e não menos interessante é Caxias do Sul, que é considerada uma das cidades mais importantes do ponto de vista econômico da região, perdendo apenas para a capital, Porto Alegre. Vale também realizar passeio no Trem do Vinho que parte de outra cidade das mais visitadas, Bento Gonçalves, e passa por Garibaldi e Carlos Barbosa, num percurso de 23 quilômetros que corta a abundante Mata Atlântica da região repleta de Araucárias e outras árvores nativas. Nesse roteiro o turista tem degustação de vinhos e sucos de uva. Um passeio para todas as idades.

Serra

Bra


fotos: © iStock.com / diegograndi

asil

foto: elíria buso

Foto: Patrícia Chemin

foto: anderson spinelli / skypix360

a Gaúcha

33


Costa do D

34

A

Costa do Descobrimento, localizada no sul da Bahia, é uma região rica em história e beleza natural, que continua encantando visitantes de todo o mundo, assim como encantou os portugueses há mais de 500 anos. São quatro os principais municípios que compõem essa rota turística que oferece uma experiência única aos seus visitantes: Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte e Guaratinga. O diferencial da costa está em sua diversidade natural, que inclui praias paradisíacas, baías deslumbrantes, recifes de coral, manguezais exuberantes e rios navegáveis. Essa variedade de ecossistemas proporciona condições ideais para a prática do turismo de aventura e ecoturismo, atraindo viajantes em busca de experiências emocionantes em meio à natureza. Não à toa, guarda alguns dos destinos mais famosos do Brasil, como Trancoso, Arraial d’Ajuda, Santo André e Caraíva, todos distritos de Porto Seguro. Ali, inclusive, estão algumas das mais belas faixas de areia do país, como a Praia do Espelho, a Praia do Satu e a Praia do Mucugê. A região também abriga o Parque Marinho de Recife de Fora, considerado o terceiro maior centro de biodiversidade marinha do Brasil, que abrange uma área de 19,68 km². Ali os visitantes têm a oportunidade de conhecer e se maravilhar com a biodiversidade dos recifes de corais existentes na Piscina de Visitação e em pontos de Mergulho Autônomo dentro da área do parque. E, em Belmonte, oferece diversas fazendas de cultivo de cacau do século 19 para visitação. Uma das propostas da cidade é permitir uma volta simbólica ao passado, por meio dos costumes e do acesso à arquitetura, à literatura, além das belezas naturais e da gastronomia típica. Além das maravilhas naturais, a região oferece um animado lazer noturno, permitindo que os turistas desfrutem ao máximo tanto do dia quanto da noite. E, além disso, é um verdadeiro tesouro de descobertas, onde os viajantes podem fazer uma verdadeira imersão na rica história local, visitando aldeias indígenas, como a Reserva Pataxó, e o Monte Pascoal, com seus 536 metros de altura. Nesse cenário de sol, mar e tranquilidade, é possível explorar sítios históricos, participar de atividades aquáticas emocionantes, saborear a deliciosa gastronomia local - com direito a uma boa moqueca baiana - e vivenciar a hospitalidade calorosa dos habitantes locais.

foto: MARCIO FILHO

qual viagem

50 melhores destinos

Bra


asil

foto: istock.com / fundura

foto: MARCIO FILHO

foto: ©iStock.com / Claudia Milandra

Descobrimento

35


Am

36

A

maior floresta tropical do mundo se estende por nove estados do Brasil e faz parte de outros oito países da América do Sul. Com um território de 6,7 milhões de quilômetros quadrados, a Amazônia possui uma biodiversidade impressionante com 40 mil espécies vegetais, 427 mamíferos, 1.294 aves, 378 répteis, 427 anfíbios e cerca de 3 mil peixes, contribuindo de maneira decisiva para o Brasil ter a maior biodiversidade do mundo. Com tudo isso, sobram paisagens deslumbrantes e culturas indígenas vibrantes. Por isso, a região oferece uma experiência única para os viajantes que buscam aventura, conhecimento e contato próximo com a natureza. O coração da Amazônia brasileira é composto por densas florestas tropicais, lar de uma variedade surpreendente de vida selvagem. Passeios de barco pelos rios sinuosos, como o Negro e o Solimões, levam os visitantes a encontros inesquecíveis com jaguares, preguiças, araras coloridas e uma infinidade de outras criaturas fascinantes. As trilhas pela selva também oferecem a oportunidade de explorar a rica biodiversidade da região, proporcionando vislumbres de plantas exóticas e animais endêmicos. A interação com as comunidades indígenas é uma parte essencial da experiência na Amazônia brasileira. Os viajantes podem aprender sobre as tradições ancestrais, artesanato e modos de vida das tribos locais, ganhando uma compreensão profunda de sua conexão com a natureza. Participar de rituais tradicionais, ouvir lendas antigas e compartilhar refeições preparadas com ingredientes da floresta proporciona uma visão autêntica da cultura amazônica. Outra forma de descobrir esse destino são os cruzeiros fluviais pelos rios amazônicos, que proporcionam uma experiência única de imersão na região. A bordo de barcos confortáveis, os viajantes podem explorar áreas remotas e inacessíveis por outros meios. Durante a jornada, os passageiros observam animais selvagens nas margens dos rios, exploram trilhas na floresta, e visitam pequenas aldeias ribeirinhas, enriquecendo sua compreensão da Amazônia e de seus habitantes. Ou seja, além de proporcionar experiências inesquecíveis aos turistas, a Amazônia também é um local de importância global para a conservação ambiental. Os visitantes são incentivados a apoiar iniciativas de conservação e turismo sustentável, contribuindo para a proteção desse tesouro natural para as gerações futuras.

foto: istock.com / Vladyslav Horoshevych

qual viagem

50 melhores destinos

Bra


asil

foto: istock.com / Cris Bonfim

foto: istock.com / barbaraaaa

foto: istock.com / Uwe-Bergwitz

mazônia

37


qual viagem

50 melhores destinos

38

D

estino turístico mais importante do estado do Paraná e um dos mais visitados por turistas internacionais que vem ao Brasil, a cidade é representante brasileira na lista global de destinos que oferecem uma estada sustentável. Falar de Foz do Iguaçu é explanar um destino que oferece excelente rede de serviços, com ótimos hotéis, vida noturna agitada, gastronomia diversificada e passeios que agradam a todos. Parques naturais, parques aquáticos, rios, represas, atrações históricas, culturais, turísticas, turismo de compras e a fronteira com Paraguai e Argentina permitem ao destino oferecer um mix de produtos turísticos infinitos. Difícil pensar na cidade e não relacionar às Cataratas do Iguaçu. O local fica no Parque Nacional do Iguaçu e engloba um conjunto de 275 quedas de água no Rio Iguaçu, que ficam na bacia hidrográfica do rio Paraná. Em 2011, as Cataratas do Iguaçu foram eleitas uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo em um concurso global organizado pela New Open World Corporation (NOWC). A atração não é apenas brasileira: em Puerto Iguazú, no lado argentino, há o Parque Nacional del Iguazú à disposição do turista. Os dois locais foram considerados Patrimônio da Unesco entre 1984 e 1987. Além de visitar as Cataratas, uma atividade bastante recomendada para quem visita Foz do Iguaçu é visitar o Marco das Três Fronteiras. O ponto turístico está localizado na divisa entre o Brasil, Argentina e Paraguai. Ele fica no local onde os países estabeleceram seus limites territoriais: há um obelisco pintado nas cores do Brasil. Dali é possível ver o encontro dos rios Iguaçu e Paraná. Na Usina Hidrelétrica de Itaipu há quatro roteiros organizados durante todo o ano que mostram essa exuberante obra de arquitetura binacional, pois pertence igualmente ao Brasil e Paraguai. O contato com a natureza também é oferecido na usina que mantém o Refúgio Biológico Bela Vista. O passeio pela unidade de proteção, criada para preservar a fauna e a flora durante a formação do reservatório da usina, contorna o Canal da Piracema até chegar às edificações do refúgio. São dois quilômetros de caminhada em uma trilha em meio à floresta nativa. Outra atração é o Parque das Aves, o segundo atrativo turístico mais visitado da cidade, atrás apenas das Cataratas. O local oferece o contato próximo aos animais em viveiros situados em meio a 16 hectares de Mata Atlântica nativa. A atração fica próxima ao Parque Nacional do Iguaçu, o que permite ao turista visitar os dois locais na sequência.

Foz d

Bra


foto: ©iStock.com / advjmneto

asil foto: Zig Koch / MTur_destinos

foto: Bruno Bimbato

do Iguaçu

39


40

M

Cidades históri

inas Gerais é um dos estados mais importantes na formação da história do Brasil. No século XVIII, foi a região mais rica do império português devido à sua abundante oferta em ouro, diamantes e minério de ferro. Mas, não apenas isso, essa riqueza material deixou marcas na cultura, arquitetura e arte que se tornaram, hoje, uma das maiores riquezas do Brasil e uma importante fonte para estudantes, pesquisadores e historiadores. Algumas cidades de Minas são um tesouro nacional e destino de viagem de turistas do mundo inteiro, seja pelo potencial histórico, seja pela culinária icônica, tendo o pão de queijo como um patrimônio gastronômico de Minas Gerais. Nessa edição especial dos 10 anos da Qual Viagem, vamos destacar 3 cidades que devem ser visitadas e apreciadas. Ouro preto é a primeira cidade brasileira tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco (1980). A cidade carrega muita história e está localizada entre diversas montanhas, a cerca de 120 km de Belo Horizonte. Vale a pena visitar a Matriz Nossa Senhora do Pilar, a igreja mais rica do Brasil, decorada com 400 kg de ouro e de prata em pó, segundo estimativa de especialistas. Outro ícone da religiosidade é a Igreja São Francisco de Assis. Viste ainda a Casa dos Contos, o Museu Casa Guignard, o Teatro Municipal e os museus Casa dos Inconfidentes e o da Inconfidência. A 160 km de Ouro Preto, está Tiradentes, uma das mais famosas cidades do estado e que possui duas atrações principais: sua arquitetura e a culinária local. A cidade é bem charmosa e muito preservada, afinal, o turismo é o seu forte. Há 24 anos, é realizado o Festival Cultura e Gastronomia que atrai turistas de todo o mundo na oferta de cheiros e sabores típicos da região. Passeie pela Rua Direita, que é o principal acesso da cidade, localizada dentro do centro histórico, onde você irá conhecer diversos pontos turísticos. A apenas 15km de Tiradentes, está São João Del Rey. Assim como sua vizinha, o turismo lá é bem forte e a cidade é bem movimentada, atraindo turistas de todas as idades e regiões. Além disso, é uma cidade universitária e conta com diversas repúblicas. Ou seja, vida noturna bem agitada e cheia de jovens! Caso você tenha disponibilidade, vale a pena conciliar a visita a São João Del Rey com Tiradentes, visto que existe a Maria Fumaça que realiza o trajeto entre as cidades em um período de 40 minutos em meio às lindas paisagens mineiras. Com certeza, vale a pena!

foto: istock.com / William Rodrigues dos Santos

qual viagem

50 melhores destinos

Bra


asil

foto: Pedro Vilela / MTur

foto: pedro vilela / mtur

foto: pedro vilela / MTur

icas de Minas Gerais

41


B

42

foto: hudson garcia

A

cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, é considerada o melhor destino de ecoturismo do Brasil. E é fácil entender o motivo: uma infinidade de passeios e paisagens únicas no mundo, de rios cristalinos e repletos de peixes a cavernas com piscinas naturais. Bonito também é um dos destinos turísticos mais organizados do país, que tem como um de seus pilares a preservação do meio ambiente. Entre rafting, boia cross, mergulho com cilindro, banho de cachoeira, trilhas e balneários, são as flutuações que aparecem como os passeios mais procurados, realizadas em rios e nascentes hipnotizantes de tão cristalinos. A água ainda ganha diferentes tons de azul e verde, e a vegetação exuberante ao redor completa o cenário. Vários atrativos oferecem esse tipo de atividade, como a Nascente Azul, com seus exuberantes cenários subaquáticos, dos jardins submersos multicoloridos à nascente em uma fenda rochosa a 7 metros de profundidade. Há também o Aquário Natural, que impressiona pela quantidade de peixes, o Rio da Prata, cuja flutuação é a mais longa de todas, e o Rio Sucuri, que chega a ser ainda mais transparente. Outra opção é a Lagoa Misteriosa, cuja real profundidade ainda é desconhecida. Parte da ampla rede de cavernas, grutas e galerias subterrâneas de Bonito, a Gruta do Lago Azul é uma das maiores cavidades inundadas do mundo e cartão-postal da cidade. Outro lugar surreal é o Abismo Anhumas, uma câmara gigantesca acessada através de uma estreita fenda no solo. Tem 72 metros de altura (o equivalente a um prédio de 24 andares) e um lago que chega a ter 80 metros de profundidade. Ali é possível realizar mergulho com cilindro e flutuação com snorkel. O destino tem ainda outras dezenas de atrativos e passeios, como as cachoeiras da Estância Mimosa, da Ceita Corê e do Parque das Cachoeiras, as grutas de São Miguel, do Mimoso e Catedral, o Balneário Municipal, o Buraco das Araras e muito mais. Na cidade vizinha de Bodoquena, vale visitar o complexo da Boca da Onça, cujas trilhas são pontuadas por diversas cachoeiras, incluindo a mais alta do Mato Grosso do Sul e que dá nome ao local, e também conferir o parque Cachoeiras Serra da Bodoquena e a flutuação no Nascentes da Serra.

foto: daniel de Granville

qual viagem

50 melhores destinos

Bra


asil

foto: daniel de Granville

foto: visit MS

Bonito

43


Costa

44

foto: Marco Ankosqui/MTur

O

Litoral Norte de Alagoas é um dos trechos mais famosos da costa brasileira. Com suas águas cristalinas, calmas e quentes, essa região chamada de Costa dos Corais já foi muito apelidada de Caribe brasileiro. Mas, dona de uma beleza única e muita brasilidade, merece nome próprio e zero comparações, afinal, é uma das muitas riquezas da região Nordeste do Brasil. Com mais de 100 km de extensão, a Costa dos Corais reserva praias intocadas, piscinas naturais e vegetação exuberante de coqueiros que compõem um cenário digno de quadro. A região ganhou esse nome por abrigar a segunda maior barreira de corais do mundo, atrás apenas da Austrália, e integra onze municípios, de Maceió até Maragogi. É nessa parte do litoral alagoano que estão, inclusive, algumas das praias mais deslumbrantes do Brasil. Maragogi é o cartão-postal da região, com suas piscinas naturais formadas por recifes de corais, onde os turistas podem mergulhar e explorar a rica vida marinha. Japaratinga encanta com suas águas tranquilas e extensas faixas de areia, enquanto São Miguel dos Milagres oferece praias isoladas e cenários cinematográficos. Além das praias, a Costa dos Corais é um paraíso para os amantes da natureza. Os recifes de corais que margeiam a costa criam um habitat marinho único, perfeito para mergulho e snorkeling. Passeios de barco pelas piscinas naturais revelam a diversidade de peixes coloridos e corais exuberantes. E as trilhas ecológicas nas áreas de preservação ambiental proporcionam aos visitantes a oportunidade de explorar a rica flora e fauna locais. Já a gastronomia é uma experiência para os sentidos. Os frutos do mar frescos são a estrela dos cardápios locais, preparados de maneiras diversas para agradar até os paladares mais exigentes. Dos deliciosos pratos de peixe e camarão aos quitutes regionais como a tapioca e a paçoca de carne de sol, os visitantes podem saborear a autêntica cozinha alagoana enquanto desfrutam da brisa do mar. Logo após a Costa dos Corais, dois destinos não fazem parte oficialmente da região, mas compartilham muitas paisagens e atrativos: Tamandaré e Ipojuca. A primeira cidade é conhecida pela Praia de Carneiros, com suas águas claras e mornas, e a famosa igrejinha à beira-mar, além das piscinas naturais e os recifes de coral que são ideais para snorkel; enquanto Ipojuca abriga o distrito de Porto de Galinhas, com faixa de areia de águas claras, passeios para piscinas naturais e um centrinho recheado de atrações.

foto: ©istock.com / Brastock Images

qual viagem

50 melhores destinos

Bra


asil

foto: ©istock.com / Cristian Lourenço

foto: ©istock.com / gustavofrazao

foto: ©istock.com / Brastock Images

dos Corais

45


Fernando

46

foto: istock.com / diegograndi

S

antuário ecológico a cerca de 370 km da costa continental brasileira e declarado Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, Fernando de Noronha tem simplesmente algumas das praias mais bonitas do mundo. Uma delas é a Baía do Sancho, com seu mar azul turquesa e cristalino e corais perto da orla. Toda essa paisagem é protegida e isolada por altas rochas escarpadas e cobertas por mata nativa. Com vista de cartão-postal para o Morro Dois Irmãos, a Baía dos Porcos é outro cenário incrível e muito procurado para snorkeling, pois ali surgem piscinas naturais repletas de peixes coloridos na maré baixa. Já a Baía dos Golfinhos é fechada para visitantes, porém, do alto de seu mirante é possível avistar grupos de golfinhos em um verdadeiro espetáculo da natureza. Área de alimentação e descanso de tartarugas marinhas, tubarões e outros tantos animais, a Baía do Sueste abriga o único mangue de ilhas oceânicas do Atlântico Sul e áreas para o mergulho superficial. A flutuação também é imperdível na Praia de Atalaia, considerada um berçário de diversas espécies marinhas e que, na maré baixa, se transforma em uma piscina natural. O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, que protege boa parte do arquipélago, guarda ainda ilhas secundárias e mais de 20 pontos de mergulho, com profundidades bem variadas. A temperatura do mar em Noronha tem em média 26°C e as águas são tão transparentes e limpas que a visibilidade em alguns pontos pode chegar a 50 metros. Não à toa, Fernando de Noronha é reconhecido internacionalmente como um dos principais destinos de mergulho do mundo. Em torno do arquipélago é possível se deparar com uma vida marinha riquíssima, com corais, mais de 200 espécies de peixes coloridos, tubarões, tartarugas marinhas, moreias, polvos, arraias e golfinhos. Noronha também conta com um circuito cultural, com o centro histórico da Vila dos Remédios, o Palácio São Miguel, a Igreja Nossa Senhora dos Remédios e o Forte Nossa Senhora dos Remédios, perfeito para curtir o pôr do sol. Outras atividades típicas no destino são o ilha tour, que passa pelos principais mirantes e praias, e o passeio de barco costeando o lado norte da ilha.

foto: istock.com / Reuber Duarte

qual viagem

50 melhores destinos

Bra


foto: istock.com / cabuscaa

asil foto: istock.com / diegograndi

o de Noronha

47


Chapada

48

R

eunindo diversos atrativos naturais e culturais no coração da Bahia, o lugar é destino certo para quem busca paz e tranquilidade ou para quem está atrás de história e aventura. Salpicado de cachoeiras, grutas, cânions e vales, o Parque Nacional da Chapada Diamantina, abrange 5 cidades: Lençóis, Palmeiras, Andaraí, Mucugê e Ibicoara e sua sede fica na cidade de Palmeiras. Lençóis, na região norte do parque, é a que mais recebe turistas já que possui melhor infraestrutura para atendê-los e fica a 420 quilômetros de Salvador. Seus casarões históricos foram transformados em pousadas, restaurantes, agências e outros serviços. Alguns dos principais passeios do destino saem de lá, como Marimbus, Fumaça por baixo, Mixila, Cachoeira dos Mosquitos, Serra das Paridas, Rio Mucugezinho, entre outros. Santuário do trekking, o lugar ficou bastante conhecido por ser um destino roots, mas, hoje em dia, oferece bastante conforto para todo tipo de visitante. Suas trilhas têm dificuldade variada, assim como as opções de esportes para diversos níveis de aventura. Por conta de seu tamanho e quantidade de atrativos, é praticamente impossível visitar tudo de uma vez só. Cada cantinho da Chapada merece uma atenção especial, e isso só pode ser feito com calma. Mas não se preocupe porque vontade de voltar para esse paraíso não vai faltar! E quando o assunto é trekking, um passeio não pode faltar. É o do Vale do Pati, conhecido como o mais bonito trekking do Brasil. A trilha do Pati pode ser feita em três, quatro ou cinco dias, quanto mais tempo disponível para permanecer no Vale, mais se pode ver. São inúmeros mirantes, cânions e cachoeiras. Reduto de belezas naturais, a Chapada conta com uma diversidade grande de fauna e flora. São mais de 50 tipos de orquídeas, bromélias e trepadeiras, além de espécies animais raras. O Parque Nacional, criado na década de 80, atua como órgão protetor de toda essa exuberância. Um dos atrativos mais requisitados e famosos é o Morro do Pai Inácio que, apesar de possuir 1.120m de altitude, é de fácil acesso. Ali se pode ver um belíssimo pôr do sol, digno de cartão postal. O local é também sinônimo de lendas e mistérios na região. Os antigos contam que o nome se originou a partir da história de um escravo que teve um romance com a filha de um rico fazendeiro e o namoro resultou numa gravidez. Com medo da intolerância da época, o homem fugiu para o morro e do alto pulou com um guarda-chuva aberto, desaparecendo assim, para sempre.

foto: © iStock.com / Camila1111

qual viagem

50 melhores destinos

Bra


foto: © iStock.com / SergioZacchi

asil foto: © iStock.com / vtupinamba

foto: Rafael Sgari/CC BY-SA 4.0/creativecommons.org/licenses/via Wikimedia Commons

a Diamantina

49


Lençóis M

50

istock.com/Cristian Lourenço

O

s Lençóis Maranhenses são uma das paisagens naturais mais espetaculares do país. Este vasto território de cerca de 155 mil hectares é marcado por um cenário único de dunas intermináveis e lagoas de água doce, criando uma paisagem deslumbrante e surreal. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi estabelecido em 1981 para preservar essa maravilha da natureza, por isso os visitantes devem seguir regras estritas para preservar o ambiente, como não deixar resíduos, não nadar nas lagoas com protetor solar e não perturbar a vida selvagem. Suas dunas, que podem atingir até 40 metros de altura, são moldadas pelo vento e pelas chuvas sazonais. Durante a estação chuvosa, que ocorre entre fevereiro e maio, as lagoas se enchem de água, criando um espetáculo de reflexos e cores deslumbrantes. A água cristalina das lagoas contrasta dramaticamente com a areia branca das dunas. Conforme a estação seca avança, as lagoas começam a evaporar, revelando as majestosas dunas. A flora e a fauna da região adaptaram-se a esse ambiente único, com plantas resistentes e animais, como o caranguejo Uçá, encontrados nas lagoas temporárias. Algumas das lagoas mais famosas incluem a Lagoa Bonita, Lagoa Azul, Lagoa das Andorinhas e Lagoa da Gaivota. Cada uma tem suas características únicas e proporciona experiências incríveis. Os Lençóis Maranhenses são um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e constituem um dos destinos mais desejados do Brasil. A cidade de Barreirinhas serve como ponto de partida para explorar a região, com passeios de jipe pelas dunas e de barco pelo rio Preguiças, que proporcionam uma maneira emocionante de conhecer esse tesouro natural. O município também oferece uma variedade de opções de hospedagem, desde pousadas simples até resorts de luxo, com opções de acomodações que atendem a preferências e orçamentos variados. A região também oferece oportunidades para explorar a cultura local, incluindo a culinária maranhense, que é rica em pratos à base de peixe e frutos do mar. Seja pela sua beleza exuberante, pelo contraste entre as dunas e as lagoas ou pela sensação de estar em um local quase surreal, os Lençóis Maranhenses são uma das maravilhas naturais mais fascinantes do Brasil, atraindo visitantes de todo o mundo para testemunhar essa incrível obra-prima da natureza. Vale a visita!

foto: IStock.com / ThomasCampos

qual viagem

50 melhores destinos

Bra


asil

foto: ©iStock.com / Roman_Rahm

foto: ©iStock.com / dolphinphoto

Maranhenses

51


At

52

E

ntre os Andes e o Oceano Pacífico, no norte do Chile, incríveis 1.000 km de extensão e 105.000 km² formam o Deserto do Atacama. Além de ser o mais árido, este é também o deserto mais alto do mundo – algumas de suas atrações estão a mais de 4.000 metros acima do nível do mar. Entre formações rochosas singulares, gêiseres, vulcões, lagoas e o céu mais estrelado que você vai ver na sua vida, é fácil se sentir em outro planeta. Na chamada Cordilheira de Sal, o Vale da Lua e o Vale da Morte são duas das principais atrações do Atacama. O primeiro recebeu esse nome porque acreditavam que seu relevo tão incomum seria parecido com o da Lua: formações de sal, areia e pedras, cavernas, cânions e dunas de tons avermelhados. O Vale da Morte, apesar do nome pouco convidativo, também tem visuais exuberantes. A uma altitude de 4.200 metros e próximo à fronteira com a Bolívia, El Tatio é um dos maiores campos geotérmicos do mundo, com dezenas de gêiseres que expelem com força água a mais de 80°C em um espetáculo da natureza. Já as Lagunas Altiplânicas, como são chamadas as lagoas vizinhas Miñiques e Miscanti, são dois enormes poços de águas em um profundo tom azul também a mais de 4.000 metros de altitude. A Miscanti é a maior das duas, com impressionantes 15 km². Para completar o panorama, há grandes morros e vulcões no entorno. Aliás, quem gosta de aventura e tiver fôlego suficiente pode fazer trekking até as crateras dos majestosos vulcões que marcam o horizonte do Atacama. Os mais famosos são o Lascar, que atinge os 5.600 metros de altitude, e o Licancabur, com mais de 5.900 metros. A Laguna Cejar é mais um passeio icônico no destino. Suas águas possuem uma concentração de sal que chega a 40%, sendo maior até mesmo que a do Mar Morto. Por isso, você não afunda e pode flutuar com muita facilidade. A combinação de grande altitude, baixa umidade, céu quase sempre aberto e pouca luminosidade artificial faz do Deserto do Atacama um dos melhores lugares do planeta para admirar o céu noturno. Por isso, participar de um tour astronômico é imperdível, com observação a olho nu e com o uso de telescópios. Outros passeios incríveis pelo Atacama incluem ainda Salar de Tara, Vale do Arco-Íris, Salar do Atacama, Lagoa Chaxa, Piedras Rojas, Ojos del Salar, Laguna Tebinquiche e muito mais. O ponto de partida é a cidade de San Pedro de Atacama, praticamente o único povoado com boa estrutura turística nessa região inóspita. Por lá, há todo o tipo de opção de hospedagem, de albergues e pousadas a hotéis e lodges de luxo, alguns até mesmo com spa.

foto: ©iStock.com / filrom

qual viagem

50 melhores destinos

Amér


ricas foto: ©iStock.com / bohemia8

tacama

53


Mach

54

foto:©istock.com / lovelypeace

U

ma grande cidade de pedra encravada nos Andes peruanos, combinada com uma vegetação tropical e a ocasional presença de neblina, criando uma atmosfera quase mística. O visual de Machu Picchu é de tirar o fôlego – e não é por causa da altitude, que aqui chega a 2.430 metros. Esse é um daqueles destinos que todos deveriam visitar ao menos uma vez na vida. Uma das atrações mais populares do continente, a Cidade Perdida dos incas está listada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco e é uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Considerada também um dos maiores legados da civilização inca, Machu Picchu impressiona com seus muros gigantes, terraços cavados nas escarpas rochosas e canais de irrigação a uma grande altitude, sendo uma área de difícil acesso, com uma topografia complicada. É uma obra-prima da arquitetura, do urbanismo e da engenharia dos incas. O cenário mais famoso é o da Cidadela, aquele que geralmente aparece nas fotos de sites, revistas e cartões-postais. Mas Machu Picchu cobre mais de 30 mil hectares entre as montanhas. São aproximadamente 200 estruturas diferentes que formam o complexo arqueológico, entre praças, templos, fontes de água, monumentos e residências, sempre em perfeita harmonia com a natureza ao redor. Acredita-se que o local era utilizado pelos incas como um importante centro religioso, astronômico e agrícola, mas ele ainda desperta a curiosidade de visitantes e historiadores. Machu Picchu foi construída no século XV e abandonada cerca de 100 anos depois, quando o Império Inca foi invadido pelos espanhóis. Por muito tempo, sua exata localização permaneceu um mistério, até ser redescoberta em 1911. Em Machu Picchu há dois setores bem demarcados. A área agrícola tem terraços que eram usados para o cultivo de alimentos. Do outro lado está a parte mais urbana, onde estão a Rocha Sagrada, o Templo do Sol, o Templo do Condor e o grande relógio solar, entre outros pontos relevantes. Nas típicas fotos panorâmicas de Machu Picchu, aparece uma montanha atrás da Cidadela. Chamada de Huayna Picchu, seu pico atinge mais de 2.700 metros acima do nível do mar. É possível seguir em uma trilha até lá, o que leva cerca de três horas para o trajeto completo. Vale destacar que, para conhecer Machu Picchu, é preciso caminhar bastante, em um terreno cheio de descidas e subidas. O ideal é ir com calma, por causa da altitude.

foto:©istock.com /Andres Jacobi

qual viagem

50 melhores destinos

Amér


ricas foto: ©istock.com / mtnmichelle

hu Picchu

55


Us

56

foto: © 2016 iStockphoto / Procy_ab

U

shuaia, a cidade mais austral do mundo, também conhecida como o Fim do Mundo, é uma pérola encantadora na Ilha da Terra do Fogo, na Patagônia Argentina. Apesar de sua juventude, com pouco mais de cem anos de existência, o lugar já se destaca como um destino turístico com uma história rica e um cenário natural espetacular. Rodeado por uma paisagem de tirar o fôlego, o destino é um convite irresistível para os amantes da natureza e aventureiros. Bosques densos, majestosas montanhas, rios sinuosos e lagos serenos compõem o cenário deslumbrante que envolve a região patagônica. Este é o ponto de partida para explorar não apenas as maravilhas locais, mas também destinos únicos na Argentina. No Canal de Beagle, os visitantes podem embarcar em emocionantes jornadas marítimas, admirando a beleza das águas cristalinas e das ilhas pitorescas. Já o Farol do Fim do Mundo, uma estrutura icônica, oferece vistas panorâmicas que deixam qualquer um maravilhado. O Parque Nacional da Terra do Fogo é um verdadeiro tesouro natural, onde trilhas revelam a diversidade da flora e fauna locais. E a partir da baía de Ushuaia, os mais aventureiros podem iniciar uma viagem épica até a misteriosa Antártica, um continente de beleza imensurável e mistério inexplorado. Ushuaia não é apenas um paraíso para os olhos, mas também para os aventureiros de todos os níveis. Seja de carro, a pé, a cavalo, de trem ou navegando, as possibilidades de exploração são infinitas. Os entusiastas de atividades ao ar livre encontrarão seu paraíso no destino, com opções como trekking, pesca, canoagem e ciclismo, além da oportunidade de visitação a estâncias encantadoras. Além das maravilhas naturais, a “Cidade do Fim do Mundo” também oferece uma experiência de hospedagem única. Com hotéis de até 5 estrelas, os visitantes podem desfrutar de conforto e luxo após um dia de exploração. E não se pode deixar de mencionar a deliciosa gastronomia local, onde pratos como centolla, merluza negra e cordeiro patagônico proporcionam uma verdadeira experiência culinária. Vale lembrar que, entre o final de junho e setembro, ocorre a temporada de neve nesta região da Patagônia Argentina, com temperaturas variando de 6 a -1ºC, o que torna o lugar ideal para os brasileiros apaixonados pelo frio e pelos esportes de inverno. Nesse período, não faltam atrações para curtir a neve dentro e fora de estações de esqui. São caminhadas, escaladas, patinação, passeios de trenó, roteiros de 4×4, sobrevoos, trekking e muito mais.

foto: © 2016 iStockphoto / Olga Radzikh

qual viagem

50 melhores destinos

Amér


ricas

foto: © 2016 iStockphoto / Procy_ab

foto: © 2016 iStockphoto / Ignacio Leonardi

foto: © 2016 iStockphoto / Kseniya Ragozina

shuaia

57


58

A

Riviera Maia tem mais de 120 km de extensão, suas águas cristalinas com tons azul-turquesa, praias de areia branca, cenotes, majestosos sítios arqueológicos, parques naturais e temáticos, fazem desse exuberante e maravilhoso destino turístico internacional localizado no México, um dos locais mais desejados para as férias pelos brasileiros. Localizada ao lado de Cancun no Caribe mexicano, é o destino ideal para quem está em busca de natureza e cultura, atrações variadas e aventura em meio à selva e de frente para a beleza incomparável do mar caribenho. Essa região pode ser explorada por quem escolhe se hospedar em Cancun, mas quer fazer faz passeios diferentes ou por aqueles que escolhem se hospedar em Tulum ou Playa del Carmen. As praias da Riviera Maia são as mais procuradas, com areia fina e branca, águas azul-turquesa e grandes coqueiros. Algumas delas bem paradisíacas, ideais para quem quer relaxar. Nesta bela região, antigas cidades maias foram estabelecidas, sendo as mais conhecidas Tulum que é a única cidade maia de frente para o mar e Cobá, porém, também é possível encontrar vários outros vestígios ao longo do destino. Na Riviera Maia você pode desfrutar de atividades emocionantes e divertidas em lugares naturais únicos como os cenotes, cavernas subaquáticas, lagoas e no incrível Mar do Caribe. É só escolher o que você mais gosta! Já Cancún conta com 22 km de praias de areias claras e águas coloridas de azul e verde. É ao redor da chamada zona hoteleira da cidade que estão várias amostras de suas maiores representantes, acessadas ou por meio dos empreendimentos instalados à beira-mar ou pelas entradas públicas espalhadas ao longo da orla. Entre alguns dos destaques dessa extensa faixa litorânea estão: a movimentada Playa Tortugas, ideal para mergulhos com snorkel e atividades radicais como bungee jumping; a tranquila Playa Langosta, indicada para famílias com crianças; a badalada Punta Cancún, coração do centro hoteleiro e endereço do icônico Farol de Punta Cancún; a pacata Chac Mool, ponto de encontro dos surfistas; e a famosa Delfines (conhecida também como “El Mirador”), parada obrigatória para quem deseja tirar uma foto do letreiro com o nome da cidade, avistar simpáticos golfinhos ou simplesmente contemplar um visual arrebatador. Além disso, Cancun oferece uma vida noturna recheada de opções para todos os gostos e uma gastronomia para todo tipo de paladar.

Cancún e

foto: ©iStock.com / Jonathan Ross

qual viagem

50 melhores destinos

Amér


foto: © iStock.com / Iren_Key

ricas foto: © iStock.com / Seckin Ozturk

foto: ©iStock.com / posztos

e Riviera Maia

59


60

foto: flickr.com/photos/@N02/dronepicr

S

ão nada menos que 50 nacionalidades que convivem entre uma população de pouco mais 150 mil habitantes, Curaçao é diversa na composição de sua população e atrações. A peculiaridade da ilha a torna muito original e exclusiva perante outras da região. O destino está localizado no mar do Caribe onde também estão outras ilhas que faziam parte das Antilhas Holandesas e distante aproximadamente 70 km da costa da Venezuela. A capital Willemstad, eleita Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, possui construções tradicionais e autênticos prédios de arquitetura dos Países Baixos, criando um perfeito equilíbrio entre a atmosfera europeia e o clima caribenho. A estrutura do país, independente desde 2010, é digna de receber turistas do mundo todo. O Aeroporto Internacional Hato é o maior do Caribe, com uma pista de 3.410 metros que lhe permite receber aeronaves de grande porte. Nos portos, são duas opções: o Mega Píer, para os grandes navios de cruzeiro, e o Mathey Werf, para embarcações de médio porte. O clima é convidativo, o que garante sol quase que 90% do ano. Nos meses mais chuvosos (outubro, novembro e dezembro), o índice pluviométrico é sempre abaixo dos 100 milímetros. Os visitantes podem praticar stand up paddle, kite surf, windsurfe, mergulho e passeio de Aquafari (scooter submerso). A ilha oferece mais 40 praias de águas cristalinas e com ótima temperatura e balneabilidade. Há praias para todos os gostos, algumas de mar calmo como piscinas naturais, outras com ondas fortes e constantes para a prática de surf, algumas delas com baías, outras com enseadas. No porto de Bapor Kibra fica o Curaçao Sea Aquarium, único no mundo com sistema de águas abertas, ou seja, incorporado ao mar. No mesmo porto estão o Dolphin Academy e o Curasub, que possibilitam alimentar animais marinhos durante um mergulho, nadar com golfinhos e mergulhar num submarino até 300 metros de profundidade. As variadas influências da cultura estão presentes na gastronomia de Curaçao. A culinária é rica em peixes e frutos do mar, e pratos típicos da cultura holandesa, espanhola, africana e asiática também são oferecidos. Em Curaçao é possível encontrar grandes shoppings e centros comerciais, além do bairro de Punda em Willemstad, que tem dezenas de lojas internacionais e produtos de todos os tipos. É indispensável comprar o famoso Curaçao Blue, uma bebida de origem local muito apreciada para elaboração de drinks especiais.

Cu

foto: ©iStock.com / sorincolac

qual viagem

50 melhores destinos

Amér


ricas foto: leonardo libman

foto: leonardo@springcom

uraçao

61


Ba

62

foto: ©iStock.com / vale_t

I

lhas cercadas por um mar azul turquesa e cristalino, praias de areia branca e clima de verão o ano inteiro definem a imagem de um paraíso tropical. E é exatamente esse cenário que você vai encontrar nas Bahamas, arquipélago caribenho formado por 700 ilhas e 2 mil ilhotas, cada uma com seu encanto particular. Mergulhar em recifes de corais e nadar com animais marinhos, praticar esportes aquáticos e descobrir ilhas desabitadas em passeios de barco são apenas algumas das atividades que podem ser feitas por quem visita o país. Pousadas intimistas, hotéis boutique exclusivos e grandes resorts com cassinos compõem a oferta hoteleira local, com opções para todos os tipos de viajantes. A gastronomia é outro destaque, com diversos mariscos, frutos do mar e peixes. A porta de entrada é sua capital, Nassau, na ilha de New Providence. A cidade guarda uma boa oferta de hotéis e grandes resorts, muitos deles all-inclusive e à beira-mar. Por estar a menos de 300 km de Miami, Nassau virou um ponto de parada frequente de cruzeiros das principais companhias que operam roteiros pelo Caribe. Além disso, muitas dessas empresas têm ilhas particulares nas Bahamas, acessíveis apenas aos passageiros de seus respectivos navios. Com águas quentes e de boa visibilidade, as Bahamas têm destaque como destino de mergulho e snorkeling. A Barreira de Corais de Andros, com 300km, é a terceira maior do mundo. Há ainda corais em Bimini, Exumas, San Salvador e Eleuthera, e, para os mais corajosos, a possibilidade de mergulhar entre tubarões e arraias. Entre ilhas particulares, bancos de areia que aparecem de acordo com a maré e recifes de corais protegidos, nas Exumas está um dos lugares mais conhecidos do país: a Praia dos Porcos de Big Major Cay, cujos únicos habitantes são os famosos porquinhos nadadores. Já a ilha de Eleuthera é extensa, com largos trechos de natureza selvagem e cortada de norte a sul pela Queen’s Highway. Essa estrada atravessa um estreito rochoso natural, chamado de Glass Window Bridge: de um lado, está o Oceano Atlântico com seu tom azul profundo e, do outro, o mar calmo e azul turquesa de Eleuthera. Já a vizinha Harbour Island é um destino pitoresco, com a encantadora Dunmore Town e a Pink Sands Beach, onde a areia exibe um tom de rosa claro. Com quase 200 km de extensão, a cadeia de ilhas Ábacos é um paraíso para passeios de barco. E a ilha Grand Bahama, onde está Freeport, a segunda maior cidade do país, é considerada um dos melhores lugares para compras nas Bahamas, com destaque para o mercado de Port Lucaya.

foto: ©iStock.com / NAPA74

qual viagem

50 melhores destinos

Amér


ricas foto: ©iStock.com /Enrico Pescantini

ahamas

63


F

64

A

combinação de praias, boas compras e os mais famosos parques temáticos do mundo fez com que a Flórida se tornasse um destino muito querido pelos turistas já há algumas décadas. E o estado norte-americano não para de surpreender quem decide explorá-lo mais a fundo. Claro que a porta de entrada continua sendo Miami, local de badalação, compras e praias, mas sempre capaz de se reinventar e lançar tendências. Com um mix de influências latinas, este também é um destino cultural, dos grafites de Wynwood ao art déco de South Beach. E, como a capital mundial dos parques temáticos, Orlando reúne os complexos Walt Disney World Resort, Universal Orlando Resort e SeaWorld Orlando. Completa e muito democrática, a cidade guarda outras tantas opções de lazer para todas as idades, incluindo gastronomia, vida noturna e distritos charmosos. Mas a oferta turística da Flórida não para por aí. No extremo sul, as Florida Keys são o lado mais caribenho do destino, um arquipélago cercado por um mar entre o turquesa e o verde esmeralda. De Key Largo a Key West, são mais de 150 km de paisagens paradisíacas ligadas pela Overseas Highway, como reservas naturais, praias, recifes e cidades onde o clima de férias dura o ano inteiro. Pela costa do Golfo do México, vale conhecer Paradise Coast, que combina o luxo sossegado de Naples e o mar caribenho de Marco Island com a vida selvagem das áreas alagadas nos Everglades. Ou então seguir até St. Pete/Clearwater, com sua boa variedade de centros culturais, atividades ao ar livre, gastronomia e 56 km de praias de areia branca. Fica ao lado de Tampa Bay, famosa pelo agito típico de uma cidade cosmopolita. Há ainda Crystal River, conhecida como a capital mundial dos peixes-boi, repleta de nascentes de águas cristalinas. A natureza também é a grande protagonista das regiões de Ocala e West Volusia, onde o charme sulista encontra cenários únicos. A Flórida central tem ainda cidades como Lakeland, Winter Haven e Lake Wales, que guardam atrações bem singulares a curtas distâncias de Orlando. Já na costa leste, o roteiro segue pelos canais de Fort Lauderdale e pelo condado de Palm Beach, formado por cidades como Boca Raton, West Palm Beach, Jupiter e Delray Beach. É um destino com um toque de exclusividade, mas com um perfil mais acessível. Há ainda Daytona, famosa pela praia homônima e pelo circuito da NASCAR, e a histórica St. Augustine, a primeira cidade fundada por europeus nos Estados Unidos.

FOTO: Scott Sporleder / VISIT FLORIDA

qual viagem

50 melhores destinos

Amér


foto: Courtesy of VisitStPeteClearwater.com

ricas foto: © Universal Orlando Resort / Roberto Gonzalez

foto: ©iStock.com / Dreamframer

Flórida

65


Nov

66

A

tal cidade que nunca dorme, Nova York inspirou grandes músicas e já foi cenário de inúmeros filmes e séries de TV. E é justo que ela seja retratada tantas vezes nas mais diversas obras. Nova York é uma cidade que te envolve com um ritmo próprio e uma energia vibrante. Em constante renovação, suas opções de entretenimento são praticamente infinitas e novas atrações surgem a cada esquina. A lista de pontos imperdíveis em Nova York é extensa e, com certeza, você vai sair de lá com a sensação que ainda faltou visitar muita coisa. São museus, lojas, monumentos, restaurantes, cafés, bairros, arranha-céus, parques e muito mais. A cada nova rua, a cada prédio observado, a impressão é que tudo é muito emblemático e que você já viu aquele lugar na TV ou nas telas de cinema. São lugares como a Estátua da Liberdade, a Times Square com seus vários telões, a Ponte do Brooklyn, a 5ª Avenida, a estação Grand Central e o Central Park – este último com 341 hectares de área verde em pleno coração de Manhattan. Para curtir a cidade ao ar livre, vale ainda conhecer o Bryant Park, onde está a Biblioteca Pública de Nova York, o High Line, parque linear construído em uma antiga linha férrea a oito metros do chão, o Washington Square Park, conhecido pelo monumento semelhante ao Arco do Triunfo, e o Battery Park, na ponta sul da ilha de Manhattan. Nova York também é um dos principais centros culturais do planeta, sendo o endereço do Metropolitan Museum of Art (MET), cujo acervo conta com mais de 400 mil itens do mundo todo, do Museum of Modern Art (MoMA), referência mundial na área, do Museu Americano de História Natural, do Museu do Brooklyn e do Guggenheim, entre outras instituições. Em torno da Times Square fica o Theater District, que concentra grande parte dos teatros da Broadway, famosos por seus musicais renomados. Para ver a imensidão de Nova York do alto, as dicas são os observatórios do Empire State Building (86º e 102º andares), do Top of the Rock no Rockefeller Center (70º andar) e do One World Observatory (do 100º ao 102º andar). Para compras, o destaque vai para as grandes lojas de departamento e as boutiques descoladas em bairros como o Greenwich Village e o SoHo. A gastronomia também é um capítulo à parte em Nova York, dos carrinhos de cachorro-quente aos restaurantes de chefs premiados, passando pelas típicas delis e mercados como o Chelsea Market e o Gansevoort Market.

foto: ©iStock.com / JC Ruiz

qual viagem

50 melhores destinos

Amér


foto: ©iStock.com / dolphinphoto

foto: ©iStock.com / dolphinphoto

ricas foto: ©iStock.com / duha127

va York

67


Ca

68

foto: istock.com / Rudy Salgado

A

Califórnia impressiona pela variedade de cenários, que compreende parques nacionais com árvores gigantes, vinhedos, estações de esqui, regiões áridas e algumas das praias mais famosas dos Estados Unidos. E uma de suas cidades mais icônicas é sem dúvida Los Angeles, lar dos estúdios de Hollywood – muitos, inclusive, são abertos a visitações. Os fãs do cinema também vão adorar conhecer a Hollywood Boulevard, o letreiro de Hollywood e lugares como o Griffith Observatory e até mesmo as mansões de Beverly Hills. LA tem ainda museus, parques temáticos, entre eles a Disneyland original, e distritos badalados, como Venice Beach. No mesmo condado, vale conhecer Santa Monica, cujo píer é o ponto final da Rota 66, e Long Beach. Também no sul da Califórnia, San Diego tem belas praias e grandes influências mexicanas, Palm Springs é um oásis na paisagem árida da região e o Parque Nacional do Vale da Morte (Death Valley), considerado o ponto mais quente do mundo, tem visuais impressionantes. A clássica Highway One, estrada que percorre grande parte do litoral da Califórnia, é um dos trajetos mais populares para uma road trip. A partir de LA, ela atravessa lugares como Malibu, Santa Barbara, com suas praias tranquilas e arquitetura em estilo espanhol, Big Sur, cujo litoral escarpado rende cenários de cartão-postal, a pitoresca Carmel-bythe-Sea, Monterey e Santa Cruz, conhecida pela cultura do surfe e do skate. Cosmopolita e variada, São Francisco é parada obrigatória na Califórnia, com uma série de lugares emblemáticos, como a Golden Gate, a Lombard Street, Alcatraz, o Pier 39 e os bairros Mission District e Chinatown, além dos clássicos bondinhos. A partir de São Francisco, é fácil chegar às principais regiões vinícolas do estado, com destaque para os condados de Sonoma e Napa. A Califórnia é de fato um destino para curtir ao ar livre. Para ter uma ideia, o estado conta com quase 300 parques nacionais e estaduais. Entre os mais populares estão Yosemite, com cachoeiras, vales profundos, sequoias gigantes e picos de granito, e Redwood, lar das árvores mais altas do planeta. A natureza também impera absoluta na cordilheira de Sierra Nevada, em locais como o Lake Tahoe e Mammoth Lakes, que concentram diversas atividades de verão e de inverno, incluindo estações de esqui.

foto: istock.com / SeanPavonePhoto

qual viagem

50 melhores destinos

Amér


ricas

foto: ©iStock.com / Ingus Kruklitis

foto: istock.com / istock.com / Markue

alifórnia

69


70

U

m dos destinos turísticos mais desejados e impressionantes do mundo pertence ao Equador e pode ser considerado uma das maravilhas turísticas de todo o mundo. Esse local oferece praias de coral e areia de lava, oásis brancos emoldurados por manguezais, precipícios rochosos e lagoas construídas dentro de antigas crateras. Além disso é uma área de Proteção Ambiental e muito visitada por pesquisadores e turistas que amam a natureza. Acertou quem disse Galápagos. Com suas paisagens vulcânicas, as Ilhas Galápagos estão sem dúvida entre os lugares mais bonitos do mundo e, de longe, entre os destinos mais fascinantes para um tour especial na América do Sul. Geograficamente parte do Equador e banhado pelas águas do Pacífico, o arquipélago de Darwin possui uma herança naturalista única no mundo. A palavra-chave é ecoturismo: quase todas as Ilhas Galápagos, sem surpresa, estão incluídas no Parque Nacional e apenas uma pequena fração do território é ocupada por assentamentos humanos. A existência do Parque Nacional remonta ao ano de 1959: alguns anos depois, em 1978, as ilhas foram declaradas Patrimônio Natural da Humanidade e, posteriormente, Reserva da Biosfera. Em 1984, foi a vez da Reserva Marinha, declarada também Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Este resumo é suficiente para entender o valor naturalista do arquipélago localizado no Equador. Entre as áreas vulcânicas mais ativas da Terra, esse grupo de ilhas impressionou Charles Darwin, como é conhecido, pela biodiversidade e pela variedade de seus habitats, graças às correntes e à distância do continente: foram as Ilhas Galápagos que inspiraram uma das obras mais famosas da história científica, o tratado “A origem das espécies”. Não há dúvida: para quem ama a natureza, explorar este lugar é uma emoção muito forte. Aqueles que tiveram a sorte de visitar este paraíso terrestre devem aproveitar e relaxar em praias maravilhosas. Nas Ilhas Galápagos o tempo parece ter parado e, assim como no mítico Éden, você fica cara a cara com animais selvagens que são sociáveis e gentis: você pode pegar um bronzeado cercado por gansos, leões marinhos, tentilhões de Galápagos, tartarugas, iguanas, flamingos e pinguins. Se isso não for suficiente, você pode tornar a experiência ainda mais emocionante com várias outras atividades: além de passeios, você pode desfrutar de uma viagem de caiaque saindo de Tortuga Bay, de um passeio de bicicleta, fazer escalada, fazer um passeio pelas baías de bote ou uma saída para surfar.

Gal

foto: istock.com / estivillml

qual viagem

50 melhores destinos

Amér


foto: istock.com / boydhendrikse

foto: istock.com / Sophie Dover

lápagos

ricas

71


L

72

foto: ©iStock.com / JoseIgnacioSoto

S

e você está programando a sua próxima viagem à Europa, pode começar por Lisboa, a cidade que tem muitas histórias para contar. Na capital portuguesa o sol brilha até 300 dias por ano e a temperatura raramente desce abaixo dos 15 ºC. Outro aspecto que deve ser considerado é a segurança oferecida aos visitantes, tanto para passeios durante o dia como à noite. A gastronomia é rica e diversificada e um dos destaques do cardápio lisboeta são as centenas formas de preparar o tão desejado bacalhau. Em Lisboa, o visitante encontra hotéis e restaurantes para todos os gostos e bolsos. Para ter uma vista única da cidade vale subir o Arco da Rua Augusta. Este espaço privilegiado deixa Lisboa, literalmente, aos seus pés. Lá do alto, pode-se observar as magníficas esculturas de Célestin Anatole Calmels, onde a Glória coroa o Génio e o Valor. As belíssimas estátuas, da autoria de Victor Bastos, representam figuras da história local. À esquerda fica o Marquês de Pombal, os seguintes são o Vasco da Gama, Viriato e, mais à direita, o Nuno Álvares Pereira. É impossível não se sentir inspirado por tais valores, numa vista de 360º de onde pode ver o melhor que Lisboa tem para oferecer. O Miradouro São Pedro de Alcântara é um lugar amplo com um jardim geométrico e uma vista que vai longe até o Rio Tejo. De um lado é possível ver o Castelo de São Jorge, uma vista panorâmica para o bairro de Alfama, a Igreja de São Roque, e no entorno é possível tomar um café em botequinhos apreciando Lisboa. Outra experiência bem bacana é andar de elétrico (o tradicional bondinho português). Uma dica é sair da praça do Rossio, pois são apenas 600 metros de caminhada ladeira abaixo. O miradouro é um dos mais bonitos da cidade. O Castelo de São Jorge é um ícone em Lisboa, tem um mirante fantástico, e um verdadeiro patrimônio do século XI que remete a ocupação islâmica em Portugal. Já o Mosteiro dos Jerônimos é simplesmente fascinante e tem um significado importante referente ao período das navegações e descobrimentos. Existia uma pequena praia perto do mosteiro, e era de lá que os barcos saiam para desbravar novos mares. A história conta que os monges tinham a responsabilidade de prover assistência espiritual para os navegadores. Complete sua visita indo provar o delicioso pastel de Belém. A famosa loja fica bem ao lado. E a propósito, dizem que foram os monges que criaram a receita do pastel de nata, famoso mundialmente.

foto: ©iStock.com / Rrrainbow

qual viagem

50 melhores destinos

EUR


ROPA

foto: ©iStock.com / znm

Lisboa

73


qual viagem

50 melhores destinos

74

A

s temperaturas amenas da temporada de outono e inverno fazem de Barcelona uma cidade agradável ao ar livre mesmo no mês mais frio do ano. Leve apenas alguns agasalhos para enfrentar temperaturas por volta de 5°C (à noite) chegando até 20°C durante o dia e aproveite que a cidade está mais vazia, depois do efervescente verão, por ser baixa temporada. Museus como Picasso, Fundació Joan Miró e Macba terão bem menos filas que no verão, assim como as casas Milà e Batló. Em janeiro, as lojas entram nas tradicionais rebajas, liquidações onde é possível comprar calçados, roupas e perfumes com até 90% de desconto. Além disso o turista poderá visitar as cidades vizinhas de Tarragona e Girona, que oferecem ótimos museus, bons restaurantes e uma vida noturna para lá de especial. Quem gosta de vinho poderá visitar a região de Penédes, que tem ótimos rótulos, visita às fazendas e degustação dos melhores produtos. Outras dicas são os parques que a cidade oferece. Se estiver com crianças vá ao Tibidabo, uma espécie de Hopy Hari na parte mais alta de Barcelona. Outro local que merece uma visita é o Labirinto, um parque que fica bem próximo ao coração de Barcelona. Outra dica superbacana é usar e abusar das linhas de metrô e dos trens de cercanias. Com tarifas abaixo de 2 euros por viagem você visitar cidades históricas como Sitges e Rubi tranquilamente, fazendo um bate e volta sem precisar se hospedar fora da capital catalã. Quem deseja um contato maior com destinos de frio, pode conhecer a enorme região dos Pirineus, que oferece pequenas cidades cercadas de muito verde, estações de esqui, restaurantes icônicos e estradas que oferecem ao visitante rotas cênicas fantásticas. Visitar as famosas Ramblas, percorrer as ruas estreitas e repletas de história do bairro Judeu, caminhar pela praia de Barceloneta ou visitar o Parque Guel também são pedidas mais tradicionais. Não deixe de visitar a igreja Sagrada Família e realizar um tour pelo estádio do Barcelona. A capital catalã tem também um dos mais completos roteiros gastronômicos de toda a Europa. São centenas de opções de bons restaurantes que agradam a turistas de todo o mundo. Quem gosta de castelos pode realizar um desejo em visitá -lo indo a cidadezinha de Castelldefells, lá o turista encontra um dos castelos mais bem preservados da Catalunia. Além disso, essa pequenina cidade tem uma das mais belas praias da Espanha e oferece um enorme calçadão para relaxantes caminhadas e práticas de atividades esportivas.

Bar

EUR


ROPA

foto: @solanomundo

foto: istock.com / Time Beast

foto: @solanomundo

rcelona

75


Lo

76

L

ondres é uma cidade fascinante e cosmopolita situada às margens do rio Tâmisa, no sudeste da Inglaterra. Com uma população diversificada de mais de 8 milhões de pessoas, a cidade é um caldeirão cultural e um centro de influência global. O inglês é o idioma oficial, mas as ruas ressoam com uma miríade de línguas devido à sua diversidade étnica. A arquitetura de Londres é um mosaico de estilos, abrangendo desde os icônicos edifícios históricos, como o Palácio de Buckingham, até arranha-céus contemporâneos, exemplificados pelo The Shard. A cidade é pontilhada por monumentos famosos, como o Big Ben, a Torre de Londres, o Palácio de Buckingham, a Abadia de Westminster, a London Eye e a majestosa Tower Bridge. A cena cultural de Londres é rica e diversificada, com uma infinidade de museus, galerias de arte e teatros, incluindo o renomado Museu Britânico, a Galeria Nacional e o Museu de História Natural. Além disso, a cidade é um centro de inovação e criatividade, alimentando a indústria da moda, design e entretenimento. A gastronomia londrina é uma experiência em si, oferecendo desde tradicionais pubs britânicos, onde você pode experimentar o famoso “fish and chips”, até restaurantes internacionais de alta classe. A culinária é tão diversa quanto a cidade, com influências globais evidentes. O transporte público eficiente, incluindo o metrô (tube), ônibus e trens, facilita a exploração da cidade. O famoso Oyster Card simplifica a locomoção, tornando mais conveniente visitar os diversos bairros, como Notting Hill, Soho, Chelsea e Shoreditch, cada um com sua atmosfera única. Londres abriga uma série de eventos anuais notáveis, como o carnaval de Notting Hill, Wimbledon, o Ano Novo em Londres e o Festival de Greenwich. Os parques, como Hyde Park e Regent’s Park, proporcionam refúgios verdes para aqueles que desejam escapar do agito urbano. A cidade possui uma história rica que remonta aos tempos romanos, e os entusiastas da história podem explorar locais históricos, como a Torre de Londres. A vida noturna é vibrante, com inúmeros bares, clubes e teatros. O West End, em particular, é famoso por suas produções teatrais de classe mundial. Londres é uma cidade multicultural, refletindo sua diversidade étnica com uma riqueza de culturas, culinárias e tradições. É uma cidade que abraça o mundo e oferece algo para todos os gostos e interesses, tornando-a um destino verdadeiramente emocionante e dinâmico.

foto: Divulgação / hames Rockets

qual viagem

50 melhores destinos

EUR


ROPA foto: istock.com/johnkellerman foto: istock.com/TonyBaggett

foto: istock.com/chris-mueller

ondres

77


P

78

P

aris, a cidade da luz, é um dos destinos mais icônicos do mundo, reverenciada por sua beleza, história e rica cultura. Localizada nas margens do rio Sena, a capital francesa encanta visitantes com sua arquitetura espetacular, que mistura o antigo com o contemporâneo de maneira deslumbrante. Os emblemáticos pontos turísticos, como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre e o Arco do Triunfo, proporcionam uma experiência inesquecível. Os parisienses são conhecidos por seu estilo de vida elegante e pela gastronomia excepcional. Os cafés nas calçadas, as boulangeries repletas de croissants frescos e os restaurantes de alta classe tornam a culinária francesa uma atração imperdível. Não deixe de provar pratos como o coq au vin e os queijos saborosos acompanhados de um bom vinho. Os jardins de Paris são verdadeiros refúgios de tranquilidade no coração da cidade. O Jardim de Luxemburgo, o Jardim das Tulherias e o Parque des Buttes-Chaumont oferecem a oportunidade de relaxar e apreciar a beleza natural. Além disso, o Rio Sena serpenteia por Paris, proporcionando românticos passeios de barco, os famosos bateaux-mouches, que revelam vistas deslumbrantes da cidade, tanto de dia quanto à noite. A arte também desempenha um papel central em Paris, com uma infinidade de museus e galerias de renome mundial. O Museu do Louvre abriga a icônica Mona Lisa e a renomada Vênus de Milo, enquanto o Museu d’Orsay exibe uma extensa coleção de impressionismo. Além disso, os bairros boêmios de Montmartre e Le Marais são ricos em cultura artística, abrigando inúmeros ateliês e espaços de exposição. A moda parisiense é outra atração irresistível, com boutiques de alta costura nas famosas avenidas Champs-Élysées e Rue du Faubourg Saint-Honoré. A cidade é o epicentro da moda e palco de eventos como a Semana de Moda de Paris, que atrai os maiores estilistas e fashionistas do mundo. A cidade também é rica em história, com monumentos como o Arco do Triunfo e os invólucros arquitetônicos de sua história tumultuosa. As catacumbas de Paris oferecem uma visão fascinante das entranhas da cidade e de seu passado sombrio. Paris, uma cidade que mistura tradição e inovação, é um destino que continua a inspirar, encantar e seduzir seus visitantes, mantendo-se como um lugar mágico que merece ser explorado, desfrutado e apreciado por todos que têm o privilégio de conhecê-la. Paris, cidade das maravilhas, nunca deixa de cativar.

foto: ©iStock.com / SAKhanPhotography

qual viagem

50 melhores destinos

EUR


ROPA

foto: ©iStock.com / llflan

foto: ©iStock.com / SheraleeS

foto: ©iStock.com / RudyBalasko

foto: ©iStock.com / Annimei

foto: ©iStock.com / Frederic Prochasson

Paris

79


Côte

80

foto: ©iStock.com / nito100

C

idades charmosas, muito glamour e vistas de tirar o fôlego de qualquer turista. A Côte d’Azur, conhecida também como Riviera Francesa, tem a fama de ser um dos trechos mais exclusivos e luxuosos do litoral europeu desde o final do século XIX. O destino sempre atraiu visitantes ilustres, como Renoir e Picasso, além, claro, de estrelas do cinema. Nessa faixa litorânea de quase 200 km no sudeste da França até o Principado de Mônaco, o Mar Mediterrâneo exibe um marcante tom de azul. Praias badaladas e vilas encravadas em rochedos completam o visual de locais como Cannes, Nice e outras dezenas de pequenas cidades que valem a visita, onde impera a autenticidade do “savoir-vivre” francês. Considerada a capital da Côte d’Azur, Nice possui um charme sem igual, seja na extensa Promenade des Anglais, que contorna a praia e abriga o famoso Hotel Negresco, ou na cidade velha, com uma série de restaurantes e um tradicional mercado de flores e alimentos. Já Cannes, lar do principal festival de cinema do mundo, transborda glamour e elegância, principalmente em torno da avenida à beira-mar La Croisette. Mas não é só isso – o bairro antigo de Le Suquet guarda o charme francês de tempos passados. De uma pacata vila de pescadores, Saint-Tropez tornouse um reconhecido destino de luxo na década de 1950, popularizado por ninguém menos que Brigitte Bardot. Um favorito da elite mundial, o local tem inúmeros iates atracados no porto, restaurantes refinados com vista para o mar, hotéis cinco estrelas e boutiques de grifes famosas. Com pouco mais de 2 km² de área, o Principado de Mônaco é um dos destinos mais luxuosos do mundo, famoso pelo Cassino de Monte-Carlo, pelo GP de Fórmula 1 e pela infinidade de grandes iates atracados no Port Hercule. Visite também o charmoso bairro de Le Rocher, com o Palácio do Príncipe, a catedral e o Museu Oceanográfico. Pertinho de Mônaco, Èze tem charmosas construções em estilo provençal e guarda uma das vistas mais privilegiadas para o Mar Mediterrâneo na região. Na parte mais alta do vilarejo, você vai encontrar restaurantes premiados, a igreja da cidade, o Jardin Exotique e as tradicionais perfumarias Galimard e Fragonard, além das ruínas de um castelo. Outras joias da Côte d’Azur incluem a pequena Villefranche-sur-Mer, com suas vias estreitas em estilo medieval, a cultural Antibes, Menton, que lembra uma cidade de praia italiana, e ainda Cagnes-sur-Mer e Saint-Paul-de-Vence.

foto: © iStockphoto 2015

qual viagem

50 melhores destinos

EUR


ROPA

foto: © venakr / 2015 iStockphoto

foto: ©iStock.com / Xantana

e d’Azur

81


To

82

foto: ©iStock.com / zetter

A

Toscana, na região central da Itália, revela-se como um baú de tesouros históricos únicos no mundo. Com uma vista deslumbrante para a costa do Tirreno, essa região encanta visitantes com suas cidades de arte, aldeias pitorescas, panoramas fascinantes, paisagens bucólicas e ilhas magníficas. Rica e surpreendente, a Toscana sabe encantar como poucos lugares conseguem. Com suas 9 capitais de província e a majestosa cidade metropolitana de Florença, o destino abriga algumas das cidades mais bonitas da Itália. A capital regional é um verdadeiro museu ao ar livre, onde cada esquina conta uma história. Caminhar pelas ruas de Florença é como mergulhar em um conto de fadas, com obras-primas arquitetônicas como a imponente Catedral de Santa Maria del Fiore e a icônica Ponte Vecchio. Além disso, tesouros inestimáveis esperam para serem descobertos, como o majestoso David de Michelangelo na Galleria dell’Accademia e as obras-primas expostas na renomada Galeria Uffizi. Siena, com seu centro histórico que se estende desde a majestosa Piazza del Campo, transporta os visitantes de volta à Idade Média. Enquanto em Pisa, a poucos passos da costa do Tirreno, a imponente Piazza dei Miracoli nos recebe com a torre inclinada, o Camposanto, o Batistério e a Catedral, testemunhos impressionantes da grandiosidade arquitetônica italiana. Rodeada por muralhas medievais perfeitamente preservadas, Lucca encanta com seu charme único e um calendário repleto de eventos ao longo do ano. E não podemos esquecer das aldeias intemporais, como San Gimignano, com suas torres medievais, e Pienza, uma pequena joia no Val d’Orcia, cujas colinas e cores de cartão postal mudam a cada estação. Para os amantes do mar, a Toscana oferece quilômetros de costa deslumbrante e pequenas joias como a Ilha de Elba, no Golfo de Follonica, e a Ilha de Giglio, em frente ao Argentario. Cada pedacinho desta região é uma promessa de descobertas inesquecíveis, convidando viajantes a se perderem em sua beleza e encanto incomparáveis. A conclusão é de que há muito o que ver e curtir. Portanto, a dica é não desperdiçar a viagem se tiver pouco tempo. O melhor a fazer é estabelecer prioridades e deixar outros pontos para uma outra vez.

foto: ©iStock.com / paolofur

qual viagem

50 melhores destinos

EUR


ROPA

foto: istock.com/ACE

foto: ©iStock.com / RomanBabakin

foto: ©iStock.com / RomanBabakin

oscana

83


qual viagem

50 melhores destinos

84

A

s ilhas gregas, um verdadeiro paraíso no Mar Egeu, são um dos destinos mais deslumbrantes e singulares do mundo. Com mais de 6.000 ilhas e ilhotas, a Grécia oferece uma riqueza de experiências para os viajantes que buscam um refúgio único. Cada ilha possui sua própria personalidade, história e beleza singular, tornando a exploração das ilhas gregas uma jornada inesquecível. Santorini, com suas casas brancas debruçadas sobre penhascos vulcânicos, é talvez a ilha mais famosa. Os pores do sol em Oia são lendários e proporcionam um cenário de tirar o fôlego para casais apaixonados. As praias de areia negra de Kamari e Perissa oferecem um contraste intrigante com a arquitetura branca. Mykonos é o epítome do glamour e da vida noturna. Suas ruas estreitas estão repletas de lojas de grife, restaurantes sofisticados e bares animados. Durante o dia, as praias de Mykonos são o local perfeito para relaxar e desfrutar do sol grego. A ilha de Creta, a maior da Grécia, é um mundo em si mesma. Seus antigos sítios arqueológicos, como o Palácio de Knossos, contam histórias antigas de civilizações perdidas. As paisagens variam de praias paradisíacas a montanhas majestosas, criando oportunidades infinitas para a exploração. Rhodes é uma ilha repleta de história medieval. A cidade de Rhodes, com suas muralhas e castelos, é um Patrimônio Mundial da UNESCO e um local imperdível para os amantes da história. As praias douradas de Lindos são igualmente impressionantes. As ilhas Cíclades, como Naxos e Paros, oferecem charme tradicional grego, com vilarejos pitorescos, tabernas acolhedoras e praias tranquilas de águas cristalinas. É o lugar ideal para quem procura uma experiência autêntica. E não podemos esquecer de mencionar a vibrante ilha de Corfu, que tem fortes influências venezianas e britânicas em sua arquitetura e cultura. O Palácio de Achilleion, um palácio neoclássico, é um dos muitos tesouros de Corfu. As ilhas gregas também são um paraíso para os amantes da gastronomia, com pratos tradicionais como moussaka, souvlaki e tzatziki para serem degustados nas tavernas à beira-mar. Além disso, os produtos frescos e locais, como azeite de oliva, queijo feta e azeitonas, são a base de muitas delícias culinárias gregas. Explorar as ilhas gregas é como mergulhar em um mundo de beleza e cultura. Cada uma tem sua própria história para contar, e a riqueza da experiência no local é verdadeiramente incomparável.

Ilha

EUR


ROPA

foto: ©iStock.com / Britus

foto: ©iStock.com / sorincolac

foto: ©iStock.com / Gatsi

foto: ©iStock.com / afinocchiaro

foto: ©iStock.com / Jekaterina Voronina

as gregas

85


M

86

foto: ©iStock.com / frankix

S

ituada entre a Sicília e a Tunísia, no sul da Europa, Malta é um destino que encanta com seus cenários paradisíacos do Mediterrâneo, combinados com um clima jovem e uma vibrante cena cultural. A paisagem maltesa é um espetáculo por si só, com praias de areias douradas, cavernas misteriosas, formações rochosas imponentes e uma exuberante vegetação verde. O país é composto por três ilhas principais: Malta, Gozo e Comino. A porta de entrada para esse destino é Valletta, a capital da ilha principal. O lugar é como um museu a céu aberto, sendo reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO. Suas ruas estreitas e sinuosas revelam construções históricas, monumentos imponentes, muralhas antigas e fortes que testemunham a influência dos fenícios, gregos, romanos, árabes e cavaleiros cruzados que deixaram sua marca antes da dominação britânica. Durante uma visita a Valletta, é imperdível conhecer a CoCatedral de São João e seu museu, bem como o Palácio do Grande-Mestre, que abriga obras de renomados artistas. Além disso, vale aproveitar para relaxar nos três principais parques da cidade: Hastings Gardens, Upper Barrakka Gardens e Lower Barrakka Gardens. Ao explorar as praias maltesas, o viajante será cativado pelos tons característicos de azul e pelas enormes formações rochosas que adornam o mar. A Blue Lagoon, em Comino, é uma das praias mais famosas, destacando-se por suas águas cristalinas e rasas, que se fundem com as areias claras, formando o cartão postal de Malta. Na ilha de Gozo, o destaque fica para a deslumbrante Ramla Bay, com suas areias avermelhadas contrastando maravilhosamente com as águas azul-turquesa. E na ponta norte da Ilha de Malta, Paradise Bay vive à altura de seu nome, atraindo tanto os habitantes locais quanto os turistas em busca de um refúgio paradisíaco. Além das praias, Malta oferece outros tesouros, como Mdina, a antiga capital do país, cercada por muralhas e mantendo seu charme medieval. O Blue Hole, um poço natural em alto-mar cercado por rochas, é uma atração imperdível para os amantes do mergulho. E para os entusiastas da vida noturna, St. Julian’s é o lugar ideal, com suas baladas, cassinos, bares, restaurantes e cafés, especialmente na animada região de Paceville. Em resumo, Malta é muito mais do que um paraíso mediterrâneo; é um tesouro cultural e natural que promete uma experiência inesquecível para todos os seus visitantes.

foto: ©iStock.com / Zheka-Boss

qual viagem

50 melhores destinos

EUR


ROPA

foto: ©iStock.com / Jasmina976

foto: ©iStock.com / ViewApart

Malta

87


qual viagem

50 melhores destinos

88

A

Rota Romântica na Alemanha é uma viagem encantadora que consegue capturar a imaginação de viajantes de todos os tipos. Prestes a chegar aos 70 anos, esta rota pitoresca é um dos principais tesouros turísticos do país europeu, estendendo-se por quase 400 quilômetros de puro encanto, desde Würzburg até Füssen. Ela convida não apenas os amantes da arte, mas também os entusiastas de festivais, festas populares e aficionados por história a explorar suas maravilhas. As cidades que pontuam esse roteiro são verdadeiramente cativantes, com sua arquitetura diversificada que às vezes remonta à época medieval, destacando-se pela presença de majestosos castelos milenares e cercadas por uma exuberante natureza. Ao longo do percurso, os viajantes se deparam com uma paisagem cultivada variada, que se estende desde as margens do rio Meno até a região vinícola da Francônia e, finalmente, às imponentes montanhas dos Alpes. A Rota Romântica é muito mais do que uma simples estrada; é uma experiência sensorial que envolve os sentidos. O aroma das videiras paira no ar, enquanto a vida alpina revela sua serenidade aos visitantes. Ao atravessar o agradável Vale do Tauber, os viajantes são atraídos pela geologia fascinante de Nördlinger Ries, exploram a pitoresca Lechfeld e se maravilham com a beleza da região pré-alpina da Alta Baviera, onde a igreja Wieskirche se destaca como um tesouro arquitetônico. O ponto culminante da jornada acontece quando se avistam os lendários castelos reais, majestosamente emoldurados por quatro lagos no cenário das montanhas da reserva natural de Ammergebirge. Um dos destaques, inclusive, é o famoso Castelo de Neuschwanstein, também conhecido por ter inspirado Walt Disney a criar o castelo da Cinderela. Assim como o Castelo Hohenzollern – a residência ancestral do rei e dos príncipes prussianos de Hohenzollern – que ergue-se a quase 900 metros acima do Jura da Suábia, fortificado com torres e ameias. Além de suas atrações naturais e arquitetônicas, a Rota Romântica também é famosa por ser o principal destino alemão para festivais. De maio até o final do outono, os viajantes podem participar de festas históricas, degustar vinhos e cervejas deliciosos, celebrar ao ar livre e em locais originais, tudo isso acompanhado de uma culinária excelente.

Rota R

EUR


ROPA

foto: istock.com/Alberto Carrera

foto: istock.com/temis

foto: istock.com/jbarrios9000

foto: istock.com/bluejayphoto

Romântica

89


Alpe

90

foto: ©istock.com / Michael Hausmann

C

enários idílicos com vilarejos encantadores cercados por montanhas nevadas compõem o visual típico dos Alpes na Suíça. São lugares com tanta beleza que nem parecem reais, isso sem contar o privilégio de estarem em um dos países mais organizados, desenvolvidos e seguros do mundo. A começar pela cidade de Interlaken, com paisagens de encher os olhos do inverno ao verão em meio aos Alpes e aos lagos Thun e Brienz. Ela também é base para roteiros incríveis na região. Interlaken fica entre as montanhas Eiger, Jungfrau e Mönsch, onde há cerca de 200 km de pistas de esqui, além de uma densa rede de trilhas, acessíveis por meio de dezenas de ferrovias de cremalheira, teleféricos e outros meios de elevação. As principais regiões de esqui são Jungfrau (Mürren/Schilthorn, Kleine Scheidegg/Männlichen e First), Beatenberg e Axalp-Brienz. Jungfraujoch, chamada também de Top of Europe, é a estação mais alta da Europa, a 3.454 metros acima do nível do mar. O local oferece plataformas de observação, lojas, restaurantes e atrações de vários tipos. Já a linha Grindelwald-First é um percurso de teleférico que leva até a montanha First, com tirolesas, trilhas e outras atividades, como o First Cliff Walk by Tissot, um caminho em plataformas suspensas. Quem prefere algo mais tranquilo pode optar pela rota de Schynige Platte - Top of Swiss Tradition, ou o funicular que leva ao Harder Kulm. Mas se o seu sonho é conhecer um típico vilarejo alpino, com aqueles simpáticos chalés de madeira entre bosques e montanhas, não faltam opções na região de Interlaken. Nesse sentido, merecem destaque Grindelwald, Lauterbrunnen e Wengen. Os três vilarejos fazem parte das rotas de trem e teleférico que ligam Interlaken às montanhas ao redor e são todos destinos encantadores. Já no sudoeste do país está uma das montanhas mais altas da Suíça – e talvez a mais famosa: a Matterhorn, com seu formato que lembra uma pirâmide. Para admirá-la, vá à pequena Zermatt, uma típica e charmosa vila nos Alpes. Com o tráfego de automóveis proibido, ela conseguiu manter sua personalidade original e oferece uma boa variedade de lojas, cafés, restaurantes, bares e hotéis. Popular destino de esqui, a região compreende dezenas de ferrovias de montanha e teleféricos, além de 360 km de pistas. Mesmo para quem não pretende esquiar, vale subir de trem até o Gornergrat, com as melhores vistas para a Matterhorn.

foto: ©istock.com / Denis Linine

qual viagem

50 melhores destinos

EUR


ROPA

foto: ©istock.com / Andrew_Mayovskyy

foto: ©istock.com / Benoitbruchez

es suíços

91


qual viagem

50 melhores destinos

92

C

onhecer o Egito é uma experiência singular. A terra dos antigos faraós é repleta de pirâmides, templos magníficos e outros tesouros do passado, e a viagem ao país é uma verdadeira jornada arqueológica por alguns dos monumentos mais impressionantes que a humanidade já ergueu. Os principais sítios históricos do Egito estão concentrados ao longo do vale do Rio Nilo, uma estreita faixa fértil em pleno deserto do Saara, especialmente em torno da capital Cairo e da cidade de Luxor. Aliás, ir ao Egito e não conhecer as Pirâmides de Gizé chega a ser imperdoável. Localizadas nos arredores do Cairo, elas foram construídas há mais de 4.500 anos como tumbas dos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos – estes são também os nomes de cada uma delas. A de Quéops é a maior das três e uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo (sendo a única dessa seleção de monumentos que ainda está de pé). Perto dali está a Grande Esfinge, uma das estátuas mais incríveis do planeta. Mais ao sul, Luxor é conhecida por ser o maior museu ao ar livre do mundo, já que foi erguida sobre as ruínas de Tebas, capital dos grandes faraós do chamado Novo Império do Antigo Egito. Destaque para Karnak, um grande complexo de templos que ocupam uma área de 2 km² e foram construídos ao longo de um período de 1.500 anos, sob o comando de 30 faraós diferentes. O maior dos templos é o de Amon-Rá. O Templo de Luxor é também grande e imponente. Nos pilares, paredes e obeliscos, é possível conferir descrições do passado gravadas nas pedras. Há também inúmeras estátuas e esfinges. Na margem oposta do Nilo, o Vale dos Reis foi o principal local de sepultamento dos faraós do Antigo Egito, como Tutancâmon, Ramsés III e Ramsés IV. Muitas das tumbas foram saqueadas ao longo dos anos, e alguns tesouros encontrados ali hoje estão expostos em museus pelo mundo. Mas ainda é possível ficar admirado com a opulência da época. Perto dali está a necrópole do Vale das Rainhas e o Templo Mortuário de Hatshepsut. Para conhecer as grandes riquezas arqueológicas do Egito, uma boa opção é fazer um cruzeiro pelo Rio Nilo. Há várias empresas que oferecem esse tipo de roteiro, que pode ter de dois a sete dias de duração. Um dos trajetos mais populares é entre Luxor e Aswan, ida e volta, com paradas nas principais atrações pelo caminho. Outros monumentos imponentes encontrados no Egito são o Templo de Hórus, os templos de Abu Simbel e o Templo de Philae.

Cairo

ÁFRICA e ORI


IENTE MÉDIO

foto: Rogério Liguanotti

foto: iStock.com / sculpies

foto: Rogério Liguanotti

foto: Rogério Liguanotti

o e Luxor

93


Ma

94

M

arrakesh, a capital do turismo no Marrocos, é uma parada obrigatória em qualquer roteiro pelo país. Criada no século 11, esta cidade imperial cativa visitantes do mundo inteiro, e não é difícil entender o motivo. O coração pulsante de Marrakesh é sua Medina amuralhada, que envolve todo o centro da cidade. Um labirinto encantador onde a vivacidade local se revela em sua plenitude. Ali, entre as muralhas antigas, os viajantes encontram um mundo de maravilhas – jardins exuberantes, palácios majestosos, praças movimentadas e souks encantadores. Estes mercados pitorescos, repletos de artigos de couro, tapetes coloridos, ouro reluzente e especiarias perfumadas, são um testemunho da rica herança cultural de Marrakesh. Além disso, mais de 40 mesquitas pontuam a paisagem, integrando as principais características da cidade: sua cultura, gastronomia e religião. E quando se fala em praça, a Jemaa el-Fna se destaca como o ponto turístico mais emblemático da região. Durante o dia, esta praça ganha vida com contadores de histórias, músicos talentosos, videntes misteriosos e encantadores de serpentes, que capturam a imaginação dos espectadores. À noite, as luzes coloridas e os aromas tentadores das barraquinhas de comida atraem tanto os moradores quanto os turistas, criando uma atmosfera mágica e vibrante. Mas a beleza de Marrakesh vai além das muralhas da Medina. Fora deste distrito histórico, os visitantes são presenteados com uma paisagem exuberante. Mais de mil palmeiras se erguem elegantemente contra o céu azul, criando uma visão surreal e encantadora. Além disso, ao longe, as majestosas montanhas nevadas servem como um pano de fundo deslumbrante para esta cidade encantada. Já os bairros de Guéliz e Hivernage oferecem as mais modernas infraestruturas, boutiques de luxo e lojas internacionais, bem como avenidas largas e arejadas; tudo isto de acordo com o carácter único da cidade. No destino, os viajantes são transportados para um universo de encantamento, onde a história se entrelaça com a cultura, criando uma experiência única e inesquecível. Portanto, ao visitar esta cidade mágica é mais o viajante faz um mergulho profundo na riqueza da tradição marroquina e uma imersão na essência da hospitalidade e da beleza deste país fascinante.

foto: ©iStock.com / Leonid Andronov

qual viagem

50 melhores destinos

ÁFRICA e ORI


IENTE MÉDIO

foto: ©iStock.com / kasto80

foto: Turismo de Marrocos.com

arrakesh

95


qual viagem

50 melhores destinos

96

A

Cidade do Cabo é uma das cidades mais icônicas e fascinantes da África do Sul, situada no extremo sul da nação, onde os oceanos Atlântico e Índico se encontram. Esta cidade diversificada e vibrante é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e da cultura. A primeira coisa que chama a atenção é a paisagem cenográfica, com a majestosa Montanha da Mesa como pano de fundo, uma formação rochosa distintiva que se ergue sobre a cidade e oferece trilhas incríveis para caminhadas e vistas panorâmicas estonteantes. A diversidade é uma característica marcante da Cidade do Cabo, com uma população multicultural e uma rica mistura de influências culturais, o que se reflete na culinária local. A gastronomia da cidade é uma verdadeira celebração da diversidade, com restaurantes que oferecem desde pratos tradicionais sul-africanos até cozinha internacional de alta qualidade. Além disso, a Cidade do Cabo é um destino imperdível para os amantes da vida selvagem, com a chance de avistar animais marinhos, como baleias e focas, ao longo da costa, e safáris nas reservas próximas, onde é possível ver os “Cinco Grandes” da África (leão, búfalo, leopardo, rinoceronte e elefante). A cidade também possui uma rica herança histórica, que pode ser explorada em museus e locais históricos, como Robben Island, onde Nelson Mandela foi mantido prisioneiro por diversos anos. A diversidade cultural é celebrada em festivais e eventos ao longo do ano, como o Cape Town International Jazz Festival e o Cape Town Carnival. Com um clima ameno durante a maior parte do ano, a Cidade do Cabo é um destino atraente em todas as estações. As praias de areias douradas, como Clifton e Camps Bay, são populares para relaxar e desfrutar do sol sul-africano. A cidade também oferece uma variedade de atividades ao ar livre, como trilhas nas montanhas circundantes e passeios de bicicleta ao longo da costa. Os jardins botânicos de Kirstenbosch são um verdadeiro oásis de beleza natural, com uma incrível diversidade de flora. Não podemos deixar de mencionar a vibrante vida noturna da cidade, com bares, casas noturnas e restaurantes que mantêm a cidade acordada até altas horas da noite.

Cidad

ÁFRICA e ORI


IENTE MÉDIO

foto: istock.com / V-art

de do Cabo

97


Ser

98

foto: istock.com/Delbars

P

arque nacional estabelecido em 1951 e refúgio de vida selvagem no norte da Tanzânia, perto da fronteira com o Quênia, o Serengeti é talvez a mais famosa das vastas planícies de savanas africanas, um lugar perfeito para observar de perto a vida selvagem em todo o seu esplendor. Com quase 15 mil km², este é o único lugar na África onde grandes migrações de mamíferos terrestres ainda acontecem, por ser uma área que ainda se mantém livre da intervenção humana. Todos os anos, enormes populações de gnus, zebras e gazelas (estamos falando aqui de milhões de animais) atravessam o Serengeti em uma rota circular a partir do fim da época das chuvas, entre maio e junho, em busca de novas fontes de água e zonas de pastagem, até o fim do período da seca, em novembro. No encalço dessas espécies herbívoras seguem os grupos de predadores do reino animal. A Grande Migração é um dos mais extraordinários espetáculos da natureza e rendeu ao Serengeti o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Também fazem parte deste delicado e impressionante ecossistema leões, hienas, leopardos, guepardos, rinocerontes, hipopótamos, girafas, elefantes, búfalos, antílopes, crocodilos, babuínos e outros primatas, além de mais de 350 espécies de aves. E para ver toda essa biodiversidade de perto, além das belas paisagens que compõem o Serengeti, nada melhor que um safári fotográfico, que vai ficar na sua memória pelo resto da vida. Apesar de ser uma terra onde impera a natureza selvagem e intocada, o Serengeti também abriga opções de hospedagens confortáveis e sofisticadas, onde o luxo encontra experiências únicas ao ar livre, sempre prezando pela sustentabilidade e preservação do meio ambiente. São os famosos lodges de safári, que contam até com serviços cinco estrelas, variando em graus de exclusividade. Geralmente essas hospedagens já disponibilizam os passeios e atividades aos hóspedes, como os próprios trajetos de safári e outras experiências para você entrar em contato com a cultura local e a natureza ao redor. No entorno do parque nacional, há outras áreas de conservação que podem ser parte do roteiro, como Ngorongoro, lar da cratera homônima, considerada o melhor lugar na Tanzânia para ver os “Big Five” (leão, leopardo, rinoceronte, búfalo e elefante), e também as reservas de Maswa e Maasai Mara, esta última localizada no Quênia.

foto: istock.com/Jorge Torres

qual viagem

50 melhores destinos

ÁFRICA e ORI


foto: istock.com/ROBERT STYPPA

foto: istock.com/InnerPeaceSeeker

rengeti

IENTE MÉDIO

99


qual viagem

50 melhores destinos

100

A

s Ilhas Maurício, situadas no Oceano Índico, são um verdadeiro paraíso tropical com águas cristalinas que convidam a desfrutar das praias da região. Com um clima tropical durante todo o ano, o arquipélago é um destino popular para aqueles em busca de férias exóticas. As ilhas são conhecidas por sua diversidade cultural, resultado da influência de várias culturas, incluindo a indiana, africana, francesa e chinesa, que moldaram sua identidade. Localizada a cerca de 800 km da costa africana, a beleza natural das Ilhas Maurício é impressionante, com paisagens que variam de praias paradisíacas a montanhas, sendo que um dos principais destaques é o famoso pico de montanha Le Morne, que é Patrimônio Mundial da UNESCO e oferece uma vista panorâmica da região. As atividades ao ar livre são abundantes, desde mergulho com snorkel e mergulho com cilindro em recifes de corais até trilhas e passeios de barco para explorar as ilhas circundantes. A culinária mauriciana é uma delícia para os sentidos, com influências de todo o mundo. Os pratos locais, como o curry de peixe, o rougaille (um guisado de tomate e carne), e o dholl puri (um tipo de pão achatado recheado com lentilhas e molhos), são imperdíveis. Os habitantes locais são calorosos e acolhedores, proporcionando uma experiência cultural única aos visitantes. Além disso, as Ilhas Maurício oferecem uma ampla gama de atividades de lazer, desde campos de golfe de classe mundial até spas luxuosos. A vida noturna é animada, com bares, restaurantes e clubes que tornam as noites tão emocionantes quanto os dias de sol. O arquipélago também é conhecido por sua conservação ambiental, com vários esforços para preservar a flora e fauna únicas das ilhas. Além de suas belezas naturais e atividades emocionantes, as Ilhas Maurício também são famosas por suas acomodações de alto padrão. Resorts de luxo à beira-mar, muitos deles com vilas privativas e vistas deslumbrantes do oceano, são comuns em toda a ilha. Esses estabelecimentos oferecem uma experiência exclusiva, com serviços de spa, restaurantes gourmet e uma atenção aos detalhes que garantem que os visitantes se sintam especiais durante sua estadia.

Ilhas

ÁFRICA e ORI


IENTE MÉDIO

foto: istock.com / ViewApart

foto: istock.com / bluesky85

s Maurício

101


Sey

102

Foto: ©istock.com / kasto80

B

asta admirar algumas fotos de Seychelles para colocar esse país na sua lista de desejos. No Oceano Índico, esse destino tropical é formado por 115 ilhas ao norte de Madagascar, no continente africano. O país pode ser visto como um verdadeiro paraíso, e esse termo se refere a muito mais do que suas belíssimas paisagens. Por ali, o clima é de pura harmonia entre as diversas influências culturais que marcaram a história de Seychelles. Entre belezas naturais, algumas das praias mais deslumbrantes do mundo, atividades exclusivas, bem-estar e hotelaria variada, Seychelles atrai turistas do mundo inteiro, que vão aos poucos descobrindo essa joia tropical “escondida”. As ilhas interiores (Mahé, Praslin e La Digue) concentram os serviços e a estrutura turística do destino. Já as exteriores, praticamente intocadas, são formadas por recifes de corais, bancos de areia e atóis. A maior delas, Mahé tem apenas 150 km², porém com mais de 60 praias para escolher, como Beau Vallon, Anse Takamaka, Baie Lazare, Anse Royale, entre tantos outros trechos de mar azul turquesa e cristalino. Outros bons passeios são conhecer o parque nacional marinho de Ste. Anne e a ilha Cerf, ótimos lugares para mergulhar, fazer snorkeling e admirar a vida marinha. Já Praslin tem resorts cinco estrelas, pousadas acolhedoras e algumas das mais belas praias não só de Seychelles, mas do mundo. O destaque é Anse Lazio, com grandes pedras graníticas, palmeiras, areia branca e fofa e águas cristalinas. Praslin também abriga o Vallée de Mai, listado como patrimônio da UNESCO. Esta reserva da natureza guarda uma floresta preservada e é considerada por muitos como o Jardim do Éden original, graças a uma lenda local. E La Digue é um verdadeiro refúgio do resto do mundo, com menos de 10 km². Pequena e charmosa, ali as pessoas vivem em um ritmo diferente, com a bicicleta sendo o meio de transporte favorito por turistas e locais. Essa ilha abriga uma das mais famosas praias do arquipélago, a Anse Source d’Argent, caracterizada pelas inconfundíveis rochas de granito gigantes. Além das três ilhas principais, Seychelles tem uma oferta vasta de destinos pequenos e ainda mais exclusivos. São ilhas com poucas ou apenas uma opção de hospedagem, geralmente um resort cinco estrelas, e um número bem limitado de turistas. É como ser dono de sua própria ilha. Entre esses lugares especiais está Alphonse, um grupo de três atóis a cerca de 400 km de Mahé, além de North Island, Silhouette, Desroches, Felicité e muitos outros.

foto: ©istock.com / SimonDannhauer

qual viagem

50 melhores destinos

ÁFRICA e ORI


IENTE MÉDIO

foto: six senses

foto: alphonse island

foto: ©istock.com / dibrova

ychelles

103


D

104

A

ntes de descobrir o que fazer em Dubai o ideal é saber qual a melhor época para viajar. É importante saber que o clima da cidade é quente (muito quente!) e mesmo no inverno as temperaturas costumam ser altas. Por isso, evite viajar no verão. A época mais quente é entre junho a setembro. O melhor é conhecer Dubai entre os meses de novembro e abril. Nessa época, apesar de ainda estar calor é possível fazer passeios em feiras, cinemas ao ar livre, restaurantes com varandas, entre outros. Mas atenção: outra época que deve ser evitada é o período do Hamadã, que tem duração de aproximadamente um mês. Nesta época muitos estabelecimentos ficam fechados. Se você está procurando o que fazer em Dubai, com certeza já pensou em ver o show das fontes luminosas, não é mesmo? O espetáculo acontece no Downtown Dubai, lago artificial da cidade. De 30 em 30 minutos as fontes luminosas lançam jatos de água sincronizados ao som de diversos ritmos. O melhor bairro da cidade está localizado à beira da maior marina artificial. É de lá que partem algumas embarcações que fazem passeios pelas águas do Golfo Pérsico. O Speed Boat é uma boa opção para quem quer conhecer a orla. Há também outras opções de passeios e até cruzeiros noturnos. Outra dica é passear a pé pela orla e conhecer os vários bares, restaurantes e cafés do local. E se quiser fazer compras, a dica é conhecer o Dubai Marina Mall, que tem lojas incríveis. Claro que não poderíamos deixar a torre mais alta do mundo de fora do nosso roteiro. A Torre Califa tem 828 metros, e durante sua construção participaram mais de 12 mil pessoas de 30 países diferentes. O local tem dois mirantes; um no 124º andar, localizado a 442 metros de altura e outro no 148º andar, com 555 metros de altura. Este último é, atualmente, o mirante mais alto do mundo e oferece uma vista da cidade em miniatura. Conhecer o deserto de Dubai é um dos passeios preferidos dos brasileiros. Para escolher o melhor passeio você pode procurar empresas especializadas. Há várias opções para todos os gostos. Uma delas é fazer o safari em carros 4×4 pelas dunas do deserto. Neste passeio há ainda um típico jantar beduíno com apresentação de dança do ventre. Além desses passeios é possível visitar museus, o aquário e praias, além de parques temáticos, como o dos Smurfs, Legoland, Imeg Worlds, além do Global Village. Outra dica interessante é realizar os cruzeiros marítimos da Costa e MSC que partem de Dubai. Vale a pena conferir!

foto: ©iStock.com / rahhal

qual viagem

50 melhores destinos

ÁFRICA e ORI


IENTE MÉDIO foto: ©iStock.com / JandaliPhoto

foto: ©iStock.com / AndreyPopov

Dubai

105


Jer

foto: ©iStock.com / yuliang11

J

erusalém, a cidade sagrada, é um local de profunda importância histórica e religiosa, sendo um dos destinos mais emblemáticos do mundo. Localizada no coração de Israel, é uma metrópole que se desdobra em camadas de história que remontam a milênios. A cidade é reverenciada por três das principais religiões do mundo: o Judaísmo, o Cristianismo e o Islã. O Monte do Templo é um ponto considerado um dos locais mais sagrados do Judaísmo, assim como o Muro das Lamentações, um local de peregrinação e oração para judeus de todo o mundo. A cidade antiga de Jerusalém é um labirinto de ruelas estreitas e vielas de paralelepípedos, que abriga uma infinidade de locais religiosos e históricos, incluindo a Igreja do Santo Sepulcro, onde a tradição cristã acredita que Jesus foi crucificado e sepultado. Já o Domo da Rocha e a Mesquita de Al-Aqsa são pontos sagrados para os muçulmanos. A cidade antiga de Jerusalém é uma maravilha arquitetônica, com suas muralhas antigas e edifícios de pedra calcária que emanam uma atmosfera mística. A cidade moderna de Jerusalém é um centro vibrante de cultura e diversidade. Os bairros judeus, muçulmanos e cristãos coexistem, criando uma tapeçaria única de tradições e estilos de vida. A gastronomia em Jerusalém é igualmente diversificada, com influências culinárias que variam de pratos tradicionais judaicos a especialidades árabes. Além de seu valor religioso e histórico, Jerusalém também oferece uma riqueza de museus, galerias de arte e locais de interesse cultural. O Museu de Israel abriga uma coleção impressionante de artefatos antigos, incluindo os Manuscritos do Mar Morto, enquanto o Museu da Torre de Davi narra a história fascinante da cidade. Em tempos de paz, a atmosfera de Jerusalém é única, com a espiritualidade pairando no ar, independentemente de onde você vá. É uma cidade onde o passado e o presente se entrelaçam de maneira notável, tornando-a um destino verdadeiramente inesquecível para qualquer viajante em busca de uma experiência profunda e enriquecedora.

foto: ©iStock.com / rglinsky

qual viagem

50 melhores destinos

106

ÁFRICA e ORI


IENTE MÉDIO

foto: ©iStock.com / Sean Pavone

foto: Renata Telles

rusalém

107


P

108

P

etra, um tesouro histórico incrustado nas paisagens desertas da Jordânia, é um testemunho silencioso da grandiosidade humana e da passagem do tempo. Não à toa, é considerada Patrimônio da Humanidade da UNESCO e Maravilha do Mundo Moderno, emergindo como uma joia arquitetônica e cultural. E atraindo a atenção de viajantes de todo o mundo. Fundada por volta do século 6 a.C. pelos Nabateus, um povo árabe engenhoso, Petra floresceu como um importante centro comercial nas antigas rotas da seda, das especiarias e de outras commodities. Esculpida meticulosamente nas paredes rochosas, a cidade se tornou um ponto de convergência entre o oriente e o ocidente, conectando a China, a Índia e a Arábia do Sul ao Egito, Síria, Grécia e Roma. A entrada para Petra é marcada pelo estreito e sinuoso “Siq”, um desfiladeiro de mais de um quilômetro ladeado por paredes imponentes de rocha. Uma caminhada por este corredor natural é uma jornada sensorial, com suas formações rochosas espetaculares e cores vibrantes, preparando os visitantes para o esplendor que os aguarda. Ao final do Siq, emerge o Al-Khazneh, também conhecido como Tesouro, uma façanha arquitetônica com 30 metros de largura e 43 metros de altura, esculpida na pedra para servir como túmulo de um rei Nabateu. Esta fachada imponente é apenas uma das maravilhas que Petra oferece. A cidade é um labirinto de túmulos, obeliscos, templos e ruas com colunatas, cada um contando uma história antiga e misteriosa. Para os exploradores intrépidos, por exemplo, uma escalada íngreme com 800 degraus leva ao Monastério Ad-Deir, uma estrutura monumental no topo do vale, oferecendo vistas panorâmicas deslumbrantes como recompensa pela jornada árdua. Além das pedras antigas, Petra abriga dois museus fascinantes: o Museu Arqueológico e o Museu Nabateu. Ambos exibem artefatos das escavações locais, proporcionando uma visão mais profunda da rica herança cultural da cidade. Já o Parque Arqueológico de Petra, uma vasta área em Wadi Musa, não é apenas um destino turístico, mas um portal para uma era perdida. Uma visita a esse destino é uma oportunidade de testemunhar a criatividade e engenhosidade dos Nabateus, deixando os visitantes maravilhados com a beleza eterna deste tesouro histórico.

foto: istock.com/emson

qual viagem

50 melhores destinos

ÁFRICA e ORI


IENTE MÉDIO

foto: istock.com/emson

foto: © iStock.com / Johan Andersson

foto: istock.com/Diy13

Petra

109


Cap foto: © iStock.com / Zzvet

A

foto: © iStock.com / komyvgory

Capadócia é uma região verdadeiramente única no coração da Turquia com um cenário rico e totalmente instagramável. O que torna o local tão especial são suas formações geológicas únicas, com cones de lava esculpidos pelo tempo, conhecidos como “chaminés de fadas”, que pontilham o cenário. Estas formações naturais surpreendentes parecem saídas de um conto de fadas e fazem da Capadócia um dos melhores destinos do Oriente Médio. Essa área é também famosa por suas cidades subterrâneas, onde os habitantes locais escavaram complexos sistemas de túneis para se protegerem ao longo da história. As cidades de Derinkuyu e Kaymakli são alguns exemplos notáveis desses feitos de engenharia subterrânea. Os visitantes podem explorar essas cidades e ter uma visão única de como as pessoas viviam e se protegiam em tempos de conflito. Outro destaque da região são os balões de ar quente que enchem os céus ao amanhecer. Esta é uma maneira espetacular de apreciar a paisagem única da Capadócia, enquanto flutua sobre as chaminés de fadas e os vales que se estendem até onde a vista alcança. É uma experiência verdadeiramente mágica que atrai visitantes de todo o mundo. A história local é rica e variada, com vestígios de civilizações antigas, igrejas esculpidas na rocha e artefatos que remontam a milênios. A região também é famosa por suas casas trogloditas, construídas nas formações rochosas e ainda habitadas por algumas comunidades locais. A cidade de Göreme, no coração da Capadócia, é um centro de cultura e história, com seu Museu ao Ar Livre oferecendo uma visão fascinante das igrejas e mosteiros escavados na rocha. A gastronomia regional também é um deleite para os visitantes, com pratos tradicionais turcos servidos em restaurantes aconchegantes. Não deixe de experimentar pratos como o kebab, o pide (uma espécie de pizza turca) e os doces locais. Seja explorando os mistérios subterrâneos, flutuando nos balões de ar quente ao amanhecer ou caminhando pelas antigas igrejas e cidades escavadas na rocha, a Capadócia tem tudo para se configurar como um destino inesquecível.

foto: © iStock.com / Natalia Moroz

qual viagem

50 melhores destinos

110

ÁFRICA e ORI


IENTE MÉDIO

foto: ©iStock.com / goinyk

foto: © iStock.com / wjarek

foto: © iStock.com / maroznc

padócia

111


112

A

vibrante e multifacetada capital do Japão é um destino que cativa os visitantes com sua fusão irresistível de tradição e modernidade. Com uma população pulsante de dezenas de milhões, Tóquio é muito mais do que apenas um centro empresarial; é um caldeirão cultural onde o passado se entrelaça com o presente de maneira fascinante. No coração da cidade, a Estação de Tóquio, com sua arquitetura de tijolos vermelhos e brancos, é o ponto de partida para aventuras urbanas. Uma vez lá dentro, o viajante se encontra imerso na “Cidade da Estação de Tóquio”, um labirinto subterrâneo repleto de passagens comerciais, restaurantes e galerias, oferecendo uma amostra da diversidade que a cidade tem a oferecer. A majestosa Tokyo Tower, outro cartão-postal da metrópole, é uma estrutura que ecoa a elegância da Torre Eiffel, erguendo-se orgulhosamente no horizonte e oferecendo vistas deslumbrantes a partir de suas plataformas de observação. Em contraste, o movimentado cruzamento de Shibuya é um testemunho da energia jovem e moderna da cidade, com milhares de transeuntes atravessando suas ruas todos os dias. Envolvida em uma aura de espiritualidade, Tóquio também é o lar de preciosidades históricas como o Templo Sensoji, o mais antigo da cidade, que sobreviveu ao teste do tempo e da guerra, tornando-se um símbolo de renascimento e paz. Além de sua rica herança cultural, Tóquio é conhecida como um paraíso gastronômico. Com mais de duas dezenas de restaurantes premiados com estrelas Michelin, a cidade oferece uma experiência culinária inigualável, onde os sabores autênticos da cozinha japonesa são celebrados. Para aqueles em busca de entretenimento, o bairro de Asakusa e sua Rua Nakamise-dori proporcionam uma viagem no tempo, onde artesanatos tradicionais, quimonos estampados e doces japoneses encantam os visitantes. Por fim, as modernas atrações da capital japonesa, como o futurístico Tokyo Skytree, e as áreas de observação com vistas panorâmicas deslumbrantes, servem como testemunho da inovação e tecnologia que impulsionam essa cidade extraordinária para o futuro. Ou seja, Tóquio é mais do que uma cidade, é uma experiência sensorial, uma jornada pela tradição e modernidade, onde cada esquina revela uma nova surpresa, tornando-a um destino verdadeiramente inesquecível para todos os que têm o privilégio de explorá-la.

foto: istock.com/Orthosie

qual viagem

50 melhores destinos

T

ÁSIA e O


OCEANIA

foto: ©iStock.com / idmanjoe

foto: istock.com/tawatchaiprakobkit

foto: istock.com/DoctorEgg

Tóquio

113


Pe

114

foto: istock.com/ChengYang

U

ma das cidades mais populosas do mundo, com mais de 21 milhões de habitantes, Pequim é o principal polo cultural e político da China. Tudo ali é grandioso, a começar por sua história, que remonta há três mil anos. Centro de impérios e palco de revoluções, Pequim guarda muitos contrastes entre a modernidade, com seus gigantes arranha-céus, luzes e largas avenidas, e a tradição, que se mantém preservada em antigos monumentos. Depois de sediar os Jogos Olímpicos de 2008, a capital da China ganhou ainda mais atenção e se apresentou para o mundo como um lugar encantador e peculiar, cheio de personalidade. A começar pela Cidade Proibida, o maior complexo palaciano do mundo, com mais de 900 edifícios e milhares de cômodos, e uma das grandes joias históricas do país. Foi por 500 anos a residência oficial dos imperadores, onde pouquíssimas pessoas tinham permissão para entrar. Ao lado fica a Praça da Paz Celestial (Tiananmen), onde você pode encontrar o Mausoléu de Mao Tsé-Tung e o Museu Nacional da China. Outros sítios históricos imperdíveis são o Templo do Céu, erguido no século XV em formato circular e usado pelas dinastias Ming e Qing como centro religioso, o Palácio de Verão, construído às margens do rio Kunming no século XVIII, e o Templo dos Lamas, o maior templo do budismo tibetano em Pequim. Vale conferir também o Parque Jingshan, que oferece ótimas vistas para a Cidade Proibida. Locais certos para conhecer mais sobre a história de Pequim e seus habitantes, os hutongs são ruas estreitas que formam o centro antigo da cidade, onde ainda estão preservadas residências tradicionais. Passe também por Wangfujing, famosa via comercial que concentra armazéns, shoppings, lojas de souvenir e, para se aventurar nos sabores locais, o mercado noturno com suas barracas de iguarias típicas. Aliás, Pequim é um paraíso gastronômico, com mais de seis mil restaurantes, alguns especializados em ricas culinárias de várias partes da China. Pequim é uma das bases para conhecer a Grande Muralha da China, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Tem quase nove mil quilômetros de extensão entre montanhas, desertos e planícies, e foi construída ao longo de quase 20 séculos. A partir de Pequim, é fácil chegar à seção de Badaling, o trecho mais visitado da Muralha. Outra boa opção é a seção de Mutianyu.

foto: istock.com/rabbit75_ist

qual viagem

50 melhores destinos

ÁSIA e O


OCEANIA

foto: © iStock.com / tenmay

foto: istock.com/frentusha

equim

115


116

foto: istock.com / Bicho_raro

B

ali é uma ilha paradisíaca localizada na Indonésia, conhecida por belíssimas paisagens que mesclam praias de areias douradas, templos antigos e rica cultura. Esta joia do Sudeste Asiático é um dos destinos turísticos mais populares do mundo, atraindo viajantes de todas as partes com sua beleza natural e atmosfera encantadora. A beleza de Bali é evidente em suas praias espetaculares, como Kuta, Seminyak e Uluwatu, que oferecem oportunidades para relaxar, surfar ou simplesmente apreciar o pôr do sol. A cultura balinesa é igualmente cativante, com uma profunda influência hindu que se manifesta em seus templos e cerimônias religiosas. O Templo de Uluwatu é um dos exemplos mais impressionantes, situado no topo de um penhasco com vistas espetaculares do oceano. Além de suas paisagens naturais e aspectos culturais, o local também é famoso por suas atividades ao ar livre, como trekking pelas montanhas, praticar ioga e explorar suas diversas cachoeiras. A ilha também é um destino popular para o mergulho, com recifes de coral coloridos e uma rica vida marinha que cativa os entusiastas do mundo subaquático. A gastronomia balinesa é uma experiência sensorial por si só, com uma fusão de sabores locais e influências de outras culinárias asiáticas. Os restaurantes e barracas de comida de rua oferecem pratos deliciosos, como o nasi goreng (arroz frito) e o satay (espetinhos grelhados). Os viajantes podem também desfrutar de uma noite emocionante na cena noturna de Bali, com clubes animados e bares à beira-mar que oferecem música ao vivo e coquetéis refrescantes. Bali também é conhecida por suas lojas, com uma grande variedade de produtos artesanais, roupas, joias e objetos de decoração. Os mercados locais são ótimos lugares para encontrar souvenires únicos, como batik e esculturas de madeira. A rica espiritualidade é palpável em todos os cantos da ilha, com oferendas diárias nas ruas, templos enfeitados e festivais religiosos que celebram a cultura balinesa. O Nyepi, o Dia do Silêncio, é um dos eventos mais importantes, quando a ilha entra em um período de completo recolhimento e reflexão. Bali também é um local popular para a prática de ioga e meditação, com muitos retiros e centros de bem-estar que oferecem aulas e programas de recuperação espiritual. A tranquilidade das paisagens balinesas e o ambiente espiritual fazem deste um local ideal para a busca de paz interior e equilíbrio.

foto: istock.com / tose

qual viagem

50 melhores destinos

ÁSIA e O


OCEANIA

foto: istock.com / Tom de Waart

foto: istock.com / Zephyr18

Bali

117


Ba

118

B

angkok, a capital da Tailândia, é uma cidade vibrante e fascinante que combina o antigo e o moderno de uma maneira única. Com uma população de mais de oito milhões de habitantes, é uma metrópole repleta de vida, cores e contrastes. A cidade é conhecida por seus magníficos templos, arranha-céus reluzentes, mercados movimentados e uma culinária que agrada a todos os gostos. Os templos budistas são um dos principais atrativos de Bangkok. O Wat Pho, por exemplo, abriga o Buda Reclinado, uma impressionante estátua de 46 metros de comprimento coberta de folhas de ouro. O Wat Phra Kaew, no Grand Palace, é um dos templos mais sagrados da Tailândia e abriga o Buda de Esmeralda, uma imagem venerada pelos locais. A cena de compras na região é igualmente famosa, com mercados como o Chatuchak, um dos maiores mercados de fim de semana do mundo, onde se pode encontrar de tudo, desde roupas e artesanato a alimentos exóticos. A região de Pratunam é um paraíso para os amantes da moda, com uma grande variedade de lojas e boutiques que vendem roupas e acessórios a preços acessíveis. A culinária tailandesa é uma experiência em si. Os pratos de rua, como o pad Thai, o som tam e os espetinhos de frango satay, são irresistíveis. Bangkok também é o lar de restaurantes de alta gastronomia que servem pratos tradicionais e inovadores da cozinha tailandesa. A mistura de sabores agridoces, picantes e salgados torna a comida de rua local uma verdadeira aventura gastronômica. A vida noturna de Bangkok é igualmente lendária, com bares e clubes que funcionam até altas horas da madrugada. A Khao San Road é conhecida por sua vida noturna animada e é um ponto de encontro para viajantes de todo o mundo. Além disso, a cidade oferece opções de entretenimento cultural, como espetáculos de dança tradicional tailandesa e shows de cabaré de alta qualidade. A cidade também abriga parques e áreas verdes, como o Lumphini Park, onde moradores locais e visitantes podem fazer uma pausa do frenesi urbano. Os canais e rios que cruzam Bangkok oferecem uma perspectiva única da cidade, com passeios de barco e cruzeiros disponíveis para explorar as paisagens aquáticas da cidade. Bangkok é uma cidade onde o antigo e o moderno coexistem de maneira harmoniosa. A arquitetura dos templos contrasta com os arranha-céus reluzentes, criando uma paisagem urbana única. A hospitalidade do povo tailandês é notável, e os sorrisos calorosos dos habitantes locais tornam a experiência de visitar esse destino ainda mais memorável.

foto: ©iStock.com / kumpolstock

qual viagem

50 melhores destinos

ÁSIA e O


foto: ©iStock.com / Panya7

OCEANIA

foto: ©iStock.com / sonatali

foto: ©iStock.com / PhotoBylove

angkok

119


Ma

120

foto: istock.com/Patrick Gross

A

s Maldivas, situadas no Oceano Índico, são um paraíso tropical de ilhas de areia branca e águas cristalinas. Composta por 26 atóis e centenas de ilhas, este destino é um dos lugares mais sonhados para férias exóticas. Cada ilha nas Maldivas oferece uma experiência única, variando de resorts de luxo a locais mais acessíveis, todos cercados por uma beleza natural de tirar o fôlego. As praias locais são mundialmente famosas por sua areia macia e águas azul-turquesa. Muitos visitantes se deliciam apenas relaxando sob o sol quente, ou mergulhando nas águas para explorar recifes de coral coloridos repletos de vida marinha fascinante. Snorkeling e mergulho são atividades essenciais, permitindo que os viajantes observem de perto tartarugas, arraias e uma variedade de peixes tropicais. Os bangalôs sobre a água são uma característica icônica das Maldivas. Muitos resorts oferecem acomodações luxuosas que se estendem diretamente sobre as águas cristalinas. Os quartos proporcionam acesso direto ao oceano, proporcionando aos hóspedes a oportunidade de nadar ou mergulhar diretamente de sua própria varanda. A culinária local é uma delícia para os sentidos, com uma ênfase em frutos do mar frescos. Os pratos locais incluem curry de peixe, sambal de coco e pratos com polvo e lagosta. Jantar sob as estrelas à beira-mar é uma experiência memorável, enquanto os bares nos telhados oferecem vistas deslumbrantes do pôr do sol. As Maldivas são também um lugar onde a tranquilidade e a privacidade são priorizadas. Muitas ilhas particulares abrigam apenas um resort, garantindo que os hóspedes desfrutem de paz e tranquilidade durante a estadia. Isso torna o destino ideal para lua de mel e escapadelas românticas. A vida marinha local é espetacular. Os recifes de coral saudáveis abrigam uma incrível diversidade de espécies marinhas. Mergulhadores têm a chance de explorar naufrágios e cavernas subaquáticas, enquanto os entusiastas do snorkeling podem desfrutar de uma infinidade de oportunidades para nadar com tubarões e arraias. A cultura maldiviana é rica e diversificada, com influências árabes, indianas e africanas. Os habitantes locais são conhecidos por sua hospitalidade calorosa e os visitantes podem participar de cerimônias de chá e aprender sobre a vida e a cultura nas ilhas. O clima nas Maldivas é tropical, com temperaturas quentes durante todo o ano. No entanto, a melhor época para visitar é durante a estação seca, que ocorre de novembro a março.

foto: i istock.com/Jag_cz

qual viagem

50 melhores destinos

ÁSIA e O


OCEANIA

foto: istock.com/Jag_cz

foto: istock.com/badboydt7

aldivas

121


Sin

122

S

ingapura, uma cidade-estado insular no extremo sul da Península da Malásia, é um exemplo vivo de harmonia entre tradição e modernidade. Com um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os países asiáticos, Singapura se sobressai como uma potência econômica no Sudeste Asiático, sendo um verdadeiro paraíso para os entusiastas da arquitetura, cultura e compras. O skyline do destino é pontilhado por arranha-céus modernos que se erguem em direção ao céu, criando uma paisagem urbana futurística e deslumbrante. Entre as maravilhas arquitetônicas locais, destaca-se a Marina Bay, onde a imponente Marina Bay Sands se sobressai como um ícone de luxo e entretenimento. Este complexo abriga um resort de luxo, restaurantes gourmet, teatro, cassino e um shopping center, além do Sky Park, com sua piscina infinita que simboliza a harmonia entre o homem e a natureza. Próximo à Marina Bay Sands, o Museu ArtScience também chama a atenção por sua forma, lembrando uma flor de lótus, símbolo de iluminação e crescimento. A cidade também é adornada pela Singapore Flyer, a maior roda-gigante de observação da Ásia. Com 28 cabines, oferece aos visitantes uma vista deslumbrante do horizonte de Singapura, do mar e até mesmo de trechos da Malásia e Indonésia. Outra atração que expressa bem o perfil cosmopolita do destino é o Gardens by the Bay, que combina botânica, tecnologia e design contemporâneo. Composto por três espaços distintos em 101 hectares – Bay South Garden, Bay East Garden e Bay Central Garden – este oásis de vegetação exuberante atrai turistas do mundo inteiro desde que foi inaugurado em 2012. Em Bay South estão as atrações mais icônicas do local, incluindo as famosas árvores de metal, chamadas de Supertrees. Há 18 delas, que medem entre 25 e 50 metros de altura. São na verdade jardins verticais que se iluminam à noite, além de serem estruturas sustentáveis que geram energia solar. Singapura preserva, ainda, suas raízes culturais. A prática do feng shui permeia a arquitetura da cidade, criando uma atmosfera equilibrada e harmoniosa. Emerge como um local onde tradições antigas e inovações modernas coexistem, transformando o lugar em uma experiência única e cativante para todos os visitantes que buscam explorar o encanto desta cidade extraordinária.

foto: istock.com/phonprom

qual viagem

50 melhores destinos

ÁSIA e O


OCEANIA

foto: istock.com/macbaszii

foto: istock.com/Travel Wild

foto: istock.com/Davian Chang

ngapura

123


Ra

124

foto: istock.com/Roop_Dey

O

Rajastão, no noroeste da Índia, é uma região fascinante repleta de história, cultura e beleza. Conhecido como o “Estado Real” da Índia, é famoso por seus palácios majestosos, fortalezas imponentes e uma atmosfera que evoca uma era de realeza e esplendor. A região é um destino imperdível para quem deseja mergulhar na rica herança cultural e arquitetônica da Índia. Os palácios do Rajastão são verdadeiras obras de arte arquitetônicas. O Palácio da Cidade em Jaipur, com suas fachadas cor de rosa, é um exemplo notável. O Palácio de Udaipur, às margens do Lago Pichola, é outro tesouro arquitetônico que oferece vistas espetaculares e é frequentemente chamado de “Veneza do Oriente”. Cada palácio conta histórias de reis e rainhas, guerras e intrigas, e transporta os visitantes de volta no tempo. As fortalezas da área são igualmente impressionantes, muitas delas situadas em colinas e picos que dominam a paisagem. A Fortaleza Amber, em Jaipur, é uma das mais conhecidas e oferece uma visão espetacular da cidade. Jaisalmer é famosa por sua fortaleza dourada que parece emergir das areias do deserto. Essas fortalezas são testemunhos de uma época em que a defesa era crucial. O Rajastão também é famoso pelo Deserto de Thar. Os passeios de camelo pela área são uma experiência única, levando os viajantes a aldeias remotas e a paisagens de dunas douradas que se estendem até onde a vista alcança. Os festivais locais, como o Festival de Camelos de Pushkar, oferecem uma visão fascinante da cultura e tradições do deserto. A cultura local é rica e diversificada, com danças tradicionais como o Ghoomar e o Kalbelia, que são realizadas em trajes coloridos. A música e a arte estão intrinsecamente ligadas à vida cotidiana das pessoas, e os mercados locais são repletos de artesanato, tecidos coloridos, joias e especiarias que refletem a herança cultural da região. A gastronomia do Rajastão é uma festa de sabores. Pratos como o dal baati churma, o gatte ki sabzi e o laal maas são especialidades locais que combinam sabores picantes e autênticos. As refeições muitas vezes são servidas em pratos de cobre e cerâmica elaboradamente decorados, acrescentando uma dimensão estética à experiência culinária. A hospitalidade dos rajasthanis é lendária, com os habitantes locais acolhendo os visitantes de braços abertos. A vida cotidiana é caracterizada por um profundo senso de tradição e respeito, e os turistas muitas vezes têm a oportunidade de vivenciar rituais e festivais locais.

foto: istock.com/sergwsq

qual viagem

50 melhores destinos

ÁSIA e O


OCEANIA

foto: istock.com/Xantana

foto: istock.com/Roop_Dey

ajastão

125


Sy

126

foto: istock.com/Katharina13

S

ydney, na Austrália, é uma metrópole dinâmica e cosmopolita que combina uma beleza natural deslumbrante com uma vibrante cena urbana. Localizada na costa leste do país, é conhecida por seu famoso horizonte de arranha-céus e praias espetaculares. A cidade é um destino de classe mundial, oferecendo uma ampla gama de atividades e atrações para todos os gostos. A icônica Sydney Opera House é um dos símbolos mais reconhecidos da cidade. Sua arquitetura inovadora e design único são impressionantes, e os visitantes podem assistir a apresentações de ópera, teatro, dança e música em seu interior. Ao lado, a Ponte da Baía de Sydney, também conhecida como “Coathanger,” é outra obra-prima da engenharia e oferece vistas panorâmicas da cidade e do porto. As praias locais são lendárias, com Bondi Beach sendo uma das mais famosas. Os surfistas se reúnem em praias como Bondi, Manly e Bronte para pegar ondas emocionantes, enquanto os banhistas aproveitam as águas azuis e as areias douradas. Sydney é um paraíso para os amantes do mar, com muitas atividades aquáticas disponíveis. O Jardim Botânico Real é um oásis de tranquilidade no coração da cidade. Os jardins bem cuidados exibem uma variedade de plantas nativas e exóticas, oferecendo um refúgio de paz para os moradores e visitantes. O Zoológico de Taronga, localizado nas encostas de uma colina com vista para o porto, é um ótimo lugar para ver uma variedade de animais australianos e de todo o mundo. A vida noturna de Sydney é animada e diversificada. Os bairros de Kings Cross e Darlinghurst oferecem bares, clubes e restaurantes para quem procura diversão após o pôr do sol. A culinária da região é uma fusão de sabores internacionais, com influências asiáticas, europeias e locais. Frutos do mar frescos são uma especialidade, e pratos como o “fish and chips” australiano são populares. A cidade valoriza a cultura e as artes. Os museus e galerias de arte oferecem exposições variadas, destacando a história e a criatividade do país. O Museu Australiano, o Museu de Arte Contemporânea e a Galeria de Arte de Nova Gales do Sul são apenas alguns dos locais de destaque. A cidade também é conhecida por seus eventos esportivos, com destaque para o Sydney Cricket Ground e o Estádio Olímpico de Sydney. O Críquete, o rugby e o futebol australiano são alguns dos esportes populares na cidade, e assistir a uma partida é uma experiência emocionante. Sydney é uma cidade diversificada e multicultural, onde pessoas de diferentes origens e nacionalidades convivem harmoniosamente. A atmosfera amigável e acolhedora é uma das características mais marcantes da cidade.

foto: istock.com/hatman12

qual viagem

50 melhores destinos

ÁSIA e O


OCEANIA

foto: istock.com/A-Shot-of-Bliss

foto: istock.com/Anne Czichos

foto: thinkstock/Siwawut

ydney

127


Polinés

128

A

foto: istock.com/SailIpanema

s praias de areia branca e águas cristalinas são uma das principais atrações da Polinésia Francesa. A praia de Matira, em Bora Bora, é famosa por sua beleza intocada e é perfeita para banhos de sol e natação. Outras ilhas, como Moorea e Raiatea, também oferecem praias deslumbrantes e uma atmosfera serena. Esse destino é mundialmente conhecido por seus bangalôs sobre a água. Essas acomodações luxuosas permitem que os hóspedes durmam em quartos construídos sobre a lagoa, com acesso direto às águas claras. Bora Bora é um dos destinos mais populares para essas experiências de hospedagem exclusivas. As águas da Polinésia Francesa são um paraíso para os amantes do mergulho e snorkeling. Os recifes de coral coloridos abrigam uma abundância de vida marinha, incluindo peixes-papagaios, arraias-manta e tubarões de recife. O mergulho com tubarões limão em Rangiroa é uma experiência emocionante para os mais aventureiros. A cultura polinésia é rica e diversificada, com uma herança que combina influências indígenas e europeias. Danças tradicionais, como o tamure e o hula, são uma parte importante da cultura, frequentemente apresentadas em festivais e eventos locais. A culinária da região é uma festa para os sentidos, com pratos à base de frutos do mar frescos, como peixe cru e caranguejo. O famoso prato local, poisson cru à la tahitienne, é uma deliciosa mistura de peixe cru marinado em limão e coco. A localidade oferece inúmeras atividades ao ar livre, como trilhas para caminhadas, passeios de jet ski, passeios de barco e observação de baleias. A escalada do Monte Orohena, a montanha mais alta da área, é uma aventura desafiadora para os entusiastas do trekking. O clima nas ilhas é tropical, com temperaturas quentes e úmidas durante todo o ano. A melhor época para visitar é durante a estação seca, que vai de maio a outubro. A Polinésia Francesa é um destino verdadeiramente paradisíaco, onde a beleza natural, a cultura acolhedora e a atmosfera serena se combinam para criar uma experiência única e inesquecível. É um lugar perfeito para relaxar, reconectar-se com a natureza e desfrutar de um refúgio tropical de sonho.

foto: istock.com/izanbar

qual viagem

50 melhores destinos

ÁSIA e O


OCEANIA

foto: istock.com/MaRabelo

foto: istock.com/Damocean

sia Francesa

129


130

A

Nova Zelândia desenha paisagens naturais de tirar o fôlego e captura a imaginação de viajantes de todo o mundo. Para muitos, esse pequeno tesouro escondido no Pacífico Sul é um destino de intercâmbio, um paraíso para jovens em busca de aventura; mas independente da idade ou motivo da visita, suas terras comprovam que há muito mais para explorar. Com uma rica e fascinante história, o país é um reflexo da mistura única de culturas maori e europeia. Os maoris, os primeiros habitantes, chegaram lá há cerca de mil anos em canoas vindas de Hawaiki, deixando para trás uma herança cultural rica e vibrante. Os europeus, liderados pelo explorador holandês Abel Tasman e posteriormente pelos britânicos, moldaram a história do país, transformando-o em uma nação culturalmente diversa. Ao visitar a Nova Zelândia, os viajantes são levados a incríveis locais históricos e tesouros maori, bem como a belos edifícios coloniais que pontilham as cidades. Para os amantes da culinária e do vinho, o destino é um paraíso sensorial. Vinhedos se estendem por todas as regiões, oferecendo uma vasta seleção de vinhos aclamados internacionalmente. A culinária local, influenciada pelas tradições maori e europeias, é uma explosão de sabores, com chefs locais incorporando toques regionais à gastronomia refinada. Festivais de alimentos e vinhos celebram esses sabores ao som de músicas regionais, criando uma experiência gastronômica verdadeiramente memorável. Além disso, a Nova Zelândia é o cenário mágico da Terra Média, trazida à vida pelas filmagens da trilogia “O Senhor dos Anéis” e dos filmes da sequência “O Hobbit”. Das suaves colinas verdes de Matamata aos picos gelados de Queenstown, os fãs de Tolkien podem explorar os lugares que deram vida às páginas dos livros e às telas do cinema. E, para os aventureiros em busca de adrenalina, o país é repleto de oportunidades emocionantes. Conhecido como a terra do bungee jump, oferece locais espetaculares para esse esporte radical, com saltos que variam de 40 a 130 metros de altura em Queenstown. Além disso, há paraquedismo, rapel, escaladas, alpinismo, trilhas de mountain bike, rugby, cricket e rafting nas incríveis corredeiras do país. Seja pelo ar, terra ou água, a aventura está garantida para aqueles que buscam aventura na Nova Zelândia.

Nova

foto: istock.com/kavram

qual viagem

50 melhores destinos

ÁSIA e O


OCEANIA

foto: istock.com/PatrikStedrak

foto: istock.com/NZSteve

foto: istock.com/KevinXiong

a Zelândia

131


Férias inesquecíveis no Iberostar Selection Bávaro Suites, na República Dominicana

• Entretenimento para todas as idades com a equipe Star Friends e o programa Star Camp • Campo de Golfe • Spa Sensations • Diversos restaurantes temáticos

Até

40%

de desconto

• Laboratório de Corais

*consultar períodos

• Mergulho e esportes aquáticos FÉRIAS SUSTENTÁVEIS

A melhorar a saúde das costas

Consumo responsável de produtos do mar

1 criança

+ grátis

Avançando para uma economia circular

Acesse www.iberostar.com ou consulte seu agente de viagens


10 tipos de viagem que estão em alta e você precisa conhecer

Em um mundo em constante transformação, as experiências de viagem estão evoluindo de maneiras fascinantes. Viajar deixou de ser apenas um meio de alcançar destinos exóticos; agora é uma jornada de autodescoberta, conexões profundas e aventuras inesquecíveis. Além disso, com o avanço da tecnologia, a crescente conscientização ambiental e a busca por experiências significativas, os viajantes modernos estão explorando o mundo de maneiras inovadoras e inspiradoras. Neste cenário em constante mudança, surgem 10 tendências de viagem que capturam a imaginação dos aventureiros de hoje.

foto: istock.com/jacoblund

Por: Eliria Buso


Viagem de Motorhome

A

Imagem: Freepik.com”. Esta capa foi criada com os recursos de Freepik.com

liberdade de pegar a estrada e explorar destinos incríveis em um motorhome tem atraído viajantes de todas as idades. Esta forma de viagem oferece flexibilidade e a oportunidade de descobrir paisagens deslumbrantes enquanto desfruta do conforto do lar sobre rodas. No Brasil, alguns destinos do sul vêm se popularizando nesse modelo de viagem, porém ainda falta estrutura de serviços como estacionamentos especializados para pernoitar e realizar as manutenções corriqueiras desse tipo de roteiro. Já na Europa, há uma infinidade de pontos de apoio, principalmente em países como França, Espanha e Países Baixos; assim como ferramentas e aplicativos que colaboram com o planejamento do passeio.


Viagem de Solteiros

G

Imagem: Freepik.com”. Esta capa foi criada com os recursos de Freepik.com

rupos de viagens para solteiros estão ganhando popularidade. Esses roteiros proporcionam a chance de conhecer pessoas novas, explorar destinos emocionantes e participar de atividades sociais, criando memórias inesquecíveis. Essa é uma boa dica especialmente para aqueles viajantes que acabam desistindo de fazer um passeio por não ter companhia. Ou mesmo aqueles que

preferem compartilhar experiências e interagir com pessoas diferentes durante uma viagem. Dentro deste modelo, há também o nicho dos festeiros; aqueles que aproveitam uma expedição para algum festival de música pelo mundo, ou mesmo um período de festas, como Réveillon e Carnaval, para curtir o agito com um grupo de viajantes.

135


Anywhere Office/Nomadismo

C

Imagem: Freepik.com”. Esta capa foi criada com os recursos de Freepik.com

tom o avanço da tecnologia, mais pessoas estão adotando o estilo de vida do nomadismo digital. Trabalhar enquanto viaja permite explorar diferentes culturas, enquanto se mantém produtivo profissionalmente. Essa é uma versão do home office que ganhou destaque na pandemia e se tornou realidade para muitos amantes de viagem.

136

A ideia é ter uma base com internet de qualidade onde se possa trabalhar, mas aliar essa rotina com o lazer, desfrutando de belas vistas para praias paradisíacas ou mesmo as montanhas do interior. Hoje, há inclusive escritórios adaptados em destinos como Ilhabela (SP), Praia do Rosa (SC) e Trancoso (BA), e projetos de incentivo ao nomadismo digital, como em Pipa (RN).


Viagem de Conexão (Espiritual/Natureza)

M

Imagem: Freepik.com”. Esta capa foi criada com os recursos de Freepik.com

uitos viajantes também estão buscando experiências que os conectem com a natureza ou a espiritualidade. Retiros em locais naturais, meditação, yoga e práticas espirituais estão em alta, oferecendo momentos de paz e introspecção. Esse tipo de viagem é chamado de Turismo de Cura, ou ainda Turismo Holístico, onde é possível perceber a crescente busca pelo bem-estar mental, físico, psicológico e, quiçá, emocional, além da prevenção de doenças, reabilitação e até cura propriamente oferecida por alguns profissionais dessa linha. Macchu Picchu é um dos principais destinos deste segmento, e Pium (RN), vem ganhando espaço no mercado brasileiro.


Turismo de Base Comunitária

O

foto: istock.com/Franck38

s viajantes estão cada vez mais interessados em interagir com as comunidades locais e apoiar projetos sustentáveis. O turismo de base comunitária proporciona uma oportunidade para conhecer a cultura local, participar em atividades tradicionais e apoiar economias regionais. Na contramão do turismo de massa, o TBC consiste em visitar lugares onde a comunidade se envolve e assume

138

papel de protagonista no processo turístico, ajudando no desenvolvimento local e na movimentação da economia regional. É a oportunidade de conhecer, de fato, a riqueza cultural de um destino, como o caiçara e quilombola, nos litorais, ou mesmo indígena por meio de sua gastronomia, ritos e costumes.


Bleisure

O

Imagem: Freepik.com”. Esta capa foi criada com os recursos de Freepik.com

mundo dos negócios exige, muitas vezes, que o colaborador viaje com frequência, renunciando aos momentos com a família para acompanhar reuniões ou eventos em outra cidade. Uma combinação de negócios e lazer, o bleisure permite que os viajantes estendam suas viagens de trabalho para aproveitar alguns dias

de lazer no destino. Devido à mudança no estilo de vida decorrente da pandemia, o home office se tornou parte do cotidiano das pessoas e isso proporciona novas possibilidades para as empresas. Com o bleisure, as famílias acabam viajando juntas e o viajante corporativo consegue aproveitar para fazer um roteiro de lazer antes ou depois do trabalho.


Slow Travel

Q

Imagem: Freepik.com”. Esta capa foi criada com os recursos de Freepik.com

tuem nunca se viu organizando um roteiro de poucos dias passando por diversos destinos para aproveitar o máximo possível? Atualmente, os viajantes mais frequentes já têm em mente que é mais importante colecionar experiências do que carimbos no passaporte. Ao invés de visitar diversos destinos em um curto espaço de

tempo, o slow travel encoraja os viajantes a passarem mais tempo em um único lugar. Isso possibilita uma imersão mais profunda na cultura local, permitindo uma compreensão mais autêntica do destino. O estilo de viagem voltado para relaxamento e autoconhecimento é tendência e pode, inclusive, auxiliar na saúde mental.


Luxo Sustentável

A Imagens: Freepik.com”. Esta capa foi criada com os recursos de Freepik.com

s viagens ostentação vêm dando lugar a um tipo de roteiro que comprova que é possível viajar com estilo sem ser prejudicial ao meio ambiente. O luxo sustentável foca em experiências de alta qualidade, mas também na responsabilidade ambiental e social. Hospedagens e atividades luxuosas são oferecidas de forma ecologicamente consciente. Nesse sentido, os glampings também

surgem como opção de hospedagem. O glamping é uma modalidade que une o camping com glamour. O modelo permite que turistas se hospedem junto à natureza, de forma rústica e natural, em acampamentos luxuosos que oferecem comodidades como camas mais confortáveis, banheiros privativos e comidas e bebidas da melhor qualidade.


Mulheres Viajantes Hoje em dia há, inclusive, centenas de influenciadoras de viagem mostrando suas rotinas nas redes sociais e comprovando que é mais do que possível se empoderar a partir de um roteiro pelo mundo. Não à toa, agências de viagens estão oferecendo pacotes específicos que garantem segurança e conforto para mulheres viajantes.

Imagem: Freepik.com”. Esta capa foi criada com os recursos de Freepik.com

O

número de mulheres que viajam sozinhas ou em grupos femininos só cresce a cada ano. Cada vez mais independentes, as mulheres descobriram os prazeres de viajar mundo afora, seja com as amigas, namorado, família ou, simplesmente, sozinha. Apesar de muitos considerarem um risco, quem já experimentou uma viagem assim considera uma experiência única e enriquecedora.


Viagens Virtuais

C

Imagem: Freepik.com”. Esta capa foi criada com os recursos de Freepik.com

om as restrições de viagem em meio à pandemia, as viagens virtuais se tornaram uma alternativa popular. Plataformas online passaram a oferecer experiências interativas, permitindo que os viajantes explorem virtualmente museus, cidades e até mesmo participem de tours guiados sem sair de casa. Apesar de não ser exatamente uma viagem, é uma boa oportunidade de conhecer alguns lugares antes de ir de fato para o destino e, dessa forma, se planejar melhor. É também uma boa alternativa para testar aquela aventura que o viajante tem vontade de fazer em realidade aumentada, sentindo todos os detalhes da experiência, para criar coragem de encará-la na vida real.




qual viagem

info

DICAS DE VIAGEM

Com o conhecimento acumulado em 10 anos de experiência, nossa redação separou algumas dicas preciosas para todas as etapas de uma viagem, desde o planejamento à chegada no destino. Anote aí!

• Documentos

Cheque com antecedência quais são os documentos obrigatórios para entrar no seu destino, como passaporte, vistos e certificados de vacinação. Alguns lugares exigem ainda uma validade mínima. Não compre passagens antes de ter todos os documentos em mão.

• Hotéis

Pesquise preços em plataformas diferentes, inclusive nos canais diretos de venda do hotel. Vale conferir comentários de hóspedes em plataformas de reservas e redes sociais.

ilustra: istock.com/lemono

• Seguro viagem

146

Contratar um é imprescindível e até obrigatório em alguns países. Caso você precise de atendimento médico, ter um seguro viagem vai evitar grandes custos e muita dor de cabeça.

•P

Para economizar, c ça e pesquise com a que têm um intervalo Vale a pena conferir bilidade de fazer um


Passagens aéreas

coloque alertas de preços em sites de confianantecedência. No caso de conexões, evite as o de tempo muito curto entre um voo e outro. r se no seu destino de conexão existe a possim stopover para aproveitar mais de um destino em uma única viagem.

• Bagagem

Menos é sempre mais! Fique atento às regras das companhias aéreas sobre limite de peso e tamanho das malas. E lembre-se que alguns itens são proibidos, principalmente no caso da bagagem de mão. Outra dica é fotografar suas malas despachadas por dentro e por fora, o que vai te ajudar em caso de extravio.

• Jet lag

Para evitar o temido jet lag, sincronize seus hábitos diários, como despertar, almoçar e dormir, com o horário local desde o primeiro dia da viagem.

• Check-in

Faça o check-in do seu voo com antecedência, de preferência assim que ele estiver disponível. E salve o cartão de embarque no seu celular.

• Opções de pagamento

Caso vá para o exterior, habilite seu cartão de crédito para uso no seu destino (geralmente os aplicativos de banco têm essa opção). Se for comprar moeda local, cheque a cotação para ver onde o câmbio compensa mais. Sempre tenha mais de uma opção de pagamento disponível em uma viagem. 147


qual viagem

info

• Mala de mão

Transporte exclusivamente na mala de mão: dinheiro, cartões, documentos, remédios, eletrônicos e itens de valor. Se você for despachar a bagagem, leve na mala de mão uma muda de roupas, agasalho e alguns itens básicos de higiene.

• Itens indispensáveis

Algumas coisas que você não pode esquecer de levar: documentos, remédios, adaptador de tomada, carregadores e power bank.

• No voo

Muitas aeronaves não têm entretenimento a bordo, então, antes da viagem, baixe em seu celular episódios de séries, filmes, músicas ou podcasts. E não esqueça os fones de ouvido. Em voos longos, levante da poltrona de vez em quando para estimular a circulação.

• Chip de celular

ilustra: istock.com/Jian Fan

Se sua estadia no exterior for longa, vale adquirir um chip de celular para uso no exterior. Você pode comprar um na chegada ou no Brasil ou ainda optar por um eSIM.

148

• Compras

• Aeroporto

Vale se planejar para chegar ao aeroporto com pelo menos três horas de antecedência em caso de voos internacionais e duas horas em voos domésticos. Se o voo for doméstico, você pode levar seu próprio lanchinho para economizar.

Dê preferência a produtos e marcas locais, coisas que você só poderia comprar naquele destino. Evite a tentação de comprar muitos souvenirs e lembrancinhas.


• Ingressos antecipados

Muitas atrações oferecem bons descontos quando você compra ingressos de forma antecipada. Há ainda destinos que contam com combos de ingressos bem vantajosos, vendidos pelos órgãos oficiais de turismo do local.

• Cultura local

Ao visitar um país diferente, fique atento aos costumes locais, como vestimentas e condutas apropriadas. É uma questão de respeito à cultura daquele povo. Vale também aprender algumas palavras ou frases básicas no idioma local.

• Segurança

Esteja atento a golpes e batedores de carteira em qualquer lugar do mundo. Não conte a desconhecidos informações pessoais, como onde você está hospedado. Informe a algum familiar ou amigo próximo seus planos de viagem. Tenha uma doleira para carregar dinheiro e documentos com segurança. Quando estiver no aeroporto ou em um deslocamento, nunca deixe sua bagagem sem supervisão.

• Aplicativos

Alguns apps vão te ajudar muito desde o planejamento até o final da viagem, oferecendo mapas detalhados offline, traduções a partir de fotos, dicas de restaurantes e até ferramentas de edição de fotos. Faça os downloads antes de partir.

149





Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.