Perfis da comunicação

Page 66

infantil.27 É interessante observar que, mesmo traçando uma trajetória independente em relação ao pai já consagrado, algumas experiências de Erico ecoam, como é o caso da inspiração para a crônica O Popular. A sensibilidade para as diferentes dimensões de uma notícia, por menor que seja, é uma das características compartilhadas por pai e filho – ambos com trajetórias importantes no jornalismo. De uma fotografia, nasceu o primeiro livro de Luis Fernando. De uma fotografia, surgiu Incidente em Antares, de Erico Verissimo: Por mais incrível que pareça, a ideia me foi inspirada por uma foto que vi numa revista estrangeira: um cemitério, tendo à frente uns dez ou doze caixões enfileirados, por ocasião de uma greve de coveiros. Pensei assim: ‘E se esses mortos resolvessem erguer-se e fazer greve contra os vivos?’ (Silva, 2000, p. 64).

Retorno a Zero Hora e jornais nacionais Em 1975, após cinco anos na Folha da Manhã, Luis Fernando voltou para Zero Hora. Sua saída da Caldas Júnior se deu em solidariedade a Ruy Carlos Ostermann, que dirigia o jornal e, por conta de desentendimentos na empresa, estava indo embora. Nessa época, Verissimo já enviava duas crônicas por semana para o Jornal do Brasil. “Também já tinha começado a publicar coisas na Status e na Playboy” (Oitenta, 1982, p. 3). Era o início de uma série de colaborações com jornais e revistas de circulação nacional que permanece até hoje. Atualmente, suas crônicas são publicadas nos jornais Zero Hora28, O Globo e O Estado de S. Paulo – além disso, a Agência Globo distribui os textos para 27 Em 2016, foi lançado As gêmeas de Moscou, inspirado no convívio de Luis Fernando Verissimo com a neta Lucinda. 28 Em setembro de 2017, Luis Fernando Verissimo foi demitido de Zero Hora, mas suas crônicas continuam a ser publicadas no jornal - o material é negociado com a Agência Globo. Sobre a demissão, ver https://goo.gl/UmjsbN.

66


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.