Vontade saber hist 8

Page 8

Atividades História em construção Você verá que na disciplina de História não existem verdades definitivas e que novos estudos podem modificar nossa compreensão sobre acontecimentos do passado.

História em construção

Localizada ao final de cada capítulo, essa seção é composta por diferentes tipos de atividades. Nela, você poderá checar o seu aprendizado, exercitar diferentes habilidades e aprofundar os conhecimentos adquiridos no estudo do capítulo.

As revoluções burguesas

A expressão “revoluções burguesas” é utilizada por vários historiadores referem a movimentos quando se revolucionários, ocorrido s entre os séculos XVII pela burguesia, ou com e XVIII, liderados participação expressiva desse grupo social. Os principais movime ntos revolucionários de caráter burguês são Inglesa (1640-1689) e a Revolução a Revolução Francesa (1789-1799). Em ambos lucionários burgueses os casos, aliaram-se a grupos popular revoes para combater o Absolut e os privilégios da nobreza , abrindo caminho para ismo a implantação do capitalis base em práticas do liberalis mo, com mo.

A Revolução Inglesa

Jornal Folha da Manhã. 03/10/1931

capítulo 1

9. No dia 3 de outubro de 1931, o jornal Folha da Manhã publicou uma nada à maneira de contar notícia relacioo tempo. Veja.

Desde 1640, ocorreram conflitos na Inglaterra que opuseram dois grupos: lado, a nobreza e o rei; do outro, os burgueses, de um vários grupos populares Depois de décadas de e o Parlamento. conflitos, foi aprovada uma Declaração de Direitos outras coisas, instituiu que, entre monarquia constitucional no país, limitando o poder Com o fim da Revoluç do rei. ão, a burguesia inglesa se fortaleceu e passou portante espaço nas decisões a ter um imdo governo. Isso garantiu o desenvolvimento do capitalismo e para o desenvo as condições necessárias para lvimento de uma postura mica liberal na Inglater ra. econô-

A Revolução Francesa No caso francês, a burgues ia revolucionária foi profund pensamento iluminista, amente influenciada pelo sobretudo pela crítica ao Absolutismo monárq vilégios da nobreza e uico e aos prido clero. Além disso, a valoriza ção iluminista da liberdad e civil e a tentativa de instituições do país foram reformar as incorporadas pelos revoluci onários . Com a Revolução, esses fatores contribuíram para para a ascensão da burgues a falência do Antigo Regime ia na França. e

Irmãos Lesueur. Séc. XVIII. Guache sobre cartão. Museu Carnavalet, Paris (França). Foto: Art Archive/Glow Images Images

a ) Explique o significa do do termo “revoluções burguesas”. b ) Qual foi a consequ ência desses movimentos, Revoluções Inglesa e para a burguesia? Francesa,

116

Burgueses revolucionários franceses. Pintura dos irmãos Lesueur, século XVIII.

a ) Qual é o título dessa notícia? E o subtítulo? b ) Quando foi assinad o o decreto no 20 466? Quem o assinou? c ) O que esse decreto determinou? d ) Quais os argumentos utilizados para justifica r a assinatura desse decreto? e ) De acordo com o decreto, qual seria o período em que estaria em vigor a verão”? Reescreva no caderno “hora do a frase que lhe permitiu chegar a essa conclusã f ) Atualmente, existe o. no Brasil alguma lei semelha nte à que foi apresentada fonte histórica? Qual? nessa

Refletindo sobre o capítulo Essa seção apresenta uma síntese das principais ideias de cada capítulo e contribuirá para que você avalie como está o seu aprendizado.

Ética e Cidadania Esse tema está ligado, principalmente, à seguinte pergunta: Como devemos agir? Em nosso cotidiano, é comum vivenciarmos situações e conflitos que nos deixam em dúvida sobre que atitude tomar. Ao discutirmos essas questões, estamos refletindo sobre nossas ações, além de despertar a nossa consciência para a cidadania.

Trabalhar e consumir: dois atos que dizem respeito à vida em sociedade. Qual é a importância do trabalho? Que profissão você gostaria de ter? O que é consumo? Será que estamos consumindo de forma consciente? Essas e outras questões fazem parte do tema Trabalho e Consumo, um assunto muito importante que influencia o estilo e a qualidade de vida.

Trabalho e Consumo

Refletindo sobre o capítu lo Agora que você finalizou o estudo deste capítulo , faça uma autoavaliação Verifique se você compre de seu aprendizado. ende as afirmações a seguir. • Por meio do estudo da História , podemos entender melhor a realidade em que vivemos • Todo ser humano é um sujeito . histórico. • O tempo histórico pode ter diferent es durações. • Fonte histórica é toda a produçã o humana que pode fornece que serve à construção r informações sobre o do conhecimento histórico passado, . • Os conceitos históricos sofrem modificações ao longo do tempo. Após refletir sobre essas afirmações, converse com os colegas e o professo de que todos compreenderam r para certificar-se o conteúdo trabalhado neste capítulo.

33

Pluralidade cultural

Existem inúmeras formas de viver e de se relacionar com os outros e com o ambiente. Cada povo tem sua cultura, sua identidade, sua maneira de se manifestar no mundo. Inclusive, em um único país, como no Brasil, existem várias culturas convivendo e interagindo no mesmo espaço. O tema Pluralidade cultural trata justamente dos aspectos pertinentes a esse assunto, como o respeito e a valorização dessa diversidade cultural.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Vontade saber hist 8 by Editora FTD - Issuu