Temperatura de ebulição e pressão Sabemos que a água, assim como qualquer outro líquido, tende a evaporar-se, isto é, passar ao estado de vapor, mesmo em temperaturas inferiores a seu ponto de ebulição. Quando colocamos uma panela com água no fogo, podemos observar a formação de bolhas antes que ela ferva. Essas bolhas surgem graças aos gases que compõem o ar e que estão dissolvidos na água. Com o aumento da temperatura, eles vão se desprendendo (ficam menos solúveis a temperaturas mais altas). Depois de certo tempo, vão se formando bolhas de vapor de água. pressão atmosférica Cores fantasia, sem escala.
líquido
vapor
DIVULGAÇÃO PNLD
ADILSON SECCO/ARQUIVO DA EDITORA
pressão de vapor do líquido
bico de Bunsen
A figura associa o aquecimento do líquido com sua pressão de vapor. Quando o valor da pressão de vapor do líquido se iguala ao valor da pressão atmosférica, as bolhas de vapor ascendem à superfície, e o líquido entra em ebulição. Fonte: KOTZ, J. C.; TREICHEL JR., P. Chemistry & chemical reactivity. 3rd ed. Orlando: Saunders College, 1996. p. 618.
te 90 ºC
Patm
te 100 ºC
P'atm
ADILSON SECCO/ARQUIVO DA EDITORA
Dizemos que a água entra em ebulição quando há formação de grande número de bolhas (porções de vapor cercadas de líquido), que sobem para a superfície do líquido. Para que esse vapor consiga deixar o líquido, é necessário que a pressão do vapor seja, no mínimo, igual à pressão atmosférica local, conforme mostra a “ampliação” de uma bolha na ilustração acima. Quando a pressão no interior das bolhas da superfície do líquido se torna maior que a atmosférica, essas bolhas se rompem (estouram), liberando o vapor. Como a pressão atmosférica se torna tanto maior quanto menor é a altitude, a temperatura de ebulição em locais de menor altitude é maior que nos de maior altitude.
Esquema da influência da pressão atmosférica na temperatura de ebulição da água (P’atm . Patm). 68
Ilustração produzida para este conteúdo. Cores fantasia, sem escala.
Unidade 1 Soluções
EME18_VIVA_QU2_U1C4_062A077.indd 68
10/06/16 13:05