Testando seus conhecimentos
DIVULGAÇÃO PNLD
1. Enem (2010) Alguns fatores podem alterar a rapidez das reações químicas. A seguir destacam-se três exemplos no contexto da preparação e da conservação de alimentos: 1. A maioria dos produtos alimentícios se conserva por muito mais tempo quando submetidos à refrigeração. Esse procedimento diminui a rapidez das reações que contribuem para a degradação de certos alimentos. 2. Um procedimento muito comum utilizado em práticas de culinária é o corte dos alimentos para acelerar o seu cozimento, caso não se tenha uma panela de pressão. 3. Na preparação de iogurtes, adicionam-se ao leite bactérias produtoras de enzimas que aceleram as reações envolvendo açúcares e proteínas lácteas. Com base no texto, quais são os fatores que influenciam a rapidez das transformações químicas relacionadas aos exemplos 1, 2 e 3, respectivamente? a) Temperatura, superfície de contato e concentração. b) Concentração, superfície de contato e catalisadores. c) Temperatura, superfície de contato e catalisadores. d) Superfície de contato, temperatura e concentração. e) Temperatura, concentração e catalisadores. — CH , ao reagir 2. UFMG (2013) O propeno, CH3 — CH — 2 com o brometo de hidrogênio, HBr, produz uma mistura de dois compostos – o brometo de n-propila, CH3 — CH2 — CH2Br, e o brometo de isopropila, CH3 — CHBr — CH3. As reações responsáveis pela formação desses compostos estão representadas nestas duas equações: Reação I CH3 — CH — — CH2 1 HBr DH 5 2 150 kJ/mol Reação II CH3 — CH — — CH2 1 HBr DH 5 2 160 kJ/mol
CH3 — CH2 — CH2Br Brometo de n-propila CH3 — CHBr — CH3 Brometo de isopropila
Sabe-se que a velocidade da reação II é maior que a da reação I. Comparando-se essas duas reações, é CORRETO afirmar que, na II: a) a energia de ativação é maior. b) a energia do estado de transição é menor. c) a energia dos reagentes é maior. d) a energia liberada na forma de calor é menor.
212
Não escreva neste livro.
3. UFPE (2010) Industrialmente, a síntese da amônia é realizada através da reação:
N2(g) + 3H2(g) 2NH3(g). Assumindo que esta reação tenha atingido o equilíbrio, podemos dizer que: 0-0) a adição de mais nitrogênio provocará a formação de mais amônia. 1-1) a remoção de amônia provocará a formação de mais amônia. 2-2) a adição de um catalisador irá provocar a formação de mais amônia. 3-3) um aumento de temperatura irá favorecer a reação no sentido exotérmico. 4-4) uma diminuição do volume reacional irá provocar a formação de mais amônia.
4. UFSM-RS (2012) A maçã é apreciada pelos cantores, pois ajuda na limpeza das cordas vocais. O aroma das maçãs pode ser imitado adicionando-se acetato de etila, CH3COOCH2CH3. O acetato de etila pode ser obtido a partir da reação de esterificação: CH3COOH(aq) + HOCH2CH3(aq)
CH3COOCH2CH3(aq) + H2O(I) Na temperatura de 25 °C, o valor da constante de equilíbrio, KC é 4,0. Marque verdadeira (V) ou falsa (F) nas seguintes afirmações: ( ) A adição de acetato de etila aumenta KC. ( ) A adição de um catalisador diminui KC. ( ) A adição de acetato de etila desloca o equilíbrio no sentido da formação dos reagentes. ( ) A adição de ácido acético não desloca o equilíbrio. ( ) A adição de ácido acético não altera o KC. A sequência correta é a) F – F – V – F – V. b) V – V – F – F – V. c) F – V – V – V – F. d) V – F – F – F – V. e) F – V – F – V – F. 5. Unesp (2013) Em um laboratório de química, dois estudantes realizam um experimento com o objetivo de determinar a velocidade da reação apresentada a seguir. MgCO3(s) 1 2 HCℓ(aq) MgCℓ2(aq) 1 H2O(ℓ) 1 CO2(g)
Unidade 3 Princípios da reatividade
EME18_VIVA_QU2_U3C9_202A215.indd 212
10/06/16 20:33