As bases de Arrhenius O hidróxido de sódio, NaOH, é um exemplo típico de base forte. Trata-se de um composto iônico, sólido nas condições ambientes e que, ao se dissolver em água, sofre dissociação.
NaOH(s) água
Na1(aq)
1 OH2(aq)
hidróxido de sódio
íons sódio
íons hidróxido
No caso das bases inorgânicas, não costumamos falar da constante de basicidade, pois, com exceção da amônia, NH3(g), a força de uma base está diretamente relacionada a sua solubilidade em água. Ou seja, com exceção da amônia, as bases inorgânicas fracas são as pouco solúveis; por isso, em água, constituem equilíbrios heterogêneos, os quais serão analisados no próximo capítulo.
NH3(g) 1 H20(ℓ) amônia
NH14(aq)
água
OH2(aq)
1
íons amônio
íons hidróxido
DIVULGAÇÃO PNLD
Essa relação de equilíbrio também pode ser representada por:
NH4OH(aq)
NH14(aq)
hidróxido de amônio
íons amônio
OH2(aq)
1
íons hidróxido
A constante dessa ionização, Kb, é baixa, indicando que o hidróxido de amônio é uma base fraca. A solução dessa base contém NH3(g), H2O(ℓ) e uma baixa concentração de íons NH14(aq) e OH2(aq).
Kb 5
[NH14 ] ? [OH2]
Em um circuito elétrico fechado por uma solução de NH3(aq), a lâmpada acende com pequena intensidade em comparação às bases fortes, pois a base é fraca. Sérgio Dotta Jr./Acervo do Fotógrafo
Quanto à amônia, substância molecular, gasosa nas condições ambientes (chamada, nesse caso, de gás amoníaco), como já vimos em outras oportunidades, ioniza-se em água, de acordo com o equilíbrio equacionado por:
Kb tem valor baixo
[NH3]
(poucos íons OH2 livres em relação a NH3) Vale relembrar que, apesar de serem usados o nome hidróxido de amônio e a fórmula NH4OH, efetivamente não existe um composto que atenderia a essas características.
Observações: • As constantes de ionização (dissociação) dos ácidos fortes normalmente são omitidas, pois é possível considerar que esses ácidos estejam totalmente ionizados. • Para representar a constante de dissociação, é comum usar K a para ácidos, K b para bases ou Ki, tanto para ácidos quanto para bases. • O valor de Ki varia com a temperatura e com o grau de ionização α. • Na mesma temperatura, quanto maior o valor de K a , maior a força de um ácido. • A representação [A2] indica concentração em mol/L dos íons A2. Lembre-se: os íons H1 fornecidos por um ácido reagem com os íons OH2 de uma base para formar água: H1(aq) íons hidrogênio
186
1
OH2(aq)
H2O(ℓ)
íons hidróxido
água
Unidade 3 Princípios da reatividade
EME18_VIVA_QU2_U3C8_182A191.indd 186
MATRIZ
10/06/16 18:55