7. O carbono contido no carvão mineral ou no carvão vegetal (obtido pela queima da madeira) é importante no processo industrial de obtenção de ferro e aço (o C reduz o ferro do óxido de ferro presente no minério de ferro). Infelizmente, porém, em nosso país, muito carvão vegetal ainda tem sido obtido de modo irregular, com o uso de madeira nativa retirada ilegalmente de áreas de preservação ou de terras indígenas. Além disso, em alguns locais, as pessoas que trabalham nas carvoarias são submetidas a condições de trabalho inadequadas, quando não explorados em regime de esTrabalhadores em carvoaria clandestina, numa área desmatada da cravidão. Expostas a um ambiente agressiAmazônia. vo sem o uso de equipamento de proteção individual (EPIs), adquirem doenças provocadas pelos gases tóxicos. O trabalho infantil nas carvoarias é outra preocupação, apesar da fiscalização.
TYBA/J.L. BULCÃO
Não escreva neste livro.
DIVULGAÇÃO PNLD
Fonte: INSTITUTO Observatório Social. O aço da devastação: crimes ambientais e trabalhistas na Amazônia. São Paulo, jun. 2011. Edição especial. Disponível em: <http://www.os.org.br/portal/sites/default/files/biblioteca/o_aco_da_devastacao.pdf>. Acesso em: 5 jun. 2016.
Você vai discutir o assunto com os colegas e o professor. Para isso, prepare-se: a) Leia na íntegra o poema “Meninos carvoeiros”, de Manuel Bandeira, do qual apresentamos uma estrofe: – Eh, carvoero! Só mesmo estas crianças raquíticas Vão bem com estes burrinhos descadeirados. A madrugada ingênua parece feita para eles... Pequenina, ingênua miséria! Adoráveis carvoeirinhos que trabalhais como se brincásseis! – Eh, carvoero! BANDEIRA, Manuel. Meninos carvoeiros. In: ______ A cinza das horas: Carnaval e ritmo dissoluto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.
b) Assista aos documentários indicados abaixo; depois, faça uma pesquisa para saber se as situações mostradas neles ainda existem no país: • Os carvoeiros, de Nigel Noble. Brasil, 1999 (62 minutos): retrato de famílias que ganham a vida produzindo carvão vegetal no interior de Minas Gerais, de Mato Grosso do Sul e do Pará; uma denúncia do desmatamento, da exploração do trabalho infantil e semiescravo. Disponível em: <https://filmow. com/os-carvoeiros-t60821/>. Acesso em: 4 mar. 2016; • Vivendo os tombos/Carvoeiros, de Dileny Campos. Brasil, 1977 (9 minutos): premiado documentário que mostra o trabalho de extração e fabricação do carvão vegetal em Pompeu (MG). Disponível em: <https://vimeo.com/39163150>. Acesso em: 4 mar. 2016. c) Pesquise os principais problemas decorrentes da inalação de substâncias presentes no carvão. No dia combinado com o professor, participe de uma discussão sobre o assunto. Exponha os dados que pesquisou, conte o que sentiu ao ler o poema e ao assistir aos vídeos. Depois, reflita com os colegas sobre algumas soluções para o problema.
Capítulo 6 Cinética Química
EME18_VIVA_QU2_U3C6_120A153.indd 153
MATRIZ
153
10/06/16 13:59