Medida da pressão de um gás qualquer A medida da pressão de um gás qualquer é feita em equipamentos chamados manômetros. Observe as ilustrações a seguir, que representam dois manômetros de mercúrio, um aberto para a atmosfera e outro fechado. Patm
AMJ STUDIO/ARQUIVO DA EDITORA
vácuo
x
gás
y
A
Hg(ℓ)
D
C
B
Hg(ℓ)
Hg(ℓ)
gás
DIVULGAÇÃO PNLD
gás
Pgás = x mmHg
Pgás = Patm + y mmHg
manômetro fechado
manômetro aberto
Atenção! Não interprete o aumento sugerido na imagem como se fosse a possibilidade de “enxergar” uma molécula.
Cores fantasia, sem escala.
No manômetro fechado, a pressão do gás equivale à altura da coluna de mercúrio; já no manômetro aberto, acresce-se, à da coluna de mercúrio, a pressão atmosférica no cálculo da pressão do gás. Fonte: KOTZ, J. C.; TREICHEL JR., P. Chemistry & chemical reactivity. 3rd ed. Orlando: Saunders College Publishing, 1996. p. 549.
As inúmeras partículas do gás dentro do balão chocam-se com as paredes do recipiente que o contém, bem como com a superfície do mercúrio. Em ambas as figuras, os pontos A e B, C e D estão à mesma pressão, pois os líquidos estão parados. A pressão exercida pelo gás em A é igual à que o mercúrio exerce em B. Já no caso do gás representado à direita, a pressão nos pontos C e D corresponde ao desnível y da coluna de mercúrio acrescido da pressão atmosférica.
O equipamento utilizado para medir a pressão atmosférica é denominado barômetro, enquanto o utilizado para medir a pressão de um gás qualquer é o manômetro. Os manômetros são utilizados em vários tipos de indústria: na alimentícia (de produção de bebidas, por exemplo), na petroquímica, na química, na de papel e celulose, entre outras. Engenheiros, desenhistas industriais, técnicos em manutenção, projetistas e bombeiros precisam entender o funcionamento dos manômetros porque pode fazer parte do trabalho deles a projeção e a manutenção desses equipamentos.
LATINSTOCK/ALAMY STOCK PHOTO/FINE ARTS
Manômetros
Manômetro em laboratório de materiais radioativos.
Capítulo 12 Gases: importância e propriedades gerais
EME18_VIVA_QUI1_U4C12_250A288.indd 261
MATRIZ NOVA
261
5/3/16 09:42