O pH pode ser medido por meio de um aparelho (peagâmetro) ou pela análise das cores de tiras de papel poroso contendo um pigmento sensível à concentração de íons hidrogênio (os já mencionados indicadores ácido-base). Cada tom de cor do papel corresponde a determinado pH. ...
1
2
3
4
5
6
meio ácido
7
8
9
neutro
10
11
12
13
...
meio básico
© SHUTTERSTOCK/MILANB
© SHUTTERSTOCK/COPRID
Escala de pH indicando as faixas correspondentes ao meio ácido e ao meio básico e o valor correspondente ao meio neutro.
DIVULGAÇÃO PNLD
Fita indicadora universal com o padrão de cores correspondente aos valores de pH desse indicador. Qual valor você observa ao testar o pH do pedaço de laranja?
Teste de pH de um pedaço de laranja utilizando a fita indicadora universal. Note que o resultado indica que o meio é ácido.
Em pH 5 7,0, a concentração de íons H1(aq) é igual à concentração de íons OH2(aq). Se um meio é ácido (pH , 7,0), isso quer dizer que a concentração de íons H1(aq) é maior que a de OH2(aq). Quanto maior é essa diferença, mais ácido é o meio e menor o valor de pH. Quando é acrescentada uma base – que fornece íons OH2(aq) – a uma solução ácida, os íons H1 são total ou parcialmente neutralizados, o que faz o valor do pH aumentar:
H1(aq) 1 OH2(aq)
H2O(ℓ)
AMJ STUDIO/ARQUIVO DA EDITORA
Observe a seguir a ilustração de um experimento realizado com uma solução aquosa de hidróxido de sódio, usando fenolftaleína como indicador, à qual se acrescentam gradativamente gotas de ácido clorídrico. A reação de neutralização que ocorre provoca uma repentina mudança na coloração do líquido, que passa de rosa a incolor, quando o pH chega a 8 (meio básico). Essa mudança visual é chamada de viragem do indicador.
Cores fantasia, sem escala.
gotas de HCℓ(aq) NaOH(aq) 1 fenolftaleína coloração rósea
158
incolor NaCℓ(aq) 1 fenolftaleína
A presença de fenolftaleína na solução aquosa de hidróxido de sódio faz o líquido adquirir coloração rósea. A adição de solução aquosa de ácido clorídrico altera o pH do meio, fazendo com que o líquido passe a ser incolor.
Unidade 3 Eletrólitos e reações químicas: fundamentos qualitativos e quantitativos
EME18_VIVA_QUI1_U3C7_138A165.indd 158
MATRIZ NOVA
4/30/16 12:39