Quimica1

Page 130

Como fica resolvida a estabilidade do outro O, que também necessita de 2 elétrons? Ele usa um dos pares eletrônicos do S não utilizado em outra ligação. Essa ligação é chamada de covalente coordenada (antigamente chamada de covalente dativa). A representação mais antiga dessa ligação em uma fórmula estrutural é feita por uma seta que aponta para o átomo que "se vale" do par de elétrons de outro para completar a camada de valência. Observe:

O S

O

O

Fórmula eletrônica ou fórmula de Lewis

S— —O

SO2

Fórmula estrutural

Fórmula molecular

Observações: A ligação indicada com retângulo na fórmula eletrônica do SO2 é covalente porque se dá por compartilhamento de par de elétrons, apesar de esses elétrons terem origem no átomo de enxofre. Modernamente, essa ligação é indicada por dois traços, como se fosse uma dupla-ligação covalente comum. Desse modo, o SO2 pode ser representado por:

O— —S— —O

Para haver esse tipo de ligação, é necessário que haja um átomo que disponha de pares eletrônicos não utilizados em outra ligação. Veja, por exemplo, a fórmula da substância abaixo:

DIVULGAÇÃO PNLD

H

O

Como o átomo de cloro no ácido hipocloroso tem 6 elétrons (3 pares eletrônicos) não compartilhados, pode ainda efetivar mais 3 ligações com outros 3 átomos de oxigênio. Observe, ao lado, a fórmula dos compostos resultantes desses compartilhamentos.

Fórmula eletrônica ou fórmula de Lewis para o ácido hipocloroso (HCℓO), formado quando o gás cloro é dissolvido em água.

Cℓ

O O H — O — Cℓ

H — O — Cℓ

O H — O — Cℓ

O

O O

HCℓO2

HCℓO3

HCℓO4

ácido cloroso

ácido clórico

ácido perclórico Não escreva neste livro.

Atividade Represente a fórmula eletrônica e a estrutural das substâncias seguintes, cujas fórmulas moleculares são fornecidas. Observação: Nas moléculas das substâncias dos itens b a d, os carbonos (C) estão ligados entre si. a) CH2O – metanal ou formaldeído: é componente da solução de formol, usada para preservar cadáveres e tecidos de organismos vivos, nas indústrias de madeira, papel e celulose, na preparação de resinas; também é usada em abrasivos, plásticos, esmaltes sintéticos, tintas e vernizes. Trata-se de uma solução tóxica se inalada ou ingerida. b) C2H6 – etano: é um subproduto do refino do petróleo, presente no gás natural, muito utilizado para a produção de eteno.

128

c) C2H4 – eteno: também chamado de etileno, é o hormônio responsável pelo amadurecimento das frutas. Possui também grande aplicação industrial na fabricação de polímeros. d) C2H2 – etino: também chamado de acetileno, é usado em maçaricos, empregados em soldagens metálicas, porque neles é possível atingir temperaturas muito elevadas com a combustão. e) H2SO4 – ácido sulfúrico: um dos compostos de maior importância industrial (é matéria-prima para a fabricação de muitos materiais); na estrutura das moléculas dessa substância, os dois átomos de H ligam-se a átomos de O.

Unidade 2 Introdução à estrutura da matéria

EME18_VIVA_QUI1_U2C6_118A137.indd 128

09/05/16 09:00


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Quimica1 by Editora FTD - Issuu