Quimica1

Page 127

Ligação covalente ou molecular Assim como Kossel explicou a ligação iônica a partir da teoria do octeto, Lewis fez o mesmo em relação à ligação covalente. Ligação covalente ou molecular é a que se dá por compartilhamento de par de elétrons; os elétrons da ligação passam a pertencer aos dois átomos ligados. Chamamos molécula ao conjunto formado pelos átomos unidos por ligações covalentes. Como se dá essa ligação? Veja os exemplos a seguir.

Cloro O gás cloro é uma substância simples formada pelo elemento cloro, do grupo 17: Elemento

Distribuição eletrônica

Cℓ

2

17

8

Para atingir o octeto

7

falta 1 elétron

Na ligação entre dois átomos de cloro, Cℓ, ambos precisam de um elétron para se estabilizar. Nesse caso, forma-se um par eletrônico para o qual cada um dos átomos de cloro fornece um elétron, que passa a ser compartilhado pelos dois átomos.

Cℓ

Fórmula eletrônica ou fórmula de Lewis para a molécula de cloro.

Esse tipo de ligação é chamada de covalente. Ela é formada pelo compartilhamento de par(es) de elétrons. Após a ligação, o par de elétrons (assinalado) passa a pertencer aos dois átomos que, então, passam a ter 8 elétrons cada um, no último nível. O conjunto formado constitui a molécula de cloro e é eletricamente neutro, isto é, não há predomínio de cargas positivas ou negativas. Como não houve transferência de elétrons, não há íon. Além da fórmula de Lewis, usamos a fórmula estrutural, em que cada par eletrônico comum é representado por um traço (—), e a fórmula molecular, na qual o símbolo é acompanhado do número de átomos que participa da molécula – no caso, 2; por isso, Cℓ 2.

Cℓ

Cℓ

Fórmula eletrônica ou de Lewis

LATINSTOCK/SCIENCE PHOTO LIBRARY/ALM

DIVULGAÇÃO PNLD

Cℓ

O cloro é um gás esverdeado, que tem propriedades bactericidas. É utilizado em estações de tratamento de água e em piscinas; em indústrias, é usado para o branqueamento de celulose e a fabricação de PVC, entre outros fins.

Cℓ — Cℓ

Cℓ2

Fórmula estrutural

Fórmula molecular

Metano O metano, principal componente do gás natural, é uma alternativa de combustível menos poluente que a gasolina ou o carvão; isso porque sua queima dificilmente dá origem a fuligem ou monóxido de carbono, gás bastante tóxico. Recentemente foram localizadas grandes reservas desse gás no Brasil. O metano é um gás produzido em pântanos, plantações de arroz e no sistema digestório de animais, especialmente dos ruminantes (gado, por exemplo). Entretanto, quando liberado na atmosfera, esse gás tem efeito mais intenso do que o do gás carbônico no agravamento do efeito estufa.

Gás natural: combustível fóssil geralmente presente em poços de petróleo e matéria-prima para o GNV (gás natural veicular).

Capítulo 6 Ligações químicas: uma primeira abordagem

EME18_VIVA_QUI1_U2C6_118A137.indd 125

MATRIZ NOVA

125

5/2/16 17:19


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.