Trabalho Conjunto de atividades realizadas pelo ser humano que modificam o ambiente à sua volta de forma a garantir sua sobrevivência.
Assim, não somente para garantir sua sobrevivência, mas também para ampliar seu poder sobre outras sociedades, o ser humano foi além da simples extração de elementos da natureza e desenvolveu técnicas que multiplicaram sua capacidade de alterar o ambiente. Pesquisas arqueológicas demonstram que, cerca de 45 mil anos atrás, os seres humanos já produziam utensílios para transformar a natureza em seu próprio benefício. Com o passar do tempo, as descobertas se acumulavam e o trabalho tornava-se mais sofisticado, possibilitando mais e melhores condições de sobrevivência para os seres humanos. A descrição dos períodos a seguir busca explicar como o ser humano, vivendo em sociedade, conseguiu modificar a natureza por meio do trabalho. É importante ressaltar que as fases apresentadas não foram iguais para toda a humanidade. Cada povo percorreu um caminho próprio, resultando em uma grande variedade de modos de vida e imensa diversidade histórica e cultural. A Pré-História, ou Idade da Pedra, corresponde ao período anterior à escrita e é usualmente dividida em dois períodos: • Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada – estendeu-se entre 3 milhões e 10 milhões de anos a.C. Nesse período, os seres humanos fabricavam armas e ferramentas lascando pedaços de pedra. Também coletavam alimentos e caçavam. • Neolítico ou Idade da Pedra Polida – ocorreu entre 10 mil anos a.C. até 4 mil anos a.C. Nessa fase, os grupos humanos começaram a praticar a agricultura e a domesticar animais. Foi a chamada Revolução Neolítica.
Estúdio Ampla Arena
Representação do período Neolítico
Fonte: KENT, Peter. A cidade ao longo dos tempos: da idade da pedra ao futuro distante. Tradução: Nelson Alessio. São Paulo: Zastras, 2010. p. 10-15.
13