18 8:59 AM
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
Observe a imagem ao lado. Essa alegoria foi publicada pela Revista Illustrada, do Rio de Janeiro, em novembro de 1889, pouco tempo depois da Proclamação da República no Brasil. Seu autor, Pereira Neto, representou nela personagens e situações ligados ao acontecimento. Ao publicá-la, a intenção dos editores da revista era prestar uma homenagem ao que chamaram de “heróis do dia 15 de novembro de 1889”. A imagem feminina remete à personagem Marianne, símbolo da Revolução francesa que representava a liberdade. Com o tempo, passou a simbolizar a república. O que você vê na imagem? Em primeiro plano, uma mulher empunha com a mão esquerda um escudo e a bandeira do Brasil. Com a direita, segura uma espada decorada com flores. Ela veste uma roupa semelhante à dos antigos romanos e tem na cabeça uma espécie de gorro que remete aos revolucionários franceses. Calça sandálias e camélias espalham-se a seus pés. Um pouco à sua frente, um homem que segura a coroa imperial se ajoelha em reverência à república. Ele veste uma casaca, peça de roupa geralmente usada por homens ricos, pertencentes à elite. Em suas mãos, vê-se uma almofada sobre a qual há uma coroa, símbolo da monarquia. Ao fundo, um homem a cavalo faz uma saudação com o quepe, um dos símbolos de sua condição de militar. Essa figura de longas barbas representa o marechal Deodoro da Fonseca. Ele comandou a ação militar que derrubou a monarquia em 15 de novembro de 1889. Por trás da bandeira, há outras figuras que representam militares em posição de sentido.
BIBLIOTECA NACIONAL DO RIO DE JANEIRO
Alegoria de uma crise
Glória à Pátria! Honra aos Heroes do dia 15 de novembro de 1889. Alegoria de Pereira Neto publicada na Revista Illustrada, de 16 de novembro de 1889, em homenagem à Proclamação da República.
• O que é uma a alegoria? Em que contextos você já ouviu essa palavra? Você pode começar a discussão com os alunos com essas perguntas. É possível que eles a relacionem ao Carnaval. Caso essa associação seja feita pelos alunos, aproveite-a para discutir a ideia de representação. No caso das escolas de samba, os carros alegóricos e as fantasias são chamadas também de alegorias, pois são uma forma de representar a narrativa do samba-enredo. Essa ideia pode ajudar na compreensão do termo “alegoria” e na compreensão da imagem. • A ideia representada nesta e em outras alegorias perpassará boa parte do capítulo e será analisada em cada um de seus elementos e sentidos. Por isso, neste momento, enfatize aos alunos a descrição da imagem de forma a despertar neles o interesse pela compreensão de cada símbolo utilizado nela. • Indague os alunos sobre o que eles observam na imagem. Peça que façam o exercício de descrever coletivamente os elementos da imagem. Em seguida, leia com eles a explanação apresentada no texto.
Alegoria: representação de pensamento, ideia, qualidade sob forma figurada.
13
TEXTO DE APOIO
D2-2056-HIST-F2_V9-U01-LA-G20.indd 13
Para o professor O uso da imagem no ensino de História [...] qualquer imagem precisa ser bem utilizada e bem explorada e, quando necessário, articulada a um texto, passível de ser inter-
pretada, pois representa uma determinada época. Dessa forma, se constituirá em uma autêntica fonte de informação, de pesquisa e de conhecimento, a partir da qual o aluno pode perceber diferenças entre épocas, culturas e lugares distintos. [...] cada época tem sua
8:59 AMo própria maneira 11/21/18 de ver mundo e que cada grupo social tem seu próprio modo de interpretar a realidade. Estudar os acontecimentos do passado faz com que compreendamos que eles contribuíram de alguma forma para a construção, organização e funcionamento da sociedade.
LITZ, Valesca Giordano. O uso da imagem no ensino de História. Dia a dia Educação. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov. br/portals/pde/arquivos/1402-8.pdf>. Acesso em: 2 out. 2018.
13
D2-HIS-F2-2056-V9-U01-MP-G20-AV.indd 13
11/23/18 11:19 AM