Historia sociedade 7

Page 112

6. a) A burguesia. Era formado por comerciantes, donos de manufaturas e banqueiros, enfim, pessoas enriquecidas com o comércio, a troca de moedas e a manufatura. Professor: comentar que, com o tempo, o termo burguês passou a significar também “pessoas ricas”. b) A personagem leva uma vida cheia de regalias. Comentar que a palavra “burguês” continua sendo utilizada para designar pessoas ricas. c) Ambos têm acesso aos bens materiais e a uma vida confortável. 7. a) Para Roger Bacon, o conhecimento pode ser obtido pelo raciocínio e pela experiência. b) A experiência, sem a qual nada pode ser suficientemente conhecido. c) Resposta pessoal. 8. A fome enfraquecia os corpos, e enfraquecidas as pessoas contraíam a doença (peste). 9. O aumento do número de mortes por fome, doenças e guerras provocou o despovoamento dos campos e das cidades, falta de mão de obra e alta nos preços dos alimentos; a nobreza reagiu a essa situação exigindo mais trabalho dos camponeses e aumentando as taxas pagas por eles. Além disso, na mesma época, os monarcas medievais criaram novos impostos; essa situação opressiva provocou várias revoltas populares, entre as quais a Jacquerie, na França, em 1358, e a Revolta de Watt Tyler, na Inglaterra, em 1381.

6.

Leia a letra da canção do cantor Seu Jorge:

Burguesinha

C BRANDON/REDFERNS/GETTY IMAGES

RESPOSTAS E COMENTÁRIOS

Vai no cabeleireiro No esteticista Malha o dia inteiro Pinta de artista [...] Vai pra balada Dança bate-estaca Com a sua tribo Até de madrugada Burguesinha, burguesinha Burguesinha, burguesinha Burguesinha... Tem o que quer SEU JORGE; MOURA, Gabriel; PRETINHO DA SERRINHA. Burguesinha. Rio de Janeiro: Cafuné; Universal Music Publishing.

O cantor e compositor Seu Jorge em fotografia de 2017. Inglaterra.

O termo “burguesinha” está associado a um grupo social surgido na Idade Média. a) Que grupo é esse e como ele era formado? b) Por que o cantor refere-se à personagem da letra como “burguesinha”? c) Aponte paralelos entre a personagem da música e os burgueses medievais.

7.

O final do século XII assistiu ao surgimento das universidades na Europa. Veja o que Roger Bacon, um professor universitário daquela época, disse: Há duas maneiras de adquirir conhecimento [...] pelo raciocínio e pela experiência. Racionar leva-nos a uma conclusão, e concordamos com essa conclusão, mas isso não a torna certa [...] a não ser que a mente descubra isso pelo caminho da experiência. [...]. PAIS, Marco Antônio de Oliveira. O despertar da Europa: a Baixa Idade Média. São Paulo: Atual, 1992. p. 68-69.

a) Quais são as maneiras de adquirir conhecimento, segundo Roger Bacon? b) Na visão dele, qual dessas maneiras de conhecer é mais importante? c) E na sua visão, qual das maneiras de conhecer é mais importante?

8. 9.

“Depois da fome, a peste come.” Como você interpreta esse ditado medieval? Relacione a crise do século XIV às rebeliões camponesas ocorridas na época.

62 D3-HIS-F2-2055-V7-U02-C03-046-063-ML-LA-G20.indd 62

Texto de apoio Os mercadores medievais [...] na ldade Média nasceram ou se desenvolveram inúmeras cidades: as mais importantes eram as sedes do poder dos reis e dos príncipes, e também de sua burocracia. Elas tinham principalmente uma importante atividade econômica, com artesãos, mercados e feiras: as de Champagne foram bastante frequentadas nos séculos XII e XIII.

Um novo tipo do homem apareceu, o mercador. Os mais ricos mercadores comerciavam em toda a Europa, e até mesmo na Ásia e na África, e eram também banqueiros. Os mais poderosos foram os italianos (florentinos, genoveses e venezianos), os flamengos e os alemães, que se agruparam numa grande associação comercial: a Hansa de Londres e Bruges, em Anvers, Hamburgo, Lübeck, Dantzig (atual Gdansk, na Polônia)

03/11/18 17:56

e Riga. A circulação da moeda de ouro e de prata tornou-se muito importante, mas havia muitas moedas (o florim de Florença e o ducado de Veneza eram as mais renomadas). A troca das moedas era complicada e a ausência de uma moeda única entravou o desenvolvimento de um sistema econômico baseado no dinheiro: o capitalismo. LE GOFF, Jacques. Uma breve história da Europa. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 77-78.

62

D2-HIS-F2-2055-V7-U02-C03-046-063-MP-G20.indd 62

11/8/18 11:44 AM

D3-HIS-F2-


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.