Dialogogenero 9

Page 38

3. O período que reproduz a fala do personagem é composto por subordinação. Considere a oração a seguir. [...] para ancorar nosso barco. a) Qual é a relação de sentido que ela estabelece com a oração anterior? b) O verbo dessa oração encontra-se em qual forma nominal? ( ) Gerúndio.       ( ) Particípio.       ( ) Infinitivo. Estudamos, anteriormente, que as orações subordinadas adverbiais são introduzidas por conjunções subordinativas. Mas há orações que não possuem conjunções e cujos verbos estão nas formas nominais. São chamadas de orações subordinadas reduzidas. É o caso das orações analisadas que são construídas sem conjunção e cujos verbos encontram-se, nos dois exemplos, no infinitivo. Oração subordinada reduzida é aquela em que o verbo se encontra em uma das formas nominais: infinitivo, gerúndio ou particípio. Exemplos: • Ao chegar em casa, farei logo as tarefas da escola.

oração subordinada reduzida de infinitivo

oração principal

• Os jogadores saíram apressados do campo, temendo a reação da torcida. oração principal

oração subordinada reduzida de gerúndio

• Preocupado com a chuva, esqueci o documento em casa.

oração subordinada reduzida de particípio

oração principal

Observe que se trata de outra forma de escrever a oração subordinada adverbial. Quando ela contém conjunção, é chamada de desenvolvida; quando não, de reduzida. Veja. Subordinada adverbial desenvolvida

Subordinada adverbial reduzida

Inicia-se com conjunção.

Não tem conjunção.

O verbo apresenta-se flexionado.

O verbo apresenta-se no infinitivo, no gerúndio ou no particípio.

Independentemente de apresentar-se em forma desenvolvida ou reduzida, a classificação da oração é sempre determinada pelos sentidos que ela atribui ao contexto.

36

LY-POR-F2-2022-V9-M01-030-039-LA-M17.indd 36

20/05/2016 11:53:44


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Dialogogenero 9 by Editora FTD - Issuu