Dialogogenero 8

Page 29

Os termos que exercem a função de sujeito podem vir ou não determinados. Quando determinados, estão presentes na oração ou são indicados pelas desinências verbais. Sujeito é o termo da oração sobre o qual é declarado algo e com o qual o verbo concorda em pessoa e número. Classifica-se em simples, composto, implícito ou desinencial e indeterminado.

Classificação do sujeito I. Sujeito simples: apresenta apenas um núcleo. Exemplo: • Sua casinha na ponta da rua é o limite do mundo. sujeito (núcleo: casinha)

II. Sujeito composto: apresenta mais de um núcleo. Exemplo: • Na cidade, crianças e adultos aplaudiram o rapaz.

Tipos de sujeito O uso do sujeito indeterminado é muito comum em artigos de opinião, editoriais, quando os autores desejam sonegar ao leitor, com um propósito ou não, os responsáveis pela situação criticada. O sujeito implícito ou desinencial é usado como um recurso de coesão e economia de linguagem, visto que ele pode ser identificado por meio das desinências verbais, mesmo quando não está expresso na oração.

sujeito (núcleos: crianças, adultos)

III. Sujeito implícito ou desinencial: não está expresso na oração, mas pode ser identificado pela desinência verbal ou pelo contexto. Exemplo: • Não ouviu os gritos, o riso, a mangação.

sujeito implícito: ele

IV. Sujeito indeterminado: ocorre quando não se pode ou não se quer especificar na oração o agente da ação verbal. Exemplo: • Muitas vezes já não ouve quando gritam por ele [...]

sujeito indeterminado

verbo gritar na 3a pessoa do plural

Sujeito indeterminado Os verbos que acompanham os sujeitos indeterminados aparecem na 3a pessoa do plural ou na 3a pessoa do singular com o pronome se (construção que só ocorre com verbos transitivos indiretos ou intransitivos).

A função de núcleo do sujeito só pode ser exercida por um substantivo, um pronome ou uma palavra substantivada. • O andar do jovem era lento e preguiçoso. sujeito (núcleo: palavra substantivada. Nesse caso, o verbo andar passa a ser substantivo.)

Há casos em que o verbo se encontra na 3a pessoa do plural (eles/elas), mas o sujeito pode ser identificado pelo contexto. Nesses casos, o sujeito está implícito. • [...] banham-se, perfumam-se, vestem a roupa do São João e vão vê-la [...] sujeito desinencial (núcleo: rapazes. Nesse caso, o sujeito é identificado pelo contexto do conto “Vasto mundo”.)

Há orações em que o sujeito é um pronome indefinido (alguém, algo, ninguém, todos etc.) e, embora não possa ser identificado, está determinado e classifica-se como simples. • Ninguém se preocupava com Preá. sujeito (núcleo: pronome indefinido)

27

LY-POR-F2-2022-V8-M01-021-029-LA-M17.indd 27

27/05/2016 15:18:39


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Dialogogenero 8 by Editora FTD - Issuu