Fonema é a menor unidade sonora da palavra. Letra é a menor unidade gráfica de uma palavra escrita. Nem sempre a quantidade de letras de uma palavra corresponde à quantidade de fonemas dessa palavra. Veja os exemplos a seguir. • Hélice = seis letras e cinco fonemas; a letra h não é pronunciada na fala. • Táxi = quatro letras e cinco fonemas; a letra x é pronunciada como /ks/, compondo dois fonemas. • Pássaro = sete letras e seis fonemas; as letras ss são pronunciadas como /s/, portanto constituem um único fonema. • Criança = sete letras e seis fonemas; as letras an são pronunciadas como /ã/, portanto um único fonema. Há três tipos diferentes de fonema. Acompanhe.
I. Vogal: é a base sonora da sílaba, já que não existe sílaba sem vogal. Exemplos: es-co-la, ro-bô, sur-pre-sa.
II. Semivogal: é a vogal pronunciada com menos intensidade. Pronuncie as palavras país e pais em voz alta. Na primeira palavra, o i é pronunciado com mais força que na segunda. Assim, em país o i é vogal e em pais é semivogal. As semivogais geralmente têm o som /i/ ou /u/ e sempre vêm junto de outra vogal em uma mesma sílaba.*
III. Consoante: aquela “que soa junto”, isto é, vem sempre acompanhada de uma vogal. Exemplos: quebra-cabeça, garoto, Japão.
* A semivogal aparece na escrita, mas em geral é omitida na fala. Por exemplo, em uma situação informal, poucas pessoas pronunciam o i de peixe (“pexe”).
Atividades
© 2015 Cedraz/Ipress
1. Na tirinha a seguir, Zé Pequeno trouxe mel para o amigo Xaxado. Leia e veja o que aconteceu.
CEDRAZ, Antônio. Xaxado. A Tarde, Salvador, 2 dez. 2012.
a) Observe a forma como Zé Pequeno pronuncia a palavra colmeia. O que ocorreu?
51
LY-POR-F2-2022-V6-M01-048-059-LA-M17.indd 51
23/05/2016 15:53:36