18 2:05 PM
O debate entre as teorias da abiogênese e da biogênese é um exemplo clássico de como o conhecimento científico está sujeito a modificações. Explorar essa característica com os alunos, chamando atenção para o fato de que a obtenção de evidências experimentais e a elaboração de explicações lógicas e verificáveis são cruciais para o abandono de uma teoria em favor de outra. Comentar que foi à época desses experimentos que a produção de conhecimento científico passou a se apoiar mais em fatos observáveis do que em explicações teóricas, isoladas de observações. Essa mudança de paradigma foi essencial para o surgimento do que se convencionou chamar de Ciência moderna.
Ao mostrar que as larvas só podiam se originar de ovos depositados pelas moscas, o trabalho de Redi enfraqueceu a crença na teoria da abiogênese. Mesmo assim, essa teoria não foi completamente abandonada. Alguns cientistas ainda a usavam para explicar o surgimento de microrganismos. Segundo eles, esses seres eram simples demais para terem capacidade de reprodução e surgiam a partir da transformação de matéria sem vida. Essa ideia ainda predominou por cerca de dois séculos depois dos trabalhos de Redi, até que experimentos realizados pelo francês Louis Pasteur (1822-1895) derrubaram de vez a teoria da abiogênese. De maneira simplificada, Pasteur fez o seguinte: IMAGENS FORA DE PROPORÇÃO.
BENTINHO
AS CORES NÃO SÃO REAIS.
Esquema simplificado do experimento de Pasteur que derrubou a teoria da biogênese.
Se a teoria da abiogênese estivesse correta, o caldo deveria ter se contaminado mesmo com o gargalo intacto. No entanto, os resultados obtidos por Pasteur demonstraram que a contaminação do caldo nutritivo se deve a microrganismos transportados pelo ar. Isso derrubou de vez a teoria da abiogênese.
Esterilizado: livre de microrganismos.
21
D1-CIE-F2-2067-V6-U01-012-041-LA-M20.indd 21
PARA SABER MAIS: PROFESSOR • Livro: Breve história da ci-
ência moderna – vol. 2. MORAES, Andreia Guerra de; REIS, José Claudio de Oliveira; BRAGA, Marco Antonio Barbosa. São Paulo: Zahar, 2004.
• Matéria: Louis Pasteur: vi-
10/9/18 2:05 PM
da, obra e descobertas. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Disponível em: <http://livro.pro/t88ik3>. Acesso em: 26 jul. 2018.
21
D1-CIE-F2-2067-V6-U01-MP-M20.indd 21
10/15/18 11:50 AM