Matemática – 2o ano – 1o trimestre – Plano de desenvolvimento – 3a sequência didática
3a sequência didática: Tabela de dupla entrada Esta sequência abordará as tabelas de dupla entrada, focando em seu reconhecimento, as diferenças entre tabela simples e de dupla entrada e a leitura de dados nesses tipos de tabela. Sugere-se também, como forma de ampliação, a elaboração por parte dos alunos de uma pesquisa que gere dados que possam ser organizados em forma de tabela de dupla entrada.
Relação entre BNCC, objetivos e conteúdos Objeto de conhecimento Habilidade
Objetivos de aprendizagem
Conteúdos
Coleta, classificação e representação de dados em tabelas simples e de dupla entrada e em gráficos de colunas (EF02MA22) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima. Reconhecer as características de uma tabela de dupla entrada. Ler informações apresentadas em tabela de dupla entrada. Compreender a diferença entre uma tabela simples e uma de dupla entrada. Tabela simples. Tabela de dupla entrada.
Materiais e recursos
Modelos de tabelas simples e de dupla entrada
Desenvolvimento
Quantidade de aulas: 1 aula
Aula 1 Começar a aula realizando uma pesquisa com os alunos. É importante que essa pesquisa possa ser organizada em uma tabela simples, por exemplo: perguntar quantos alunos gostam mais de Língua Portuguesa do que de Matemática e quantos alunos preferem Matemática a Língua Portuguesa. Colocar na lousa os dados coletados em forma de texto; assim, evita-se fornecer a resposta aos alunos. A disposição pode ficar da seguinte forma: Quantidade de alunos que preferem Língua Portuguesa: (valor obtido). Quantidade de alunos que preferem Matemática: (valor obtido). Depois, solicitar aos alunos que organizem os dados em uma tabela, que deverá ficar parecida com a tabela a seguir:
30