Analisando rótulos de alimentos industrializados Você já reparou na composição dos alimentos que consome durante o dia? Qual é a quantidade de cada nutriente que consumimos diariamente? No Brasil, há uma lei que obriga as empresas do ramo alimentício a informar a composição nutricional na embalagem dos produtos.
Rafael Herrera
Nesta atividade, você vai analisar a composição nutricional de três alimentos. Você pode substituir os rótulos a seguir por outros três rótulos de alimentos que tenha em casa. Recorte-os da embalagem, cole-os no caderno e inicie a atividade.
Composição nutricional de leite em pó integral (porção de 100 g).
Composição nutricional de bolacha recheada (porção de 30 g).
Procedimento
Composição nutricional de barra de cereal com chocolate (porção de 20 g).
A. Verifique se a composição de cada alimento usa o mesmo padrão de quantidade nos cálculos de proporção. Há alimentos, por exemplo, que apresentam tabelas nutricionais por porção de 30 g, enquanto outros usam a unidade do produto (uma barra de cereais, por exemplo).
tenção! Para comparar a quantidade de um nutriente entre diferentes alimentos, é preciso utilizar a A mesma porção de cada alimento, por exemplo, 100 g. Se em um pacote de bolacha o valor nutricional do rótulo indica que em 30 g do produto há 20 g de carboidratos (açúcar e amido), então em 100 g haverá aproximadamente 66,6 g de carboidratos: 20 g 3 100 g 5 66,6 g 30 g
B. Analise os rótulos e responda às questões a seguir.
Registre 1. Qual componente aparece em maior quantidade em cada rótulo de alimento? 2. Aparecem os mesmos componentes nutricionais em todos os rótulos? 3. Retome os rótulos dos alimentos. Quanto de proteína há em cada um dos alimentos?
Considere os rótulos usados no “Experimento da hora” e responda à questão a seguir. • Uma pessoa hipertensa ou com mau funcionamento dos rins precisa restringir o consumo de sódio. Qual desses alimentos essa pessoa deve evitar? Qual dos alimentos apresenta maior teor e variedade de vitaminas e sais minerais?
28