A importância ecológica das algas Ainda que muitas delas sejam vistas somente com o auxílio de microscópio, as algas respondem pela maior parte da fotossíntese que acontece no planeta. Todos os organismos não fotossintetizantes que habitam mares, lagos e rios dependem, direta ou indiretamente, do alimento produzido pelas algas na fotossíntese. Como seres fotossintetizantes, as algas são as principais responsáveis pela manutenção da quantidade de gás oxigênio existente na atmosfera. As plantas terrestres também realizam fotossíntese, portanto, assim como as algas, colaboram com a produção de gás oxigênio. Para a realização da fotossíntese, plantas e algas necessitam absorver luz e substâncias do ambiente aéreo ou do aquático.
Comparando adaptações: algas marinhas árvores terrestres A ulva (ou alface-do-mar) é uma espécie de alga verde pluricelular que vive fixa em um substrato no mar. Observando-a, perceberemos algumas adaptações próprias à vida no ambiente aquático.
Substrato: objeto ou local em que as algas ou outros organismos se fixam.
Superstock/age fotostock/Easypix
O ipê-amarelo é uma árvore considerada símbolo do Brasil. Sua florada ocorre no período seco do ano e é de grande beleza. A ulva e o ipê servirão de modelo para nossa comparação.
até 40 cm
Thomaz Vita Neto/Pulsar
30 m
Ipê-amarelo.
Ulva.
27