Samuel Finley Breese Morse. 1831-1833. Óleo sobre tela. Terra Foundation for American Art, Chicago, USA
Séc. I-II d.C. Mármore. Museu do Louvre, Paris. Foto: The Bridgeman Art Library/Keystone
A dedicação a essa pintura foi tanta que hoje podemos apreciá-la em detalhes e reconhecer quais são as imagens retratadas. No entanto, esse artista entrou para a história principalmente como um grande inventor, embora ele realmente possa ser lembrado como um homem de muitos talentos. Vamos observar a pintura de Morse mais uma vez e descobrir quais são as obras ali citadas? Veja, a seguir, os destaques com recortes das obras reproduzidas na obra Galeria do Louvre, de Samuel Morse, e as imagens das obras originais, expostas no museu, que ele recriou em sua pintura.
Recorte da Galeria do Louvre, de Samuel Morse, em que é reproduzida a escultura Artemis com uma corça [ou Diana de Versalhes].
A peça retratada é a escultura grega Artemis com uma corça [ou Diana de Versalhes] acompanhada de um animal, século I-II d.C. Mármore, 2 m de altura. Artemis, na mitologia romana, é a deusa Diana. A obra é uma cópia romana da era imperial de um original perdido, em bronze, atribuído ao escultor grego Leocarés, c. 325 a.C. Foto de 2013.
A escultura em mármore, conhecida como Artemis com uma corça (ou Diana de Versalhes), mostra como a deusa grega da caça foi criada no século II a.C. Em Roma, essa deusa era conhecida como Diana.
21