A classificação de Lineu Além da necessidade de critérios comuns para a classificação, é preciso um método para agrupar e nomear os seres. Em 1735, o naturalista sueco Carl von Linné (Lineu) propôs um sistema de classificação e nomenclatura que, com alguns aperfeiçoamentos, é usado ainda hoje.
Nomenclatura: conjunto de termos usados numa ciência; modo de escrever esses termos.
Nesse sistema todos os seres vivos são agrupados em reinos diferentes. Cada reino é subdividido em diversos filos. Cada filo é subdividido em diversas classes. Cada classe é subdividida em diversas ordens. Cada ordem é subdividida em diversas famílias. Cada família é subdividida em diversos gêneros. Cada gênero é subdividido
Editoria de Arte
em diversas espécies.
espécie
gênero
família
ordem
classe
filo
reino
Esquema explicativo da classificação dos seres vivos. Ilustração produzida com base em: CAMPBELL, N. et al. Biology. 5th. ed. Menlo Park: Benjamin Cummings, 1999.
Ao todo são sete grupos de classificação ou sete categorias taxonômicas. A Taxonomia é a ciência que estuda as categorias em que são reunidos os seres vivos. A espécie é a categoria taxonômica básica. Nela, encontram-se indivíduos que são capazes de se reproduzir entre si e de gerar descendência fértil, isto é, que também pode se reproduzir. O mulo e a mula não são capazes de gerar filhotes, pois resultam do cruzamento entre animais com parentesco, mas de espécies diferentes: a égua com o jumento ou o cavalo com a jumenta.
25