6 ano historia sociedade cidadania

Page 5

como EstÁ organiZado sEu liVro? ABERTURA DE UNIDADE Cada unidade é iniciada com uma abertura em página dupla. Nessas aberturas são apresentados, por meio de imagens e textos, os temas que serão trabalhados.

Casa Museu de Mestre Vitalino. Caruaru (PE), 2010.

Entrevista. Vila Formosa, São Paulo (SP).

Reparou o desinteresse desses alunos pela aula? Será que é aula de História? Se for, por que será que estão tão desinteressados? Um dos motivos, talvez, seja ver a História como uma matéria “decoreba”, um amontoado de datas e nomes de gente antiga que nada tem a ver com a nossa vida hoje. Já o grupo de alunos abaixo está estudando História com gosto; talvez porque vejam a História como uma fonte de prazer e conhecimento. E você, que ideia faz da História? O que a História estuda? Você acha que a História pode ajudar as pessoas no dia a dia? Fernando Favoretto/Criar Imagem

Fernando Favoretto/Criar Imagem

Entrevistar um(a) idoso(a), para melhor conhecer outros tempos e histórias, a exemplo do que faz a menina ao lado.

Danísio Silva/Tempo Editorial

Participar de uma aula ao ar livre, a exemplo do que estão fazendo estes alunos de Florianópolis, Santa Catarina.

Passeio de escola pública municipal ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2006.

Blend Images/ KidStock/Getty Images

1

HISTÓRIA E FONTES HISTÓRICAS

Outras formas de estudar História... Fazer uma visita orientada ao museu que guarda as esculturas do Mestre Vitalino, extraordinário artista pernambucano.

Svetlana Braun/Getty Images

uNidadE

histÓria, cultura E PatriMôNiO

Leo Caldas/Pulsar

1

Você já participou de uma atividade parecida com as mostradas nesta página? Se a resposta for sim, você gostou? De qual dessas três atividades você gostaria de ter participado? Por quê?

10

11

3 2

1. 1950. 2. c. 2000. 3. 2009.

As aberturas dos capítulos propõem a discussão dos temas que serão trabalhados nas páginas seguintes.

4

Val Thoermer/Alamy/Glow Images

Observe as fotos desta página: que diferenças você percebe entre as meninas das fotos 1, 2 e 3 quanto ao modo de se comunicar? E quanto ao modo de se vestir das meninas das fotos 4 e 5, o que você percebe?

ABERTURA DE CAPÍTULO

As mudanças, porém, não foram apenas no campo da tecnologia e da comunicação; os modos de trabalhar, de se divertir, de se vestir, de se enfeitar, de pensar e de agir também mudaram. Hulton Archive/Getty Images

Dialogando...

Thaïs Falcão

1

Paul Barton/Corbis/Latinstock

George Marks/Retrofile/Getty Images

Observando as imagens desta página, é possível perceber que o mundo em que vivemos hoje é muito diferente daquele em que viveram nossos bisavós. De lá para cá, muita coisa mudou.

5

DIALOGANDO... Desafios propostos ao longo do texto para discutir imagens, gráficos, tabelas e textos.

4. Menina em foto de 1895. 5. Menina em foto de 2013.

12

Para refletir

Para saber mais

PARA REFLETIR

Acredita-se que a construção começou na dinastia Chou e teve continuidade na época dos sete principados, quando cada um deles ergueu suas próprias muralhas para se defender dos outros. Depois, o imperador Shi Huang Di deu ordem para derrubar parte dessas várias muralhas para construir uma única. E assim foi feito. Seu objetivo era defender a China dos ataques dos hunos e, é claro, fortalecer o seu poder pessoal.

Uma seção que traz textos estimulantes sobre os conteúdos estudados e propõe a discussão sobre esses temas.

Tocheiro Castiçal para tocha.

Imagem parcial da Grande Muralha. A largura da muralha chega a 7 metros; já a sua altura varia entre 6 e 9 metros.

maoyunping/Shutterstock/Glow Images

Nas dinastias seguintes os trabalhos de construção foram retomados. Mas foi na dinastia Ming (1368-1644) que a muralha atingiu sua extensão máxima e a forma que tem hoje. Não se sabe quanto tempo nem quantos trabalhadores foram usados na sua construção; diz a tradição que foram 1 milhão de trabalhadores forçados. A imensa muralha possui milhares de torres de observação, passagens internas e tocheiros que eram usados para comunicar rapidamente um ataque inimigo. Posicionados nas torres, que chegam a possuir 12 metros de altura, as sentinelas avisavam do perigo acendendo tochas, usando bandeiras coloridas e sinais de fumaça; a mensagem ia de um extremo a outro da China, em questão de horas.

Infância, adolescência e educação dos espartanos

PARA SABER MAIS

A Grande Muralha, a maior edificação do planeta, atravessa montanhas, desertos e planícies, de leste a oeste da China, por cerca de 5 mil quilômetros. No entanto, ela não “nasceu” grande nem foi obra de uma única dinastia.

Conta-nos um historiador grego que em Esparta: Quando nascia uma criança, não era seu pai que decidia se iria criá-la ou não. O recém-nascido era levado ao lugar onde se reuniam os mais velhos, que o examinavam. Se fosse sadio e robusto, podia ser criado pelos pais [...]. Se, ao contrário, fosse fraco e deficiente, era lançado no precipício. Julgavam que isso era o melhor para a criança e para o governo.

Um quadro que apresenta informações extras sobre os conteúdos dos capítulos trabalhados.

PLUTARCO. Vida de Licurgo, 16, 1.2. In: MAFFRE, Jean-Jacques. A vida na Grécia clássica. Rio de Janeiro: Zahar, 1989. p. 146-147.

Até os 7 anos, os meninos eram criados pelas suas mães. Elas os deixavam andar descalços para ter pés calejados e os cobriam só com uma túnica para aprenderem a suportar o frio. Dos 7 anos em diante, passavam a viver com outros garotos da mesma idade em acampamentos do governo. Nesses acampamentos, aprendiam somente a ler, escrever e contar. No resto do tempo, praticavam esportes, recebiam instrução militar e treinavam sobrevivência no mato. Ao completar 16 anos, passavam por uma série de provas, das quais a mais terrível era a Krypteia: levantavam-se de madrugada, armavam-se de punhais e, em bandos, invadiam as casas dos hilotas para assassiná-los. Com isso, os espartanos regulavam o crescimento da população hilota. Aos 20 anos, os espartanos ingressavam no exército. Aos 30, casavam-se e recebiam um lote de terra do governo, acompanhado de um certo número de hilotas. A partir dessa data eram considerados cidadãos, ou seja, podiam votar, ocupar cargos públicos etc. As mulheres, por sua vez, também faziam exercícios físicos e, assim, se preparavam para ser mães de filhos fortes e saudáveis. Em Esparta, era essa a principal função da mulher. Ilustração atual representando uma luta entre jovens espartanos. O artista usou a pesquisa e a imaginação para criar o desenho.

192

220

Mozart Couto

A Grande Muralha


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.