A TERRA E SEUS MOVIMENTOS Por fazer parte do Sistema Solar, a Terra realiza um movimento periódico ao redor do Sol com duração de 365 dias e 6 horas (1 ano). Este é o movimento de translação da Terra, que dá origem às estações do ano em razão da maior ou menor incidência dos raios solares nos hemisférios Norte e Sul terrestres. Observe os esquemas a seguir. No esquema referente a junho, se uma pessoa estiver em pé na região do Trópico de Câncer, os raios solares incidirão diretamente sobre sua cabeça, correspondendo ao verão nessa região. Simultaneamente, na região do Trópico de Capricórnio, os raios solares incidirão com certa inclinação, indicando que é inverno. E no esquema de dezembro ocorre a situação inversa: verão no Hemisfério Sul e inverno no Hemisfério Norte. Trópico de Câncer
Trópico de Câncer
raios solares
Stúdio Caparroz
Equador raios solares
Equador Trópico de Capricórnio Trópico de Capricórnio junho
dezembro
Note que o eixo central da Terra, chamado de eixo de rotação, apresenta a mesma inclinação em relação à vertical nos dois esquemas, e é ela que garante a diferença na incidência dos raios solares que define as estações do ano nos hemisférios Norte e Sul.
Nos meses de março e setembro, respectivamente, outono e primavera no Hemisfério Sul, a incidência dos raios solares não muda. Isso é também o que acontece no Hemisfério Norte, mas sendo primavera no mês de março e outono em setembro. É importante lembrar que cada estação do ano dura aproximadamente três meses nas regiões da Terra que não estão delimitadas entre os trópicos. Portanto, citar apenas os meses de março, junho,
Os elementos das imagens estão fora de escala de tamanho entre si. As cores não correspondem aos tons reais.
setembro e dezembro como representantes das quatro estações é uma simplificação.
Luis Moura
Hemisfério Norte: primavera Hemisfério Sul: outono Hemisfério Norte: verão Hemisfério Sul: inverno março dezembro junho
setembro Hemisfério Norte: outono Hemisfério Sul: primavera
Hemisfério Norte: inverno Hemisfério Sul: verão
Esquema mostrando a diferença na incidência da luz do Sol nas regiões dos polos terrestres nos meses de junho e dezembro. Nos meses de março e setembro, essa incidência é igual nos hemisférios Norte e Sul.
Ilustrações produzidas com base em: CDA. Estações do ano. Disponível em: <http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte2.html>. Acesso em: 10 mar. 2015.
27