Talvez você esteja curioso para saber qual foi a intenção ao apresentarmos as imagens da página anterior. Pois bem, introduzimos o assunto com elas porque as mudanças ocorridas nas sociedades humanas são justamente o objeto de estudo da História. Mas é preciso dizer que a História não se restringe ao estudo das mudanças; investiga também as permanências, as continuidades, ou seja, aquilo que atravessou o tempo sem se modificar substancialmente. Um exemplo de permanência são as manifestações de machismo na sociedade brasileira atual. Diante de uma barbeiragem no trânsito, por exemplo, é comum ouvirmos: “Só podia ser mulher”. O machismo contido nessa fraFac-símile da capa do livro se é um comportamento antigo; está presente nas terras onde História das mulheres no Brasil. hoje é o Brasil há tempos; ou seja, é uma permanência. De modo simplificado, podemos dizer, então, que a História estuda as DIALOGANDO mudanças e as permanências, as experiências coletivas, a longa aventura a) Qual é a sua dos seres humanos sobre a Terra, o passado e o presente, bem como as opinião sobre o relações entre um e outro. Daí adotarmos o conceito formulado pelo histomachismo? b) Por que esse riador Marc Bloch: História é o estudo dos seres humanos no tempo.
As fontes da História O passado está morto e não se pode ressuscitá-lo ou “desenterrá-lo”; então, só se pode conhecer o passado (e o presente) por meio de vestígios (marcas, pistas deixadas pelos seres humanos na sua passagem pela Terra). Para compreender um fato ou episódio, os historiadores se utilizam de todos os vestígios disponíveis: textos gravados em pedra ou papel; imagens dos mais diferentes tipos; relatos orais; objetos da cultura material, entre outros. Esses vestígios são chamados de fontes históricas. Veja os principais tipos dessas fontes: » escritas: um documento oficial (por exemplo, o texto de uma lei), uma carta, um artigo de jornal ou revista, uma letra de música, um poema. Art. 2o Toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social. BRASIL. Lei no 11.340, de 7 de agosto de 2006. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 7 ago. 2006. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ _ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm>. Acesso em: 21 abr. 2016.
comportamento tem resistido ao tempo?
Cultura material:
tudo o que é feito ou consumido pelo ser humano.
Dica! Vídeo sobre a escrita da História; possibilita também retomar e consolidar o conceito de fontes históricas. [Duração: 15 minutos]. Acesse: <http://ftd.li/4h5hn6>.
Fonte histórica escrita: trecho da Lei Maria da Penha.
CAPÍTULO 1 | HISTÓRIA, CULTURA, PATRIMÔNIO E TEMPO
D2-HIS-EM-3056-AL-V1-P1-U01-C01-012-028-ML-LA-M17.indd 15
Contexto Editora
O que a História estuda?
15
4/13/17 4:01 PM