FRENTE
A
ARTES
MÓDULO A03
A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA NO BRASIL
ASSUNTOS ABORDADOS
O estudo da arte na história brasileira antes de 1500 é feito, sobretudo, por meio da arqueologia, uma vez que os povos que ocuparam o território onde hoje se encontra o Brasil não possuíam, até onde sabemos – a escrita. Estudos linguísticos, etnológicos e históricos têm auxiliado as pesquisas arqueológicas na medida do possível. As tentativas dos arqueólogos de estabelecer uma visão geral da história Pré-Cabralina (antes da chegada de Pedro Álvares Cabral), não tiveram provas satisfatórias. Para complicar mais a situação, ainda falta muito a ser feito em vários níveis de pesquisa – registros de línguas e comparações, análise de materiais escavados, relações entre sítios diversos da antiguidade e outros do período colonial.
nn A Arte da Pré-História no Brasil nn Período pré-cabralino = Pré-História e etnias índigenas nn Característica das manifestações pictográficas
As pinturas rupestres em paredes de cavernas mais antigas do Brasil foram encontradas em 1970, em um sítio arqueológico na Serra da Capivara, no sudeste do Estado do Piauí, município de São Raimundo Nonato. Diversos pesquisadores que vêm trabalhando, no estado do Piauí, dataram as manifestações artísticas entre 5 000 a.C. e 1 100 d.C.. Encontramos também, além de vestígios pré-históricos na Serra da Capivara no Piauí e no litoral brasileiro, povos da Amazônia que fabricaram objetos de enfeites e de cerâmica. Entre eles se destacam os vasos de cerâmica da ilha de Marajó e do rio Tapajós. A arte plumária, com penas de pássaros, feitas por índios e a pintura corporal, usando tintas derivadas da natureza, representam importantes exemplos da arte indígena. Em 1978, uma missão francobrasileira coletou uma grande quantidade de dados e vestígios arqueológicos. Esses estudiosos chegaram a conclusões esclarecedoras a respeito de grupos humanos que habitaram a região por volta do ano 6 000 a.C.., ou talvez em uma época mais remota ainda. Segundo as pesquisas, os primeiros habitantes da área de São Raimundo Nonato – provavelmente caçadores coletores, nômades e seminômades – utilizavam as grutas da região como abrigos ocasionais. A hipótese mais aceita, portanto, é a de que, esses homens foram os autores das obras pintadas e gravadas nas grutas da região.
Fonte: wikimedia.commons
SAIBA MAIS
Figura 01 - Lapa da Cerca Grande foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, o que atesta sua importância e aumenta suas chances de preservação.
A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA O estado de Minas Gerais possui um bom patrimônio arqueológico. Embora nem sempre saibamos preservá-lo, ainda temos grutas e cavernas em que se podem encontrar pinturas rupestres que datam a Pré-História. Por exemplo, no sítio arqueológico de Lapa da Cerca Grande, localizado no município de Matozinhos, a aproximadamente 50 km de Belo Horizonte, temos representações de animais terrestres, peixes e aves, além de representações antropomórficas. A cor predominante nas figuras de Lapa da Cerca Grande é a vermelha, mas observam-se também a amarela, a branca e a preta. Disponível em: http://giscreatio.blogspot.com. br/2010/06/arte-na-pre-historia-brasileira.html. Acesso em 07/04/2017
19