10 minute read

A Arte na Pré-História: paleolítico e neolítico

FRENTE A

MÓDULO A02

Advertisement

A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA

A Arte da Pré-História corresponderia ao período anterior às primeiras civilizações, na arte desenvolvida por povos antigos antes da escrita, ou seja, escrita pictográfica, mas que apresenta elementos e aspectos que, de uma forma ou de outra, prepararam o terreno para o advento pré-civilizacional do homem. O termo “arte rupestre” é usado para descrever a prática que os povos antigos tinham de pintar e entalhar pedras, para formar grandes desenhos no chão ou nas paredes. A arte desse período é dividida em Paleolítica e Neolítica, representadas, por produções artísticas específicas para cada período.

Período - paleolítico superior (idade da pedra lascada)

n As primeiras manifestações eram muito simples. n Para Stephen Farthing cerca de 75 000 a.C. na caverna de Blombos, na África do Sul, bastões ocres foram entalhados. n O homem é nômade.

Característica das manifestações pictográficas

n As imagens datadas entre 30 000 e 16 000 a.C. são as “mãos em negativo”

Características do desenho das mãos:

n Encontradas na Europa em cavernas como: Altamira, Lascaux e Castilho. n O motivo era o “naturalismo”, pois reproduzia a natureza tal qual sua vista a captava, inclusive utilizando a mão como molde. n Mão como molde, monocromática, pigmentos externos, sem contorno, materiais como: pigmentos rochosos triturados e gordura. n Explicação mais aceita: marcar território. n Cerca de 25 000 a.C. as pinturas rupestres eram desenvolvidas com pigmentos ocres e brancos.

ARTES

ASSUNTOS ABORDADOS

n A Arte da Pré-História

n Período - paleolítico superior (idade da pedra lascada) n Período - neolítico (idade da pedra polida)

Figura 01 - Mãos em Negativo, Caverna de Lascaux na França – Entre 30.000 e 16.000 a.C

Figura 02 - Touro, Caverna de Lascaux na França - 16 000 a.C.

Fonte: wikimedia.commons

Figura 03 - Cavalos de Circo, França - 18 000 a.C.

Fonte: wikimedia.commons

SAIBA MAIS

ESCULTURA NA PRÉ-HISTÓRIA A escultura foi responsável pela elaboração tanto de objetos religiosos quanto de utensílios domésticos, nos quais encontramos a temática predominante em toda a arte do período. Animais e figuras humanas, principalmente figuras femininas, conhecidas como Vênus, caracterizadas pelos grandes seios e ancas largas, são associadas ao culto da fertilidade. Entre as mais famosas estão a Vênus de Lespugne, encontrada na França, e a Vênus de Willendorf, encontrada na Áustria. Elas foram criadas principalmente em pedras calcárias, utilizando-se ferramentas de pedra pontiaguda. Durante o período neolítico europeu (5 000 a.C.– 30 00 d.C.) os grupos humanos já dominavam o fogo e passaram a produzir peças de cerâmica, normalmente vasos, decorados com motivos geométricos em sua superfície. Somente na idade do bronze a produção da cerâmica alcançou grande desenvolvimento, em virtude da sua utilização na armazenagem de água e alimentos.

Disponível em: www.historianet.com. br. Acesso em 22/03/2017.

Características do desenho dos animais:

n O motivo era o “naturalismo”, pois reproduzia a natureza tal qual sua vista a captava, inclusive com o tamanho, muito próximo do animal real. n Traços que revelam força (bisontes e outras feras). n Explicação mais aceita: representavam os seres para treinar estratégias de captura. n Traços que revelam beleza e fragilidade (renas e cavalos). n Pigmentação interna, policromáticos, contornados ou não, pintados de forma divertida. n Explicação mais aceita: Representavam os seres possivelmente domesticados.

Característica das esculturas

Fonte: wikimedia.commons / User:MatthiasKabel Figura 04 - Vênus de Willendorf, Áustria - Entre 24 000 e 22 000 a.C.. n Cabeça como prolongamento do pescoço. n Seios volumosos. n Ventre saltado. n Grandes nádegas. n Representavam o ideal de beleza pré-histórico – mulheres grávidas, fertilizadas. n Ausência de figuras masculinas no paleolítico. n Produzidas em pedra raspada ou barro.

Período - neolítico (idade da pedra polida)

n Nesse momento, o homem substitui a vida nômade por uma vida mais estabilizada. n Dominação e produção do fogo por meio do atrito. n Início dos objetos em metal. n Técnica de tecer. n Fabricação de cerâmica. n Abandono das cavernas e construção de moradias. n Vida coletiva.

Característica das esculturas

Técnica da forma de barro ou técnica da cera perdida: 1) Faz o molde em cera. 2) Reveste o molde de cera com barro molhado.

Fonte: wikimedia.commons Figura 05 - Escultura Neolítica em Bronze, Museu Pigorini – Roma.

3) Aquece, a cera derrete, o barro passa a ser oco. 4) Dentro da forma de barro era despejado o metal já derretido. 5) Depois do esfriamento do metal, a forma de barro era quebrada. 6) Obtém-se assim, uma escultura em metal maciço, com o formato desenvolvido na cera.

Característica das manifestações pictográficas

n Escrita pictográfica. n O poder de observação é substituído pela abstração e racionalidade, desenvolvendo imagens estilizadas. n Linhas paralelas, formas geométricas não exatas e desenhos não figurativos – são denominados de grafismos geométricos. n Substituição dos motivos naturalistas por motivos geométricos. n Representação da vida coletiva. n Figuras leves, ágeis, pequenas e de pouca cor. n Dinamismo. n Contorno nítido. n Duas ou mais cores, policromadas. n Riqueza de detalhes. n As figuras mais sugerem do que representam.

Fonte: wikimedia.commons / Gruban Fonte: wikimedia.commons / Gruban

Fonte: wikimedia.commons

Figura 06 - Imagem 1 e 2 pintura rupestre encontrada em Tassili, região do Saara. 4 000 a.C. Imagem – 3 e 4 Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, no Piauí. 6 000 a.C.

Fonte: wikimedia.commons

Característica da Arquitetura

As construções pré-históricas que chegaram aos nossos dias, são monumentos megalíticos em pedras e foram inseridas no período neolítico.Os primeiros complexos arquitetônicos erguidos pelo homem são manifestações, que apresentam a necessidade das sociedades que as criaram e se organizaram. n NURAGUES – edificações feitas sem nenhuma argamassa em forma de cone truncado. n Explicação mais aceita: moradia.

Fonte: wikimedia.commons

Figura 07 - Nuragues, Aldeia de Barumiri, na Sardenha – Itália

n MENIR ou PERAFITA – bloco de pedra com formato pontiagudo cravado verticalmente no chão. n Explicação mais aceita: marcação de um túmulo ou lápide.

Fonte: StockPhotosArt / Shutterstock.com Figura 08 - Menir Neolítico, Península Ibérica em território Português. n ALIENAÇÕES ou ALINHAMENTOS – fileiras de menires. n Explicação mais aceita: túmulos, cemitérios. n DOLMENS– dois ou mais menires grandes fincados verticalmente no chão, como se fossem paredes e mais um menir colocado horizontalmente sobre os dois menires anteriores, parecendo um teto, são chamados de Dolmens. n Explicação mais aceita: moradia, ritualizar.

Figura 09 - Dolmens na Irlanda.

Fonte: Patryk Kosmider / Shutterstock.com

n CROMELEQUE ou CROMLECHS n Vários dolmens em uma formação circular. n Explicação mais aceita: ritualizar, cemitérios, sacrifícios, relógio, observatório astronômico.

Figura 11 - Dolmens e Cromlechs Ruínas do Santuário de Stonehenge.

#TÁ NA MÍDIA

Faz séculos que essas ruínas misteriosas, a 137 quilômetros de Londres, intrigam arqueólogos, místicos e curiosos em geral. Os responsáveis pelo monumento, que começou a ser erguido por volta de 3000 a.C., foram homens pré-históricos do período neolítico – o que quer dizer que conseguiam fazer várias ferramentas e construções à base de pedras polidas, mas não ainda conheciam a metalurgia. Além de decifrar essa identidade dos criadores do Stonehenge, os estudiosos descobriram também a maneira como os blocos pesadíssimos eram transportados até lá e como era a obra antes de virar ruína. Difícil mesmo é entender o sentido de tudo aquilo. No livro From Stonehenge to Modern Cosmology (“De Stonehenge à Cosmologia Moderna”, inédito no Brasil), o astrônomo inglês Fred Hoyle, um dos maiores especialistas do século XX em teorias sobre a origem do universo, defendeu a tese de que o monumento foi erguido como uma espécie de computador capaz de prever eclipses e outros fenômenos celestiais, concluindo que “o conhecimento astronômico desse povo deve ter nascido de muitos séculos de observação”. Outros especialistas enxergam as ruínas como vestígios de um grande templo religioso – e é bem provável que as duas teorias sejam complementares. Isso porque a construção foi feita em três fases distintas, com aproximadamente dois mil anos de distância entre elas, além de haver indícios de que o enigmático círculo de pedras passou por longos períodos de abandono – dois dos aspectos mais intrigantes de Stonehenge. Pode ser, portanto, que os homens que iniciaram o monumento tivessem em mente um projeto – um calendário astronômico, por exemplo -, que acabou modificado pelas gerações seguintes. Sem encontrar interpretações astronômicas para as construções posteriores, Hoyle levanta a hipótese de que houve um declínio intelectual entre as primeiras e as últimas civilizações de construtores, talvez pela invasão das ilhas britânicas por outros povos. A falta de registros escritos e o longo tempo que Stonehenge ficou esquecida tornam mais difícil decifrá-la. No século XX, iniciou-se uma batalha para preservar o que restou de Stonehenge, mas até isso criou polêmica – como algumas pedras tombadas foram reerguidas e estabilizadas, a interferência gerou acusações de que as atuais formações seriam falsas. Mas os restauradores garantem que todo seu trabalho respeitou a posição original das pedras.

Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/como-e-para-que-foi-construida-stonehenge/>. Acesso em 10 maio 2017.

Exercícios de Fixação

01. “O caráter simbólico das imagens nas civilizações pré-históricas, principalmente antes da Revolução Neolítica, é de grande força e estão presentes até hoje em nossas mentes compondo nossa percepção visual”.

Wendy Beckett, História da Pintura, Ática, 1997.

Sobre a pré-história, julgue os itens: C-E-C-E a) As imagens para os povos pré-históricos do Paleolítico

Superior não tinham um caráterrepresentativo, pois elas não representavam, elas “eram”. b) O uso de vermelho e preto como pigmentos nesse período está relacionado ao valor de mercado dessas cores. c) As formas abundantes das estátuas denominadas Vênus fazem referências à fertilidade. d) O homem do Paleolítico era criador dos animais que ele caçava.

02. Período Neolítico, também era chamado de Idade da Pedra

Polida (por causa de alguns instrumentos, feitos de pedra).

A partir dos conhecimentos sobre o período, marque a alternativa correta.

a) Os desenhos simplificados, com conteúdo extremamente abstrato, eram chamados de escrita pictográfica. b) Grandes construções foram erguidas e abandonadas devido ao caráter seminômade do homem do Neolítico. c) A pintura do período Neolítico também tinha referência à cena de caça, tão comum e importante no período paleolítico e apresentava-se sem nenhum tipo de diferenciação. d) Com uma vida fixa e produtiva, o homem produz cerâmicas, utilizando seus conhecimentos com o fogo, com finalidade de criar recipientes e objetos decorativos. e) As imagens do período neolítico eram naturalistas.

03. “A Manifestação por meio da Cultura Popular pode ser definida como qualquer manifestação cultural (dança, música, festas, literatura, lendas e as artes em geral) em que o povo produz e participa de forma ativa. Ao contrário da cultura de elite, a cultura popular surge das tradições e costumes e é transmitida de geração para geração, principalmente, de forma oral. Exemplos de manifestações da cultura popular: carnaval, danças, festas típicas, literatura de cordel, provérbios, samba, frevo, capoeira, artesanato, cantigas de roda, contos, fábulas, lendas urbanas, superstições, entre outras. Exemplos de festas populares brasileiras: Festas Juninas, Folia de Reis, Festa do Divino. Folguedos brasileiros: Congada, Marujada, Fandango, Cavalhada, Bumba meu boi, chula, entre outras. As manifestações em muitos momentos apresentam uma formação circular conforme os rituais pré-históricos”.

(CAMPOS, Flávio. Oficina de Arte. São Paulo. Ed. Moderna, 1997, p. 41-42.)

Marque uma imagem que apresenta um ritual pré-histórico com formação circular.

04. As primeiras obras de arte, tais como pinturas e grafismos geométricos em cavernas da Europa e África, objetos de adorno e armas em ossos, surgiram nos últimos 30 000 anos, aproximadamente. Seus autores foram:

a) Homo sapiens b) Australopithecusafricanus c) Homo erectus d) Australopithecusafarensis e) Homo habilis

05. A vida nas cavernas, o nomadismo e a exclusiva retirada dos meios de subsistência da natureza, por meio da caça, da coleta e da pesca, caracterizaram o homem,

a) do Período Neolítico. b) da Idade dos Metais. c) da Antiguidade Oriental. d) do Período Medieval. e) do Período Paleolítico Superior.