História Discurso e Memória - Crimes da Ditadura Militar na Perspectiva Internacional

Page 1

Recuperar o passado é uma primeira garantia de um sentido para o presente. Ao recorrermos a memória dos relatos e testemunhos das épocas passadas, estamos transformando essas narrativas em história, fazendo com que um amontoado de fatos ganhe sentido. O narrador histórico é aquele que procura o sentido das ações humanas e encontra nelas uma conexão com os acontecimentos que se precipitam no presente. Sua importância não está em apresentar uma imagem do passado, tirando sua autenticidade, mas em transformá-lo em uma experiência política única que possa renovar o futuro com seu reconhecimento no presente. Um sentido histórico só pode ser apreendido se o acontecimento passado for interrogado. A reflexão a que almeja o conceito de história proposto por Hannah Arendt consiste em um duplo movimento de resgate: por um lado, recupera os acontecimentos e fatos históricos em suas particularidades e de acordo com sua importância para o presente; e, por outro lado, a partir desse sentido recuperado da história, elabora os conceitos e valores políticos que utilizamos no manejo dos eventos cotidianos.

www.livrariadplacido.com.br

Crimes da Ditadura Militar na Perspectiva Internacional

CAPA_Historia discurso e memoria_160813_Tales.indd 1

A partir da análise da Lei de Anistia brasileira, de agosto de 1979, o livro procura mostrar como a construção da história em nosso país tem sido empreendida pelo discurso oficial. O esquecimento dos momentos de maiores conflitos ou violência, momentos nos quais o Estado impôs o terror e aniquilou a ação política. Para compreendermos os conceitos de história, memória e esquecimento, articulados o discurso da política, recorremos ao pensamento da filósofa judaico-alemã Hannah Arendt, para quem uma perda só pode ser reparada quando dela se contar uma história. A ação política só é livre nos momentos em que os homens podem narrar seus feitos e compartilhar um mundo. Procuramos dialogar com as ideias de intelectuais brasileiros que pensam a herança política de sociedades autoritárias. O objetivo do livro é aprofundar o debate em torno da questão da memória política, a história, e sua importância para a ação política no presente.

História. Discurso e Memória:

Advogada Criminalista. Instrutora de Polícia da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais. Vice-presidente da Comissão de Direito Militar da Ordem dos Advogados do Brasil. Milita em especial no Tribunal do Júri e na Justiça Militar da Comarca de Belo Horizonte. Especialista em Direito Penal Militar e Processual Penal Militar, Direito Penal Internacional, Crime de Genocídio e Direitos Humanos. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Direito Militar e Processual Militar, Direitos Fundamentais e Segurança Pública. Membro do IBCCRIM- Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MG e da Comissão de Assuntos Penitenciários da Ordem dos Advogados do Brasil. Coordenadora Adjunta de Curso de Direito. Professora Universitária de Direito Penal e Direito Penal Militar, Direito Processual Penal e Direito Processual Penal Militar, Advocacia Criminal - Prática Penal, Direitos Humanos e Criminologia. Professora especializada em Preparatórios para Concursos Públicos e Carreiras Jurídicas. Bacharel em Direito pela Universidade Salgado Oliveira - Universo, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Pós-Graduada em Direito Público, Civil e Processual Civil pelo Centro Universitário Newton Paiva em parceria com o Aprobatum/ Anamages - Associação dos Magistrados Estaduais, Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pelo Centro Universitário de Belo Horizonte- uni-bh, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - uni -BH. Mestre em Teoria do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Puc Minas. Doutora em Direito Público com ênfase em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pós-Doutora em Direito Penal e Garantias Constitucionais pela Universidad Nacional de La Matanza, Buenos Aires, Argentina. Pós-Doutoranda em Ciências Jurídicas - Direito Penal Internacional Humanitário pela Universidad del Museo Social Argentino, Buenos Aires, Argentina.

lli

Monto a n i l Caro

Mergulhando em mundos internos tão díspares a presente obra submete ao leitor a uma reflexão implacável dos erros e desacertos de uma era não tão distante. O silêncio que remanescia nos porões da ditadura militar brasileira rompe-se com a recuperação das vozes que clamam por uma libertação...responsabilidades e irresponsabilidades perante uma realidade que se reside na sólida crença de que o Brasil não é um país sem memória e que a solidariedade e a dignidade humana são valores morais ainda capazes de impedir o triunfo do niilismo em um período de experiências catastróficas. Mesmo no tempo mais sombrio temos o direito de esperar alguma iluminação e que esta iluminação possa aclarecar olhos tão habituados às sombras como os nossos. “...Com a perda da tradição, perdemos o fio que nos guiou com segurança por meio dos vastos domínios do passado; esse fio, porém foi também a cadeia que aguilhoou cada geração sucessiva a um aspecto pré-determinado do passado. Poderia ocorrer que somente o passado se abrisse a nós com inesperada novidade e nos disesse coisas que ninguém teve ainda ouvidos para ouvir...” Hannah Arendt – Homens em Tempos Sombrios. Redescobrir as possibilidades de um pensamento crítico que se propõe a repensar o passado e construir até mesmo o impensado. Desta feita, permanece também a verdade de que todo fim na história constitui necessariamente um novo começo e, este começo é a promessa, a única mensagem que o fim pode produzir. Começo, antes de tornar-se evento histórico, é a suprema capacidade dos homens e mulheres, nas suas vidas e obras de se tornarem extraordinários pelo tempo que lhes foi dado na Terra.

27/08/2013 13:50:05


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.