E
O Prof. Grégore Moreira de Moura, com a argúcia que lhe é peculiar, sai à procura do fundamento constitucional do princípio da co-culpabilidade, bem como aponta sua existência em outros ordenamentos jurídicos, fazendo um estudo comparado do tema. Mais do que um simples debate acadêmico, as lições contidas na presente obra culminam com a demonstração prática da aplicação do princípio, tendo o autor, em capítulo próprio, analisado algumas posições de nossos Tribunais. Enfim, a obra, com toda certeza, passará a fazer parte de nossa prateleira de consulta obrigatória, colocando luzes sobre um tema até hoje não discutido com a profundidade exigida pela sua grandeza.
GRÉGORE MOREIRA DE MOURA
Rogério Greco Doutor em Direitos Humanos e Justiça Penal pela Universidad de Burgos, Espanha(2010) Assessor Especial do Ministerio Público do Estado de Minas Gerais
DO PRINCÍPIO DA CO-CULPABILIDADE NO DIREITO PENAL
Grégore Moreira de Moura O autor é graduado pela Faculdade de Direito da UFJF, Mestre em Ciências Penais pela UFMG e doutorando em Direito Constitucional pela UFMG, Procurador Federal, da Carreira da PGF, Órgão vinculado à AGU, Professor de Direito Penal e Direito Eletrônico, respectivamente, nos cursos do Pro-Labore e no IDDE. Professor convidado na pós-graduação da FINOM-Paracatu-MG e no curso preparatório INTERJUR. Foi Professor de Direito Penal no Instituto Doctum - Campus Leopoldina-MG (2002/2003) e em outros cursos preparatórios para concursos públicos. Membro do conselho editorial da Revista da AGU (Qualis B2). Membro do Conselho Editorial do site www.direitopenalvirtual.com.br. Atualmente é Diretor Regional da Escola da AGU na 1ª Região.
m boa hora surge o presente estudo que parte, inicialmente, da análise dos princípios constitucionais, para, logo em seguida, enfrentar o seu problema principal, vale dizer, o princípio da co-culpabilidade, apontando seu conceito, sua origem histórica, a discussão terminológica, bem como a chamada coculpabilidade às avessas.
O DO PRINCÍPIO DA
CO-CULPABILIDADE NO DIREITO PENAL Grégore Moreira de Moura
objeto deste trabalho é de difícil delimitação: trata-se do denominado princípio da co-culpabilidade, ao qual ainda não se dispensou um estudo aprofundado no Direito Penal brasileiro, além de ser muito pouco trabalhado na doutrina alienígena, talvez por ir de encontro aos interesses das classes privilegiadas. A co-culpabilidade é uma mea-culpa da sociedade, consubstanciada em um princípio constitucional implícito da nossa Carta Magna, o qual visa promover menor reprovabilidade do sujeito ativo do crime em virtude da sua posição de hipossuficiente e abandonado pelo Estado, que é inadimplente no cumprimento de suas obrigações constitucionais para com o cidadão, principalmente no aspecto econômico-social. Resta clara, assim, a dificuldade de se desenvolver este estudo.
ISBN 978-85-67020-68-6
CAPA_Principio da coculpabilidade_220414_Tales.indd 1
22/04/14 14:17