Doutorando em Direito Penal; Mestre em Direito Penal; Mestre em Direito Civil; Pós Graduado em Direito Civil; Pós Graduado em Ciências Criminais; Pós Graduado em Direito Penal Eleitoral; Autor de diversas obras e artigos jurídicos; Professor Universitário; Advogado. www.fonsecasollero.com.br
9
DIREITO PENAL & AÇÃO SIGNIFICATIVA Análise crítica
A interpretação do atual Direito Penal, através dos argumentos teleológicos, históricos e sistemáticos, é o objeto da Coleção Ciência Criminal Contemporânea. Para tanto, os pontos chaves do saber criminal, tratados cientificamente, são cuidadosamente dispostos em obras que tem como elo o rigor metodológico através do qual as investigações são realizadas, para além da contribuição original que elas geram.
Cláudio Brandão Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pedro H. C. Fonseca
ISBN: 978-85-8425-262-6
CAPA_DireitoPenalAcaoSignificativa_111116_Leticia.indd 1
DIREITO PENAL & AÇÃO SIGNIFICATIVA: Análise crítica
PEDRO H. C. FONSECA
“O objeto da presente investigação é a ação significativa e sua crítica. A teoria da ação é o recurso usado por alguns sistemas de investigação da teoria do delito com a função de chave interpretativa que inter-relaciona o injusto e a culpabilidade. Esses sistemas que conferem essa função ao referido conceito de ação, como é o caso do finalista, preocupam-se em limitar o poder de punir e dar um fundamento ético ao Direito Penal. Com efeito, a ação é definida muitas vezes como pedra angular da teoria do delito por este motivo. Um livro que tem por objeto a ação pode ter, nesse panorama, uma função metodológica: apresentar o Direito Penal como um sistema, por harmonizar através de um arcabouço conceitual diversos institutos, propondo cânones para a sua interpretação, isto é, propondo um método. Pois bem, dar essa visão sistemática do Direito Penal é o objetivo da presente obra, de autoria de Pedro Henrique Carneiro da Fonseca.”
Pedro H. C. Fonseca
COLEÇÃO CIÊNCIA CRIMINAL CONTEMPORÂNEA Coordenação: Cláudio Brandão
11/11/16 19:34