A Criminologia da não cidade: um novo olhar urbanístico para o território da pobreza

Page 1

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Ciências Penais e Doutorando em Direito Constitucional na Universidade Federal de Minas Gerais. Procurador Federal. Diretor da Escola da Advocacia Geral da União. Ex-professor das Faculdades Doctum.

Rodrigo Iennaco de Moraes

CAPA_Criminologia da nao cidade_250516_Christiane.indd 1

Prof. Dr. André Luiz Freitas Dias Coordenador Geral e Acadêmico Programa Polos de Cidadania da UFMG

A CRIMINOLOGIA DA NÃO CIDADE um novo olhar urbanístico para o território da pobreza Rodrigo Iennaco Grégore Moura

Em 2015, a Editora D’Plácido foi laureada com o 1º lugar no Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria Direito, com a obra “Direitos fundamentais das pessoas em situação de rua”, organizado por Ada Pellegrini Grinover, Gregório Assagra de Almeida, Miracy Gustin, Paulo César Vicente de Lima e Rodrigo Iennaco. O prêmio é o mais importante da área e celebra a qualidade e ascendente importância da Editora D’Plácido no mercado editorial brasileiro. Conheça outras obras da Editora D’Plácido. Você pode encontrá-las nas principais livrarias e em nosso site:

WWW.EDITORADPLACIDO.COM.BR

ISBN 978-85-8425-304-3

9 788584 253043

RODRIGO IENNACO GRÉGORE MOURA

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Ciências Penais e Doutorando em Direito Penal na Universidade Federal de Minas Gerais. Promotor de Justiça. Assessor da Corregedoria-Geral do Ministério Público de Minas Gerais. Ex-professor substituto das Faculdades de Direito da UFJF e da UFMG.

“A criminologia urbanística, mirando o mundo do ser, a realidade das coisas e seu aspecto crítico-descritivo nas cidades, pode colaborar para a transformação do pensamento e da prática de planejamento urbano, em favor de uma sociedade mais inclusiva, plural e democrática? A cidade produz criminalidade por organizar-se historicamente em um cenário segregacionista e excludente? Quem são e onde vivem os atores participantes deste teatro de recorrente vulnerabilização e negação da cidade onde Estados e Mercados, sócios que são e tem-se reafirmado, conduzem os rumos de suas mal tratadas vidas? Essas são algumas das excelentes perguntas encontradas ou suscitadas por este ensaio, ousado e original no estabelecimento da relação entre o desenvolvimento e organização das cidades e sua influência nos processos de exclusão social e na criminalidade.”

A CRIMINOLOGIA DA NÃO CIDADE

Grégore Moreira de Moura

Publicando desde 2013, a Editora D’Plácido, especializada em literatura jurídica, conta com nomes reconhecidos no cenário jurídico profissional e acadêmico.

31/08/16 11:30


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.