Priscilla Chantal
EIXOS TEMÁTICOS: Memória como Processamento da Linguagem // Funções Cognitivas, seus aspectos correlacionais com a memória e a doença de Alzheimer // Tipos de memória e interfaces com a linguagem // Arquitetura da linguagem: fundamentos // Algumas desordens da fala e da linguagem e suas correlações com a memória // Memória e Envelhecimento // Linguagem sem memória e memória sem linguagem // A Memória e o Processo de Recategorização // Signos, Sentido e Percepção // Memória, Discurso e Interação // Processo referencial nas interações discursivas dos portadores de DA // Análise de conversações – interações discursivas // Aspectos Cognitivos da Leitura // Leitura e memória // Atenção e memória // Lembrança e Esquecimento.
ISBN 978-85-67020-13-6
9 788567
CAPA_Memoria e leitura_251113_Tales.indd 1
ALZHEIMER, MEMÓRIA E LEITURA PRISCILLA CHANTAL
PRISCILLA CHANTAL
É Professora Adjunta da Universidade Federal de Itajubá, na área de Comunicação e Expressão, na Engenharia. Graduou-se em Letras com Habilitação em Português / Inglês, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em 2005 e obteve o título de Mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela mesma instituição, em 2008. Em seu mestrado, estudou, na Análise do discurso e na Filosofia da Linguagem, a intencionalidade da mente, com um enfoque na intencionalidade discursiva em charges políticas, visando identificar a direcionalidade semântica nesse gênero textual. Em 2013, concluiu doutoramento em Linguística e Língua Portuguesa, também pela PUC-MG, investigando a relação da leitura com os processos mnemônicos, em pacientes com Alzheimer. Tem experiência na área de Linguística e sua atividade de pesquisa e docência está voltada para as áreas de: cognição, filosofia da linguagem, semântica, pragmática, semiótica, neurociências, processos de Letramento, funcionamento dos gêneros discursivos e análise do discurso.
ALZHEIMER, MEMÓRIA E LEITURA
A
obra Alzheimer, memória e leitura contempla uma vasta discussão acerca do funcionamento da memória e da mente, a partir de um estudo envolvendo aspectos da cognição humana, como a linguagem e a leitura. Como caráter metodológico, parte de uma investigação de cunho exploratório, de caráter transdisciplinar entre as áreas de Linguística, Psicologia, Neuropsicologia, Fonoaudiologia e Neurociências, com idosos com e sem doença de Alzheimer para explanar o processamento da linguagem e o desempenho linguístico-discursivo desses sujeitos nos diversos estágios da doença. Sendo assim trata-se de uma abordagem prática da complexidade da função mnemônica da mente humana. O livro destina-se a estudantes, profissionais, pesquisadores e todos aqueles que se interessam sobre memória, mente, cérebro e linguagem. Realiza interface entre áreas de Teoria Linguística, Cognição, Fonoaudiologia, Psicologia, Medicina e Neurociências.
O livro de autoria de Priscilla Chantal, intitulado Alzheimer, memória e leitura, não tem, a princípio, um tipo de leitor a ser privilegiado, tal o número de categorias, de campos de conhecimento e de redes que intercalam objetos múltiplos numa abordagem interdisciplinar. O livro pauta-se, todavia, por uma orientação bastante clara que busca lançar luzes sobre a seguinte questão: que contribuições pode o avanço do conhecimento sobre a linguagem, sobre a cognição humana prover, para profissionais que dispõem, como um dos seus instrumentos de pesquisa e de análise, as práticas discursivas em ambientes marcados pela presença de sujeitos com algum “déficit” de linguagem?
020136
03/12/13 16:46