Cada Caso, um Caso...Puro Acaso - Os processos de evolução biológica dos

Page 13

2

Cada Caso, um Caso...Puro Acaso

É compreensível que um observador, por não saber as causas e os processos que deram origem a toda essa complexa variedade e adaptação dos seres vivos atuais, não aceite, facilmente, a explicação científica de que tudo tenha surgido sem intenção, por puro acaso, principalmente porque, nesse processo, um dos casos é a origem da espécie humana. Supondo que a ciência seja uma coisa séria, ou deveria ser, e que os cientistas não sejam bobos e nem totalmente loucos, é natural que haja curiosidade em saber em quais informações científicas eles estão se apoiando para afirmarem, há mais de 150 anos, que o processo evolutivo ocorre sem planejamento. A dúvida sobre a origem e a diversidade da vida deve ter sempre acompanhado a humanidade, sendo que os primeiros registros de tentativas de explicação para a diversidade dos seres vivos são encontrados nos gregos. Porém, apenas em meados do século 19 o acúmulo de informações científicas permitiu que o estudo, na forma como entendemos atualmente, tenha sido iniciado. Com o conhecimento científico atual, estamos vivendo, no início do século 21, um momento muito importante para o destino da vida humana na Terra. A diferença entre nossa geração e as gerações humanas passadas é que nós temos consciência do risco de extinção e, portanto, temos a responsabilidade de tentar evitá-la. Há séculos a espécie humana tem destruído o ambiente no qual evoluiu. Não estou falando apenas da destruição das matas e da poluição dos rios e oceanos que são questões mais visíveis. Falo em termos do ambiente terrestre como um todo, da temperatura, da composição atmosférica, da umidade do ar. Também me refiro ao tamanho da população humana atual, que já passou de seis bilhões de indivíduos. Esse é o maior risco para a sobrevivência da espécie. A dificuldade para o controle do tamanho populacional, que necessariamente passa pelo controle da natalidade, é agravada pela falta de informação/conhecimento, pela falta de assistência médica e pelas restrições impostas por muitas religiões.

Este livro O objetivo deste livro é expor os dados e as informações nos quais os cientistas baseiam-se para explicar a teoria evolucionista, ou o processo evolutivo dos seres vivos, levando as discussões aos limites do conhecimento atual sobre o assunto. Não são discutidas as hipóteses científicas sobre os eventos que culminaram na origem da vida, quando uma primeira estrutura foi capaz de autoduplicarse. Essa estrutura, uma molécula de RNA ou de DNA, tanto pode ter surgido espontaneamente na Terra como pode ter vindo do espaço. Independentemente disso, foi aqui, na Terra, que ela evoluiu para os seres vivos que conhecemos e é esse processo de evolução o assunto deste livro. Serão expostas as provas científicas de que todos os seres vivos da Terra surgem e se extinguem por processos naturais, sem eventos sobrenaturais.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.