Florações de Algas e de Cianobactérias

Page 19

Capítulo 2 – Características das Principais Classes de Algas

17

2.2.2. Cryptophyta

Cryptomonas

Rhodomonas

Chroomonas

Cyathomonas

Chilomonas

Chromulina

Figura 2.2. Alguns gêneros do grupo Cryptophyta encontradas em ambientes naturais.

2.2.3. Pyrrophyta As dinofíceas, também chamadas dinoflagelados, constituem o grupo ou divisão Pyrrophyta e são mais facilmente encontradas nas águas marinhas que nas continentais. Produzem luminescência no mar (Noctiluca) e a espécie Gonyaulax é famosa por ser a causadora da maré vermelha. São algas unicelulares e biflageladas (ver Figura 2.3); um dos flagelos é responsável pelo movimento longitudinal e o outro, pelo movimento rotacional. Na maioria das espécies a parede celular é resistente e está formada por placas celulósicas, cujo número e localização são importantes para a identificação da alga. Essas placas celulósicas podem apresentar extensões em forma de espinhos longos ou o corpo da célula aparece esticado em forma de chifres, como observado na espécie Ceratium. A nutrição das dinofíceas pode ser autotrófica, heterotrófica ou mixotrófica. Os pigmentos são clorofila-a, clorofila-c e carotenos (β-caroteno, fucoxantina); as algas apresentam coloração parda ou amarela. Nas águas continentais os gêneros mais comuns são Gymnodinium, Glenodinium, Peridinium, Ceratium e Gonyaulax.

Veja esta figura colorida em anexo

As algas do grupo Cryptophyta constituem grupo de ocorrência tanto em águas continentais quanto em águas marinhas (sem serem dominantes). Em águas continentais elas podem chegar a ser comuns em lagos ricos em vegetação aquática (macrófitas) e, portanto, com matéria orgânica em decomposição e com nitrogênio disponível. São algas que têm participação importante no plâncton pois, às vezes, alcançam elevada densidade populacional; e por constituírem alimento excelente para o zooplâncton podem contribuir para o aumento substancial do número de organismos zooplanctônicos. Caracterizam-se por possuírem células bi-flageladas e móveis, que também não formam colônias móveis (ver Figura 2.2). Possuem um ou dois cromatóforos que contêm clorofila-a e clorofila-c, carotenos, ficocianina e ficoeritrina. A coloração que exibem, parda, azul, verde-azulada, vermelha e verde oliva, é devida à essa variedade de pigmentos e às proporções relativas dos mesmos. A substância principal de reserva de energia é o amido, que encontra-se associada a pirenóides. Pode haver criptofíceas incolores, cuja forma de alimentação é saprofitica. Os gêneros mais frequentes são Cyathomonas, Cryptomonas, Rhodomonas, Chroomonas e Chilomonas.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Florações de Algas e de Cianobactérias by Editora Cubo - Issuu