2 minute read

ATIVE O RAIO DESMARKETIZADOR

Você certamente já comprou morangos alguma vez na vida e constatou: as frutinhas vermelhas que estão na fileira de cima da caixinha são sempre maiores que as de baixo. Por que isso acontece? É triste, mas a maioria das pessoas acha que isso é marketing.

Há muitas técnicas para conseguir vender algo. É uma “surra diária de gatilhos”.

Advertisement

Qual é a estratégia por trás dessas ofertas? Parece que não interessa, o que importa é usar a técnica mágica de vendas do momento. Aquela que é ensinada no “curso para vender curso”, sabe?

Chamamos eletrônicos usados de “seminovos”. Vendedores de colchão vestidos com jalecos de “consultores do sono”. É o puro suco marqueteiro passando pela sua timeline todos os dias, freguesia!

Mas um dia, o cliente olha para isso diferente. E se dá conta de que algumas empresas estão vendendo um cálculo que é feito no excel como se fosse “inteligência artificial”. E que existe um limite muito tênue entre encantar e exagerar.

O movimento do “sem filtro” ganha força, carregado por uma geração de consumidores que aprecia mais a autenticidade do que o “aspiracional irreal”. Uma galera que está cansada do “marketing que parece marketing”, das promoções que vendem pela “metade do dobro” ou das 300 linhas de texto jurídico em fonte tamanho “por favor não me leia” que aparecem por dois milésimos de segundo na propaganda.

Truques marketeiros ainda são capazes de trazer vendas, mas eles têm prazo de validade. E esse prazo está cada vez mais curto.

Você percebe quando um vendedor está lhe atendendo com má vontade? Nota quando ele está sendo falso? Consegue sentir quando um fornecedor está blefando? Seus clientes também percebem isso em sua publicidade. Muitas marcas que falam com o público jovem já entenderam que o jogo mudou e estão se apresentando de forma mais verdadeira, limpa, desinteresseira e humana. Parece um contrassenso expor as suas fraquezas para vender mais, mas esse público prefere relações assim.

Cada marca tem os seus posicionamentos, limitações e escolhas.

Ao invés de esconder os morangos pequenos na fileira de baixo da caixinha, que tal falar sobre eles? Talvez eles sejam os mais gostosos, aliás. E podem se tornar os preferidos de muitos clientes. Desmarketize-se. Esse é o novo marketing.

EDITOR

Rodrigo Costa

DIRETOR DE CRIAÇÃO

Fábio Kiyoshi Suzuki

GERENTE COMERCIAL

Rodrigo Costa

CAPA

Fotos: Fábio Kiyoshi Suzuki

COLABORARAM NESTA EDIÇÃO Luiza Vilas Boas

PROJETO GRÁFICO

Fábio Kiyoshi Suzuki

IMPRESSÃO E ACABAMENTO

Tipotil

DISTRIBUIÇÃO

Editora Perfil Catarinense Ltda

Revista PERFIL é distribuída com exclusividade no litoral norte de Santa Catarina, nas cidades: Itapema,Navegantes, Barra Velha, Balneário Piçarras, Penha, Luiz Alves e Massaranduba.

PARA ANUNCIAR perfil_vendas@live.com

(47) 99961.4191

(47) 99708.3777

REDAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO

Barra Velha – SC CEP 88390-000 (47) 99961.4191 perfil_vendas@live.com fabiocomunicacao@live.com

Revista PERFIL, edição 116, ano 09, é uma publicação mensal da Editora Perfil Catarinense Ltda. Todos os direitos reservados.

Revista PERFIL não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados ou por qualquer conteúdo publicitário e comercial, sendo esse último de inteira responsabilidade dos anunciantes e colunistas. As imagens sem créditos foram fornecidas para divulgação.