4 minute read

Vamos negociar?

Karoline Facchini tem na essência todas características de umas das mais ricas e essenciais das profissões: vendas, e fazer isso diariamente com excelência aliado a ética e profissionalismo aprendidos desde cedo com o seu pai, idealizador da Negociar Vendas e hoje seu sócio. Todos esses adjetivos são traduzidos em números extremamente consolidados e assentados: são mais de 500 clientes satisfei

A Negociar tem uma história de 35 anos com a construção civil. De que forma essa história começou e como você à conduz nos dias atuais?

Advertisement

Rainha: A Negociar Vendas iniciou com o Flávio Facchini, meu pai, e hoje meu sócio, que desde que veio do Rio Grande do Sul para Santa Catarina desenvolveu o trabalho com o Grupo Delta na região, nas revendas de materiais de construção. A minha jornada na empresa teve início em 2003, quando cursava Administração de empresas. Iniciei pela função de secretária e fui conhecendo todas as áreas e processos ao longo da jornada. Com muito estudo, resiliência e muito preparo nos tornamos sócios em 2016.

O que cita como transformação em relação ao processo de vendas e de que forma você se atualiza?

Rainha: O Grupo Delta Porcelanatos se tornou a maior e mais moderna indústria de revestimentos cerâmicos das Américas. E para acompanhar essa evolução, estamos sempre nos atualizando, desenvolvendo nosso time fazendo mentorias. E como exemplifico isso para eles: estudando, fazendo imersões voltadas para a empresa. Fiz as imersões em sales, aceleração em vendas e foi convidada para fazer parte do G4 Scales na G4, uma das maiores edtech de negócios do país, tudo isso para levar soluções eficientes aos nossos clientes.

Qual foi o fato ou situação que fez a Karol se chamada nas redes sociais de a “Rainha do Porcelanato”?

Rainha: O nome Rainha do Porcelanato, surgiu de uma enquete no Instagram, onde tinha o personagem da “Garota da Laje”. Depois de uma negociação concretizada de 60 mil metros quadrados, postei na frente da pilha de porcelanatos, a enquete: “Garota da Laje x Rainha do Porcelanato”, e escolheram Rainha, e aquilo pegou. Hoje muitos clientes me chamam como Rainha, ou pedem treinamento de vendas da Rainha. Meu intuito com isso, é sempre melhorar a venda, levando mais informação aos clientes, aos balconistas, aos assentadores e ao público que consome nossos produtos.

Quais são os principais pontos que você observa que arquitetos e construtores costumam errar ou desconhecer em relação a relevância do piso numa obra ou ambiente?

Rainha: Hoje o porcelanato representa pouco no montante da obra, por isso, investir com qualidade nesse acabamento, você moderniza e adiciona valor ao seu produto final, seja, na sua casa, apartamento ou sala comercial. Sempre ponderamos nos treinamentos: a primeira ação quando uma visita entra na sua casa, ela olha para o chão, e sempre o porcelanato conferirá o charme ao ambiente.

A empresa vai participar da Expo Revestir, que é conhecida por ser a feira que revela todas as tendências quando o assunto é revestimentos e acabamentos. Quais os objetivos que a sua equipe espera alcançar na feira?

Rainha: Iremos levar nosso time de vendas a “Expo Revestir” em São Paulo, por que uma das premissas de nossa empresa é sempre envolver as pessoas nos processos. Aqui nossos colaboradores fazem parte do todo. Também irei participar da “Coverings”, em Orlando, no Estados Unidos, que acontecerá em abril, sempre buscando o que há de mais inovador em processos, conhecimento e autoridade quando o assunto é porcelanato.

Como é o processo de vendas para os principais clientes e profissionais como arquitetos, por exemplo?

Rainha: Nosso processo de vendas se faz inteiramente na experiência do campo. O time é orientado a sempre estar nos clientes. A troca de experiências, o aperto de mão, a negociação ao vivo, o olho no olho são a essência da Negociar. Vivenciamos e marcamos presença no PDV, unido a um atendimento rápido e eficiente. Nossos vendedores são divididos em microrregiões, para que possam fazer visitas constantes e no final do dia dormir com sua família.

Os produtos da Delta são referência no mercado tanto pelo consumidor quanto pelas construtoras, varejistas e profissionais da área. Quais os fatores fazem dessa marca ser referência?

Rainha: A Delta Porcelanato é a maior fábrica de porcelanatos das Américas e não mede desforços quando o assunto é modernização e produção. Conectado a nossa expertise transformamos esses itens em sucesso em vendas tanto nos grandes varejistas quanto em renomadas construtoras.

Como foi estabelecido e como é cultivado atualmente o relacionamento com varejistas e construtoras?

Rainha: O relacionamento como temos hoje no mercado foi construído com muita constância, transparência e valores muito bem fundamentados. A nossa cultura empresarial é sólida, sabemos que “o talento vence jogos, mas somente o trabalho em equipe ganha campeonato”. Hoje uma venda é como um trabalho de consultoria, nossa expertise de mercado na hora de especificar um produto, seja ele para uma loja ou uma grande construtora, conta muito. Depois disso a questão das visitas, de estar presente, de ter a chancela da Rainha, fazem a diferença na hora do fechamento do pedido.

Mesmo com todo o processo de gestão o que realmente te motiva?

Rainha: As grandes oportunidades de negócios estão na rua, sou uma pessoa de campo, estou todos os dias em clientes fazendo pós-vendas ou prospectando. Claro que com a gerência vem a parte burocrática e temos muitos assuntos internos para serem resolvidos, mas o meu habitat natural é no PDV e nas obras. Meu maior desafio hoje é conciliar as viagens, família e a gestão da equipe, ou seja, toda essa rotina. Isso só é possível por ter pessoas competentes ao meu lado e pelo meu sócio, meu maior exemplo: meu pai. Se hoje conquistei o título de Rainha do Porcelanato e cheguei onde cheguei, devo muito ao legado que ele deixou para mim.

Endereço: Av. Almirante Tamandaré, 94, sala 403, Edifício Coral Center, Coqueiros, Florianópolis, SC