1 minute read

Livro do Professor

Elaboração: Kátia Chiaradia

O pai da mamãe

Advertisement

O pai da mamãe DE CRISTIANA GOMES

Por Odilon Moraes

CATEGORIA: Creche II

TEMAS: Relacionamento pessoal e desenvolvimento de sentimentos de crianças nas escolas, nas famílias e nas comunidades (urbanas e rurais).

GÊNERO LITERÁRIO: Narrativo

USO: Para que o professor leia para crianças pequenas.

Material digital para o educador do livro: O pai da mamãe

© do texto: Kátia Chiaradia

© das ilustrações: Odilon Moraes

© da edição 2021: Editora Caixote

Diagramação: Ana Dóbon

Revisão: Vanessa Oliveira Benassi

1a edição

Editora Caixote – Rua Boracea, 168. São Paulo – SP, Brasil. 01135-010 www.editoracaixote.com.br

A obra

Em um dia de passeio à praia com seu avô, a menina se lembra de algumas histórias que sua mãe havia lhe contado sobre seu pai. Ela decide compartilhar essas memórias com o avô, enquanto se divertem: “Vovô, a mamãe falou que o pai dela tinha cabelo marrom”; “A mamãe também falou que o pai dela construía túneis e pontes de verdade” e “(...) que foi o pai dela que ensinou ela a nadar.”

A cada revelação, o avô ouve sorridente e, envolvido, dialoga com a neta: “Tinha?”, “Verdade?”. As revelações da menina sobre os relatos de sua mãe surgem enquanto ela compartilha brincadeiras semelhantes com o avô.

Ao chegar em casa, a mamãe saúda o vovô: “Oi, pai”. Surpresa com sua dedução, ela pergunta: “Vovô, você é o pai da mamãe?”.

O pai da mamãe é um livro cativante sobre laços e gerações familiares, e a ação do tempo nas relações. É, ainda, um livro sobre as histórias que nós, adultos, cultivamos na memória das crianças que amamos e pelas quais sempre seremos lembrados.

A autora

CRISTIANA GOMES é professora de Educação Infantil. Começou a escrever quando percebeu que podia contar a seus alunos e suas filhas não apenas as histórias dos livros, mas também as inventadas. Este é o seu segundo livro.

O Ilustrador

ODILON MORAES é graduado em Arquitetura, mas trabalha como ilustrador e autor de livros infantis desde 1990. Seus livros ilustrados, que ele até já perdeu a conta de quantos são, receberam diversos prêmios, como o Jabuti, Melhor Livro do Ano da FNLIJ e Adolfo Aizen. Odilon é, sem dúvida, um dos maiores e mais celebrados autores-ilustradores de livros para crianças no Brasil.

This article is from: