1 minute read

Vivências sugeridas para o campo

1 Dando continuidade ao diálogo do campo de experiências “Escuta, fala, pensamento e imaginação”, sugerimos comparar a primeira e a última dupla de páginas da história e pedir para que as crianças apontem onde elas identificam o personagem como o avô e como pai. Então, conversar com elas sobre o que “o vovô” e o “pai da mamãe” têm de parecido e de diferente.

2 Sugerir que as crianças criem uma linha do tempo com fotos de seus avós ou outros parentes de uma geração acima de seus pais, colocando-as conforme cinco fases de sua vida, se possível. Exemplo: bebê, criança, adolescente, adulto e idoso. A vivência será ainda mais convidativa e envolvente se for possível expor fotos das mães, dos pais e/ou de quem cuida da criança.

Advertisement

3 Sugerimos, ainda, convidar as crianças que se sentirem confortáveis a explicarem à turma semelhanças e diferenças entre o avô e a mãe hoje e nas fotos deles expostas. Elas poderão também, relatar as características físicas do avô, alteradas naturalmente com o tempo.

4 Avô e neta brincaram de muitas coisas. Sugerimos enumerar, com as crianças, quantas brincadeiras eles fizeram. A ideia aqui é muito mais perceber que é possível enumerar elementos de um conjunto do que acertar a representação numérica propriamente dita.

Numeracia é o nome dado por alguns pesquisadores ao conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionado com a matemática.

This article is from: