A Crise da Masculinidade

Page 1

Capa_Dupuis_Masculinidade_P2.pdf 1 16/01/2022 23:20:11

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

O discurso de uma masculinidade em crise é milenar. Seus primeiros registros remontam à Roma Antiga, quando, em 195 a.C., Catão já escrevia: “as mulheres tornaram-se tão poderosas que nossa independência está comprometida dentro de nossas próprias casas, ridicularizada, espezinhada em público”. Neste livro, o professor Dupuis-Déri analisa com rigor e ironia esse discurso de crise ao longo dos tempos e nas mais diversas sociedades. Muitas vezes revestido de uma crítica ao feminismo, esse discurso busca muito mais emplacar uma agenda antiemancipação feminina do que propor uma solução. Crise da masculinidade é o nome que esses homens dão para seus mal-estares e para o eterno desencontro com o outro sexo por tomá-lo como sexo oposto. Paulo Victor Bezerra

A crise da masculinidade

C

Professor do departamento de Ciência Política, Francis Dupuis-Déri é filiado ao Instituto de Pesquisas e Estudos Feministas (Institut de recherches et d'études féministes – IREF) da Universidade do Quebec em Montreal (Université du Québec à Montréal – UQAM). Conhecido também por seu engajamento com diferentes movimentos sociais, ele já escreveu, editou e coeditou mais de vinte livros sobre antifeminismo, masculinismo, anarquia, repressão policial, guerra e democracia, entre os quais destacam-se L'étique du vampire: de la guerre d'Afghanistan et quelque horreurs du temps présent (A ética do vampiro: sobre a guerra do Afeganistão e alguns horrores do presente, em tradução livre, publicado em 2007), Démocratie: Histoire politique d'un mot (Democracia: a história política de uma palavra, publicado em 2013), ambos inéditos no Brasil, e Black Blocs (Veneta, 2014).

Dupuis-Déri

Francis Dupuis-Déri

Francis Dupuis-Déri

A crise da masculinidade

Anatomia de um mito persistente

“Este livro representa a potente possibilidade de continuação da própria caminhada dos/das pesquisadores/as brasileiros/as que, antropofagicamente, sempre consumiram com curiosidade os trabalhos estrangeiros para produzir a partir deles, com eles e, sobretudo, para além deles. Temos confiança de que essa é a proposta de Francis Dupuis-Déri: a tradução de seu livro para o idioma português não representa uma fala para os/as brasileiros/as mas, muito mais, uma conversa com os/as brasileiros/as. É que Francis, intelectual anarquista e comprometido, [...] possui uma escrita teoricamente sólida e muito combativa, resultado de uma ação solidária e cuidadosa de um ativista generoso e acolhedor, cujos esforços de comunicação encontrarão no público brasileiro, certamente exigente e já conhecedor sobre o tema, interlocutores/as privilegiados/as e de qualidade.”

Frederico Assis Cardoso & Marina Alves Amorim Excerto do Prefácio à edição brasileira


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.