Capa_Sandler_Dicionario Bion_P2.pdf 1 28/07/2021 15:32:08
Y
CM
MY
CY
Paulo Cesar Sandler
CMY
K
Médico; mestre em Medicina pela FMUSP; psicanalista didata da SBPSP. Psiquiatra no Instituto de Medicina de Reabilitação Física do HCFMUSP. Tradutor de grande parte dos livros e artigos de W. R. Bion, incluindo a primeira versão mundial de Uma memória do futuro. Autor de vários livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.
O objetivo é apresentar o trabalho escrito de Bion tal como ele é – e nunca impor suas próprias opiniões, ainda que inclua seus comentários e expansões a respeito das implicações clínicas, entre os vários verbetes, com o intuito de esclarecer algumas questões que têm surgido entre leitores, endereçando-se principalmente a distorções nos entendimentos. Como a vida, a obra de Bion não demanda entendimento, mas a possibilidade de apreensão por experiência. Esse bem-organizado dicionário constitui-se em valioso instrumento para todos aqueles interessados, ou necessitados de apreender o sentido e o uso imbuído no estilo compactado de escrita adotado por Bion.
Oliver Rathbone, Londres
Um dicionário enciclopédico de conceitos
A linguagem de Bion
M
A linguagem de Bion Um dicionário enciclopédico de conceitos
C
P. C. Sandler
Considerando que livros introdutórios nunca podem substituir o trabalho original de um autor, e menos ainda, suas palavras, e também que a apreensão dos conceitos propostos por W. R. Bion tem sido, frequentemente, vista como se fosse difícil, Dr. Sandler elaborou um dicionário em um estilo pouco usual. Extraiu citações relevantes dos textos de Bion, reunindo-as com o sentido e também os significados dos conceitos, localizando-os em termos históricos de seus desenvolvimentos.
Este dicionário é baseado em uma leitura crítica que se constrói em um estudo histórico-genético sobre as ideias de Bion. Em suas entradas, o leitor pode encontrar as afinidades e raízes de Bion em seus ancestrais psicanalíticos, Freud e Klein. Além disso, o autor mostra as relações estreitas que esses três autores mantêm entre si. Ele também lida com a tarefa de exibir com clareza as diferenciações e particularidades que caracterizam as contribuições de Bion para a psicanálise contemporânea. E o faz como um cientista fiel e com devoção ao método psicanalítico.
Antonio Sapienza
P. C. Sandler